segunda-feira, 6 de julho de 2009

SFSF: 9ª Rodada

"A nightmare to remember. I'd never be the same. What began as laughter. So soon would turn to pain" (Dream Theater)

Três partidas. Uma no sábado e duas no domingo. Total, aproximadamente seis horas de futebol. (Sem descontar o tempo que, na última delas, passei dormindo). Acompanhar isto foi quase um martírio. Não se compara com o quão emocionante e contagiante foi ver as 4 horas e meia de uma partida que consagrou de vez o Federer como o maior! E não é porque falo de esportes diferentes. Nada disto, até porque a minha maior paixão, como bom moleque do interior sempre foi o futebol. Mas é porque falo de posturas diferentes. Na partida de tênis, havia 2 jogadores merecedores do título, que jogaram como campeões, que travaram uma verdadeira batalha na (outra) grama. Pelo lado de cá, rodada a rodada o futebol feio de envergonhar Pelés, Zicos, Garrinhcas, Reinaldos...
Santos 1 x 0 Sport: Joguinho horroroso de dois times pelos quais já passamos e que provavelmente ficarão neste sobe-desce o tempo inteiro.
Flamengo 2 x 1 Vitória: Um dos jogos que acompanhei. Ambos equilibrados, mesmo sem ter nada (nem mesmo o imperador) de especial. Mas que dão um trabalho danado. Disso já sabemos, sobre os rubro-negros da Bahia.
Santo André 1 x 1 Barueri: Lenga lenga no placar, na tabela e em campo. Nas pinceladas que pus no jogo, foi este tédio que irá até resolverem cair ou até que encontrem um mais bobo que caia em vez deles.
Coritiba 2 x 0 São Paulo: Pois é. Agora culpem o treinador. Mais uma queda do tricolor diante de um timezinho mediano. O problema é virem com tudo daqui a duas rodadas. Embora falte time, talvez ainda haja conjunto.
Atlético MG 1 x 1 Botafogo:Embora não tenha dormido, não faltou vontade. Vontade faltou foi de quem tava em campo, defendendo o Glorioso de Minas.
Goiás 1 x 0 Cruzeiro: Nosso adversário da Sulamericana vence a primeira em casa (!!) e se mantém regular, dentro daquilo que o elenco permite. É outro time encardido que nos deve dar trabalho. Quanto às marias, com o time reserva, não estavam mesmo interessadas no jogo, já que o foco é outro. Mas quanto mais pontos perderem aqui, melhor.
Grêmio 4 x 1 Atlético PR: Perderam (infelizmente) uma grande batalha... voltaram-se para a outra com tudo e encontraram pela frente um bêbado doido pra ser empurrado ladeira abaixo. Não pestanejaram... como nós.
Avaí 0 x 3 Palmeiras: Este começou feio demais. Aí dormi. E perdi boas partes de um alviverde bastante limitado, porém muito mais empolgado que nosso time. Talvez tenhamos algo a aprender com eles, algo da disposição provavelmente plantada lá pelo Luxa. Bateram com força em outro bêbado, em quem passamos a mão na cabeça, quando ainda estavam no primeiro copo de cachaça.. hehe.
Náutico 0 x 2 Internacional: Outro que saiu de uma batalha e mostrou que não tá aqui de brincadeira. Acredito que terminará entre os primeiros. Os atletas do timbu já estão "aflitos", pois nem em casa assustam tanto mais. Outro candidato pra segundona.
Corinthians - x - Fluminense: Sei lá por qual motivo, será na quarta-feira. Tomara que fique 0 a 0, pra que fique do jeito que está aqui.

