sexta-feira, 13 de junho de 2008

Galo no divã: Atlético MG 4 x 2 Ipatinga

Foi tranquilo, foi suficiente. Mas não Basta.
Juninho: passou o primeiro tempo louco, dando uma de 4° zagueiro a todo momento. No segundo tempo, o 'efeito da maconha' passou.
Vinícius: Continua sendo o mais regular. E seguro.
Welton Felipe: Estava jogando bem e não mereceu a expulsão.
Leandro Almeida: Trocou de posição com o Eduardo e foi centro avante várias vezes. Se isso é loucura dele ou opção do gallo, não sei. Mas se deu certo contra o Ipatinga, o mesmo pode não acontecer com times bons.
Coelho: Começou apagado, mas aos poucos voltou a ter o destaque que costuma ter, principalmente nas investidas no ataque.
Renan: Todos sabem, não é lateral esquerda. Mas ainda tem mais utilidade que o feltri.
Rafael Miranda: Não apareceu muito e se machucou.
Serginho: Entrou no lugar do Miranda e jogou muito bem. Se movimentou bastante e apresentou um estilo parecido com o do Márcio Araújo.
Márcio Araújo: Teve a presença de sempre, com boas movimentações. Pareceu um tanto afobado no ataque.
Petkovic: Diferenciado. Mas não fez nada no primeiro tempo. Para alguns, o pouco (em quantidade) que jogou no segundo tempo, vale pelo restante. Para mim, não basta. Como já tem idade avançada e o pique não é o mesmo, é preciso um esquema de voltantes que assegurem que ele possa jogar mais o futebol de qualidade sem esgotar o físico.
Beto: Jogou bem. Qualquer comparação com o Éder Luis não é mera coincidência. E, mostrou que atacante, dentro da área, tem que chutar. (pra alguns do elenco alvinegro, deve ter inventado a roda).
Eduardo: É sempre bom a presença de um centro avante de área e ele esteve bem. Sua produção não foi das melhores, mas a participação agradou.
Almir: Entrou sem muito o que acrescentar. E cumpriu esse papel.
Nem: Idem. Ajudou a resguardar o Coelho, que vez por outra se prega e acaba virando desfalque.


Anotem o nome desse sujeito: Luiz Fávio de Oliveira. Esse paulista de uma figa não apitaria nem os velhos certames de futebol de botão na casa da minha avó. Roubou o quanto pode. Ladrão, calhorda, filho de uma puta e o que mais vocês quiserem usar de elogios para o dito. Conseguiu marcar 2 pênaltis que foram bola na mão (aliás, um deles foi falta no zagueiro do galo). Conseguiu não marcar um pênalti em favor do galo (que não foi pênalti, é verdade. Mas foi bola na mão como os outros que ele marcou). Conseguiu expulsar um jogador, aplicando o 2°amarelo em um lance que nem foi falta. Sem contar os 'erros' menores ao longo da partida.
Por quê um extenso parágrafo para falar desse facínora? Porque é bom aproveitar um jogo fácil desses, em que ganhamos, e que não tivemos dificuldade pra isso, para que não fique parecendo mais uma choradeira. Não, o juiz foi mal intencionado mesmo, como se vê em outras apresentações. E que isso continue sendo ecoado por aí. Porque vez por outra, os árbitros (cumprindo ordems sabe lá de quem.... que todos sabemos quem são) acabam por conseguir executar o trabalho. E o time do galo que já é péssimo, acaba ficando ainda em pior situação.

Sobre o jogo:
Aos 5 minutos de jogo já estava claro. 1 a 0, e o jogo nas mãos. O galo dominou e, por uma série de infelicidades (ainda não foram erros, apenas), deixou o adversário empatar. Em seguida, houve 15 minutos em que o galo nada conseguiu fazer. Até vir o 2° gol, por volta dos 35min. Dali, em diante, o destaque foi para a operação do juiz. A expulsão do Welton Felipe deixou o time um pouco sem rumo. No segundo tempo, mesmo com um a menos, o gaLLo mostrou uma melhor organização no time, para suportar o restante da partida. E eu temia pelo pior. Felizmente isso não aconteceu e o galo em boas jogadas acabou marcando mais 2 gols. E foi isso. teve oportunidades pra fazer mais, teve falhas e acabou sofrendo mais um. O que não mudou em nada a história geral da partida que resumo a seguir.

