segunda-feira, 7 de julho de 2008

Galo no divã: Atlético MG 1 x 1 Palmeiras

Os 3 pontos mais fáceis que foram jogados fora esse ano. 2005 também foi assim. Inúmeros empates e uma série de oportunidades perdidas dentro de casa. E ainda há gente que me chame de pessimista quando comparo esses dois times. A segundona está aí. Tudo bem que há muita concorrência, tem muito time feio querendo ir pra lá. Mas o Galo tá na briga pra cair!
Edson: Parece mais seguro, até mesmo nas vezes que (quase) falhou.
Vinícius: Tomou um racha na cabeça e saiu.
Welton: Não comprometeu, mas ainda ficaria mais seguro com aquele que foi substituído.
Marcos: Ainda está muito lento. Entra muito errado nas jogadas e faz falta demais.
Mariano: Causou boa impressão. (Além de não ser velho e machucado). Assim, tenho esperança.
César Prates: Vinha jogando bem. Mas, peraí. Brasileirão não é ranca (embora seja esse o futebol do galo). Tomar 2° cartão amarelo por chutar a bola pra longe é coisa de amador.
Renan: Deve estar com crise de identidade. Não deu conta da lateral. Na sua função normal, também não deu. Além do pênalti. O cara que adora chutar forte querer bater daquele jeito, contra oMARCOS? ele não assiste futebol?
Serginho: Estou vendo ele como um márcio araújo melhorado.
Márcio Araújo: Estou vendo ele como um márcio araújo piorado.
Danilinho: Minha paciência já se esgotou. Ou sai da área e vira meia de uma vez ou sai do time. Atacante que não chuta tem que morrer.
Eduardo: Esse chuta. Jogou bem, fez gol, sofreu penalti, mandou bola na trave. Mas eu sempre fui contra ele como titular (nunca falei isso aqui não, mas...). Isso porque ele é novo. E o time do galo é muito feio. Temo que ele seja queimado por causa do time. Vamos ver..
Castillo: Castiggo
Rafael Aguiar e Elton entraram no 2° tempo e nada acrescentaram.

O galo jogou um bom primeiro tempo. Mas algumas coisas deveriam estar claras na cabeça de algumas figuras. O gallo ja deve ter percebido que o danilinho é medroso e não chuta no gol. Por que não mudou ele de posição ou o 'ensinou' a chutar? Comprometeu muito o ataque do galo. Nessas horas eu vejo o quanto o marques e o pet bichados são melhores que ele.
O time tem um atacante que chuta, cabeceia, faz gol, etc. E coloca um volante que chuta forte pra bater penalti fraco... Alguém entende isso? Será que com o resultado final alguém percebeu o tanto que faz falta um gol perdido?
Quando começou o segundo tempo, meu medo era um só. O galo ja não estava tão bem. E do outro lado, tinha o Luxa. Mesmo com o time todo desfalcado, o cara não é bobo né. Tanto é que pos o time pro ataque e acabaram empatando. Quem são os responsáveis?
Como diria o Dodô (ex futura contratação de peso): "Pergunte a quem jogou".

2 comentários:

Jason Urias disse...

Eu assisti somente ao segundo tempo do jogo e concordo com sua análise em alguns pontos, discordo em outros.

De uma forma geral, pelo que vi do 2º tempo, o time do galo jogou bem, mostrou uma marcação muito, mas muito mais organizada e esboçou um padrão de jogo. Quero deixar claro que a referência para estas impressões é o time antigo (ou a antiga[?]forma de jogar).

Do que vi nos 45' finais, o Danilinho estava jogando como meia e não como atacante, função realizada pelo Eduardo e pelo Castillo (no caso de alguns, a tentativa de realizá-la...). Isso não quer dizer que eu não concorde que o Danilinho tem medo de chutar a gol. A culpa é do técnico, que não se preocupa em explorar a qualidade dele(sim, ele tem). Ele não é atacante, definitivamente. E não me parece ser meia de armação. Ele é ponta-de-lança e foi assim que ele demonstrou seu melhor futebol. Vocês se lembram dos jogos das finais do mineiro do ano passado?
Fiquei com ótima impressão do Serginho (sem exagero algum). Me pareceu firme na marcação, sabe sair jogando e tem passe razoável. Gostei também dos laterais, que deram mais conscistência defensiva à zaga.
O Welton comprometeu sim. O que muda é a "gravidade" das "comprometidas". Saiu jogando errado algumas vezes pelo fato de achar que é craque. Tá empolgado e precisa que alguém lhe diga que seu negócio é rebater bola. Se entender isso, vai longe.
E, novamente, discordo. O Rafael Aguiar entrou e, em 20', fez o que o Castillo não conseguiu fazer em 90. Parece ser habilidoso e, apesar de tudo, mostrou uma coisa: não tem medo de ir pra cima do adversário. É cedo para avaliações, mas ao menos demonstrou uma postura diferente.
Mas o que vi de mais importante ontem, apesar de tudo, foi a mudança de postura do galo diante de um time armado pelo Luxa. Desfalcado ou não, esse cara entende de futebol e seu time sempre é forte taticamente.
O time do galo mostrou força ofensiva e defensiva, coisa que não víamos há algum tempo. Atenção! Não estou dizendo "Vamo pra Tóquio"! Só estou dizendo que o futebol jogado ontem é melhor do que o time estava apresentando.
E, diferente de Portuguesa e Ipatinga, foi o Palmeiras, do Luxemburgo.
Agora, concordo plenamente: não se pode deixar a vitória escapar da forma que foi ontem. O time teve inúmeras chances principalmente no primeiro tempo (eu vi o "Melhores Momentos" e só deu Galo).
A principal diferença daquele que quer vencer é saber aproveitar as oportunidades, convertê-las em gols, em pontos. No final, isso faz toda a diferença. Quem assitiu à final de Wimbledon ontem sabe do que estou falando.

Gus Martins disse...

O danilinho foi escalado como meia. Mas jogou como atacante. Sabe-se lá porque...
talvez o gallo ja esteja pensando nisso.. mas ontem não pareceu.

É, sobre o Aguiar, comparando com o Castillo, realmente fez diferença. Mas no pouco tempo que teve e na postura que o galo já estava naquela hora (tomando pressão e criando pouco) ele não acrescentou. Não quis dizer que ele foi mal, mas que não se destacou. Entrou no esquema do time.. que ja não estava tão bem.