quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

"Quem te viu, quem te vê", FEF!

("We move in circles Balanced all the while On a gleaming razor's edge...
A perfect sphere Colliding with our fate This story ends where it began" - Dream Theater, Octavarium)


Basta ligar a TV, abrir os jornais ou dar uns cliques por aí nos grandes portais da web para nos depararmos com uma revisão do que aconteceu no ano, nos esportes, política, fofoca e tudo o mais de dispensável que se pode fazer com o título de Retrospectiva. Unindo o Inútil ao agradável, façamos pela segunda vez a nossa, lembrando algumas (e omitindo outras) coisas que “blá blá bleamos” no FEF...

Assim começou 2009...

Janeiro

Dia de Reis. Retiradas as luzes e os enfeites de natal, começamos o ano do FEF falando de duas contratações. Carlos Alberto, que foi útil durante muito tempo, mas graças ao comandante tornou-se um inútil lateral; e Lopes, o tigrão que não conseguiu mostrar as garras. Acompanhamos o Galinho na SP. Vimos ainda a primeira derrota no clássico e uma ridícula estréia no Mineiro contra os alviverdes do Horto.

Fevereiro

O Galinho que não vingou na SP recebeu o comando do Micale. Começo esquisito de mineiro em que deveríamos Atropelar a todos, mas tropeçamos em times feios e perdemos outro clássico. Restou-nos trazer à tona (boas) memórias do passado. E começamos a (re)voltar os olhos para o que se faz na sede de Lourdes. Começa a Copa do Brasil e recebemos o eterno reserva Alessandro.

Março

Apesar dos resultados que nos colocaram à frente no Mineiro, não nos acomodamos e as críticas partiram de tudo quanto é lado. Do time ao famoso planejamento da direção. Por falar nisso, o presidente esteve mais uma vez às voltas com a justiça por falar demais. Do outro lado, a ‘quadrilha’ começou a dar sinais de que seria desfeita.

Abril

Contratações e boatos estranhos. Entre os boatos, a primeira especulação sobre o Leandro, que agora, em dezembro, veio mesmo. No momento em que já questionávamos muito alguns jogadores (principalmente o Renan, titular absoluto até o fim do ano), começaram as tamancadas. Outra surra das marias (com direito a Werley de lateral). Um monte de desculpa esfarrapada que só fez reforçar a chamada inicial do nosso blog. E de presente de aniversário ainda tomamos uma surra do Vitória, que era o prenúncio da eliminação de outra fácil Copa do Brasil.

Maio

O segundo jogo da final nem conta. Já tava acabado. Antes de perdermos também a Copa do Brasil é que veio a bomba! O Kalil que tirou a barba de molho, rugiu mais alto e botou o Juba pra correr. Trouxe o questionável/questionado Roth. E, naquelas coisas que (FE)Freud não explica, quase nos recuperamos na Copa do Brasil.Quase. Essa seria a marca do time no ano. Chegam Aranha e Evandro. O primeiro jogou pouco, machucou e fez falta. O outro jogou muito e não fez nada, além de raiva. Estréiam os “Pitacos”.

Junho

O Tom inaugura a Associação Livre. Estréia também a SFSF. E comemoramos 1 ano de blog. Com o campeonato pegando fogo, o time engrenando, tinha que ter alguma bobagem. Então o presidente tratou de fazer uma piadinha de líder que nos fez virar piada um mês depois.

Julho

Enfim um clássico nosso.As marias choraram que o time delas era reserva. Mas o Tom lembrou que no nosso elenco, só uns 3 poderiam ser titulares em algum time. Então, incontestável. O Tom nos presenteou com outra bela associação livre, remetendo-nos ao passado. O futuro apareceu com as mães Dinahs...

Agosto

O Galinho do Micale honrou o ano e foi o único a levantar um troféu, o da tala BH. Pensamos até que estávamos na briga, mas a teimosia do Roth começou a se mostrar cada vez mais forte. Pulamos da boléia do caminhão e deliberadamente abandonamos a Sula. (a mãe Dinorah confirmou em dezembro o que eu disse: desistimos de uma e nem disputaríamos a outra...)

Setembro

Vários reforços vieram. Conseguimos finalmente um goleiro e um camisa 10. Mas, ao passo que adquirimos elenco de respeito, o treinador se embananou e foi uma bobagem atrás da outra. Mãe Dinah deu a oportunidade de adivinharmos os futuros 13 jogos. 13 é galo ou azar?

Outubro

Além da teimosia do Roth, de alguns péssimos resultados (e a vitória improvável contra os Bambis), mais uma especulação de patrocínio milagroso, não houve nada de novidade. Bom mesmo foi ler outra bela construção do Tom.

Novembro

Já estávamos pensando no pior. As previsões não eram nada animadoras e os resultados dos demais 9 jogos de cada rodada eram, em geral, nosso único alento. Todo mundo ajudava e a gente desperdiçava. E como previsão não tem a ver com planejamento, iniciamos especulações sobre o que poderia ser bom para o elenco 2010.

Dezembro

A ficha não caiu para muitos. Mas a realidade veio imponente, fez valer em todas as nuances a sabedoria popular “quem planta colhe” e frustrou os mais esperançosos. Saímos de mãos abanando, sem o Mineiro, Copa do Brasil, Sula (que abandonamos), Libertadores e Brasileirão. Debaixo de um temporal, ficamos sem treinador no último jogo (na verdade já estávamos sem um há trocentas rodadas). O Breno antecipou a retrospectiva com uma “pérolas retrô" as mais brilhantes frases pronunciadas pelos gênios alvinegros. O Bestial chegou, sob muito alvoroço e com muitas fala bonita. Ah, e nós que já conhecemos tão bem este filme. Como ele será projetado no telão de 2010? Nos despedimos com uma excelente Associação Livre do Borusso!

Até amanhã, 2010!

2 comentários:

Borusso disse...

Excelente retrospectiva!
Com o que o Gus lá em Agosto observava(e acho que a Eliana tb chamou a atenção pra isto) de abandonar a Sula, encaixa feito luva com a estrofe do Dream Theater!

Tom disse...

Uma honra fazer parte da história do FEF!
Que o 010 seja 10 para todos nós e para o Glorioso também!
Que os jogadores estudem direito as lições do Profexô, que o AK tome seu remedinho diariamente e que instrutores e guardas de trânsito façam plantão na Cidade do Galo a fim de evitarem trombadas entre o Fexô e o Kalifa!