segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Preço das Mudanças

Belo Horizonte (Saco isso, viu! Mais remédios!!!) - Era pra ser uma resposta ao comentário da Eliana, precisa, como sempre. Mas, quando vi, achei que ficaria melhor colocar estas ideias num post.

Esculhambem à vontade.

No ponto, Eliana.

E é disso que os caras não querem saber. Por um motivo muito simples: dá trabalho demais.

Só que o que o povo não entende é que ficar repetindo os erros consome muito, mas muito mais tempo, energia, dinheiro, paciência e por aí vai.  Os quarenta anos de jejum que digam, né?


A desesperança é ver que a aplicação dos recursos disponíveis atualmente não tem sido bem feita. Principalmente no que diz respeito a contratações. 

Nós, torcedores, diretores, presidente, jogadores, comissão técnica, etc, não podemos nos deixar levar pela urgência urgentíssima da conquista de algum título significativo - por mais absurdo que esta declaração possa parecer - porque entrar na onda do "vamo-que-vamo" é quase certeza de meter os pés pelas mãos. De novo.

(É claro que o que mais nos interessa, o que mais interessa a um clube de futebol são os títulos e, quanto mais importantes, melhor. Eu não sou louco. Mas, uma vez que há tanta coisa inexplicável pedindo atenção, não dá pra não resolver, entendem? Continuar rodando com o carro pedindo manutenção - e fingir não ver, não arrumar - é ter certeza da quebra do carro adiante.)

Há problemas estruturais que precisam ser resolvidos, primeiro. Não da estrutura física do clube, claro, mas da estrutura organizacional. Melhor definição dos papéis dos gestores (Uai, presidente se metendo em contratações qdo. se tem um diretor de futebol pra isso); mais profissionalismo e menos 'torcedorismo'; vixe... Exemplos não faltam.

Talvez eu esteja completamente enganado, mas não consigo ver outra solução para sair desse esquema incessante de repetição senão 1) pela coragem para encarar os problemas de frente; 2) com profissionalismo, inteligência e competência administrativa dos gestores; 3) pela criação de planejamento estratégico, metas objetivas, bem definidas e que considerem o 'alvo' do clube e o caminho para atingí-lo e, por último 4) com paciência (beira o absurdo, mas...) e sabedoria de todos - presidente, diretores, torcida... Afinal, as mudanças necessárias certamente não acontecerão do dia pra noite.

Mudanças desse tipo, isto é, da cultura de uma organização, demandam muita força de vontade de todos envolvidos. Porque é deles próprios que surge a feroz resistência às... mudanças.

21 comentários:

Tom disse...

Por isto que eu digo q o momento agora é de pragmatismo, ou seja não deixar o time cair e depois sim promover uma análise institucional no Galo a fim de ver o q passa nos intestinos alvinegros.
Mais uma vez sonhar não custa nada.

Gus Martins disse...

Pra mim o Galo não cai esse ano mesmo com o DJ cambaleando, sem moral, sem força com o elenco e com os come quietos enrolando. Se tudo der errado, ainda assim tem times piores que querem cair mais do que o Galo.

Por isto penso que a permanência deste treinador é o ponto chave pra começar a fazer valer o que Jason e Eliana colocaram.

Jason Urias disse...

Eu acho, Tom, que, mesmo que caia, que se mantenha o Dorival.

Não dá pra fazer análise institucional com alta rotatividade de seus personagens - ou, pelo menos, de um dos mais importantes.

Sinceramente, Gus, minha preocupação não é nem tanto uma nova queda; e nem é porque eu também acho que não cai pelos motivos q oc disse.

É porque isso, a simples presença da possibilidade, não é mais do que a simples consequência do 'dilurimento' (como diria o Geraldim) dos "intestinos alvinegros".

Pra mim, o importante, agora, é dar consistência à massa, se é que vocês me entendem... hehehe Firmar as pernas. Depois, preparados, correr pra vencer.

Tô metafórico, hj, não??

Tom disse...

Como antipermanência do DJ juramentado ( nota: não sou contra o Dorival técnico, falo pontualmente) vejo q outros times abaixo de nós estão começando a darem sinais de vida e nós continuamos espásticos.
O Gus recbeu uma resposta no TT que reproduzo aqui: "@SergioSG @gus_fef Nenhum tecnico que chega tem tempo de implantar nada com campeonato em andamento..O que conta é a motivacao diferente ".

