segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Galo no Divã: Fluminense 1 x 0 Atlético MG

Listening to: Dream Theater. "Trapped inside this octavarium... trapped inside this octavarium!". Hoje meu nome é preguiça. Estou morrendo de sono, dormi muito pouco no fim de semana. Ontem não tive ânimo pra nada e hoje estou com uma cara de monstro danada. Olheira, cara inchada, e tudo o mais. Preguiça e feiura. Se eu não tivesse assumido que esse sou eu, qualquer um poderia pensar que estou falando do time do galo.

Deixarei os detalhes individuais para o Jason, caso ele queira perder o tempo falando de cada um.
Como só vi o primeiro tempo e o segundo só ouvir (e os radialistas sempre vêem jogos diferentes do que eu), não posso falar por toda a partida.

Mas destaco alguns. Leandro Almeida completamente perdido em campo. Sem ritmo, saia da zaga toda hora e sempre voltava cometendo faltas. Renan. Não é bom volante. Muito menos lateral esquerdo. Tudo bem, o César Prates é um animal. O Calisto não mostrou nada ainda. Mas, no jogo passado foi um da base pro banco. E não entrou. O Marcelo podia começar a apostar né. Os mesmos erros não valem a pena a insistência (incluindo o Feltri, viu Jason!). Jael. Falaram muito mal dele. Pô, todo mundo sabe que ele não é craque. Mas no setor ofensivo é o que deu mais certo ate agora e ainda tem boa perspectiva.

Primeiro tempo péssimo. O time numa preguiça danada, tocando a bola no campo de defesa. Coisa de time pequeno, time de várzea. E ficou assim até os 30 minutos, quando começou a ameaçar o horroroso time do Flu. Demoraram meia hora pra perceber que os cariocas não tão com nada e partir pra cima. Mas o Galo também não tá com nada... daí ficou aquela partida feia demais.
A consequência disso veio no segundo tempo né.
Preocupante: O Marques conseguiu se destacar, mesmo jogando mal. Isso é um péssimo sinal. O melhor jogador em campo é um velho que não corre, joga mal e mesmo assim é melhor que a maioria dos demais. Onde esse time vai parar?

Como dizem os antigos do interior... se cair, do chão não passa.
E a minha cara já está no chão.

2 comentários:

Jason Urias disse...

Bom, aos detalhes, então:

Édson: Aquele mesmo trem...
Mariano: mostrou muita disposição para atacar, mas falta técnica. Chegou várias vezes à linha de fundo, mas aí, coitado... Na defesa, ele joga na defesa?
Leandro Almeida: sumiu aquele zagueiro que jogou pacas com o Leão. O gus tem falado bastante de sua lentidão, muito mais do que qualquer coisa. No lance do gol, ele (e o Marcos também) estava marcando a bola.
Marcos: Não jogou bem. No lance do gol marcava mais a bola do que o lance. Estava na cara que o Washington (assim mesmo?) faria aquilo. Mas não foi(ram) o(s) único(s) a vacila(rem) no lance.
Renan: Horroroso! Só porque o cara chuta de canhota o povo acha que pode jogar na lateral esquerda. Lateral que se prese TEM que ir à linha de fundo criar jogadas de ataque, TEM que saber cruzar uma bola na área, TEM que saber marcar quando o time é atacado. E o Renan não tem nada disso. Se há um lateral esquerdo no banco, pra que improvisar, Marcelo? A única vantagem do Feltri é que ele não deixava avenida ali. Tudo bem, não sabia cruzar nem atacar, mas nesses tempos de goleadas, quanto menos espaço, melhor...
Rafael Miranda: raçudo. Mas o futebol que fez com que o Luxa e o Leão olhassem pra ele tá meio sumido...
Serginho: Afoito demais. Tá achando que é craque. Deve ser o convivência com...
...Márcio Araújo: será que ele tá achando que nasceu na sérvia? Alguém tem que falar com ele, uai! Apesar disso, fez algumas boas jogadas de ataque e penetrações na área do Flu. Mas, na hora de ajudar a zaga...
Pet: No conjunto da obra, foi o mais coerente. Apesar de (novamente) ter prendido muito a bola em alguns momentos, tem consciência de grupo e se matou pra ajudar na defesa ali pelo meio. Num precisa dizer que é o mais lúcido.
Marques: A Itatiaia (leia-se Willy Gonser) fez muito auê na partida do Marques. Num jogou tudo isso que disseram e não estava criando tanto problema assiiiiim não. Mas criou algumas boas jogadas. Se irritou ao sair. Uai, Marques, se você acha que aguentará jogar quarta e domingo, fala isso para o técnico uai! Acho que ele deve estar pensando nisso, quando te tira do jogo.
Jael: ele não é craque mesmo não gus. Mas o problema é que, neste último jogo, achou que era. E avacalhou umas três ou quatro investidas boas do galo. Muito barbantinho, procurou o drible (recurso muito útil primeiro, pra que sabe dar e, segundo, no momento certo) em momentos que deveria ter passado a bola. Esta deve ser a terceira partida que ele se comporta assim. Realmente é um atacante que deu certo ali no ataque e ele já mostrou que sabe fazer gols. Mas que seja consciente, como era o Guilherme, que seu negócio é fazer gols. Show, só R. Gaúcho, Sancho Pança, Robinho. O Jael está a anos luz disso...
Rafael Aguiar: Entrou no lugar do Marques e se esqueceu que é jogador de futebol. Ao menos era pra ser. Jogou mal e não incomodou a zaga do Flu.
Lenílson: Eu ainda acreditava, coisa de "puta" mesmo, que o Lenílson poderia render alguma coisa nesse jogo. Aí, levou uma bola pra linha de fundo. O que se sucedeu daí, me recuso a descrever. Já gastei toda a paciência com o Feltri (estou falando de ataque, hein gus?!?!). A minha sorte é que esto aprendendo técnicas de respiração Ioga que têm ajudado bastante na manutenção de um estado de humor razoável...
Tchô: Não me faça queimar a língua, rapaz! Me ajuda aí uai!

O jogo foi mediano. Os dois times tiveram mais o menos o mesmo domínio do jogo, isto é, cada um mandou no jogo em determinado momento. Determinado não. O Galo teve o primeiro tempo e o Flu, o segundo. Acontece que o Galo teve boas chances também no segundo tempo. O problema é que o time morou no ataque mas "não soube traduzir isso em gols" (sempre quis usar esta expressão!). O Flu aproveitou a chance que teve, das pouquíssimas que teve.
O Galo ainda mostra muita desorganização no meio de campo. Os volantes não ajudam a zaga quando os laterais sobem (?), com exceção do MA, em alguns momentos. O Pet e o Marques também não sacaram que os dois jogando pela esquerda (mais ainda com o Renan avacalhando) não vai dar certo. Acho que por isso o Galo apresentou grande carência criativa e aí, o ataque ficou prejudicado. Claro, isto NÃO justifica as más atuações do Jael e de todos que já citei.
Mas apesar de tudo, o Galo merecia, senão a vitória, ao menos um empate. Não tivesse sido, novamente, tão medíocre, estes teriam sido três pontos fáceis e merecidos.

Jason Urias disse...

Puta que pariu! Tenho que me acostumar a revisar o texto ANTES de publicá-lo. Foi mal aí as intermináveis redundâncias e falta de letras...