segunda-feira, 19 de julho de 2010

Galo no Divã: Corínthians x Atlético MG

Belo Horizonte (Já passou da hora) - Esse discurso 'tô nem aí' já deu. É hora de encarar os fatos com mais seriedade e respeito. E, a meu ver, os fatos são: 

1) temos um ataque bom, considerando a permanência do Tardelli e a chegada do Diego Souza; 

2) temos um meio-campo ofensivo que promete, com o própio Diego Souza, o Daniel Carvalho e o Méndez. Mas isso é pura especulação. Falta ver se vai dar liga. Temos um meio-campo defensivo ruim. Há muito que venho dizendo isto: a sobrecarga sobre a zaga começa aqui. Claro, não desresponsabilizo a zaga. Mas já chego lá. Eu disse aqui várias vezes que o Carlos Alberto, por pior que fosse, contribuía muito para a zaga. Melhor ter um 'ala'? Que se tenha volantes dando cobertura. Cada vez mais tenho a convicção que a saída do Jonílson foi precipitada; 

3) Laterais: o direito é bem ofensivo, mas tem se mostrado pouco efetivo. O esquerdo, nem um, nem outro. O ex-maria está na espreita da vaga; 

4) a zaga. Contando com o apoio só do Zé, tem sofrido pra dar conta dos adversários. Muitas vezes sem apoio dos laterais, frequentemente se vê obrigada a cobrir aquela região, criando um certo desarranjo tático. Como se não bastasse, nossos zagueiros estão em péssima fase. O Jairo, não sei se é culpa da companhia, inexplicavelmente entrou em uma expiral decrescente da qual não consegue sair. O Werley, a quem defendi inúmeras vezes aqui, há muito merece o banco de reservas. Mal no posicionamento, na antecipação, no cabeceio. Estabanado, nervoso. Um setor que merecia investimento; 

5) O gol, bom, acho que nossos problemas NÃO acabaram.

'Por que esta leréia toda pra falar do jogo de ontem', perguntam os blogueiros? Porque quase todas as 'qualidades' citadas acima puderam ser observadas na partida de ontem. Principalmente no primeiro tempo, onde o time se houve muito desorganizado. A tal 'ligação direta' foi a única coisa que o time tentou fazer na primeira etapa. Ainda assim, conseguiu conter a pressão. 

Afora um bom (e raríssimo) cruzamento do Leandro no final dos primeiros 45', quando a Berola da orelha do Neto acertou a trava corintiana, quase nada aconteceu no nosso ataque. E ficou muito clara a 'Tardelli dependência'.

O Vilaça insiste que há futebol neste tal Ricardo Bueno. Continuo (não) pagando pra ver...

Mas o Luxa deu uma 'chamada' nos cabras-da-peste durante o intervalo e o jogo mudou. Já na volta tirou o João Pedro e colocou o genro. Sinceramente, não sei se foi sua entrada o a bronca do intervalo que causaram mudança, mas a verdade é que o time voltou mais 'certinho', mais ligado no segundo tempo. Mesmo assim, faltou qualidade na finalização de nosso ataque, assim como também faltava qualidade em seu 'abastecimento'. O Fexô tascou o Diego Souza. Mesmo sem ritmo, ele mostrou que sabe jogar. O time melhorou, o próprio Diego teve uma boa chance e o jogo se equilibrou.

Foi quando a sorte sorriu para o alvinegro paulista. Num chute sem grandes pretenções, a bola desviou-se no Jairo e não quis nem saber do Fábio Costa. 1x0 pra paulistada.  Resultado que não é de todo injusto. Mas um empate também não seria.

Fábio Costa: sem culpa no gol.
Diego Macedo: Presente no ataque, mas sem efetividade;
Jairo Campos: Sem essa de Welton Felipe, hein, rapaz!
Werley: Mal, como tem sido há algum tempo;
Leandro; Mal, como tem sido há muito tempo;
Zé Luís: O carregador de piano. Mas o piano esta começando a pesar e não tem ninguém pra ajudar;
Serginho: Sabe jogar bola, tem qualidade, mas ontem não esteve bem;
João Pedro: Me pareceu confuso com pressão da marcação corintiana;
(Fabiano): Entrou pra melhorar a ligação com o ataque. Mas...
Ricardinho: Que venha logo o Méndez...
(Fernandinho): Mais presente no lado esquerdo do ataque. Mas ainda sem ritmo;
Neto Berola: Um muriqui melhorado?
(Diego Souza): ... foi ele quem deu a 'liga' na ligação. Também falta ritmo, mas não há dúvida que será titular. Pela necessidade, e pelo que joga;
Ricardo Bueno: Sei não.

Vanderlei: Conseguiu acertar o time durante o intervalo. Mas esta tranquilidade e esse papo de que "daqui a pouco melhora" já deram. Como disse o Gus, pra quem estava dizendo em levantar a taça, já passou da hora de levantar uns pontinhos.

13 comentários:

Anônimo disse...

Vixxx. Que corneteiro duma figa!!! Pelos comentários o Luxa (a não , o Luxa não, um outro técnico, melhor)deveria colocar o Fábio Costa o Zé Luiz e mandar buscar mais 9. Quem sabe você não acha eles aí dentro da sua corneta!?
Tenha Santa Paciência.