Vou em partes com os caras da ESPN. Eu já havia dito em outras 'segundas-feiras', que o campeonato havia recém começado para o Galo e que a liderança era um tanto quanto ilusória. Esses caras (nem todos do canal, mas alguns do mundo ultra-restrito de comentaristas esportivos a quem devo meu respeito) disseram hoje que é, a partir da próxima rodada que algum pitaco sobre os que ficarão nos opostos da tabela poderão ser dados. E é verdade. Agora muita gente já pode se focar no brasileirão, a maioria dos times está fechada e já não há (para a maioria) mais troca-troca de jogadores entre os clubes. As cartas estão na mesa. Quem fará as melhores jogadas?
Quais as cartas que temos na manga?
Pois bem. Acho que fomos extremamente favorecidos pela tabela que nos colocou adversários bastante fracos no começo. Isso significa que as pedreiras virão no final quando se espera que, no mínimo, já tenhamos uma postura mais definida para tais situações.
Conseguimos bons pontos fora de casa, diferentemente do que acontecia em anos anteriores.
Mas, descartamos bons coringas. Times de segunda foram pedras em nossas chuteiras, assim como o Bota que está doido pra se transformar em um. Isto é perigoso demais, principalmente naqueles velhos casos-pesadelos em que jogar em casa, com ela lotada, pode significar um verdadeiro desastre.
Dezoito pontos não é nada mal. Mas, para quem ainda tinha alguma dúvida que não estamos com esta bola toda, as duas últimas partidas mostram o quanto somos frágeis dentro de campo. E o quanto muitos são estúpidos fora dele (como relatou bem o jason).

17 comentários:

Tom disse...

Além do equívoco contra o barueri e sua repetição conta o bota :tirar o Jr da meia e não colocar o M Rocha na lat esquerda, e assim desmontando o time outros detalhes me chamaram a atenção.
Quando do empate contra o sto andré Roth classificou o resultado como uma tragédia. Em seguida veio com um discurso preventivo antes do jogo contra o barueri sobre a invencibilidade , como que preconizando a derrota. Ontem novamente apesarde reconhecer o óbvio não fez nenhuma auto crítica limitando-se a reconhecer que o time foi mal. Aguardo ansiosamente pelo aparato discursivo do treinador ao longo da semana pq elas são a melhor sinalização do espírito de grupo que o Galo entrará em campo no domingo.

Gus Martins disse...

Preciso, Tom! E... já que aquele empate foi uma tragédia, por que nada foi feito de lá pra cá?

Aliás, no último SFSF eu disse que deixaria o assunto do clássico para esta semana... mas esqueci ehehe.

Por enquanto só torço para que as marias levem uma coça (do time ou da gripe) para que entrem no domingo novamente com time reserva. Se for a força máxima, temo pelo pior... pela décima-"não-sei-qualzima" vez...

Tom disse...

Mesmo que as meninas percam o jogo lá elas entrarão com o time misto, pq ainda terá o jogo da volta .
Já repararam que se há duas ou três modificações no time elas já falam que jogaram com os reservas? rsrsrsrsr....
Com reservas jogamos sempre nós q a rigor para termos um bom time contamos apenas com uns dois ou três titulares....heheheh

Jason Urias disse...

KKKK

Verdade, Tom! Da penúltima vez que jogaram com o 'time reserva', as marias estavam com 7 (!) titulares em campo! hehe

Gus Martins disse...

Por falar em titularidade, com a suspensão do Carlos Alberto, é 'natural' que o Rocha assuma sua posição. E com a volta do Feltri, é capaz do Jr. ganhar a disputa contra o Renanzim no meio.
Dos citados acima, Tom, algum deles entra em sua lista de 2 ou 3? Hehehe
Pra mim entram Rocha e Carlos Alberto (desde que jogue como volante).

Vilaça disse...

O empate de ontem serve de alerta para o nosso presidente, deveriamos nos reforçar e não perdermos jogadores como perdemos Leandro, Fabiano,Elder Granja tudo bem q não são lá estas coisas mas compunham o elenco precisamos de contratações para pelo menos brigarmos por uma vaga na libertadores .

Tom disse...

Titular para compor um time decente dentro do elenco que temos, no momento considero o Welton Felipe , o Tardelli e o Eder Luiz.
Num segundo plano M. Araujo.
Quebram o galho Feltri e Junior como opção de dez.
Promessas: M.Rocha, R.Oliveira e Werley, Serginho.
O resto é tudo jabuti na arvore.
E se o Marques voltar eum tempo é garantido dele.

