domingo, 29 de março de 2009

Galo no Divã: Uberaba 0 x 1 Atlético MG

(...quando parece que tá tudo bom, a gente se esforça pra achar uma ferida e cutucá-la.)

Começou o campeonato propriamente. Até então, foram treinos de luxo. Todos sabem bem que não haveria menor possibilidade de o time não se classificar. Aliás, a única expectativa era saber qual dos dois grandes terminaria a fase inicial em primeiro lugar. Qualquer coisa diferente desta dobradinha seria acidente. Agora o campeonato adquire o caráter de responsabilidade. Até agora vimos erros que não nos custaram muitos pontos. Porém, daqui pra frente qualquer erro pode ser fatal. Entraremos com o melhor? Faremos o melhor?
Com esse tanto de gente na frente, foi até difícil definir quem iria marcar. Foto: portal Terra.


Juninho: Não foi exigido.
Werley: Como já se sabe, não é lateral. Mas foi melhor do que nas últimas partidas.
Leandro Almeida: Esteve mais próximo de seus bons momentos.
Marcos: Devolveu um pouco da segurança na zaga que em um momento do ano passado era o que tínhamos de melhor.
Júnior: Boa movimentação em campo. Faltou mais insistência pela linha de fundo.
Renan: Lento, porém dessa vez eficiente. Esteve atento e desmarcou bem.
Carlos Alberto: Apesar da disposição de sempre, pareceu um pouco desbaratinado.
Renan Oliveira: Não se encontrou com o time, a bola, o campo...
(Lopes): Não fez nada, além de arriscar chutes que não passavam nem perto da meta.
(Rafael Miranda): Fez o básico pra ajudar na marcação.
Éder Luis: Muito mal no primeiro tempo. Muito bem no segundo. Destaque para a movimentação.
Kléber: Um pouco perdido, apesar de prestativo.
(Trípodi): Deu um bom passe, mas pecou no restante do tempo que esteve em campo. Atrasado e incompetente com a bola nos pés.
Diego Tardelli: Não sei se tava com preguiça ou foi mal servido. Fato é que não produziu.

Leão: Finalmente entrou com a escalação ideal na zaga. Mas o meio e ataque ainda estão bagunçados. Mexeu mal no time e, em função das circunstâncias do jogo, o resultado disto não foi ruim.

Começo a crer que realmente preguiça e falta de desejo de vencer não é mais o problema crucial na equipe do Galo. Isso é um avanço, embora não seja mérito nenhum. Não é mais do que a obrigação. Porém, sabendo que o time está com disposição e, ainda assim, o futebol não agrada, podemos abrir mais os olhos para outros defeitos.
Primeiro tempo regado por uma bagunça no setor ofensivo. Muitos jogadores de ataque querendo ocupar o mesmo espaço e nenhum deles para armar jogadas. O próprio camisa 10, enquanto esteve em campo, rodeou muito a área e nada criou para os atacantes que lá estavam. Afinal, estávamos com 2 meias e 2 atacantes? 1 meia e 3 atacantes? ou 4 atacantes? Esta "organização" se mostrou muito confusa e, para completar, a subida do Júnior e Carlos Alberto contribuiram para que houvesse um bando de jogadores sem saber o que fazer na área adversária.
Com a entrada (equivocada) do Lopes, a situação não melhorou.
No segundo tempo, o time foi mais objetivo até o momento do gol. As jogadas visaram mais a meta adversária e a movimentação do Éder Luis favoreceu muito para que isso acontecesse. Depois de aberta a vantagem, muito pouco aconteceu. Fazer gols seria fundamental. Porém, Tripodi demonstrou que ele está bem longe de ser aquele que poderá fazer quando os titulares não conseguirem. A saída de Lopes era necessária. Mas não para a entrada de outro volante. O adversário (até agora nem citado) não ameaçava o time ao ponto de nos defendermos. Poderíamos sim ter lançado o Chiquinho, o que poderia colocar a equipe pra frente e matar logo esta etapa. Não sei se foi medo ou cautela do treinador.

