segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Galo no Divã: Sport 3 x 0 Atlético MG

O jogo começou aproximadamente às 20h, acredito eu. E não vi a partida. O aquecimento das equipes que começou as 19h 10 eu tive o desprazer de acompanhar. Com o término do primeiro tempo, percebi que o jogo ainda não tinha começado e desisti de esperar.

Imagem tão bela quanto o jogo. Foto: Superesportes.

Horrível!
Deprimente!
Um show de horrores...
Há muito tempo eu não via uma partida de futebol tão ruim, mesmo nesse campeonato brasileiro repleto de times ruins.
Era uma partida que aparentemente não valia nada. E pro Sport não valia mesmo. O time não vai cair pra segundona, já está classificado pra Libertadores e carrega um título espressivo nesse ano. Jogar pra quê?
Boa oportunidade pra qualquer adversário que aspira alguma coisa, aproveitar-se da situação e conseguir uns pontinhos (assim como o flu fez em Porto Alegre).
Mas não. O Galo parecia que também não queria nada. Onde está então aquele papo de que quer a Sul-americana e que a meta era chegar em 7° no campeonato (o que as previsões matemáticas diziam ser possível). Onde está aquele papo de quebrar tabu, de vencer outra fora de casa, de conseguir 4 vitórias consecutivas?
Nada disso aconteceu, mas não foi porque o Sport fez valer sua força jogando em casa. Foi porque o Galo TAMBÉM se recusou a jogar futebol.
E, quando os ponteiros davam suas últimas voltas no relógio, parece que os pernambucanos se cansaram de fazer a torcida de boba logo enfiaram 3. Bem feito.
Futebol é coisa séria.
Ontem o elenco mostrou um resumo de toda a falta de seriedade com que as coisas tem sido encaradas no galo há muito tempo.

Digo mais uma vez. O galo se recusou a jogar futebol no primeiro tempo.
No segundo, eu me recusei a fazer papel de palhaço e assistir aquela bobagem.

Mas, na semana da Consciência Alvinegra, aspirando um novo ano dessa consciência, já temos quase 40000 que não recusam, mas aceitam de bom grado, por qualquer esmola (5 reais...), ir ao campo para NÃO ver futebol.
Eu não vou.
Quando quiserem jogar bola, quem sabe.

7 comentários:

Breno Souza disse...

Pois é meu nobre Gus, estava lendo uma coluna do HUMBERTO PERON que ele intitula como a Tirando os árbitros, confira o que as torcidas estão lamentando no final do Brasileiro. Todos têm o que lamentar, até o o líder São Paulo(Sic). E seu comentário não poderia ser outro: "Atlético-MG
Pelo menos o time escapou do rebaixamento, o que seria uma tragédia no ano do centenário do clube, mas é muito pouco para sua grandeza. Se o Atlético-MG não tivesse tido tantos problemas na sua direção, não se contentaria em estar no meio da tabela." Será que ele tem nos visitado? Claro que não tirando as 40000 Topeiras que já adquiriram o ingresso contra o Santos, o resto está careca de saber disso, o que não dá mais para suportar é tanta palhaçada que nos coibe de ficar diante de uma TV. Pintam nossas caras e colocam bolinha vermelha no nosso nariz. Não vejo a hora de acabar esse Campeonato. Nada a declarar sobre os medíocres que visitaram a Ilha do Retiro!!!

Borusso disse...

Tô de acordo com praticamente tudo o que o Gus observou!! Do início ao fim.
Antes pelo menos 10% da Massa possuíssem tal percepção e nível de exigência.

O Galo parecia estar a fim de entrar pro Guinness...levar uma tamancada em 8' não é pra qq um! Tem que ser assaz pipoqueiro.

-- Acorda Marcelo Oliveira! Acorda Kalil! É assim que cês acham que vão ganhar o Torneo em janeiro no Uruguay?

Jason Urias disse...

