domingo, 25 de abril de 2010

Galo no Divã: Ipatinga 2 x 3 Atlético MG

(Listening to: "Just what the doctor ordered" Ted Nugent)

Mais uma vez, cumpriram o contrato, a prescrição. Poderia ter custado caro a sequência de desperdícios do time. Mas a superioridade alvinegra em campo foi notória, cumprindo a obrigação que lhe era devida. Dinorah quase apareceu aqui. Acertei a virada e dois gols no segundo tempo. Mas quem brilhou mesmo foi o Daniel. E, se o Aranha não falhou, os volantes fizeram por ele.

É o cara, dentro e fora (da área).

Aranha: Foi fundamental com belas defesas. Não teve culpa nos gols, embora um goleiro fantástico pudesse operar milagres ali. A reposição de bolas é de matar.
Carlos Alberto: Tomou nas costas até não querer mais. Por incrível que pareça, acertou bons cruzamentos.
Jairo Campos: Nem pendurado o cara perde a compostura.
Werley: Deu umas espanadas, mas teve boas intervenções na entrada da área.
Leandro: Bem taticamente. Mal tecnicamente, pra variar.
(Júnior): Melhorou muito em qualidade. Só não foi tão incisivo nas investidas.
Zé Luis: Oscilou bons momentos com bolas nas costas junto com o lateral.
Fabiano: Em outra função, ficou mais apagado. Mas foi útil.
(Jonílson): Cumpriu melhor a marcação, mas não sem dar alguns sustos.
Correa: Os bons passes de quando chegou foram preciosos. Nem sempre aproveitados, mas aí já não é com ele.
(Benitez): Não entrou lá muito ligado. Contudo, deu conta do recado.
Corrigindo o ato - mais que - falho, apontado pelo 'one day': Ricardinho: Foi como o Correa, mas nos 2 tempos! Armou belas jogadas e passes precisos. E em muitos casos, não foram aproveitados, "mas aí já não é com ele"[2].
Muriqui: Muito esforçado e fez um bom jogo. Mas dentro da área, não é o homem gol, definitivamente. Precisou errar 20 pra fazer 2. Que bom que fez 2.
Diego Tardelli: Este sim é um grande atacante. Que jogou em todos os cantos, dentro e fora da área, chuta com as duas pernas. Só foi parado pelas belas defesas do goleiro.

Luxemburgo: Armou bem o time. Não com todos os melhores. Ficaram de fora os que deixariam o time mais ofensivo(no início) Júnior e Renanzim (dos bons momentos). Mas acho que isto ficará para o Santos. E o time atendeu, na medida do possível. "O percentual de acertos foi muito maior do que o de erros"(na entrevista).

Um pouco de susto para não fugir à regra. 10 minutos de pressão, com direito a duas grandes defesas do Aranha. Pensei em elogiá-lo de cara, mas veio o medo de que ele entregasse em seguida. E neste instante veio o gol. Pelo menos não veio para tirar os méritos do goleiro. Uma marcação estranha, 'subida' feia do Fabiano e a bola desvia seu curso para as redes. Contra todo meu temor, a história logo mudou. O Galo resolveu mostrar que era melhor e, apesar de levar muito nas costas pelo lado direito, fez ainda com que o Ipatinga confessasse. Volantes e Zaga da pior qualidade. Correa, Ricardinho e Tardelli começaram a fazer a festa. Num corte e adiantada excelentes, o camisa 7 invade a área e é derrubado pelo goleiro. Prato cheio pro matador começar a virada. Esta demorou um pouco. Antes que acontecesse, tivemos que ver vários gols perdidos - e perdoo o Fabiano, porque já tem feito até demais e o Werley que não é do ramo. Mas o Muriqui andou fazendo umas...

No segundo tempo ele resolveu se redimir. Logo de cara, conseguiu um bom corte e um bom chute. Estávamos à frente no placar. Se os 10 minutos do primeiro tempo deram susto, a virada antes dos 10 do segundo trouxe apreensão. Embora o domínio continuasse claro, o desejo por aumentar o placar parece que esvaziou. O jogo foi indo naquela lenga lenga, até que o segundo acidente acontecesse. Novamente, uma bola chega rasante pela área e é desviada na cabeça do volante. Andar com a vantagem debaixo do braço? Felizmente, parece que não era a intenção dos jogadores - do Luxa, definitivamente não é - e, oscilando bons lances com jogadas bumba-meu-boi, uma bola rasteira encontrou um pé surpresa do Muriqui que fez o seu segundo e fechou o placar.

