domingo, 30 de maio de 2010

Associação Livre

Belo Horizonte (De bate-pronto.) -  O Tom avisou aí embaixo que andou elaborando algumas questões. Aproveitando o contexto, a gente 'côntroucê côntrouvêia' aqui o texto.

Também tenho sonhos, Tom. Mas, há muito, têm sido pesadelos. A troca abusiva de jogadores, cuja reposição quase nunca muda a situação, ataca diretamente a esperança incondicional.


***

I Had a Dream
 
Afirmei aqui, numa outra ocasião que “ano que vem” (2010), o Galo já teria verdadeiramente um time.
Acreditei sim e precipitadamente, como convém a todo bom Atleticano. Acreditei no encanto de 1999, no milagre de 1971, num amadurecimento tal o de 1980/81 ou até mesmo que o inesperado de 1977 nos fizesse uma surpresa.  Qual o que...

Os buracos, além dos mais abaixo, são também os do meio. Em 2009 contratamos no afogadilho, na base do “não tem tu, vai tu mesmo!” os embolamos com os poucos que tínhamos. Daí Coelhos, C.Albertos, Aranhas e outros bichos.

Também contratamos “movidos pela paixão”: Carini, Cáceres. Mas, com a maioria delas só ficamos na expectativa e olhe lá. Vide Correa, Ricardinho, Guttierrez, Fabiano, Junior, Leandro (contratado antes do Luxa) e Evandro. Na mosca mesmo só o Tardeli que o Leão ressuscitou. Penso que nem o Luxa esperasse por tão pouco.

Este ano, livramos-nos de velhas pragas, especialmente, Thiago Feltri e Marcio Araújo. Cometeu-se uma enorme  ingratidão. Marques, grande ídolo de quem não viu Cerezo, Reinaldo, Eder, Luizinho, Dario e outros.

Luxa já indicou ou avalizou: Jorge Campos, o tardio Mendez, Muriqui, Obina, Marcelo, os dois garotos atacantes, os laterais direitos, Macedo e o outro q não me lembro o nome -  alguém se lembraria assim de estalo? Esqueci do Daniel Carvalho. Espero que ele se lembre que veio para jogar futebol, e basta.

Luxa nunca falará mal da matéria prima que encontrou e também da que dispõe. Mas Luxa sabe também que com isto aí, já chegamos aonde poderíamos, o título Mineiro. Também jamais assumirá qualquer equívoco.
Não é da sua natureza ou atualmente, de qualquer outra natureza. Na subjetividade neoliberal ninguém mais erra. Errar é politicamente incorreto.

Ouvi um comentário que a Internazionale  levou cinco anos até estruturar um time capaz de, a exemplo do Barcelona, ganhar tudo que fosse possível numa só temporada. 

Eu já deveria saber que sonhos são rápidos, fugazes. A realidade não. Mas, eu sou Atleticano. Utilizando da boca dos outros como, aliás, sempre faço me lembrei do antológico “I have a Dream” de Martin Luther King. Então, eu ainda tenho um sonho.
 
Que, na epifania do “Hexa”, silenciosamente, possamos ter uma chance de estruturar uma equipe encorpada, com vitalidade, rejuvenescida e, sobretudo identificada com o sonho do Atleticano.

Só não espero que mais este sonho seja precocemente assassinado, com um tiro na testa, num hotel em Memphis como Martin.


Ps: pós jogo Galo 1 x 3 Fluminense


***

É isso. Ainda que nossos sonhos estejam sempre ameaçados, sonhar "convém a todo bom Atleticano".

13 comentários:

Daniel Martins disse...

Ótimo texto tom.
Sobre o assunto...sei que é difícil.
Mas só desisto do título quando acabar o campeonato. Até a "matemática dos pontos" pode ser desafiada.
(claro, se, e apenas se, conseguirmos um time melhor durante o campeonato.)

Eliana disse...

O problema maior é que ainda não temos um time definido, a cada rodada se experimenta uma formação diferente porque poucos estão se mostrando titulares absolutos. A solução é paciência, paciência e mais paciência, que pra nós já se tornou resignação. E tem mais, já tão de olho no Muriqui também.

