sábado, 22 de maio de 2010

O futuro é agora



Belo Horizonte (E não é percepção) - Em um estudo pioneiro no futebol nacional, o SporTV, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, visitou os centros de treinamento dos clubes da série A do Brasileirão deste ano e, para a surpresa de muitos (por que não de todos?), a Cidade do Galo foi eleita a melhor estrutura do país.

Muito (por que não quase todos?) achavam que o 'título' ficaria entre Atlético Paranaense, São Paulo e as meninas, mas a investigação, baseada em critérios desenvolvidos pelo departamento de futebol daquela universidade, mostrou que o QG atleticano é o que tem as melhores condições de trabalho para jogadores, comissão técnica, enfim, para futebol.

Apesar de já sabermos que a CG tem ótima estrutura, é realmente surpreendente saber que o "excelência" na placa de entrada não é 'xaveco'.

Entretanto, mais do que um título simbólico, o que importa, mesmo, nesta história toda é que a estrutura oferecida pelo Atlético dá condições não só para os atletas profissionais buscarem seu melhor rendimento, mas para os que ainda estão em desenvolvimento. Proporcionar condições para que os futuros craques desenvolvam seus fundamentos com cuidado, atenção e tranquilidade é fundamental. 

O Elias Kalil deve estar festejando hora dessas, ao ver que seu projeto iniciado lá pelos idos dos anos 80 começa a se tornar realidade. Projeto que teve participação importante do contestado ex-presidente Ziza Valadares - figura que, vocês sabem, vejo como fundamental nesta reestruturação do Galo - e de seu filho Alexandre, que tem sabido conduzir muito bem o glorioso.

Essa é a melhor notícia. As bases para o futuro do Clube Atlético Mineiro estão sólidas, bem  construídas, bem estruturadas. Agora é aguardar os frutos amadurecerem.



***Update***

Pra quem não viu, o vídeo está aqui. Aqui estão os critérios para avaliação.



10 comentários:

Afonso Pena¹³ disse...

''Centro de Excelencia do futebol''

Pra poucos eim....

Bom, o interessante é notar que as ÚLTIMAS administrações, apesar da PÉSSIMA imagem deixada em termos de futebol (ver Zizóquio), conseguiram observar, com bom senso, que a estrutura de um clube hoje, é a peça de artilharia mais pesada e substancial do sucesso do mesmo.

Pensando única e exclusivamente no ''futuro'', deixando um projeto a longo prazo pra ser concluído e administrado.

Sem dúvidas fenomenal, e o legal é que isso foi feito por ''baixo dos panos'', sem muito alarde...

Derrepente, o resultado esta ai, reconhecimento nacional e internacional.

Sem dúvidas, ''facas irão rolar no senado'' pra decidir que Grande nome do futebol mundial (do grupo que aqui estará) desfrutará dessa maravilha da engenharia, em 2014.


E quem tem a ganhar com isso, é só o Atlético.


Vale lembrar tbm que a Equação do Bestial é basicamente E+p= T

Estrutura + Planejamento = Títulos.

Jason Urias disse...

Avenida,

boa observação. Enquanto os todos os holofotes estavam virados para o lado de lá da lagoa, aqui, como bons mineiros, as pessoas trabalhavam quietinhos...

Sempre que a tal pesquisa era anunciada no SporTV, nenhum apresentador, repórter, comentarista e afins colocou a CG entre as favoritas. O que, na verdade, não é de se surpreender.

E, como o Kalil não é bobo, ele só aceitou administrar o galo pq as coisas já estavam nos trilhos. Senão, ele não se arriscaria, como não se arriscou antes.

Daniel Martins disse...

Definitivamente me orgulha saber disso! Mas também de nada adianta sem resultados reais.
Seja em títulos, ou em revelações da base, de preferência no dois.
Faço minha avaliação pensando o seguinte:
1 - Nossa base está se tornando melhor sim. Tivemos bons resultados(e título) na copa BH júnior, jogadores da base nossa foram a seleção sub 17, alguns foram testados no time principal, outros ganharam lugar nele, e isso me agrada e muito!
2 - O futebol está melhorando também. De rebaixados passamos a candidatos a vaga na liberta, se não ao título, em um tempo curto.
Mas ainda falta melhorar! E muito.

Jason Urias disse...

Claro, Daniel!

Mas, por outro lado, esta mudança de filosofia, como gosta de dizer o bestial, é muito recente. Por isso, talvez os frutos ainda demorem um pouco mais a aparecerem.

E digo isso torcendo muito pra estar errado... hehehe

Eliana disse...

Cumpriu-se o vaticínio do Kalil pai. Falta ainda um melhor planejamento das atividades. É importante frisar que essa estrutura toda pesa também na hora em que os jogadores têm que optar por este ou aquele clube, além de atrair também os moleques que estão se iniciando no futebol. É ainda mais um tapa na empáfia das Marias que se julgam com a melhor estrutura do país e consideram o Galo o primo pobre do outro lado da lagoa.

Herberth Mendes disse...

Parabéns a todos que contribuíram para esse sucesso.

Como disse a Eliana, o primo pobre tá melhorando de vida. Estufa oszói mariada.

Tom disse...

Pois é, o velho Kalil deve tá feliz lá em cima.
Agora é tertranquilidade para não fazer bobagem, mas o rumo já acertou.
No mais a Eliana dise tudo.

Jomar disse...

Completando o que o Jason disse, não só a mudança de filosofia é recente, mas a estrura também o é. E é consenso entre nós que falta muito ainda para melhorar.

Cabeleira argêntea disse...

Tem que transformar isso aí em título. Afinal, o Flamerda (onde os jogadores nem treinar vão)ficou em uma posição ruim mas é penta brasileiro. Ou seja, isso aí não significa muita coisa se não ganharmos nada. Tô de saco cheio de títulos simbólicos.

Breno Souza disse...

Mamute,

Concordo com você quanto ao cansaço de títulos simbólicos. Chegou a hora de pegar os dados e transformá-los em títulos, uma coisa que Luxa falou e é certo. Agora temos porque cobrar dos jogadores.

E espero que isso reflita "amanhã" em credibilidades, principalmente por Patrocício, a final não tenho dúvidas que a Cidade do Galo será O país do Galo em 2014.