sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Futebol é negócio. Pelo menos deveria ser.

Foto: Newsfut
Belo Horizonte (Alguém aí arruma um estágio lá, pro Kalil?) - Veja bem como são as coisas: seis anos, três títulos nacionais (porque esse já tá no papo), sexta libertadores consecutiva, mundial interclubes. Esse é um blog (quase) exclusivamente pra falar das coisas do Galo, mas o time referido acima todos já devem saber qual é. O São Paulo.

Os fatos referem-se ao time paulista, mas há muitas lições que podem ser aproveitadas, ainda que para reflexão. O momento pelo qual o CAM tem passado é muito oportuno a reflexões e não vejo problema algum em se "copiar", guardadas as devidas proporções, as ações que têm dado certo em outros clubes, aquilo que tem funcionado e que tem trazido resultado.

Alguns podem dizer: "ah, mas a grana tá em SP e assim fica muito mais fácil fazer futebol". É e não é. Afinal, o Curíntia tá voltando da Segundona e o Santos quase foi (acho que escapa).

O trunfo, verdadeiramente, tem outro nome: competência administrativa. Seriedade na gestão do NEGÓCIO futebol.

Que isto nos sirva de lição, viu "Seu" kalil! Que isto seja referência, objetivo, meta. A existência de um clube de futebol passa, necessariamente, por uma reorganização administrativa completa. Caso isto não aconteça, continuaremos sobrevivendo, "sobre-existindo", comemorando a "permanência na série A".

3 comentários:

Breno Souza disse...

Pois é meu caro Jason, há tempos discutimos sobre esse processo de restauração que tem que haver no Galo. É preciso mudar comportamentos, regras, Gestão ou então sustentamos colocar cinquenta e tantos troxas no estádio gritando bica Galo para uma vaguinha na Sul-americana. É hora de esquecer competitividade e pensar em organização e estrutura, senão vamos para o patamar do América-MG!

Gus Martins disse...

É. Foi claro e direto.
Por hora não tenho o que acrescentar.

Mas aqui sim, eu assino embaixo!

Borusso disse...

De todo club dá pra copiar algo. O crescimento do SP vem sendo cultivado desde os anos '40. Os caras não dão ptº s/ nó.

Mto embora defenda o verdadeiro golero-rogério-artilhero ser o nosso Rogério. O atleticano sergipano da Máquina da Pax!
Ainda acredito(e torço) no Grêmio.

Da seriedade na gestão, o AK-47 realmente não tem passado tanta confiança.
* Revelara, ainda candidato, que o Diretor de Futb seria ele próprio...kd a suuuper eqp que os kalilistas dziam que ele ia montar?
* Estes dias tivemos o Renan Oliveira convocado pra Slç...e não podemos prescindir dele na Pré-tmporada. Tdo dia olho no sítio do club e não vejo a desconvocação.
* Sócio-torc com direito a voto, uma das bandeiras da ATCAM, até agora não tem sido colocado em pauta pela Massa tampoco pela mídia MG.

Vejo o SP fazer as coisas certas há anos e receber elogios. E não vejo nenhum club no Brasil disposto a seguir o modelo de seriedade deles.
Por ex., no Palmeiras 08 deram liberdade total ao Vanderlei...um perigo. E o manager encheu o time de bagres.
Segundo um amigo palmeirense, o Verdão gastou R$20 milhões no ano, ao passo que o S. Paulo gastou 9.

Caro Breno, assustei-me com o esquecer a competitividade, ehehe. Tenho sim, medo do patamar americano. Porém, nossas finanças andam tão sinistras assim?

A Massa tá num pleonástico oba-oba...só que por ora nada do Kalil acenar com as mudanças estruturais que o S. Paulo adotou. Ele poderia começar pela comissão técnica fixa.