Bom jogo? Pela história do campeonato, sim. Pelo que o time tinha a obrigação de fazer e pelo que o adversário permitiu, não. Relendo o que acabo de escrever, parece que foi fácil. E o Ipatinga pediu que fosse. Queriam mais. Quem é ligado nas estatísticas, pode buscar nos chutes a gol, por exemplo. Mas o Galo consegue fazer disto algo mais suado do que o necessário. Ainda acho que estamos contentando com pouco.

21 comentários:

AJ disse...

Quando o Ricardinho faz uma bela atuação, rendendo elogios até do treinador adversário, simplesmente "esquecem" a análise de seu desempenho por aqui... Podem até torcer contra, mas distorcer ou omitir os fatos, aí já é um pouco além da conta, eh eh eh! xD

Gus Martins disse...

Puutz!!
Essa foi FREUD!
Tudo bem que eu não ia exaltar taaanto assim não, mas concordo que jogou muita bola!

Xo fazer a correção lá no texto.
Valeu!

Jason Urias disse...

Enfim, de volta. Férias as vezem faz muito bem à saúde.

Gus, a última vez que vi as estatíticas de chute a gol pela TV o galo havia chutado 23 vezes contra 13 do trigre.

O time parece ter ganhado alguma consistência e este jogo deu esta impressão. O Ipatinga foi um dos melhores times do campeonato e o time do Fexô soube jogar contra eles.

O campeonato está encaminhado. Só perderemos se o time jogar com muita displicência. Se fizer o dever de casa, o 40º vai pra sala Vilibaldo Alves.

Mas, teste, mesmo, será quarta-feira. E, lá, perder tantos gols como perderam hoje pode ser fatal.

Afonso Pena¹³ disse...

O Atlético começou bem o jogo, a diferença técnica entre as duas equipes, como havia eu alertado (principalmente embasado nos desfalques importantes do Ipatinga) é GRITANTE...

O Ipatinga só chegou ao primeiro gol, e teve um domínio regular da partida dos 4 aos 15 minutos do primeiro tempo, pq a defesa alvinegra estava completamente DESORGANIZADA e demorou um pouquinho pra 'tinar'.

E era pra ter levado mais, não fosse as boas defesas do aracnídeo.

de resto, o Atlético ganhou o meio de campo e se SAGROU na partida, quão criativo é o time...

e um ALERTA....

BOLAS LANÇADAS NA ÁREA do ATLÉTICO de ''chuveirinho'', são um verdadeiro DEUS NOS ACUDA..

pelo amor de Deus, isso deve ser CORRIGIDO o mais rápido o possível, não podemos mergulhar na copa do brasil e campeonato nacional com esse problema crônico, que de certo, será usado pelos adversários mais oportunistas.

uma pena ERRAR tantas finalizações, foram no mínimo, 8 chances CLARAS de gol o jogo inteiro.

Aranha: Ainda não passa AQUELA segurança, principalmente em bolas LANÇADAS pra dentro da área.
mas HOJE, fez uma partida espetacular.
Franco desenvolvimento.

Carlos Alberto: Razoável, é uma pena, jogador tão esforçado não possuir massa cinzenta.


Jairo Campos: Joga com classe, pra mim, a MELHOR CONTRATAÇÃO do ano até o momento, o considero mais importante até que o Obina.

Werley: Excelente partida, ta jogando com uma tranquilidade absurda...lembrando Leandro almeida em sua melhor forma, espero que mantenha isso, e não tenha o mesmo destino do ultimo.

Leandro: achei que jogou bem, correu muito e apareceu como ''elemento surpresa'' em algumas jogadas, pegando desarrumada a defesa tigrense.

(Júnior): Entrou pra cadenciar a partida, mais uma vez demonstrando pq é uma das peças MAIS relevantes do elenco.

Zé Luis: Precisa se MOSTRAR mais pro jogo, as vezes encalha muito e deixa a bola passar, sua função é clara, COIBIR a articulação adversária.

Fabiano: Em outra função, ficou mais apagado. Mas foi útil.[II] Leitura precisa.

