quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A covardia permeia todos os fatos

Do Superesportes. Foi assim que ele tratou o galo e a torcida.

Não só a covardia. Mas a hipocrisia também.
Até na hora de dar o fora, sentimos esse cheiro fétido no ar.
Pois é, meus caros. O falastrão renunciou à presidência. Até aí tudo bem. Embora nossa pequena enquete tenha mostrado que aqui no blog não colocamos toda a culpa dele, vou me utilizar das palavras do kalil que ontem concedeu entrevista à Itatiaia. "A saída dele não vai fazer diferença nenhuma. Ele não faz diferença nenhuma, assim como o conselho também não faz".
Pois é. Não é a solução. Mas, já vai tarde!
Nunca fez o que prometeu. Óbvio que não era fácil. Mas por que diabos fizera tantas promessas?
E por que covardia e hipocrisia? Porque inúmeras vezes esse cara foi questionado. Enquanto presidente de um clube da grandeza do Galo, ou sustentasse sua posição, ou saísse antes de fazer as merdas que fez.
Na última sexta, questionado novamente no programa Minas Esporte, falou com todas as letras que ficaria até o fim do mandato e que não temia nenhuma pressão.
É, amigos. A saída foi reflexo de todo o período que esteve jogando ainda mais nosso clube ladeira abaixo.
Não o apoiei em momento algum, muito pelo contrário. Sempre critiquei bastante. Então alguns poderiam pensar... "ah, o GUs deveria estar feliz agora".
Não. Não estou. Estou ainda mais indignado.
Indignado porque temos em todos os níveis hierárquicos do clube pessoas indignas.
E no mais alto nível o pior exemplo.
Sua atitude foi compatível com tudo o que temos criticado aqui. E que está longe de parar.
Desejo a ele tudo de pior possível.
E que o galo crie forças para se recuperar.

7 comentários:

Jason Urias disse...

O galo é, atualmente, um verdadeiro barril de bosta. Cheio até na tampa.

Cheio de cretinice nos níveis mais variados. Do presidente aos conselheiros.

Cretinice crônica que colocou o galo nesse barril de merda.

Não poderia haver momento mais oportuno pra toda essa confusão. Agora é "ou vai ou racha". Ou muda essa merda ou fecha as portas. Que isso tudo seja motivo pra reflexões tão profundas quanto a lama em que o galo se meteu(mos).

E, quanto ao Ziza, não é de se surpreender que tenha dito uma coisa na TV outro dia e hj tenha renunciado. Afinal, não é do feitio dele cumprir o que promete...

Unknown disse...

Hoje escutei um comentário do Ricardo Guimarães, que resume tudo o que eu quero falar. Depois do comentário explico porque ele NÃO é uma crítica a quem escreve aqui ou pensa igual.
O comentário é assim: "O problema de quem faz a pressão, é que não tem a resposta."
Nós torcedores não temos a mínima noção do que é ser presidente ou diretor de futebol do Galo, pois somos apaixonados pelo Galo e estamos cansados de ver este time medíocre que não ganha nada. Por isto somos os únicos que não somos totalmente "culpados" por esta pressão. Afinal é nosso dever. Mas dirigente que faz pressão tem que saber melhorar e nenhum nunca sabe.
E, cá entre nós, deve ser uma merda dirigir o CAM. Quem não apelaria, como o Ziza fez, desdizendo tudo que disse, que aguentaria a pressão e etc?
Lembro que em trabalhos em grupo na faculdade, sempre tinha um bostão que não fazia nada e ainda reclamava que num tava ficando bom. Dava vontade de mandar tomar no c... e dizer: "Faz melhor."
Acho que este foi o desabafo do Ziza e, será que foi realmente covardia? Ou será que é covardia ameaçar a família dele, como justificativa pra uma administração ruim? E, por sinal, me aponta uma boa administração do Galo nos últimos tempos...
Só uma notícia de bastidores, um dirigente do Galo teve Herpes Zoster recentemente. Doença que ataca devido a queda de imunidade. E vocês psicólogos sabem bem que estresse e depressão levam a queda na imunidade.
Reflitam... Pois eu não gostaria de assumir esta barca furada que é o time do Galo, com uma torcida carente de bons times como somos.
Abração a todos
Felipe

Alexandre Silva disse...

A contrário de vc, Eu apoiei... tem um texto meu no blog da Comunidade que fala disso, vou procurar lá e botar o link aqui pra vc ler os motivos...
Mas já tava mais do que na hora. Mas não vamos negar que preocupa. Agora é a hora, ou vai ou racha de vez. Se alguém sério assumir e limpar o clube vai, se cair na mão de mais um aventureiro... aí sim estamos perdidos. Só sei que nessa quinta feira, eu que nem jogo do Galo mais via ou ouvia neste ano, saí com meu manto sgrado, e vários outros aqui em Divinópolis fizeram os mesmo. Pq o Galo é Nosso!! Eles passam... a gente fica!!
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Alexandre Silva disse...

