domingo, 4 de setembro de 2011

Galo no Divã: Atlético MG 2 x 0 Avaí

("Subconscious Strange Sensation
Unconscious relaxation
What a pleasant nightmare
And I can't wait to get there again
" Dream Theater)

E as goleadas estão aumentando. Mas como eu disse no último Pitacos, considerem o primeiro turno como referência. Deja-vu. Começamos como líder, fazendo as mesmas piadinhas idiotas. Depois vimos o quão idiotas somos nós mesmos de sustentar outra e mais outra ilusão, carregando no colo esse time que foi de mal a pior. Não, não reagimos coisa alguma. Ganhamos de dois miseráveis, dois dos únicos que tínhamos conseguido derrotar antes. Nada além da obrigação e por enquanto alento algum. Se para os jogadores isto pode representar certa tranquilidade, pra torcida de olhos abertos e já vacinada, não!

Renan Ribeiro: Assistiu ao primeiro tempo de camarote. Os poucos riscos que teve, espantou com qualidade.
Mancini: Jogou bem no primeiro tempo. No segundo cansou e se perdeu em campo.
Réver: Quando tá tranquilo é uma coisa. Quando cisma que tem que resolver tudo, o desastre fica próximo.
Leonardo Silva: Considerando o pouco trabalho, jogou bem.
Richarlysson: Como todos os laterais, precisa treinar cruzamento. Foi bem na defesa.
Pierre: Ainda é cedo pra cravar a titularidade, mas só de comparar com o Toró...
Filippe Soutto: Como o jogo era tranquilo, deveria ter jogado mal. Pra tira-lo da cabeça do Franco. Temo por sua saída pra jogar na famigerada sub-seleção. Precisamos dele é no Galo! Bão de bola demais!
Bernard: Muita movimentação. Tanto que se perdeu.
(Triguinho): Fez o mesmo nada que o Rick no apoio, mas ajudou a recompor a defesa.
Daniel Carvalho: A qualidade a gente já conhece. Resistir aos 90 minutos foi o ponto positivo.
André: Completamente apagado.
(Magno Alves): Apareceu mais que o outro, mas produziu tanto quanto.
Neto Berola: Se ficasse 90 minutos sassaricando daquele jeito já seria útil. Preparo físico nele.
(Guilherme): Por motivos óbvios, não vi.

Cuca: 1 - Bom aprendiz. Viu com o Ricardo Gomes que é preciso algo mais do que simplesmente dispensar um jogador pra mostrar serviço. Atendeu ao pedido do próprio Daniel e o pôs pra jogar.
2 - Macho. Botou o Rick na lateral e obrigou o cara a jogar. Está longe de ser aquele do São Paulo, mas já é diferente do que vinha fazendo aqui. Botou o Mancini na lateral direita e o obrigou também. Claro que ele já não aguenta a pegada de 5 anos atrás, mas nem se compara aos anteriores.

Estou pensando em outra teoria sobre isso. Muita gente vinha falando de complô dos jogadores contra Dorival, Diretoria. Trocou o técnico e tudo de ruim continuava. Complô contra desconhecido? Ao mesmo tempo, as laterais estavam em frangalhos, com todo mundo sabendo que os melhores pra posição eram jogadores de outra (Rick, Serginho, Mancini). Daí o Cuca corta o mal pela raiz. Manda embora os laterais de ofício (Gui-negão e Patric tric). Sem eles assombrando o CT, os citados vão pra posição, sem frescura e jogam bem. Será que, em vez de complô, não haveria certo "corporativismo incipiente"? Os jogadores não aceitando (de uma forma ou outra) jogar no lugar "que já tem dono"? Aquela coisa de coleguinha de escola proteger o amigo, sabe? Agora não tem jeito. Não tem ninguém e se ele não obedecer, o patrão manda embora. Aí o cara mostra que desde sempre poderia estar lá. Eu heim.

Tão tá. Não tem nada pior do que ver o Galo ser humilhado como foi no primeiro turno... Peraí. Tem sim. O Galo ganhar 2 seguidas de time feio e ver a torcida comemorar com foguetes e com palavras ridículas por aí, achando que o time voltou com tudo e que será "campeão".

Aos fatos: Avaí não jogou e foi até mais competente pra marcar gol, hehehe. O Galo  chegou a ter 9 finalizações a 0 e dessas 9 a grande maioria ia pro espaço. A primeira bola a entrar foi do Avaí. pra nossa felicidade, no Gol errado. Pressionamos, sim, é verdade. Os catarinenses ficaram acuados sim, nosso meio criou mais. Porém, ainda falta pontaria dos meio campos e principalmente melhor sintonia com os atacantes. O gol necessário ajudou pra acordar o time em outro aspecto. O Avaí precisou ir pra cima e foi. Seguramos a onda, mas muitas vezes pela falta de qualidade do time de lá. As fragilidades da nossa defesa foram amplamente expostas e, fosse um time com jogadores minimamente habilidosos, teríamos sofrido o empate ainda na primeira etapa.