Ricardinho: excelente partida, a experiência e a inteligência que a acompanha, fazem parte da constante desse jogador....sabe cadenciar o jogo no momento certo, e liga com precisão o ataque.
espero que CONTINUE assim, e não volte a CAIR sistematicamente como anteriormente o fez.

Correa: mais uma vez pra mim, o MELHOR jogador do Atlético no jogo, cumpriu uma função completa e distinta, foi quem ALAVANCOU o time no primeiro tempo.
sua importancia para com o grupo é substancial, como corre esse futuro careca!

(Jonílson): Como diz o meu amigo....Fortes emoções.

(Benitez): Tranquilo, bem postado, mas eu ainda acho FRAQUÍSSIMO, até mesmo pra ser reserva.

Muriqui: Desde que foi contratado eu to dizendo isso.....COMO ERRA FINALIZAÇÕES esse cara, foi salvo pelos 2 que fez, se não seria pregado na cruz, com toda justiça.

volta logo OBINA!

no mais, movimentou bastante e foi importante até certo ponto.

Diego Tardelli: Corre pra ca, corre pra lá...faz gol, jogadas GENIAIS, ajuda ATÉ a defesa...seria exagero dizer que é o JOGADOR MAIS COMPLETO DO BRASIL?

Luxemburgo: Na minha modesta opinião, ERROU no tempo das substituições, e ACERTOU na escalação inicial do time, não pra poupar jogadores pro jogo contra o Santos, mas pra ampliar a vantagem na cadencia....
Objetivo alcançado, e mais uma vez leva o regulamento no braço pra decidir em casa, com todas as honras.



Meus caros amigos FEFIANOS, em uma atitude um tanto quanto imprudente e precipitada, eu Gritei ''É CAMPEÃO'' durante a semana...


e vejam só, vou gritar de novo!



ÉEEEE CAMPEÃAAAAAAOOO!

ÉEEEE CAMPEÃAAAAAAOOO!

Tom disse...

Qdo o Ricardinho e até o Aranha começam a melhorar, só posso ver isto como um bom sinal, ou não?
Não obstante, ainda enxergo este time meio que velho demais, maduro demais, porém infinitamente melhor do que tava tendo....
O Luxa , malandro agulha que é, fez o certo em segurar os velhos para o momento, até pq não tinha material humano na juventude.
Aguardo ansiosamente pela temporada de caça talentos e dispensa dos "tá-lento".

Gus Martins disse...

Avenida, também penso isto a respeito das substituições. Aliás, achei mesmo é que ele tiraria só os pendurados (quando o Benitez apareceu, achei que sairia o Jairo), mesmo o Juiz não advertindo ninguém até o último lance do jogo...
Mas de bobo o Luxa não tem nada mesmo.
Tom, vou trazer à tona uma coisa desagradável e espero que o Luxa não veja isto e nem se lembre que existe: Evandro!
Pois já faz um tempão que o câncer não entra em campo e, como disse em outra oportunidade, acho que este "tá lento" só tá esperando a chegada do Mendez (ou a 'temporada de caça talentos".
Sim, o Luxa não é bobo.

Surpreendentemente, os velhos estão aguentando bem fisicamente. Não sei se pela exigência menor, do campeonato ou se o preparo é que tem sido bom mesmo (aliás, o preparador é do pacote do Luxa?)

Tom disse...

Há...tem buscar mais centroavante.
Obina vai demorar e mais ainda para voltar à forma.
Este tal de Reinaldo, q tá sendo tratado pela macumbaria do DM, tb vai demorar um tanto e não é nenhum REInaldo.
O Mendez é um jogador que chegará aqui aos 30 anos e tb tá paradão nas paradas equatorianas, em compasso de espera.
Precisamos no mínimo de rejuvenecer o meiocampo ( seria o Tinga Ponte Preta? ) e lateral tb não seria mal.

Tom disse...

Meu Deus Gus, esqueci dele! Deus nos sacuda....mas creio que ele já é carta fora do baralho do Wanderley que é especialista em biriba, 7 e 1/2, 21 e mucho más.

eliana disse...

