sexta-feira, 4 de junho de 2010

Galo no Divã: Grêmio x Atlético MG

Belo Horizonte (Vai ter muito trabalho nas 'férias') - Até que, pelas minhas previsões, a coisa não foi tão ruim. Mas não andam boas, também. Essa tal de bola parada escancara o grande defeito do time. O Luxa vai ter que pegar pesado com o “pijama training” pra esse povo acabar com esta festa.

Ninguém viu o Hugo.

 Marcelo: não falhou em nenhum dos gols.
Diego Macedo: sumido no apoio. Quando apareceu, deu uma de muriqui
Leandro: sumido na defesa e no apoio.
(Junior): entrou para fazer o que o Leandro não fez.
Jairo: manteve sua regularidade.
(Ricardo Bueno): não conseguiu dominar duas bolas. Era pra ser a referência e trabalhar com o Muriqui, mas não apareceu.
Werley: afobado como tem sido ultimamente.
Lima: o mais lúcido da zaga.
Jataí: perdido em campo. Não conseguiu cumprir sua função, que era marcar o Hugo.
(Wendel): entrou meio que na fogueira e quase não apareceu.
João Pedro: Apesar de um pouco nervoso, fez um bom primeiro tempo. No segundo, caiu muito. Foi expulso injustamente.
Ricardinho: muito mal. Apesar de ser um dos que menos erra passe, não consegue exercer sua função em campo. Ainda teve uma boa chance ao entrar livre pela área e, estranhamente, ao invés do chute, preferiu esperar alguém aparecer.
Muriqui: esforçado, mas jogando muito sozinho. E, quando teve uma chance, se embolou com a bola...
Tardelli: mal no primeiro tempo. Pouca movimentação para sair da forte marcação. No segundo, movimentou-se mais, mas jogou praticamente como armador, saindo demais da área e deixando o Muriqui mais isolado ainda.
Luxa: errou ao tirar o Jairo e não o Werley. Os dois não têm jogado bem nestes últimos jogos, mas o último estava pior em campo.

Para a minha surpresa, o Galo começou jogando até bem. Marcava a saída de bola do Grêmio e estava bem colocado em sua zaga, com Jairo, Lima e Werley.

O Macedo era uma boa opção de saída de bola, assim como o João Pedro, que fazia a função de proteção da zaga saindo bem para o jogo.

Mas, como bom mineiro, o pezinho continuava atrás. O Leandro não marcava bem e muito menos conseguia dar algum apoio ao ataque que, aliás, teve alguma atitude através apenas do Muriqui.

O Tardelli estava muito sumido no jogo e, quando aparecia, errava muitos passes.

O Grêmio foi pressionando, pressionando e os erros começavam a ficar mais aparentes. O Jataí, que substituiu o Zé Luís, lesionado, não se encontrava. O Macedo já não apoiava tanto, porque o Hugo caía muito pelo lado esquerdo do ataque deles e foi num escanteio que o próprio marcou mais um gol de bola parada nessa zaga “pregada”. Ele quase teve que comer grama pra poder cabecear a bola, completamente livre na cara do Marcelo. Falha gritante que insiste em permanecer. Sintoma.

Aí, num golpe de sorte, o Ricardinho arrisca um chute totalmente despretensioso, que encontrou um joelho ‘amigo’ no caminho e desmontou o goleiro gremista. E foi só. Fim da primeira etapa.

Se no primeiro tempo o time até que mostrou alguma coisinha, no segundo a coisa voltou a ser como ultimamente: muitos passes errados, o time desorganizado e afoito. Eu achava que o Luxa arrumaria o ‘buteco’ no intervalo, mas não foi o que se viu. Numa falta inútil do Leandro, mais uma bola foi alçada na área e, mais uma vez, o Hugo apareceu completamente livre pra guardar ‘la pelota’.

E o jogo continuava na mesma. O Grêmio muito bem fechado e o Galo muitas vezes ‘rifando’ a bola pra frente. Os incessantes erros de passes e a falta de ligação com o ataque deixava a bola sempre nos pés dos sulistas. Aliás, o meio-campo tem sido já há algum tempo nossa dor de cabeça. Sem bons volantes, a zaga fica bastante exposta. Ontem, durante o jogo, comentava com o Herberth sobre a saída do Jonílson e do Carlos Alberto. Apesar de todos os pesares, suas saídas foram incompreensíveis.