O segundo tempo, felizmente, não voltou trágico. Em primeiro lugar, nada de mudança no vestiário. Por mim, manteria o time sem substituições até que o primeiro morresse em campo. Aí eu tirava o cadáver. Não apostava ficha alguma em qualquer um que saísse do banco, exceto o Magnata. E este logo entrou no lugar de quem - agora que tem um bom parceiro no meio campo - não conseguiu fazer nada. As outras alterações acabaram sendo necessárias, até mesmo a do Gui Bunda. Esta por culpa do Berola, menino que dará um trabalho danado pro Carlinhos Neves. Como promessa é divida, paguei-a de novo. Saí de frente da TV, fiquei ouvindo de longe, corri pra ver o Gol, fiquei na escuridão de um inexplicável apagão aqui em Itabira e no acender das luzes o jogo havia acabado.

Assim como no primeiro turno, o alerta continua ligado. Ganhamos dois jogos disputados contra ninguém. Mas assumo que desta vez foi bom, tanto pelos 6 pontos, como pela dita "moral" que os jogadores precisavam recuperar. Pronto? Então recuperem o futebol. Neste quesito, devem muito ainda.

9 comentários:

Beth Souza disse...

"ver a torcida comemorar com foguetes..." Parece o Super de hoje que, na ficha técnica, disse que o motivo do jogo era "Jogo de volta das semifinais da copa libertadores, estádio olímpico".
Ainda não temos o que comemorar, mesmo porque voltamos pra zona. Os dois últimos jogos foram feios de arrepiar os cabelos do Cuca. Mas espero que sirva para levantar um pouco os ânimos e, no próximo domingo, mostrar a esses baianos abusados quem é o dono do terreiro.

Tom disse...

Constatatatateitions
1- rodada no final foi ruim? foi mas foi boa tb. pra q esta corja continue ligada.
2- DJ foi pro Inter sem levar ninguém da sua troupe. To de olho nele e no desempenho do Inter, muitas dúvidas serão dissipadas.
3 - Alguém viu o vídeo "Kalil fala e faz?" Procurem no youtube e verão quantos dispatares.
4 - o Gus continua craque, vou escala-lo nos meus dois times do meu Cartola.
5- Do jeito que a coisa alavai agora é rumo ao título.

Tom disse...

To vendo aqui no UOL q o Datena pode concorrer a prefeito em Sampa.
'Sugero'caso "sejemos' campeões o que é muito provável que o Kalil para Dono de Minas Gerais.

Jason Urias disse...

Não vi e quase não ouvi. Entre as falhas da rádia na estrada e a atenção voltada para a montagem e passagem de som, ouvi boa parte do primeiro tempo e quase nada do segundo.

Mas também fiquei irritado com os foquetes tanto no jogo contra os paraguaienses quanto nesse último. Não há motivos para comemoração alguma, afinal, 'foguetear' sucesso em não ser rebaixado (como foi no ano passado e, espero, será neste também) é assinar atestado de torcedor de time pequeno.

E isso eu não sou. O time pode até estar pequeno. Meus desejos e ambições pra ele, nunca estarão.

Jason Urias disse...

Ah! Mais uma coisa: muito estranho esse papo de "estava dispensado e voltou pq pediu chance".

Num ficou parecendo que dispensou o cara SEM conhecimento de causa?

Alguém avisa pro Wendel e pro Giovanni Augusto que vale a pena pedir 'arrego', uai!

Eu, hein...

Gus Martins disse...

É, Jason, verdade. Só reforça o quanto o "conhecimento de causa" e os critérios são um tanto quanto sombrios. Por que o Caio está lá ainda?

Tom disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
elianA disse...

A toada está a mesma do primeiro turno: ganhamos de dois molambos e o 'framengo' anda 'com a cabeça já pelas tabelas. Só falta a gente reabilitar essa praga de novo. E a torcida, bem, é torcida com açúcar com afeto, fazer o quê?

Gus Martins disse...

Valeu, Tom... embora eu não seja lá assim merecedor dos elogios...

O negócio é simples assim... mantemos o blog porque não dá mais pra conversar todo dia durante a aula sobre o Galo... aí o buteco mudou pra cá... hhehehe
E o único compromisso é com as ideias que trocamos