O link é esse aqui

http://comunidadedogalo.blogspot.com/2008/05/o-mesmo-clube-os-mesmos-erros.html

Há mto tempo atrás...rsrs

Gus Martins disse...

Concordo com você, Felipe.
E, não por acaso o meu post mais ou menos desconexo teve também um tom de desabafo.
Concordo com você, porque nossa enquete aqui, pelo menos pra mim, colocou à prova uma ambivalência danada!
Porque é inegável que o ziza buscou sim resolver algumas pendegas administrativas que nem foram causadas por ele.
Por outro lado, pesou muito mais covardia. E não é covardia por renunciar. Não é por esse fato.
Ele se mostrou covarde porque quis enfrentar situações reais de maneira surreal.
Ele se escondeu atrás de palavras sedutoras para a torcida, mas sem sustentação pessoal e administrativa.
Não seria melhor ter assumido a impossibilidade de resolver os problemas e escancarar para a torcida que o ano do centenário seria o ano de começar do zero? com zero títulos, zero tudo?
Sim, provocaria de imediato uma frustração na torcida, mas poderia implica-la ainda mais em sua responsabilidade.
Mas não. Ele preferiu o covarde caminho da ilusão. De se enganar e enganar o torcedor. (este só caiu a ficha agora, com os protestos...).
Por isso sua saída também foi covarde. Porque se escondeu atrás de palavras que não sustentou, como é bem do feitio dele... como disse o Jason.

Ontem um dirigente do Palmeiras disse algo assim. É compreensivel a agressividade (não violência) da torcida, que é apaixonada. E fazer oposição.
O que não é admissível é quando a oposição política se opõe ao clube e não à administração.
Talvez isso esteja ligado ao que você falou a respeito do RG. O conselho do galo não se opôs à administração do Ziza, mas à pessoa do Ziza e ao Galo. E cito mais uma vez o kalil. Nenhum dos 2 faz falta.
O Ziza criou respostas falsas e uma hora não deu mais conta de sustentar.
O conselho nunca tem respostas pra nada e não ajuda. E aí o RG tá certo mesmo. Agora que o clube está sem presidente, o que circula de notícias é que o conselho não sabe o que fazer. Então por que se opôs?

Sim, é um alívio a saída do Ziza.
Mas a angústia está longe de terminar...

Gus Martins disse...

Alexandre,
Você citou o São Paulo, a partir de 1991.
Minha memória de futebol é meio fraca então não falarei de datas. Mas em nossas inúmeras discussões de futebol, meu irmão, do outro lado da lagoa, que é mais vivido no futebol sempre cita este clube também. Porque antes desses títulos que você citou, ficaram uma cara sem ganhar nem campeonato de bolinha de gude. Por que? Porque se dedicaram à reestruturação do Morumbi e investimento na base. Tudo isso devidamente falado para a torcida. A diretoria disse que não ganharia nada e não ganhou. Disse que faria o melhor estádio e a melhor base e fez. A longo prazo, sim. Gerou anos sem vitórias, mas o resultado todos vemos hoje.

E o galo? Há tanto tempo sem ganhar nada e sem uma atitude que justifique.

Outra frase de seu artigo me fez lembrar um assunto que queria retomar aqui.
"É preciso parar de viver do que já passou. ÉPOCAS PASSAM. Aprender a aceitar isso, é sinal de evolução."

A renovação é fundamental. Não só de pessoas, mas principalmente de idéias. E nesse caso, acho que o Galo vive um sofrimento histórico que é a falta de Ética!
E não há ética sem renovação.
Ainda que as pessoas estejam dispostas internamente a repensar as próprias concepções (o que é raro), não é suficiente.
Novas idéias precisam circular. Para isso, outros discursos precisam ser ditos, escutados, reelaborados.
Em um conselho deliberativo (que não delibera nada) completamente ancião (de idade e de idéias) essa ética beira a impossibilidade.

Acho que é uma outra idéia que precisa amadurecer. Como exercer a ética no galo...?

Abs a todos!
E continuemos elaborando!

Jason Urias disse...

Pois é. Se o Ziza tivesse jogado honestamente com a torcida, além de implicá-la teria sido mais ético a respeito da real situação do Clube. Aproveitar esse rito de passagem que é o ADC teria sido uma jogada extremamente inteligente.

Não criaria expectativas exageradas e, principalmente, teria sido muito coerente com a realidade. Começar do zero, nesta situação, teria sido uma tentativa muito bem consolidade de reerguer o galo. Por isso eu disse que não há melhor momento para mudanças.

Mas, não, optou-se pela mediocridade e pela burrice.

Eu quero acreditar na coincidência do mandarim (acho que já disse isso antes): na escrita dessa língua, CRISE e OPORTUNIDADE se escreve exatamente do mesmo jeito. Deve ser daí que vem o ditado, também chinês, que diz a mesma coisa.

E, gus, que nós, a torcida, saibamos aproveitar a energia desta angústia pra construir/elaborar uma nova forma de SER torcedor.