Breno Souza disse...

Tom,

mostrando habilidades que as vem imbutidas nos seus nobres comentários...

Dream on... Diria meu sogro.
Só L. Tyler que não sabe disso.
Pois ser atleticano é isso, ser um sonhador incotestável, daqueles que jamais viu o time de 71 e consegue estar no dia da comemoração do título.

Peças vão e vem... espaços cedidos e poucos aproveitam. Um que está na corda bamba ao meu ver é o Genrão, não pelo fato de esperar dele Gols, mesmo porque o Luxa sempre lhe puxou a orelha, mas sua presença está sendo quase que nula.

Que possamos sair desse CT das maravilhas, porque aqui não tem nenhum Tim Burton e pensar em grandiosidade, em oportunidades. Pós copa será feito uma "apresentação" do CT. Bom, como disse o Daniel: "matemática dos pontos" pode ser desafiada. Mas não só a matemática dos pontos, e sim toda ela. Como se explica um time com um elenco horroroso, com um CT não dos melhores, e que ora tava disputando o não rebaixamento e de repente vira o campeão?

Pois é... A vontade é de falar tudo que está aqui me acompanhado nesses 31 anos de sonhos... mas espero que no final não seja eu obrigado a escutar Roger Hodgson nos dizendo:
Dreamer, you stupid little dreamer,
So now you put your head in your hands, oh no!

Amplexos,

Daniel Martins disse...

O próprio Flu é um exemplo de superação...
mas também não se pode falar que não tinham um esboço de time relativamente definido e com ótimas qualidades individuais...

Anyway, the show must go on.

Gus Martins disse...

"Gusei geral" agora hehehehhe!
Acho que caí demais da cama e a coluna doi. A cabeça também e o peito nem se fala.
Pois eu não acredito que desse mato saia cachorro, gato, coelho, aranha ou qualquer outro bicho. Nem mesmo a Zebra. Ficaremos pelo caminho mais uma (duas, contando com a Sula) vez.

Não acredito no time. Não acredito nos jogadores e o Luxa me faz não acreditar nele dia após dia.

Mas acredito na boa Vontade do Kalil.
Sobretudo, acredito em vocês. Então, se for pra sonhar, pegarei carona nos seus!

(Ops... não quero jogar água fria nesta - outra - grande obra do Tom!)

Afonso Pena¹³ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Afonso Pena¹³ disse...

O Atleticano é um náufrago em terra firme.


Triste sina...Belo texto do Tomzé.

Tom disse...

Este é o Avenida!
"O Atleticano é um náufrago em terra firme".

Jason Urias disse...

Boa, Avenida!

Breno Souza disse...

Conforme acima: (...)na corda bamba ao meu ver é o Genrão.

"No meio-campo, a vaga de Fabiano, suspenso, ficou com o jovem João Pedro."

Acha que só porque tá cumendo... Num sabe fazer pirocudo, toma pirocada!

Amplexos

Borusso disse...

Breno, foi legal essa menção, e Roger Hodgson, que contribuiu p/ embalar o Hexa™ tb anda preocupado e diz que assim será dfcl sair uma Fool's Overture pra arrancar nas comptções.

Taí! Que massa a frase do Avenida tb!

O Tom enxergou mui bem nossa situação. Sigo inconformado c/ o apequenamento que o Atlético vive.
Como um club c/ orçamento de R$100 milhões monta uma eqp tão s/ sal?

Herberth Mendes disse...

"Não acredito no time. Não acredito nos jogadores e o Luxa me faz não acreditar nele dia após dia". Idem

Ainda bem que pelo menos levamos o mineiro.

Como diz meu primo parmeirense, acreditar no Galo e no parmeirinha hj em dia tá no mesmo nível de acreditar em papai noel, grande abóbora e por aí vai.

Tom disse...

"Não acredito no time. Não acredito nos jogadores e o Luxa me faz não acreditar nele dia após dia".
Gus e suas palavras vaticínicas (existe esta palavra?).