segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Galo no Divã: Palmeiras 3 x 1 Atlético MG

(com muito atraso...)

(Este já não tem mais 18 anos. Não tá na época de fazer isso. Foto do Superesportes)

Tudo diferente, mas com o mesmo final. Muita movimentação, expectativa de mudança, muita gente dizendo q teria atitude diferente. Mas não teve jeito.
Aqui em Itabira, teremos por mais 4 anos o mesmo prefeito. Enquanto isso, a gente vai se divertindo com nosso pão e circo dos gramados. Ou vamos tentando.

Juninho: Boa presença. Fez defesas que o outro não faria. Não teve culpa en nenhum dos gols.
Shelson: Começou bem. Mas bastante inseguro. Típico de quem está sem entrosamento e foi chamado de última hora. Deverá ter outras oportunidades.
Marcos: Mais entregue no jogo. Colaborou com a defesa.
Leandro Almeida: Bastante esforçado, porém ainda perdido.
César Prates: Contribuiu. Para um dos gols do adversário.
Serginho: A disposição não compensou a falta de técnica (que é de todo o setor).
Márcio Araújo: Deve ser filho do Marcelo Oliveira.
Elton: Não apareceu no jogo. Mas compos bem o esquema defensivo do meio.
(Denílson): Tentou fazer o mesmo. Mas o time já estava perdido.
Renan Oliveira: Estava se movimentando e participando bem Substituido erroneamente (mais uma vez).
Raphael Aguiar: Sem comunicação com o meio, não fez nada.
Marques: Estava bem até fazer o improvável e absurdo.
Jael: Não jogou nada. Ficava no meio campo. Que centro avante é esse?
(Castillo): O mesmo de sempre.

Marcelo Oliveira: Deve ter contribuido para a mudança de postura. Mas continua mexendo muito mal. (não falo da escalação do Marcio Araújo, porque nem precisa mais...)

Tudo diferente, mas com o mesmo final. Muita movimentação, expectativa de mudança, muita gente dizendo q teria atitude diferente. Mas não teve jeito.
Sim, penso que essa introdução também serviu para o jogo de sábado. A atitude do time era outra. Marcando em cima, com muita disposição e tentativa de superar as próprias limitações. Quem gosta de falar muito, por exemplo o Marcos, acabou fazendo jus às palavras e deu muito sangue em campo. E o Marques, que não vinha jogando nada, começou bem. Porém, este que como pessoa é uma figura sensacional e como atleta é exemplo de 'bom comportamento', caiu na bobagem de fazer o que ninguém esperava. Em um lance de ranca, jogou fora tudo o que estava acontecendo até aquele momento da partida.
Nem a boa jogada que fez, resultando no gol do Renan, valeu para desculpar esta falha infantil de por a mão na bola. Depois da expulsão, o time tentou se manter focado na boa marcação que desempenhava. Mas aí prevaleceram alguns fatores. A incapacidade técnica não seria mesmo superada pela raça quando faltassem pernas ( e de cara faltaram 2); O time do Palmeiras é bem melhor; O Luxemburgo é meio time. Contra isso, realmente fica difícil. (há ainda o fator arbitragem que está em discussão em outro tópico).
Disso ficam algumas questões: Por que o time do galo consegue jogar bem, além dos seus limites técnicos inegavelmente fracos, contra times bons, como aconteceu nas duas partidas contra o Palmeiras? E, por que isso não se repete contra os demais, de quem poderíamos (deveríamos) ganhar?
O que há por trás da infantilidade do Marques?
Marcelo Oliveira: Tem falhado muito. mas existe um pouco de esperança. Se ele fizer valer o que disse sobre os traidores Mariano, Lenílson e Calisto. Se ele cumprir a palavra de que estes estão fora, é um começo (tardio, é verdade) de que uma atitude séria é necessária. E que tem efeitos. Não sei se exagero em achar que os efeitos já apareceram em campo. No time que é fraco, mas que lutou, e principalmente não se acovardou.
Mas o final foi o mesmo. A derrota, apesar de tudo era prevista. E fico menos indignado. Por enquanto...

3 comentários:

Jason Urias disse...

Gus, discordo de algumas avaliações. A do Márcio Araújo, por exemplo. Justiça seja feita, foi um de seus melhores jogos no campeonato. E digo isso sem medo algum de ser exagerado. Porque, como a média dele variava entre horroroso e péssimo, a partida mediana dele sábado leva à esta avaliação. Ele jogou bem até demais, marcando bem o lado direito do campo, auxiliando o sheslon (que começou razoavelmente bem, defendendo mais que atacando - até pq, era o leandro a quem ele marcava...) na defesa e atacando bem pelo meio e pela direita.
Veja que o conceito de "bem" e "boa partida" para o M.A. é totalmente contextual, como já disse acima.

Acho que o Raphael Aguiar fez um pouquim mais que nada... De aprontar uma correia no ataque do parmera e, assim, manter a bola longe da meta do juninho a tomar aquele drible do Denilson, depois de ter corrido com ele desde a linha de fundo do palmeiras...

O Jael, putz, "Não jogou nada" demonstra seu maior equívoco. Ele jogou muito. Atrapaou o galo como nunca se viu depois do que o César Prates andou aprontando! Bicho, ele avacalhou ao menos 4 contra-ataques do galo, quando poderia ter passado a bola com rapidez para companheiros mais bem colocados. Impressionante a "barbantice" dele! Poderia ter sido mais generoso nesta situações o que, provavelmente, criaria algumas chances mais próximas ao Marcos do parmera. Então, dizer que ele foi inócuo é demais! hehe

E, quanto ao M.O., quando ele fez a substituição, pensei: "Pô, Marcelo! Aí num tem jeito não uai! Vô te que te detonar lá né!?" Tive a mesma impressão de que ele havia cometido um erro absurdo! Tal impressão só mudou depois que o Renan Oliveira, de viva voz, disse que sentia uma contusão e que eles acharam melhor que ele saísse de campo. Isso me faz pensar que a responsabilidade deve ser DIVIDIDA com o M.O. e não retirada dele por completo. Porque o Renanzim poderia dizer: "sair o caralho! O time tá com um a menos e eu tô jogano bem. Tá doendo, mas é final de campeonato, pô!"

Tá bom, admito, aí já é demais, né?!?!?

Gus Martins disse...

Ah, é... esqueci desse detalhe do Renan. Eu ouvi mesmo ele falano que tá machucado. É, realmente ele ainda não tem banca pra jogar no sacrifício...
O Marcio Araújo é tão péssimo que quando faz algo mais ou menos, pra mim continua péssimo. Hehehe.
Mas enfim... essa partida foi uma exceção, do que tem acontecido até agora.
Espero que o time me dê
mais motivos para ver o jogo com mais boa vontade e mudar essas avaliações.

Breno Souza disse...

Acho que não tenho mais a discursar aqui depois do último post no forum anterior... Só lastimar me resta!!!