segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Entrevistas preliminares: Cruzeiro 4 x 2 Atlético MG

(Desculpem a demora, mas meu sobrenome é preguiça)

Assim começa o processo de análise. As entrevistas preliminares são aquelas nas quais o sujeito traz a sua queixa, retifica a posição subjetiva e constrói sua demanda de análise. É o momento em que o analista faz o diagnóstico, o que orientará a condução do processo. Somente quando se passa por esta fase é que inicia-se a análise propriamente dita, com o paciente fazendo uso do famoso divã. Pois bem. Tracemos então um olhar preliminar acerca daquele esboço de time que se apresentou no último sábado. Antes que o ano comece efetivamente (dia 25/01), vejamos nossas impressões após o primeiro desafio.

Como foi discutido em outra postagem, a falta de entrosamento foi crucial para o time como um todo. Para mim, isto pesou muito para a maioria. Para alguns, o que pesou foi a camisa. A participação do Renan e do Carlos Alberto foram de medíocre pra baixo. Pra eles eu não consigo pensar que foi só o desentrosamento e/ou preparo físico.
Por outro lado, Júnior e Lopes ficaram um tanto quanto apagados. O primeiro talvez por estar fora de posição e o segundo de fato penando com o desconhecimento dos companheiros.
Embora eu acreditasse no triunfo, ficou evidente que as marias estavam muito mais a vontade em campo. Era o time que terminou o campeonato passado e eles sabiam bem o que fazer com a bola. O Galo foi mais força de vontade, mas as faltas se alternavam: pernas, técnica, entrosamento. No fim das contas, o esforço de alguns que se destacaram foi em vão.
Mas elogio o ataque. Parece que teremos um de qualidade este ano. A volta do Éder caiu bem com o Tardelli. O Feltri voltou a queimar minha língua, para o deleite do Jason. Imagino também que com o Leão, o Márcio Araújo deixará de ser meu alvo e voltará a jogar nos tempos que para ele eu só tinha elogios.

No final das contas, ao contrário das minhas esperanças, deu a lógica. Tomamos mais uma coça. Mas esta não valia nada, então nem fez efeito. Paciência. Aguardemos o dia depois de amanhã para vermos se o rei da selva conseguirá retificar algo para que entremos no divã, no sábado, com o pé direito!

Em tempo: No Uruguai havia muito mais torcedores atleticanos do que marias. Obviamente, fazendo também muito mais barulho. O que é legal de se ver, claro, é nossa marca. Mas, lembremos: Se torcida realmente ganhasse jogo, não teríamos levado outra na cara. Apoiar é legal e este ainda não é o momento de crucificar ninguém. Mas olhos abertos não fazem mal!

12 comentários:

Breno Souza disse...

Gus, muito sensato esse seu Galo no Divã/2009. Concordo com tudo que você disse, embora estava eu em Passabém onde não pude acompanhar o jogo pela TV, mas graças a grande parceria da Rádio Caraça com a Itatiaia, pude acompanhar o jogo pelo radinho. Bom, Leão vai ter que mostrar o que ele guarda por de trás daquela juba branca. Ainda estou um tanto quanto otimista com o ataque, parece que esse sim vai funcionar, sem falar que temos Renazinho para poder auxiliar esse setor com sua qualidade que ainda encontra se tímida. Marcos estufa os zóio porque Leão esta pronto para devorar, Renan foi um tanto apático, não pela fatalidade do gol contra, mas sim pelo fato de ter ficado perdido em campo. Alguns jogadores passavam e zuavam Ramires, mas no final das contas que continua afogando é o time do Galo, já se soma 8 derrotas contra as Marias. Bom Torcida eu a escutava a mil e no primeiro gol do Galo até acreditei que fosse o gol do título mundial, devido tanta euforia. Devemos ser cautelosos, pois ainda andam cabeças de bagre no CT que afirmam bastar uma vitória e o mineirão estará cheio.
Sem mais...

