terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Galinho no Divã: Juventus 1 x 0 Atlético MG

"Você merece, você merece. Tudo vai bem, tudo legal. Cerveja, samba e amanhã, seu Zé, se acabarem teu carnaval....."
De volta ao trabalho.
Na última volta do ponteiro da primeira rodada da copinha, eu que vi apenas alguns jogos, tive uma péssima impressão do jogo de ontem.
Em primeiro lugar, porque não houve futebol. Foi péssimo!
Em segundo, porque um dos motivos de não ter havido futebol é que o adversário assumiu durante toda a partida uma postura extremamente covarde, indigna do esporte bretão, principalmente quando se trata de jovens que buscam um lugar ao sol. Retranca e catimba do começo ao fim. Será com esses jogadores o futuro dos próximos campeonatos nacionais?
Em terceiro, porque o Galinho não conseguiu dar uma resposta a altura. Se de um lado não queriam jogar bola, nossos jovens alvinegros deveriam ter mostrado mais. Até ensaiaram um pouco, mas sem repertório, se criatividade, sem objetividade e determinação.
Estaria eu exigindo demais dos 'pequenos'?
Creio que não. Afinal, do outro lado também haviam pequenos que, apesar da postura ridícula, futebolisticamente falando, chegaram ao resultado (ah, o tal resultado) que queriam. Se de outro lado havia gente do 'mesmo nível', eu esperava que no mínimo pudéssemos superar.
Também creio que não estou exigindo demais tendo em vista que somos (ou fomos?) conhecidos pelos bons frutos que vêm da base. Era de se esperar que isso fosse mostrado mais uma vez nesta copinha.
Se os jogadores são jovens, do lado de fora das quatro linhas há um comandante. Que não soube organizar o time quando este mais precisava. Após a falha que gerou o gol adversário, o time ficou perdido, o que é compreensível. Não obstante, precisava correr atrás. É nessas horas que a figura que está no banco é imprescindível. Na oportunidade, não adiantou.

Infelizmente começo esta coluna de 2009 lamentando e criticando. Infelizmente porque bem que eu desejo que eu tenha menos coisas ruins para escrever ao longo deste ano novo. Mas já que a realidade me mostra o contrário, vamos lá.
Não acompanho de perto a categoria de base então não tenho como dizer dos jogadores, de onde vem, etc. Em um jogo seria muita injustiça de minha parte dizer se são ou não bons de bola (reparem que minha crítica foi toda em cima da postura do time).
Mas uma coisa é certa. Vale para nós, atleticanos inveterados e insatisfeitos, como mais uma oportunidade para observarmos e vislumbrar algo que possa ser mais bem feito no clube.
Salientemos também que é função do comandante principal, o Leão, ver o que tá acontecendo lá e iniciar sua pescaria. E cabe principalmente à administração verificar se realmente está investindo nos garotos.
Os olhos já deveriam estar abertos, na copinha também!

5 comentários:

Jason Urias disse...

Eu vi uma parte do jogo. Mais precisamente, a partir do 12º min do segundo tempo. E o que vi foi uma verdadeira pelada. Não consigo definir de outra maneira.

Foi bem observada a postura time adversário. Não acrescento nada.

Quanto ao galinho, uma coisa que chamou minha atenção foi o individualismo tão excessivo que as vezes chegava a irritar. O grupo me pareceu dividido (alguns jogadores não passavam a bola a outros específicos) e o técnico... Tinha um lá?

É isso aí. O Leão vai ter bastante trabalho...

Anônimo disse...

Nada declarar por não ter visto e nem ter lido nada sobre tal, mas mesmo assim é estranha a postura tendo como base o repertório do galinho em copinhas...

Borusso disse...

Nóo Jason então escapaste de ver os 2 gols feitos que o Galinho perdeu haha! Na hora me exasperei...Kleber indo bem em ambas na linha de fundo, e...ngem[:(] na gde area pra completar. Naqeles instantes pintava o velho film: "tais chances custarão caro"...

Acho até válida a retranca e catimba do Juventus. Mas convirjo com o Gus que o Atlético tinha obrigação de superar!
Na mídia é consenso que Vespa é um dos melhores CT's do Brasil. **Kd os craques revelados e as taças?

Gostei tb da atuação do Nakata. O guri impediu o 2º gol c/ 1 corte providencial...o atacante paulista tava c/ o dedo no gatilho.

Borusso disse...

O resto, a exemplo do Gus, não vou preocupar se são bons de bola. É o técnico, conforme vocês observaram, que é fraquinho e burocrático mesmo. O Sr. Léo Condé foi qm transmitiu aos comandados a lastimável postura da nossa estréia.
O moço na SporTv observou: "o Moleque Travesso botou linha d 3 zag., o q o Galinho faz? Horizontaliza! Abre + pelas pontas, q ele fura o bloqeio." E nada do Sr. Condé aplicar a mudança. Passou 1:30h a dar murro em ponta de faca.

Guio-me tb pelos coments que li do Nerso, que acompanha a fundo. **De ac. c/ ele o time atual é reflexo de ingerências que o Sr. Dolabela(ex-diretor) cometeu há c. 2 anos.

De qq modo é obrigação do Atlético golear o Sergipe esta noite. Pelo menos 3 tentos ≠ça.

Jason Urias disse...

Borusso,

bem lembrado! O tal Nakata foi o único que me causou alguma impressão, mais especificamente quanto à raça e a disposição do garoto.

Como diz o Juba, jogador "operário".