Carlos

Jason Urias disse...

Bom, Carlos, eu não gostei do que vi ontem. Se a intenção é buscar o título, com este futebolzinho que o time tem jogado o máximo que o time vai conseguir é a Sulamericana.

Verdade que tem muita gente que se contenta com isso. Eu não.

Agora, estou - e acho que a maior parte dos atleticanos também - torcendo par que os reforços (Diego Souza, Méndez, Daniel Carvalho...) entrem no ritmo pra ver se vai dar liga. Espero muito que sim.

Gus Martins disse...

Ontem o Domingo foi excelente! Como o espetáculo já abandonou os gramados alvinegros há tempos, fui ver show em outro lugar. Então, nesta bela tarde, larguei tv e radinho para ver o Moraes Moreira. Lucro certo.

Acho que não precisamos de corneta. Quem sabe uma Vuvuzela... faz mais barulho... daí um dia alguém ouve. Háhá!

Porque, realmente, esse papo de "to nem aí" já deu. Então quer dizer que é normal perder pro líder fora de casa... daqui a pouco vai perder pra todo mundo da zona da libertadores (como ano passado), dizer que é normal e continuar brigando por posições medíocres na tabela. Como tem sido sempre que se arma um time "que buscará o título".

Pelo que ouvi de outras pessoas, o Galo até jogou bem. Mas pra ser campeão isto não basta.
Me surpreende, entretanto, é que temos conseguido melhorar do meio pra frente (e a armação no ano passado era uma tragédia) ao passo que nossa zaga, que nos deu segurança por um tempo, está caindo pelas tabelas.

Sei não, mas talvez algum goleiro só volte a jogar quando tiver segurança pra isto. Começando pela zaga e chegando nos volantes. O Zé Luiz não pode ficar sozinho... concordo que o piano tá começando a pesar.

Nas laterais, pra ajudar a defesa, só uma boa reza. Porque não temos e o mercado também não tem. Que sobra alí é só a velha virgem (quando tá no ataque).

Gus Martins disse...

Hoje o PVC falou que o curioso do Galo é que é um time que sempre está apostando que algo vai acontecer...

Depois soltou: "O Atlético é sempre um time do futuro, mas o futuro nunca chega". Pois é. O presente deveria ter sido planejado há meses e meses (quando disseram que estavam fazendo). Mas, passado meio ano, o time começa praticamente do zero, enquanto outros já estão embalando. Aí pensaremos que com os bons nomes que estão chegando (e são bons nomes mesmo!) teremos um time... pro futuro...
(até que o próximo desmanche os separe)

Breno Souza disse...

Pois é...

Santa paciência com essa visão arcáica de "torcedores" que se ludibriam por pouco...

O fato não é cornete, vuvuzela e berrantes - é a notória realidade.

PVC perguntou a Felipe Melo: O que nos faz acreditar que o FM da copa será diferente do C. Italiano?

Talvez PVC seja uma corneta de mão cheia, mas prefiro ficar com que ele é indiferente em seus comentários, assim como é aqui no blog formado por TORCEDORES e não alienados.

Verdade seja dita, doa a quem doer. Se o time é pra brigar por título mostre nos o como que se faz.

Quanto ao jogo não vi não vou pitacar... mas está muito longe daquilo que esperamos que seja. Tempo não se espera e sim CONSTROE!

Amplexos,

Breno Souza disse...

Corrigindo: CONSTRÓI

Daniel Martins disse...

Acho que estamos cornetando sim e daí?
o time nao mostra o que deveria mostrar.
o que o pvc e o breno falaram se encaixa perfeitamente, é o time do futuro, mas o futuro nunca chega antes dos desmanches,
de que adianta?

Breno, gostei da sentença: tempo não se espera, constrói! xD

Borusso disse...

Jason foi no ptº! A coisa pro Bestial tá cômoda d+ c/ essa fase do 'tô nem aí'.

O Corinthians é líder e os caras cornetam, uai...Portanto, sigo a corroboração que os colegas fizeram.

Essa do Jonílson não consegui entender, mesmo após 2 meses.
Ainda que o Vilaça tenha razão qto ao futbol do RB, ele não pode ser titular.

elianA disse...

Pelos comentários que vi na página da globo, o galo levou um baile. nem sei em quem acreditar porque também fui ver o Moraes Moreira e não acompanhei nem pelo radinho (ou celular). O que está se vendo é uma falta total de planejamento, contratações e mais contratações, daqui a pouco acabou o campeonato e o time não deu liga, nem tanto por falta de qualidade, mas de entrosamento (que desconfio que foi uma das diferenças da Fúria, cuja maioria dos jogadores pertencia a dois clubes). Resumindo, estamos que nem o Pedro Pedreiro: 'esperando o trem que já vem, que já vem...

elianA disse...

cá pra nós, esse papo de que daqui a pouco melhora é coisa de gente arrogante, que não gosta de dar o braço a torcer em público, mas, lá no fundo, o Luxa sabe que não é bem assim.

Tom disse...

Acho que o "pojeto" agora é a Xula, q ganhou status de senhora dama.

Jason Urias disse...

Tb desconfio disso, Tom.

Dr. Luis Felipe Mendonça de Siqueira disse...

Assino embaixo deste post