terça-feira, 24 de março de 2009

Um passo por vez.

Belo Horizonte (Um lembrete...) – Nos últimos dias tem se falado muito da média de público dos jogos do Galo, a maior do campeonato, até agora. A média é de 26.945 pagantes por jogo, segundo o globoesporte.com.

Isto me fez lembrar um tema que foi muito recorrente aqui no FEF no ADC e que tem andado meio distante daqui: a relação torcida x time. Nós falamos muito sobre isso aqui porque acreditamos que não há mudança concreta e duradoura sem o envolvimento da torcida. E a mudança principal que desejamos é que o nosso amado CAM volte a ser um time grande não só na paixão do seu torcedor, não só no número deles, mas grande em seu futebol.

Queremos um time que seja lembrado sempre como candidato aos títulos das competições que disputa. Queremos um time que não seja medíocre nem covarde dentro de campo e que, quando derrotado, o revés tenha sido por mérito do adversário, não por incompetência nossa.

E essas mudanças não se darão da noite para o dia e nem serão fáceis de promover. É aí que entra o torcedor. Sem a consciência do nosso papel nesse grande sistema, é provável que atrapalhemos mais que ajudemos. É preciso que sejamos críticos, porque apaixonados já somos por natureza.

É legal ver a torcida em campo com um time que, se não conquistou títulos ainda, aos poucos vai conquistado nossa dilacerada confiança.

Mas, como disse o Gus, pra não fugir à regra, continuaremos atleticanos insatisfeitos até que os méritos superem os defeitos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bão isto que o Jason atribui ao Gus: "atleticanos insatisfeitos até que os méritos superem os defeitos".
Como já disse alguém " Atleticanos são vários " mas, únicos na paixão, acrescentaria eu.

Gus Martins disse...

Paixão e quantidade nós temos de sobra (e não vendemos e nem doamos, hehehe)....

Mas pra uma boa parte (lembremos daqueles que vaiam aos 10min do primeiro tempo) falta uma atitude no mínimo um pouco mais inteligente...

Mas acho que estamos caminhando. Ano passado tivemos bons (péssimos) motivos para isso...