terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Copinha: Galo x América- SP


Belo Horizonte (Não foi) - Vi a maior parte do jogo ontem. Todo o primeiro tempo e parte do segundo. Não posso dizer que não gostei do que vi, mas também não posso dizer o contrário e isso se deve ao fato do time ter se comportado de maneira muito diferente nas duas etapas do jogo.

No primeiro tempo, o Galinho logo controlou o ímpeto do América que havia começado querendo mostrar alguma coisa. O toque e a posse da bola acalmaram os ânimos do time de vermelho e os galinhos dominaram as ações.

Entretanto, não foi um domínio agudo, já que nosso ataque parou diversas vezes no bom esquema defensivo armado pelo adversário. Apesar disso, algumas boas oportunidades apareceram ora sendo rechaçadas pelo arqueiro do América, ora sendo desperdiçadas pelos nossos atacantes. O primeiro tempo termina e não é injustiça dizer que o empate era justo.

No segundo tempo, o América parece ter despertado para a partida e igualou as ações. Pressionou mais o Galinho e obrigou o setor defensivo a trabalhar mais do que havia até aquele momento. Mas o falinho insistia em desperdiçar ótimas oportunidades de marcar. O Wendel, que continua enchendo os olhos com seu futebol, perdeu uma chance claríssima de abrir o placar. Num lance em que ele poderia ter rolado a bola para um companheiro muito mais bem colocado, quis, como sempre, refinar demais a jogada e acabou dando um chute ‘rapa bosta’, como diria o Gus.


Aliás, a despeito de todo o seu talento, este tem sido o seu maior defeito: quer ser mais craque do que é. Penso que, quanto ao seu futebol, pouco precisa ser feito, pois é um jogador de raro talento que precisa ser lapidado para que seja um grande jogador. O maior trabalho será psicológico. O garoto precisará de alguém que “pode suas asinhas” para que ele consiga alçar vôos mais longos.

Destaques positivos para o próprio Wendel, que apesar de tudo jogou bem, para o Sidimar, zagueiro constante em suas apresentações e para o Wescley, jogador rápido, agudo, mas que perdeu uma ótima chance chutando por cima do gol.

Destaques negativos para o Felipe Cordeiro, lateral à lá Carlos Alberto, para o Paulinho, volante e capitão do time, completamente perdido em campo, para o Augusto, centroavante forte, mas lento e para o Marion, jogador rápido, mas incrivelmente ‘pouco inteligente’.

Derrota que obriga o Galinho a vencer as duas próximas partidas para ter chance de classificação para a próxima fase, lembrando que classificam-se os primeiros colocados de cada um dos 23 grupos mais os nove melhores segundos colocados.

Vencer, vencer, vencer...

2 comentários:

Tom disse...

Concordo integralmente, a "perdeção" de gols goi algo imperdível.
Aliás, sempre foi assim na copa Bh e no RGS, placares minguados, mas a defesa garantia, ontem levamos um gol de bobeira e o ataque não funcionou com nenhum dos 3 ( Wescley,João Pedro e Wendel o Augusto não conta.
No RGS não houve nenhum jogador que fez 2 gols.
Vamos ver a sequência.

Borusso disse...

Num ambiente em que o resto do time não ajuda, o Wendel acaba por se achar o Pelé da turma. E sem perceber ele se imputa a obrigação de levar a galera nas costas, visto que ele arma as jogadas e o ataque desperdiça tudo...