Anônimo disse...

Há momentos, ao contrário do que diz o ditado que o futebol é uma caixinha de evidências.
Leão já havia previsto o risco.
Mas como o sempre tem o aspecto surpresa não esperava que o rival estivesse tão bem, até fisicamente, o q nos complicou ainda mais.
Falta muito e no nosso caso, como disse o poeta, muito é muito pouco.
De toda forma faz tempo q não sinto o Galo sendo pensado como está sendo agora, pena que num momento absolutamente desfavorável do que num passado ainda recente poderia ter sido.

Borusso disse...

Sim, a torcida galista representou na Suíça americana!
Discordaria apenas no tocante a ñ valer nada. Qeria d+ ganhar a Copa Ricard, sim.
Breno, por fl em bagre tomara o Juba encoste o Welton Felipe na reserva viu lol?
Tom, è vero. Lembro-me de você há c. 2 anos ter sugerido q o Galo panhasse o nosso hj algoz Soares nas Laranjeiras.
Como vocês avaliam o time entrar na relva numa imitação das cores do Manya?
Achei q pagamos um micão! [:(]Pq ñ foram de alvinegro?

Jason Urias disse...

Borusso, mico? Foi um "king Kong"! Também não gostei. Preferia mil vezes ter visto o time jogar com o manto principal, não só pela tradição, mas também pelas lembranças que suscitam esta camisa do ADC...

Quanto ao Welton F., simplesmente péssimo. Aliás, medíocre. Lento, gordo, perdido. Pela primeira vez em muito tempo, achei que o Marcos deveria ter ficado em campo, pq estava menos pior que o WF. Um zagueiro de 1,94m já é menos ágil devido ao porte e o Jubão vai ter que dar muita, mas muita atenção à preparação deste menino.

Tenho ouvido dizer por aqui que o tal do Samuel é bom zagueiro (muito melhor que o WF). Tenho uns colegas aqui no trabalho que trabalham/(ram) nas categorias de base de times como o Santa Cruz (onde, aliás, o WF jogou. Seu "treinador" daqui diz que escanteio favorável era caixa. O rapaz era artilheiro. Outro Leandro Almeida?) e o povo diz que o menino é bão. Se isto for verdade, mesmo, espero que o Liaum veja este potencial.

Gus Martins disse...

É, eu também não imaginava que iria preferir o Marcos em campo. SE bem que quando o time estiver 'pronto' o liaum deve abandonar o esquema de 3 zagueiros. Aí uma cabeça (de bagre) irá rolar.

Quanto à camisa.... foi mesmo ridículo. Deve ser porque no ADC não tiveram oportunidade digna de usá-la. Quiseram inventar e deu errado de novo.

Anônimo disse...

Camisa; tb me causou profunda indignação, agora foi esclarecido que a fornecedora q o ziza contratou so forneceu aquela sem o nome do ex - patrocinador e por se tratar do nefasto uniforme 3
(colonialismo é foda).
Borusso, sem dúvida mas à época sugerí tb e principalmente o Cícero q hoje faz sucesso la pelas terras de suas origens.

Anônimo disse...

"A falta de entrosamento foi crucial para o time como um todo."
Vejo aí o maior problema, principalmente se considerarmos que o rival jogou um ao todo juntos. Há, claro deficiência técnica de alguns jogadores. E o esquema 3-5-2 não funciona com a zaga que temos, toda ela composta de jogadores limitados.
"Pagamos mico" mas, mesmo assim, vejo que, se este grupo se tornar coeso e taticamente aplicado, será um time competitivo. Agora, por favor Leão, volta pro 4-4-2!

Breno Souza disse...