Até que enfim parece que o Ricardinho resolveu dar o ar da graça o jogo inteiro, juntando com o Correa, que também parece estar fazendo as pases com a bola, e o Fabiano, melhorou um setor crônico do Galo. Deu até pra alegrar um pouco o domingo, ainda mais que uma molecada aqui da vizinhança gritou Galo como nunca e soltou bombas. É isso que quero de volta: uma alegria ingênua, incontida e pura, como só o Galo é (ou era) capaz de proporcionar.

Fredy7L disse...

O Galo jogou como campeão... tirando os gols originados das bolas razantes pingadas na área fez um partidaço!
Ricardinho é o homem das decisões, passes precisos, despachou no meio campo carimbando todas - e citando o gus, não aproveitados.
No mais acompanho o Avenida em gritar É CAMPEÃO! É CAMPEÃO! É CAMPEÃO!
Agora é aproveitar o jogo de quarta pra fazer o resultado - parece que o neymar tá fora - então jogar mais uma vez com espírito de campeão para conquistarmos enfim a Copa do Brasil!

Eliana disse...

Dei uma de Muriqui: pazes com 's' é o fim. Fica por conta da emoção.

Daniel Martins disse...

sobre o jogo, infelizmente, não posso comentar com maior precisão
o fato de não morar em minas impede que eu veja 90% dos jogos do atlético!
E o jogo de ontem, também não pude assistir. Mas a paixão fala tão alto, que durante o jogo, sentando em frente ao pc, estava com o site da rádio que transmitia o jogo ligado durante toda a partida; não pude ver, mas escutar o galo jogar já é melhor que qualquer coisa!

Agora é torcer para o galo contra o peixe! E esperar que qualquer tv que tenha sinal aqui transmita esse jogo D=

Tom disse...

Daniel merece um troféu pra lá das Mães Videntes do FEF.
Mora longe, quase não tem notícias do Galo, só ouve pelas mentirinhas das ondas sonoras via net.
Cê mora aonde parceiro?
In ou Ex - terior?

Tom disse...

Em tempo: parece que a Tigreza vai voltar pra roça de gatinho.
Ipatinga é roça? Não,mas da mesma forma que Valadares, é internacional. Tem até tigre por lá,ou melhor tigreza de calcinha azul, mas daquelas que mandam no bofe.Já o espancou duas vezes.....

Breno Souza disse...

Volto a dizer.... Três pratos de trigo!

Cabeleira argêntea disse...

Ê beleza! Será que esse ano vem ao menos a copa do Brasil?

Jason Urias disse...

Thiago,

eu acho que este jogo contra o Santos aqui no Mineirão será decisivo para o Galo na CB. Pra mim, uma final.

Se o Galo se der bem contra o peixe e despachar os moicanos, pelicanos, gansos e afins da vila, os luxemburguianos ganharão muita confiança para o restante da competição.

Mas, como diz um colega, confiança demais também pode ser perigoso...

Daniel Martins disse...

Se fosse no Exterior tava feliz D=
é interiorzão de sp mermo ¬¬'

Mas...concordo que essa, para o galo, é a final da copa do brasil. Vencer o santos não garante o título, mas é o "jogo de ida" de nossa trajetória.

Breno Souza disse...

O que me consola é que Arananha está sendo elogiado pela mídia!
Isso vai o ajudar a ganhar confiança e no final tomara que faça a diferença, porque ainda eu não estou confiante.

Cabeleira argêntea disse...

Eu tenho uma simpatia pelo Aranha, não sei porquê, mas tenho. Vou tentar uma Dinorah aqui, mas ao invés de falar quem vai fazer o gol na próxima partida, falarei que o Aranha vai fazer uma defesa salvadora.
Se eu queimar a língua, paciência né. =)

Afonso Pena¹³ disse...

Eu não tenho DÚVIDAS, de que SE passar pelo Santos, é 90% andado....

mas mesmo assim, existem 10% de contra-peso.

O Atlético em Copa do brasil é uma NEBULOSA, basta olhar TODAS as edições que disputamos....sempre, um passado negro.

Mesmo que ganhe de 5 amanhã, ainda vou pra Vila belmiro com um pé e meio atrás....

é preciso ter cautela.


e VALE lembrar tbm, sem querer jogar água no Chopp, que essa vai ser a SEGUNDA VEZ que jogamos com um time de expressão, e de PRIMEIRA divisão no ano.

até agora só jogamos contra as meninas, e deu no que deu...