quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Análise gráfica

Belo Horizonte (chamem o Oswald!) - Não bastassem os números, agora eles me vêem com gráficos! Apesar de dizerem por aí que os números não mentem, a análise obviamente não considera possíveis lesões, reforços, enfim, os percalsos do caminho.

Mas, números são números e, apesar da frieza, no final eles sempre nos dizem algo. Nos dizem, por exemplo, que a Santader-Toyota não está tão próxima quanto muitos imaginam. Ou vocês acham que ter 44% de chances de 'Libertadores' é algo tão sedutor assim? A conclusão, bastante óbvia, é que o time precisa melhorar seu desempenho, principalmente nos jogos em casa.

De qualquer maneira, perder alguns minutinhos tentando analisar os os gráficos não deixa de ser uma tarefa interessante.

Se quiserem comentar aqui seus resultados com a brincadeira, tá liberado!

10 comentários:

Tom disse...

Os números como as cartas, não mentem jamais, diria a quiromante.
Ambos não pensam, apenas revelam.
Quem diria que o Hawaíí iria dar a decolada que deu?
Não há como os números pura e simplesmente considerarem variáveis que ultrapassem situações pontuais como as usadas para a análise.
Há mais no céu que chuvas e trovoadas, há tempo firme e sol aberto e versa e vice....

Breno Souza disse...

A matemática é exata.

E a probabilidade é cruel! Vai que dá um tilt no Avaí e ganhe todas... vai que dá um tilt e o galo saia da zona da Sula... Enfim, reforçado por comentário do Beth no Galo no divã, isso depende dos cabeças de Bagres!!!

Herberth Mendes disse...

Ilustram bem, mas não são tudo. Ano passado, quando também tava tudo embolado, os mesmos gráficos mostravam o Fla como campeão. Isso porque jogariam com um monte de ameaçados pela degola. Admito que até eu pensei que seria. Só pra ilustar algumas lenhadas que tomaram, no Maraca: empates com Portuguesa, Goiás e 0x3 prum tal de Galo(he he). Fora, levaram um 5 x 3 do outro Atlético. Sifu e foram pra Sula. Acho que era do Vicente Matheus essa pérola: "futebol só acaba quando termina".

Afonso Pena¹³ disse...

É possível considerar o caminho do Atlético em termos, mais árduo que o dos demais a frente, mas ao mesmo tempo isso não afirma nada.

Estamos em uma situação subjacente, mas isso não significa que é o fim da linha e das perspectivas.

Embora eu acredite que a conquista da vaga pra Libertadores é um sonho realizável, e tbm considere 44% uma probabilidade bastante interessante, ficarei com um pé atrás até o final.

Em termos de Título, o meu raciocínio é simétrico na linha, porém antagônico em otimismo ao anterior.

Não só os números me fazem acreditar que é improvável, mas tbm o time...


Enfim, tudo é uma questão de Trabalho e momento (constância e acaso), um pode anular o outro mudando totalmente o curso da história.
A exatidão da matemática e a crueldade das probabilidades como destacaram (Sir Breno) de forma significativa, é uma verdade relativa.

Não se assustem se eventualmente tomarmos uma tamancada pro Barueri aqui, e massacrarmos o São Paulo lá.
Em um campeonato aonde o nível é ditado por baixo, tudo se torna possível, até o impossível.


Abraço!

Eliana disse...

O time do Galo ainda não 'deu liga', não me lembro aqui de um jogo em que a vitória tenha sido insofismável, fruto das qualidades do time e não da fragilidade do adversário. Até hoje não temos definidos os 11 titulares e quando, e se, isso acontecer, o campeonato já estará no fim. É torcer para os novos reforços acertem e continuem para que no próximo ano possamos sonhar não com o título, mas com a Libertadores. Estamos nos esquecendo também que quem ficar de fora dela, irá disputar a Copa do Brasil, aí, quem sabe...?

Gus Martins disse...

Bem lembrado, Eliana!
E digo mais:
De que adiantará termos abandonado a sula, irmos pra libertadores e darmos vexame? Além de tudo perdemos a copa do Brasil que em tese é 'mais fácil'.

Aí pergunto: o objetivo do Galo é IR pra Libertadores ou GANHAR a Libertadores? Claro, pra ganhar é preciso ir.
Mas, um time pra vencer este torneio tem que ter muito mais do que 'objetivo': Tem que ter um elenco digno (e mostramos que não temos ao abandonarmos a Sula); tem que ter postura de time vencedor (a covardia com que o time tem entrado em campo não é perdoada na Libertadores, lembrando inclusive do segundo jogo da última final).

Da mesma forma que com esse time e essa postura não venceremos o Brasileiro, também não venceremos a Libertadores. Então, ir lá pra que? passear na Argentina?
(O tal projeto vai ter que superar muita coisa... principalmente o que os cabeças de bagre fazem em campo, como diz o Beth)

Herberth Mendes disse...

Copa do Brasil, além da importância de ser um título nacional, é vista como ATALHO justamente para a Libertadores. Gus, na minha opinião o objetivo HOJE é apenas ir a Lib. Penso que a principal vantagem de estar lá em 2010 será justamente alavancar o tal "projeto". Bons jogadores gostam do torneio pela visibilidade, tem as cotas de tv e os prováveis patrocinadores; o que seria útil para aí sim reforçar o time. Além do que foi citado pelo Gus em relação a qualidade do elenco, é quase impossível um time sem experiência na Libertadores conseguir conquistá-la. É um torneio diferente, onde as manhas vão sendo aprendidas ano a ano, como se fosse um estágio. No Brasil alguns times (Sampa,Marias, Grêmio)tem marcado presença constante no torneio o que lhes dá essa vantagem da experiência, coisa que o Galo precisará adquirir, mesmo fazendo apenas figuração no início. O Inter também foi figurante. Agora indo ou não a Lib., a reconstrução do CLUBE precisa continuar.

Jason Urias disse...

Pois é, Beth. Exemplo disso que você disse foram as recentes declarações do Kléber à imprensa paulista comentando sobre seu desejo de voltar ao Palmeiras. Será pq? As meninas estão mais longe da competição no próximo ano do que os porcos.

De resto, Vc foi preciso.
Concordo contigo. O importante, agora, é IR.

Herberth Mendes disse...

Mas sem esquecer a reforma da casa, que na minha opinião é a única chance de termos algum futuro consistente Jason. Senão repetiremos Flu e Sport e seremos apenas os "grandes de ocasião", que de vez em quando dão o ar da graça e depois afundam de novo na lama (ou algo que começa com m). E dirigente de futebol sabe como é, tá nas trevas, vê um vagalume e pensa que o sol já voltou a brilhar. Esquece o trabalho e começa as bravatas.

Borusso disse...

Torço pra acontecer o que Jason e Gus sempre nos admoestam cá no FEF: do pessoal não ir ao Mineirão pra vaiar o Galo. Assim o aumento de ptºs em Bhz será facilitado.

Se o torcedor já sabe que o elenco contém Bruno e Alex Bruno, e ainda se dispõe a ir a campo...não dá pra esperar q joguemos feito o Barça ou Man Utd.

Tô assustado com a ≠ça que puseram de nós pro 3º colocado do Campeonato. 30 ptºs percentuais.