Bom, com a entrada do Ricardo Bueno, o Tardelli assumiu de vez a função de armador mas, como essa não é a dele, e como o ataque não ajudava (o Bueno quase não apareceu), o que já era difícil ficou pior.

Mas, apesar de tudo, o time ainda conseguiu criar algumas oportunidades e, numa delas, de frente para o gol, o Diego Macedo jogou pra fora o empate. Coitado. Mal chegou e já sofreu influência do Muriqui e do Carlos Alberto...

No finalzinho, o Galo ainda tentou arrumar alguma coisa, mas acabou parando no bom goleiro adversário.

Não há motivos para tranqüilidade não, seu Kalil.

7 comentários:

Daniel Martins disse...

Marcelo: não falhou em nenhum dos gols.-> Bola na pequena área é do goleiro! Não falhou sozinho, mas o primeiro gol foi responsabilidade dele também.
Não vi o muriqui jogar ontem(tirando ocasiões esporádicas).
O tardelli, pela falta do muriqui, acabou virando armador.
Não vi um bom jogo dos dois, como dupla de ataque.

Até gostei do jogo do Macedo, mas espero que a falha dele não seja crônica.

Mesmo com a derrota, gostei do jogo. Pelo menos a vontade de vencer voltou. Porém o time esbarrou nas próprias limitações.
Falta para mim ou um meia-armador pra ajudar o ricardinho e deixar o tardelli preocupado só com ataque, ou que o Obina volte logo, pro tardelli e muriqui ajudarem mais na transição do meio pro ataque...

Porém, há de se destacar que perdemos para um time desmontado, e mesmo assim demonstrava um bom desempenho técnico. Ganharam nas nossas falhas, jogamos melhor por demonstrarmos mais dedicação.

Jason Urias disse...

Daniel, vc tem razão. Falhou mesmo. Eu estava preso à defesa dele, em si, por isso não atentei pra essa verdade futebolística. hehe

Como falei, acho que o Muriqui foi só esforçado, mesmo. Fez pouco para aparecer para o jogo. Ou seja, foi o de sempre.

O Tardelli foi para o meio-campo 1) pra sair um pouco da marcação e 2) porque a bola não estava chegando.

Mas o jogo, em si, foi ruim. O time estava muito afobado e desorganizado, errando passes demais e dando chutões demais. Lembram daquela propaganda da Pirelli, "Potência não é nada sem controle"? Acho que serve uma analogia com o jogo de ontem: vontade não é nada sem organização.

E que venha logo o Méndez, o Daniel Carvalho e os 'selecionáveis' do kalil, pq o trem tá feio! hehe

Eliana disse...

Não fosse a situação do time, agora na zona, o resultado até que seria aceitável, uma vez que o Grêmio não costuma dar boa vida para os adversários no olímpico, muito menos pro Galo, que há tempos não se dá bem lá, sendo às vezes até goleado. Agora é ir contra o estatuto do idoso e atropelar o Vovô no domingo, fechar pra balanço e definir de vez os 11 titulares.

Daniel Martins disse...

"agora é ir contra o estatuto do idoso e atropelar o Vovô" Chorei de rir, boa eliana xD

Potencia sem controle não é nada mesmo, mas já é um recomeço...

O problema dessa boa vida que o grêmio nos deus, é que eles tinham 6(acho) desfalques...

Herberth Mendes disse...

Perdemos para os reservas dos reservas do Grêmio.

Só falta tomar bengalada do tal vovô pra coisa azedar de vez.

Tom disse...

Me descuRpem a falta de modéstia , mas antecipei isto no "3 não carregam 5".
E isto antes da revoada dos 3 volantes meia bomba que tinhamos, similares aos nossos pilotos da Formula UONE.
Agora nem isto temos.
Estamos precisando é de um motorista de patrola na frente da zaga e até atrás dela tb.
O q temos no momento é apenas tudo pela frente, de novo e novamente.
Quem diria!
Além de Goleiro, zagueiro e vai...
Notícia boa foi o João Pedro.
Nem pelo futebol, nem pela aparência física, me lembrou qdo o P Isidoro surgiu, lançado pelo Telê, meio q inesperadamente.
O Jataí taí de novo e do mesmo jeito.
E eu já tô......

Jason Urias disse...

Se já não tínhamos carregadores, Tom, imagine com a saída dos que não tínhamos?

Como diria o filósofo, "Oh! E agora, quem poderá nos defender?"