Breno, eu tenho cá minhas dúvidas sobre a posição do time na tábua de classificação. Não acredito que os problemas da (e com) a direção tenham sido tão determinantes assim.
Ainda defendo a idéia de que, como tudo, o CAM também é um sistema e que, desta forma, cada engrenagem do mesmo influencia e é influenciada pelas outras. Assim, a posição do time da tabela é resultado da competência técnica dos jogadores e da comissão técnica. É resultado da estupidez gerencial pela qual temos sido acometidos e, não nos cansaremos nunca de dizer, da covardia alienada dos muito mais que 40K que compraram ingressos.
A posição do CAM na tabela é reflexo de um sistema adoecido, caótico e desajustado.
Infelizmente.

De resto, concordo absolutamente. E até já dissemos isso. O Atlético é muito grande pra se contentar com o meio do Grid. Mas a maior parte tem se contentado. Comprando ingressos, por exemplo.

Breno Souza disse...

Jason, ainda tenho lá minhas dúvidas se a "influenza" da direção não reflete no estado atual apático do CAM. Falarei porque:
Enquanto se gastava energias com problemas de ZIZA com o Galo, com a torcida, o fato TIME ficara esquecido sem peso nas cobranças, pois os holofotes estavam voltados para outro lado. A direção é total culpada por prometer coisas que não é capaz de cumprir, basta pegar uns posts nosso pra trás que lá falávamos disso, dessa coisa de Pet não querer jogar, de Marques está "lesionado", e outros fazendo corpo mole. Até quando aconteceu aquele caso de demissão em massa e Marcos desabafou. Se a diretoria contrata promentendo algo e que em menos de 2 mêses já descumpri é óbvio que por mais o jogador esteja em fase terminal, vai deixar de jogar o pouco que sabe e com isso os reflexos são notórios. Mas como você mesmo disse e concordo, o efeito de tudo isso é engrenagem, onde um dente quebra afeta todo o sistema e ká entre nós, estamos banguelos a tempo.

Jason Urias disse...

A diretoria tem sua parcela de responsabilidade, sim. Prometer e não cumprir, principalmente já sabendo que não conseguiria honrar as promessas é algo grave. E foi isso que eu disse, também.

O que eu coloquei em dúvida é a centralização do problema como sendo DA diretoria. Não. O problema é DO sistema, ou seja, NOSSO. Da diretoria, da comissão técnica, do time, e da TORCIDA. Dos (agora) 46K que compraram ingressos.

Veja bem: o time leva um sapeca iaiá humilhante, como descreveu o Gus no Galo no Divã, e 46k pessoas comprar ingressos pra "apoiar" (entre aspas devido a teoria do Beth) o time? E o Marcos não estava certo? "Duas ou três vitórias e a torcida estaria de volta ao estádio"! E lá está a torcida, de volta, corroborando o ciclo vicioso extremamente maléfico à Instituição, ao Sistema!

"Lotar" (pq pra quem já viu aquilo lá com 100K, 46 é ficha...) o Mineirão pq o time escapou do rebaixamento? É muita mesquinharia! É muita covardia! É muita putaria!

Há quanto tempo não lotamos o estádio pra incentivar o time a vencer um título que valesse a pena?

Assim, o caos gerencial a qual o clube está submetido influencia, sim, a saúde esportiva. Entratanto, é injusto apontar tal problema como único responsável pelo mar merda que estamos mergulhados.

Isso aí. Abraço.

Gus Martins disse...

A última vez que eu participei de uma "lotação" que valesse alguma coisa de verdade, foi contra o Curíntia...
... aquele que acabamos levando uma sapatada de 6 x 2...
com direito a michel (ou era o ronildo) passeando pela sombra na lateral esquerda...
e guilherme dando show em cima da gente.
Mas as putas não tem vergonha...

Jason Urias disse...

Era o Michel mesmo. O ano era 2002, arquibancada inferior...

Só pra dar uma idéia, o Michel, passeando na sombra, conseguiu fazer um gol. O outro foi do Mancini. 2x2 no intervalo.
http://100anosgalo.blogspot.com/2008/05/20021124-corinthians-sp.html

Pois é né, gus. O problema é exatamente esse. A putaria não cessa.