Destaques: Fatores externos ao abc do futebol continuam roubando a cena. O campo ruim. Era ruim sim. Mas não é desculpa pra nada e ponto.
Leão: Fica aqui uma dúvida. Estava deixando o Marcos melhorar a forma enquanto tentava "ensinar" o WF a jogar bola na fase em que não precisávamos tanto de uma zaga mais segura?; Ou, depois de um longo e tenebroso inverno, percebeu que o velho capitão é muito melhor (?) do que o até então titular? Ele disse após o jogo que a antiga formação não funcionou, e que esta entrosou melhor. Novidade...
Marcos: Entrou bem, fez desarmes mais precisos, sem meter medo em todos que estão em volta. Ainda falta ritmo, mas aí o problema não foi dele. E, perguntado sobre o fato de aceitar "de boa" a reserva, respondeu Shakespeareanamente que a paciência é uma virtude.

Acho que não sou tão virtuoso assim, pois perco a minha muito fácil. Mas essa mudança na zaga é um breve alento, para que eu me acalme.
Em tempo: Werley não dá conta da lateral direita mesmo. Já que o treinador tem colocado vários homens de frente, tirando o Márcio Araújo, por que não deslocar este para a lateral, como já foi feito outras vezes? Não sou de improvisos, mas entendo que o Márcio se daria melhor do que o zagueiro naquela posição.

6 comentários:

Tom disse...

Não gostei nada do que ví ontem, nem da escalação, nem da substituição, nem do Leão.
Depois explico, t^^o com pressa.....indooooooooooooooooo

Tom disse...

aproveito para conclamar pelo retôrno do Boris/Borusso, velho amigo que me apresentou o FEF.
sinto falta de seus textos que em alguns momentos parecem cartas enigmáticas, de sua inteligência e sobretudo de sua capacidade de pensar e repensar situações, opiniões e convicções.
acho q a leitura do Edgar A.Poe transformou-o num espectro, hehehe

Jason Urias disse...

Espectro é boa... hehe

Bom, concordo que o Werley não está se dando bem na lateral, o que não é culpa sua. Me parece ser um bom zagueiro e, por isso, que fique como opção pra zaga, já que o WF, pra mim, só em caso de morte...

Mas, como o M.A. tembém não é lateral, que se deixe o Marcos Rocha lá, uai! Ele não estava jogando tão mal assim e é da posição. Jogará lá sem birra, o que pode acontecer com o M.A. Todas as vezes que ele passou por lá, deixou um recadinho nas entrelinhas de que ali não era seu lugar...

Eu não consegui entender o por quê de o Leão ter tirado o garoto do time. Certo que não estava fazendo grandes apresentações, mas não estava tão mal assim. Se ele peca em defender pelas subidas ao ataque, que se melhore a cobertura através dos volantes.

Sábado, assistindo ao jogo, o Herberth, que mora em Sete Lagoas, disse que "há rumores de que o menino tá abusando da noite" por lá. Será que isso chegou aos ouvidos felinos?

Conte a história direito aí, Beth!?!?!

E, Tom, o Borusso tá fazendo falta mesmo. Acho que já venceram os três meses de férias dele, né? hehe

Herberth Mendes disse...

Alguns conhecidos encontraram com ele em show aqui na cidade. Mas foi em dia depois do jogo contra o Guarani, quando tava de folga.

Gus Martins disse...

Ô, rapá! num é que é mesmo!!
Confesso que viajei na maionese e, quando falei da questão da lateral direita, jurava que o Marcos Rocha tava de fora por motivos de força maior (leia-se contundido. Mas esse é o Sheslon...)

Então, concordo com o que disse. O melhor é o Marcos Rocha de volta na lateral. Embora não tenha feito nas últimas apresentações o que fizera na primeira.
Daí entendo que a responsabilidade do Comandante é ajudar para que ele melhore. E não tirar...
(se é que esses outros motivos não existem né...)

Jason Urias disse...

Pois é. De qq forma, não entendi muito bem a saída dele da lateral direita.

Alguém aí entendeu?