domingo, 8 de junho de 2008

Galo no Divã: São Paulo 5 x 1 Atlético MG

Houve duas partidas ontem para o time do Galo. A primeira, foi uma exibição pífia até os 30 minutos, com destaque para os primeiros 15 minutos de ruindade total. A segunda foi o restante do jogo com uma tentativa de recuperar a dignidade... mas longe de mostrar um bom futebol.

Para aqueles que não viram o jogo treino do São Paulo, acreditem em mim. Não vale a pena detalhar as participações individuais do time do Galo, uma vez que todo o grupo esteve péssimo. De qualquer maneira, para não descaracterizar a resenha, segue uma breve nota.

Juninho: Mesmo sem ser culpado, tem que aprender a não ficar adiantado o jogo todo. Quem é boleiro sabe o porquê.

Coelho: No 3-5-2 do gallo, era pra ele ficar avançado. Mas na 'primeira partida não foi'

Welton Felipe, Leandro Almeida, Vinícius. Não sabiam o que fazer em campo. o Welton logo deu lugar ao Beto.

Rafael Miranda e Renan: Esqueceram que não sabem driblar nem dar passes?

Thiago Feltri: NÃO esteve em campo nos primeiros 30 min. Depois saiu.

Petkovic: Sozinho ninguem joga

Almir: Completamente Perdido.

Renan Oliveira: NÃO esteve em campo, porém também não saiu.

Serginho. Não comprometeu, na 'segunda partida'.

Beto: Correu demais e, como primeira impressão, parece ser melhor que o tal Castillo.

Gedeon: Pouco tinha a acrescetar àquela altura... e pouco fez.

O Brasileirão começou. Agora sim o galo teve pela frente um adversário digno de comentar e escancarar a realidade atleticana. O time do Galo, para quem acreditava que iria brigar por vaga na libertadores ou algo parecido, mostrou que é nada mais que uma reedição daquela equipe de 2005. Sim, o caminho é novamente a segundona. Talvez o pior não aconteça porque, se observarmos as demais equipes, tem muita gente brigando pra ir (ou voltar) pra lá.

Tudo começou com uma escalação do Geninho. Sim, parece que foi ele quem deu as dicas para o Gallo que, inocentemente, aceitou. Um time de 3 zagueiros completamente perdidos, sem noção nenhuma do poder ofensivo do São Paulo. E para os desavisados, quando falo em poder ofensivo, não digo atacantes, apenas. Mas, volantes que têm coragem de chutar e o fazem muito bem. Laterais que estão sempre presentes na linha de fundo. Foi desatento a essas coisas que o Galo de cara levou 3. Dois chutes de fora e uma tabela que deixou a zaga com as calças na mão enquanto o São paulino finalizava pro fundo das redes.

De acordo com o Gallo, o sistema 3-5-2 favorecia a subida dos laterais. Isso funcionou contra a portuguesa (contra ninguém). Entretanto, o lateral esquerdo escalado foi o Feltri. Será que o Gallo não sabia que ele não daria conta? Tanto não deu, que saiu. Do outro lado, o Coelho sem saer o que fazer com a bola. Nem subia nem voltava, nem marcava.

Do meio pra frente, foi de doer. O pet pegava na bola atrás e não tinha pra quem lançar. Se estava na frente, a bola não chegava. O Almir só corria. Renan Oliveira fugiu do jogo o tempo todo.

Após os 3 gols, o Gallo, se tinha errado na escalação e armação tática, trouxe-nos um alento. Não é bobo e também não é burro. Pode ter errado, mas percebeu isso e tentou amenizar. Duas substituições no primeiro tempo, não é qualquer treinador que faz. Reorganizou o time, que voltou pro segundo tempo tentando jogar futebol. Mas aí o SP com 4 gols de vantagem não deixou. E administrou o jogo.

O que há de mais importante nisso? O galo é um time extremamente fraco. O Gallo vai ter que tirar leite de pedra. Parece que realmente está tentando isso.

Mas adianto e vou chover no molhado: Com esses jogadores contratados por essa diretoria, o time não sairá nunca das últimas colocações.

3 comentários:

Herberth Mendes disse...

Realmente não posso falar muito porque não acompanhei o "jogo treino do São Paulo", mas quando um placar mostra 5 x 1 é sinal de a coisa tá mais do que feia; ainda mais que o SP não vinha jogando nada esse ano. Só pra pensar um pouquinho, foi o primeiro dos chamados times de ponta que o Galo enfrentou até agora, afinal, juniores do Flu, Goiás,o xará do Paraná e a Lusa não me parecem lá muito perigosos. Outro ponto para pensar é que a tabela desse ano é o inverso da do ano passado, os "pesos pesados" (se é que isso ainda existe) tão ficando pro final, então recuperar-se depois fica mais difícil. Apesar disso, o Gallo ainda está no início dos trabalhos e merece um pouco mais de tempo (se não ganhar do Ipatinga pode cair fora). E como alguns prometeram, esse centenário vai ser mesmo inesquecível (cada vexame é mais histórico que o outro).

Jason Urias disse...

Gus, acho que o Geninho deixou mesmo recomendações ao Gallo e uma delas é: "Não escale centroavantes".

O Almir é centroavante? O Renan Oliveira é centroavante? Essa leva de técnicos do Galo devem sofrer da síndrome do 3-7-0.

Agora, o Pet vem dizer que "eles foram felizes e deram sorte". Como um time faz 5 gols por sorte?

Ah, Gallo! Nããão! Nããão! Não diga mais essa palavra! Não reedite nosso pesadelo! "Estamos num momento de reequilíbrio”.

O que o técnico quer dizer com isso? "Temos de trabalhar a questão psicológica para fazer diferença fora de casa". Qual será a definição de "questão psicológica" e como será que ele pensa em realizar este trabalho?

Agora, como disse o Gus, começou o Brasileirão. Agora, terminou (agora...), espero, a fantasia da libertadores, até mesmo da Sul-americana.

Ziza, Alexandre, não se iludam e não tentem nos iludir. Isso que vocês chamam de time, já está mais que provado, não passa nem perto da turma da pelada da sexta-feira.

Jason Urias disse...

Assim como nós fazemos somos partidários da campanha "fica Fábio", eles devem ser da campanha "fica zaga do galo"... Pelamordeus! Que zaga horrorosa!