domingo, 12 de outubro de 2008

Galo no Divã: Flamengo 0 x 3 Atlético MG

Fale-me mais sobre isso...

Esse é o time que eu poderia ter visto há muito tempo. E que quero continuar vendo.(Foto Superesportes).

Devido ao meu inveterado compromisso com a cachaça, perdi uma boa parte do jogo. Só assisti ao primeiro tempo e os 10 minutos finais do segundo. Portanto, tudo o que será dito aqui se refere apenas a esses momentos.

Juninho: A segurança de um interfere na tranquilidade dos demais.
Marcos: Depois da saída dos badernistas, passou a jogar bem melhor.
Leandro Almeida: No primeiro tempo, pouco exigido.
Shelson: Limitou-se à defesa. O que fez bem.
César Prates: Dentro das limitações, ajudou o time.
Márcio Araújo: Não produziu no ataque, mas foi dinâmico na defesa e lá ajudou bem. Méritos nesse jogo.
Elton: Um pouco afobado, talvez com medo da camisa adversária. Mas não comprometeu.
Renan Oliveira: Destaque do time. Jogando na posição certa, começa a mostrar que tem algo a oferecer.
Pedro Paulo: Boa movimentação, mas faltou aquela presença de área, que se espera de um grande centro avante. Há que se investir ainda no garoto.
Castillo: Dos milhões de chutes que tentou desde que chegou ao galo, acertou o mais difícil. Méritos pra esse momento. Mas é preciso muito mais.

(Os reservas): Como só vi 10 minutos, não tenho como analisar.

Marcelo Oliveira: Destacou durante a semana por querer mexer no time. Negativamente porque apesar do que vinha dizendo, não tirou o Márcio Araújo de titular. (ainda tenho minhas restrições a este). Positivamente porque mudou de idéia quanto ao ataque e manteve o Renan como meia. Escalou um ataque com atacantes.

Parece que o espírito alvinegro resolveu imperar lá pela cidade (nem tão) maravilhosa. Muita garra, ousadia e vontade de vencer, vencer, vencer. De imediato, acho que a saída dos badernistas realmente teve um efeito no time. O próprio capitão, na época, disse que vinha dizendo aos mais novos que não podiam ficar nessa vida. Isso me leva a pensar que (como todos nós sabemos) algo de mais podre anda acontecendo por lá, mas que não é dito. E quando é a gente logo vê as consequências. É igual ranca. Quando um começa a avacalhar, os outros deixam de jogar. E novamente, méritos pra postura do Marcelo que disse "ou eu ou eles". E prevaleceu o grupo do galo, de quem parece querer fazer algo, apesar dos (muitos) limites.

Para além dessa conclusão simplista...

...quando vi os minutos finais do segundo tempo, fiquei surpreso. O time tocava bola de um lado para o outro, sem querer saber de mais nada. Até aí, tudo bem, vitória consolidada, poupar a equipe, etc... Mas, nesse momento, o mengo, ainda que sem muita pretensão, foi contudo para o ataque e teve lá 3 ou quatro boas oportunidades. Por pouco o galo não sofreu gol. Me questiono, então, por que o galo escolheu (Sim, escolheu!) jogar de forma covarde por tantas partidas. Durante a maior parte do campeonato o time se comportou como nesses 10 minutos. E o resultado é nossa posição na tabela.
Mas o mesmo time, com postura diferente, mostrou um futebol bastante agradável (dentro das possibilidades) nas duas partidas contra o palmeiras e nas duas contra o mengo. É verdade que dessas quatro, ganhou apenas esta, empatando duas e perdendo uma. Mas foi um futebol que, contra outras equipes, prevaleceria com mais facilidade. Então, isso me intriga. Por que o time, nos outros momentos, não escolheu jogar o futebol que deu um baile nos rubro-negros?
*Apesar dos elogios merecidos por essas 2 últimas apresentações, não pensem que estou satisfeito, pois, por motivos óbvios, não estou.

Fale-me mais sobre isso...

3 comentários:

Anônimo disse...

GUS, também não tenho muito que incrementar aqui, pois estava eu a sua Cia na cachaça... Mas havíamos já percebido essa melhora na desenvoltura disciplinar do CAM na partida contra o Palmeiras e que por tal fatalidade não tínhamos condições de segurar o time de Luxa com um a menos, talvez nem com os 11. Mas a resposta mais plausível no quesito da qualidade disciplinar tática do CAM pode ser sim isso que você comentou e que o Marcos já havia dito anteriormente. O mau comportamento de uns atletas interfere em todo um grupo, pois é como você estivesse em sua corporação dando o máximo enquanto o companheiro ao lado que recebe mais e tem maiores responsabilidades e estivesse levando a vida com diversão, chega uma hora que ninguém agüenta. Gente eu tenho a sã consciência de que esse não é o único fator do clube, mas isso ajuda muito na irregularidade, não precisa ter um timaço para poder ficar no G8, ou vocês esqueceram-se de quando o campeonato era de outra forma onde que os oito primeiros classificavam. O Galo na maioria das vezes estava dentro ou perto e não na rabera como tem sido nos últimos tempos.

Unknown disse...

Méritos a quem merece. Ontem o time do galo jogou o que poderia ter jogado o campeonato todo. E isto que mais dá raiva da atual condição do time. O time do galo continua sendo fraco, mas (quase) todos os outros tb são. Então poderíamos estar disputando, quem sabe, uma vaga na libertadores.
Pois é, então sobre os jogadores.
Juninho: segurança que o Édson não dá.
Sheslon: se deu bem com a gandaia do Mariano, está se mostrando um lateral eficiente (melhor na marcação que no apoio).
Marcos: cá entre nós, marcou muito bem ontem e até arriscou umas ligações diretas com o ataque q funcionaram.
Leandro Almeida: completou a zaga e ainda fez um golzinho oportunista.
César Prates: marcou bem, mas continua errado muito passe e esticando umas bolas totalmente sem noção.
Serginho: foi muito bem, marcou bem e fez bons ataques, com o do gol.
Márcio Araújo: ao contrário de vocês, confio nele, espero que ele continue assim. O terceiro gol teve participação dele.
Élton: vai acabar ganhando lugar no time. Mas ainda sem ritmo de jogo.
Renan: sem comentários, comeu o c. dos menguistas.
Pedro Paulo: correu muito, mas perdeu gols feitos e isto não pode.
Castillo: GOLAÇO, nunca mais ele repete isto. Mas mostrou muita inteligência tb em outros lances do jogo, como os toques de calcanhar pra um gol q o Renan perdeu e pro 3o gol do Galo. Garantiu caga pro clássico (pelo menos).
Pet e Tchô não mostraram muita coisa, apenas o Rafael q manteve a boa marcação do time.
Marcelo, espero que a postura dele fora de campo esteja entrando em campo. também gostei qdo ele falou "ou eles ou eu".
Abração a todos,
Felipe

Jason Urias disse...

A maior parte das críticas que temos feito, aqui, sobre o Márcio Araújo é que ele não consegue dar um passe de 2 metros. Mas ele é um bom jogador que, quando quer jogar bola, consegue algum destaque.

Aliás, isso já foi dito, esse time que quis jogar bola mostrou que as coisas poderiam estar um pouco melhores.

Pra mim, que não vi o jogo, a maior surpresa foram os relatos de que ele jogou bem. Eu estava intrigado por ouvir o M.O. dizer que o Calisto "é um jogador muito técnico" e coisetale. Técnica que a gente não tinha visto ainda. Mas, como o Gus falou, precisa de muito mais pra convencer.