Jorginho Frankenstein prá ontem e já! Êita Galo!
Depois faz a limpa.
E tem mais com Kalil, opu sem Kalil pro próximo mandato nínguém fará as ações necessárias para por o Galo em ordem. Infelizmente.

Tom disse...

O "sucesso" da oligarquia adversa tem um aspecto q poucos conhecem. O perrelinha militou anos na base delas coisa que o AK e outros Maurícios candidatos nunca passaram nem perto.

Tom disse...

Nelson Campos, Fabio Fonseca, Walmir Pereira iam a treino.
Elias Kalil inaugurou a era do Presidente de Gabinete no Galo( O segundo cargo mais importante do estado - segundo ele, sintomático).
Defendia e lutava pelo Galo sim da mesma forma q seu filho, mas nunca foi homem de futebol.
AK deveria ter o cargo de respondedor eterno aos ataques que o Galo sofre, mas ficar longe da caneta e das contratações.

Jason Urias disse...

Concordo, no que diz respeito ao Kalil, Tom. E até acho que ele deva ter experiência em administrar, sim, já que, ao que consta, ele é empresário dono de construtora.

Mas, daí a construir um galo forte (huahuahua) são outros 500... Não basta se administrador bem sucedido. Não basta ser torcedor xiita. Tem que entender de futebol e isso ele já provou que não sabe.

Nestes casos, o melhor a fazer é delegar as funções para pessoas competentes para as tarefas, uai!

Agora, eu reconheço que a motivação influencia, sim, um time de futebol. Todos se lembram do Capitão Nascimento antes do jogo contra as meninas no ano passado, né?

Mas é preciso reconhecer, também, que isso dá um efeito tão passageiro quando o crack, a cocaína, etc. Dá uma 'onda', (falsa) sensação de melhoria, tudo muito bem, tudo muito bom, mas logo logo isso tudo passa e já se está à procura de outro.

Aqui no Galo já se tentou de tudo: de linha dura estilo Procópio a teórico engomadinho feito o Tite, passando pelos 'táticos' Levir Culpi e Celso Roth (!?) até chegar no mega-bam-bam-bam-pseudo-decadente-pockeraddicted Vanderlei Luxemburgo. Resultado(s)? Descenso, lavadas homéricas, um mineiro aqui, outro ali... As mesmas coisas.

É preciso interromper o ciclo, quebrar a cadeia, fazer diferente, tentar algo diferente daquilo que se tem feito e que, comprovadamente, não tem dado certo. E, se mesmo assim não der, o quê de diferente poderá acontecer que ainda já não nos aconteceu?

O argumento que o @SergioSG usou no TT com o Gus serve perfeitamente pra ilustrar o ponto de vista que tenho defendido aqui: tempo.

É preciso tempo pra trabalhar; para observar os garotos que podem ser aproveitados no profissional; para observar as categorias mais inferiores como juvenil e infantil ou, senão, para poder ter mais contato com os profissionais que atuam naquelas categorias; tempo para observar melhor o mercado e sugerir melhores contratações; tempo para estar mais implicado no 'espírito' do clube, tempo pra matuar...

É preciso tempo. Porque, do contrário, perderemos mais tempo do que já perdemos até aqui.

Gus Martins disse...

Pois é... sobre esta do tempo e motivação, pensei 2 coisas mas so disse uma.
Se esses jogadores não se motivam com o DJ, mas se motivarem com Cuca, Geninho, Antonio Lopes (os que tão no mercado) aí é mais um motivo pra fazer uma limpa total no final do ano. Do Kalil à pomponete (que nem tem mais... aff).

A que pensei. Se o pouco tempo do próximo treinador vai valer apenas pra dar uma injeção efêmera de ânimo, mas não significará nada de título, pra que trocar? Já que, defendo, não vai cair mesmo.
Se for pra não ganhar, não ganhe com o DJ e sustente o começo de um "pojeto"...

Jason Urias disse...

Ele já começou o projeto, Gus. Fez toda a pré-temporada com o grupo.

Mas muita coisa mudou nesse meio-tempo e ele tá tendo que acertar as coisas com o carro andando.

E tem mais uma coisa que tô pensando há um tempão e que a prequiça me impediu de escrever: o departamento físico do Galo precisa se explicar.

Mas isso é pra outra hora.

Tom disse...

E penso q o DJ já deveria ter saído após a "perca" do mineiro tal a forma covarde que armou o time para encarar a segunda partida......

Borusso disse...