O time do galo estava organizado. Isso é importante, mas NÃO é suficiente. Porque o elenco, infelizmente ainda não é qualificado. O banco de reservas é de assustar e quando o departamento médico abre as portas para receber alguém, pode-se esperar o pior. O gaLLo vem mostrando uma postura mais interessante do que a do seu antecessor. Isso também NÃO é suficiente. Acho que é fundamental um trabalho sério e incisivo, principalmente com os jovens da base, que ainda têm muito o que aprender. Sobre FUNDAMENTOS. Se não temos lateral esquerda e sabemos que até o Renan funciona melhor que o feltri, vamos ensina-lo a fazer um cruzamento. Se ensinar, o garoto aprende.
O time do ipatinga é Horroroso. Assim como contra a lusa, não ganhamos de ninguém. E, como nesse jogo contra os paulistas, encerro a resenha fazendo o mesmo alerta, naquela feita, aguardando o 5 x 1 do São Paulo. "O time jogou bem, é verdade. Mas, bater em bêbado é sacanagem. Serviu pra mostrar que o galo já está curando sua própria ressaca."
O náutico não é bobo nem nada. E jogar lá...

4 comentários:

Jason Urias disse...

Eu não vi o jogo pela televisão, "só pelo rádio". Mas me pareceu um pouco de "afobismo" do Welton tomar um cartão amarelo aos 3 min. do primeiro tempo. Pra um zagueiro isso é quase que inaceitável...

No final da transmissão, me chamou a atenção os "votos" para melhor em campo de duas pessoas: do Willy Gonser, que disse que o Márcio Araújo jogou bem (e isso mesmo sendo recuado para a lateral direita) e do Emerson Romano, que me parece ser uma pessoa bastante sensata e votou no Eduardo. "Pô, mas o cara nem fez gol!" Uai, tudo bem, função de atacante é fazer gol mas, como disse o gus, quando a presença não é destacada, há que se compensar de outra forma, participando do jogo e abrindo possibilidades para outros "inspirados" mostratem futebol.
Comparação entre Éder Luís e o Beto? Mas o Beto SABE chutar! (Mostrou isso ontem, né...)

Agora, o que mais me chamou a atenção neste "divã" foi o comentário sobre o juíz. Durante a transmissão da Itatiaia, não se fez uma só crítica sequer sobre a atuação do "rapazim". Não se falou nada a respeito dos pênaltis.

Estou de acordo: essa vitória é muito importante, mas não pode ser considerada baliza pra quem tem pretensões maiores como a sul-americana. E vem Botafogo de novo...

Gus Martins disse...

Agora o botafogo de Geninho e Vanderlei...

Geralmente assisto os jogos e acompanho também na rádio. Mas não foi esse o caso, então não sei o que foi falado lá... e... muito me admira saber que não criticaram a arbitragem, pois na maioria das vezes isso acaba sendo feito para mascarar a real situação do galo...

Jason Urias disse...

Sobre o posicionamento do Pet seria interessante utilizar a tática que o Luxa sempre usou quando tinha o Alex no time: fazer isso que o gus disse, armar um esquema com volantes e deixar o cara livre pra armar. Apesar da idade, ele tem mostrado que nesse time do Galo é de longe, mas de muito longe, o que mais sabe jogar bola. Então, que o time jogue pra facilitar a genialidade do cara.

Talvez utilizar o Márcio Araújo como um volante que "sai pro jogo" num esquema de 3 + pet poderia ser interessante. Mas aí num rola de fazer isso no 3-5-2. E aí o Coelho teria que jogar de lateral, e não de ala. E aí ocs já sabem né...

O gallo até chegou a dizer que no segundo tempo procurou deixar o Pet mais livre; mas aí já era outra situação né...

Herberth Mendes disse...

O mais importante foi a vitória, não se pode perder pontos em casa contra adversários candidatos ao rebaixamento.Comecei a escutar o jogo no segundo tempo e só descobri que o Galo tava com um a menos no outro dia, então achei a vitória melhor ainda. Com a parada pras eliminatórias o Gallo tem mais um tempinho pra conhecer melhor os jogadores e treinar o basicão. Sei lá se vai melhorar, mas pelo menos eu vou ter um descanso daquela perebada. he he!