Zenólia,

indique-nos 4 nomes para compor a área defensiva do Atlético... difícil não é? Pois bem, o Leão está tentando organizar o meio com a funcionalidade de uma tropa de choque, assim a retaguarda pegará um ataque já amortizado, ou pelo ao menos terá visão para anteceder ao ataque (sei que teoria difere da prática por enes fatores). Ao mesmo o meio irá dar apoio mais forte ao ataque. Não temos elenco para atuar em um 4-4-2, pois contusões são inevitáveis e quando se expõem mais gente correrá o risco de começar a improvisar jogador para suprir os lesionados e numa dessas o time desanda totalmente. Ainda não consegui enxergar o galo com apenas 2 zagueiros fixos. De fato o Leão irá fazer o teste de acordo ele acredita que possa funcionar pelo elenco do CAM. Tomara que se algo der errado a percepção venha o quanto antes e ações sejam tomadas antes que a vaca vá para o brejo.

Gus Martins disse...

Não temos grandes zagueiros (embora eu goste bastante do futebol do Leandro Almeida, ele tem muito a melhorar). Mas a zaga é a mesma do ano passado e o que vimos no sábado foi algo muito pior do que ao longo do fatídico ADC.
Ou seja, a tendência é que o leão consiga melhorar, resolvendo os problemas físicos e de entrosamento. Daí o treinador terá que melhorar jogo dos volantes para facilitar um pouco na zaga.

Fugir para o 3-5-2 não é solução. Acho que o galo pode sim jogar no 4-4-2. A questão é saber aproveitar o pouco que alguns jogadores tem, utilizando isto da melhor forma.
O Marcelo conseguiu um pouco disto, mas falhou muito no que se refere à armação do meio campo (Márcio Araújo que o diga).
Outra: Apesar das críticas que ainda mantenho, as contratações desse ano são menos piores que ano passado o que, mais uma vez, me faz reforçar que a tendência é melhorar...

Jason Urias disse...

Eu tb concordo que seria melhor atuar no 4-4-2. Tb gosto do futebol do Almeida (lembrem-se que sua melhor fase no galo foi justamente com o Juba) e acho que as contratações foram, sim, "menos piores" (há parâmetro comparativo entre o Tardelli e o Castilho?). Além, é claro, do retorno do Éder e do Tiago Feltri, que sempre defendi por aqui (apesar de nunca ter dito que o menino é craque...).

Breno, o problema do tempo de duração do campeonato e, consequentemente, das inevitáveis contusões não se aplica somente ao esquema 3-5-2 ou ao 4-4-2. A questão é que, clube sério e que visa vitórias, sabendo disto, prepara um ELENCO de QUALIDADE e não um time. Isto significa que não adianta termos somente um atacante bom (o Tardelli); seria preciso ao menos mais um "bom". E isto serve para o resto. Isto se chama planejamento e é o que clubes vencedores costumam fazer. O nosso grande problema é que existem tantos problemas basais que é preciso viabilizar recursos para "atacar" em todas as frentes. Em outras palavras, ao mesmo tempo que o CAM precisa fazer um time competitivo, precisa por ordem na casa. E isso é muito urgente.

Unknown disse...

Vale lembrar que boa parte de "torcida" pertencia ao Peñarol, que foi chegando ao longo do jogo pra ver o seu time jogar em seguida. Não sei se vocês repararam o quanto a torcida aumentou do primeiro para o segundo tempo.

Não sei se queriam secar o que imaginavam ser seu próximo adversário ou só simpatizaram com o time jogando nas mesmas cores (vai ver foi esse o motivo da escolha do uniforme?).

Gus Martins disse...

(Des)informação é tudo.
A escolha dos locais da torcida no estadio foi feita pela polícia local. De acordo com eles, o critério foi a 'parecência' entre galo/peñarol e bichas/nacional.

De qualquer forma, se de um lado havia uruguaios para apoiar um time, de outro também havia.

O uniforme ja foi explicado pelo Tom.

De qualquer maneira, ainda acho que mesmo sendo a melhor torcida, os atleticanos devem sim ficar de olhos abertos pra não apoiar qualquer coisa. PRecisamos sim de um time digno!