No comentário da Eliana nós já podemos fisgar um dos motivos pelos quais afirmamos q o Galo ñ cairá.

E ainda q seja rebaixado, q caia com [8)]"faixa no peito e taça no armário".
Lutar por isso, como têm lutado Flu, Cr$ e otros nos últ. anos; consolida o ambiente e ainda q as taças ñ venham d imediato; é uma mudança institucional significativa.

Como dissera o Jason há pcos dias, "fico com o Dorival e troco até a Sede".

Borusso disse...

Ñ consigo ver da msma forma q o Jason e o Tom nesta postagem colocaram, sobre o fiasco kaliliano.
O Alexandre é boleiro sim, e entende bastante de futbol. Pode ter montado um time de 01 xcessivamente barcelonizado, como diria o Tom, s/ a cara de Galo dfndida por alg. setores da torcida. Agora[:D]... o de 99 ele tb montou...e chegou perto.

P/ mim tanto ele como o Ed Maluf estão travados pelo banqero laranja.

Assim dfndo q na análise institucional q promoverão no Galo, seja ela no Ano IV ou neste instante, debata-se o tema privatização de clubs brasileiros no modelo €peu, q provavelmente será o adotado.

Alexandre, Eduardo e alguns conselheros dão pinta de querê-la.
Q a torcida do Atlético pensa disso?

Tom disse...

Borusso acabou de lançar luz sobre a questão das contratações:a presença pardacenta do baqueiro laranja.
Qto ao barcelonalização se é que eu entendi creio que a coisa pende para o lado madrilenho q contrata a tempos e não ganha nada tb.
Ao contrário deste precário otimismo eu temo sim que o Galo caia novamenteprincipalmente pq o argumento é que existem piores que nós. Em tese sim , mas tese no futebol é uma banca examinadora de surpresas....

Jason Urias disse...

Será que o laranjinha tá travando o Galo? Mas, como? Pelo que dá pra perceber, dinheiro tá vindo à rodo... Me parece, msm, é incompetência 'contratativa'.

Pq, neste modelo de parceria, o que interessa, de verdade, é o rendimento do cara em campo, pq, rendimento $$ com futura venda vai quase que tudo pro 'parceiro cb' (sangue bom...).

Boris, sei não kra. O Kalil tem sido muito mais torcedor que presidente e isso não me agrada. Acho uma mistura muitíssimo perigosa em local e momentos inapropriados. Mas, como disse no post, pode ser que eu esteja completamente enganado. O que seria muito bom pro Galo...

Ah, Boris! O Sr. bem que poderia lançar uma "Associação Livre" sobre o tema da privatização futeboliística, hein? Reli sua pergunta no final do coment e acho que é um bom ponto pra reflexão. Que tal?

Cam1sa Do2e disse...

Nem me fale em cansaço. Jogos em Sete Lagoas, Ipatinga, Rio de Janeiro.. e semana que vem tem Curitiba. Quando volto pra casa, mal sinto as pernas.
Sinceramente? Não vejo mais solução nos próximos anos, mas existe algo que ainda me leva até o Galo.
Abraço; Fael Lima
www.camisadoze.net

Jason Urias disse...

Esse algo, Fael, é de todo atleticano. Tem jeito não. hehe

Tom disse...

Pois é , a merda é esta.....sorry.

Borusso disse...

[:o]Que isso, Tom? Achei q cê estivesse xingando o nosso visitante blogueiro da 12 pon tonetêe.

Borusso disse...

É mesmo, Jason! Por coincid. estava pensando nisso esses dias, brother.
Caí numa homeostase braba, ñ sei xq.
Seja como for, qero entregar um sim, pó dxar q está a caminho.

"O Kalil tem sido muito mais torcedor que presidente e isso não me agrada. Acho uma mistura muitíssimo perigosa em local e momentos inapropriados."
Exato! Ele tem o conhecimento, e ñ consegue transformá-lo em nosso favor, o destempero emocional é uma das causas.

Jason Urias disse...

Blz, Boris. Qdo. quiser é só mandar pro email do blog que a gente publica.

Dá um toque num coment aqui, pra gente não esquecer, blz?

elianA disse...

Nós aqui elucubrando e o kalil de lá cagando o batatal. Duvido que os sócios da construtora dele ajam com os conselheiros do Galo. Não sei qual a solução, mas cito o Caetano: "Surpreenderá a todos não por ser exótico, mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto quando terá sido o óbvio."