Tom disse...

Em tempo: mesmo dentro desta precariedade real, juntando os cacos dava para por fé num desempenho digno, mas a partir do momento que o Roth (supostamente sabendo disto) começa a inventar e /ou precipitar, a coisa fica muito dificil.
Me ocorre até que esta preferência explicita do Kalil pelo seu trabalho deu ao Roth a sensação de que tem super poderes, da mesma forma que aconteceu com o Leão só q investido no apoio da torcida.

Jason Urias disse...

Tom, nós fomos grandes críticos do Márcio Araújo aqui no FEF, no ano passado. Entretanto, neste ano, principalmente com a chegado do Roth, ele mudou muito, mas muito sua forma de jogar. Uma das principais críticas que fazíamos era sua precariedade de passe. Não sei como andam as estatísticas mais atuais, mas até a 7ª rodada ele era o melhor passador do campeonato.

Então, acho que ele entra no primeiro plano junto com Éder, Tardelli e Welton Felipe (nunca imaginei que diria isto sobre o WF...). O Serginho também é muito bom jogador, mas o período afastado dos gramados cria uma certa dúvida sobre sua capacidade de voltar a jogar com qualidade.

Eu incluo nas promessas, também, os goleiros Bruno e Renan (principalmente este último) e ainda o zagueiro Samuel, que está no DM.

Gus Martins disse...

Lembrando que antes mesmo do nascimento do FEF, houve um tempo em que apostávamos bastante no futebol do Márcio Araújo. (Jason, ce lembra quando e com qual treinador era?).
Mas durante um longo e tenebroso inv(f)erno ele foi merecedor das críticas que recebeu...

Jason Urias disse...

Rapaz, foram tantos técnicos que nem lembro, mas acho que foi por volta de 04/05, antes de ele sair do clube.

Mas me lembro, sim, que tínhamos nele muita esperança.

Borusso disse...

Ainda não consigo crer num time em condições de chegar a algures com Márcio Araújo e Welton Felipe de titulares.

Risco de queda não há. Só que vai se restringir a um insosso purgatório, sem levantar taça ou sequer voltar à Copa Toyota. Os concorrentes estão ultra melhor preparados.

Tom disse...

PALAVRAS DO ROTH NO SITE DA ESPN
SOBRE O FRACO DESEMPENHO DO RENAN OLIVEIRA.
"Ele está inteiro, não falta nada nele. O que aconteceu é que o Renan voltou num momento em que pegamos um adversário que mudou a maneira de jogar e nos marcou muito", apontou o treinador, que viu também falta de ritmo no garoto. "
Durma-se com um barulho destes.
Será que o sujeito não teria a mínima noção que o Nei Franco ( um excelente técnico e especialista em tirar leite de pedras) viria jogando fechado e com um desenho tático feito na medida para paralizar as ações do meio campo do Galo?
Até eu...até eu....

Gus Martins disse...

É... impressionante o quanto o Roth tem sido pego de surpresa onde não há surpresa alguma...

Tom disse...

SUGESTÃO:
façam um post pré jogo pq de ontem para hoe já há muita coisa para ser comentada.

Gus Martins disse...

Tom, valeu pela sugestão! Esses dias mal falei com o Jason, mas eu tinha pensado em algo sobre o clássico. Porém resolvi esperar o jogo das marias para começar este assunto... Daqui a 'pouco' vai... hehe!

E pra completar o SFSF da semana...
Curintia 4 x 2 Flu.
Pois é... os paulistas não estão fáceis... E nossa história com eles não é das melhores.
Quanto ao time das laranjeiras, torço para que continuem com o parreira.
Hehe!

Jason Urias disse...

Quando ouvi na rádia "Werley pela direita, como nos tempos de Leão", pqp, suei frio...

Mas num creio nisto não. É que o MR está sentindo o joelho e, por isto, ele devia é estar testando aquela formação.

Mas, pelo que o Roth tem mostrado ultimamente, sei lá, né...