quinta-feira, 9 de abril de 2009

Galo no Divã: Atlético MG 6 x 0 Uberaba

(quando a esmola é demais, o santo desconfia...)

Sempre que posso, repito certas expressões, porque de tão comuns e reais, merecem ser lembradas. "Roubar pirulito de uma criança", "Bater em bêbado", "Mamão com açúcar", dentre tantas outras, resumem a história de ontem.
Nós temos artilheiro. (Foto globo.com)


Juninho: Em alguns lances tratou de lembrar que não temos um goleiro confiável.
Werley: Atuou melhor do que nas anteriores, porém nada que se aproxime da função de lateral.
Leandro Almeida: Melhor posição em campo, com uma boa referência ao lado.
(Welton Felipe): Só percebi sua presença em campo quando vi um desembestado saindo correndo da defesa pro meio campo... ou seja... fazendo aquilo que (não)sabe.
Marcos: Ainda fora de forma. Mas com postura e qualidade suficientes para este momento da equipe.
Júnior: Bastante participativo, mas pouco objetivo em jogadas para visar o gol.
Renan:Não apareceu e também não foi preciso.
Carlos Alberto:A mesma disposição de sempre. Mas com a fatura liquidada, poderia se poupar. No fim estava morto.
Márcio Araújo: Com exceção das subidas ao ataque, esteve bem.
Lopes: Melhor atuação entre os que já se aventuraram a usar a 10. Haverá continuidade?
(Trípodi): Recebeu outra chance. E outra vez mostrou porque veio de graça.
Éder Luis: Boa movimentação e confiança. Precisa ser regular.
(Chiquinho): Continua mostrando que tem muito potencial a ser aproveitado.
Diego Tardelli: Diferente dos colegas de ataque, mostrou-se mais tranquilo e soube ser matador na hora certa.

Leão: Escalou bem o time e fez 2 modificações importantes. A entrada do Chiquinho valeu para ele melhoraro entrosamento e se preparar para quando for preciso entrar de titular. A do Trípodi serviu (pra mim) pra mostrar que não podemos contar com algum futebol da parte dele. A terceira é que foi um problema.O Almeida tinha cartão. Até aí tudo bem. Mas que diabos foi fazer com o WF? Provar que ele não serve? Se foi, paro por aqui. Se não, acho que deveria ter recuado o Werley, deslocado o Marcio pra lateral e colocado outro volante (O Fabiano pode jogar?). Se precisarmos de um zagueiro reserva daqui pra frente, este é o Werley e não o WF.

Gol logo de cara. (os idiotas do bar que me recusei a permanecer sequer tinham colocado no canal ainda). Daí, perdi os 10 primeiros minutos procurando outro lugar para ver o baile. Quando sai um gol rápido assim, muitas vezes o resto do jogo é um tédio. Um time segura daqui, outro não produz de lá e por aí vai.
Porém ontem a facilidade foi tanta que o Galo não tinha sequer outra alternativa a não ser fazer com gosto o dever de casa.
Dois no primeiro tempo, 4 no segundo. Creditados a jogadores que, por motivos diferentes, foram merecedores. Éder Luis, apesar de toda a limitação e irregularidade, tem sido insistente em ajudar o time. E muitas vezes conseguiu. Ontem, abriu o marcador aos 2 minutos. Lopes chegou com muita desconfiança (da minha parte) pela questão física e por não conseguir manter as expectativas com que sempre foi para os clubes anteriores. Mas é o meio campo que se portou com mais segurança desde que se abriu a concorrência (antiga) pela camisa 10. Diego Tardelli mostrou para o outro lado da lagoa qual é o nome do Artilheiro! Mostrou pro lado de cá que seu prazo de validade está longe de vencer, o que nos dá ainda mais esperança de que o problema lá da frente já é o mínimo.

O time, diferente de outros momentos, não foi preguiçoso, vacilante, desorganizado. Entrou pra fazer o que tinha que ser feito e fez. Hoje em dia, devemos dar mérito para quem faz o básico, pois estivemos já estivemos tão longe disto. Mas não custa lembrar que mais uma vez eu nem citei o nome do adversário. Simplesmente porque, em campo, não houve. Facilidade total. Ontem os alvinegros apenas brincaram de bola e deram a diversão pra 40000 apaixonados. Excelente. Contudo, parece que o Leão e o Marcos que, pelo menos nas palavras, se mostram bastante conscientes, tem a noção de que isto é pouco.
É pouco porque ainda não temos goleiro, não temos um zagueiro, um lateral direita, um volante e um camisa 10 definidos. É pouco porque nosso elenco hoje basta para vencermos um estadual com algum esforço, mas não basta para desafios maiores. Há um mês do brasileirão, não penso em rebaixamento como pensava ano passado. Porém, ainda não vislumbro título, nem libertadores. Por isso é pouco.
Que os 40000 tenham se divertido bastante como eu, ao ver tantos gols, ao gritar galo tantas vezes, ao ver que o artilheiro é nosso. Mas que ao acordarem no dia de hoje, saibam que o caminho ainda é muito longo e não temos tudo o que precisamos pra encarar a jornada.

6 comentários:

Jason Urias disse...

Gus, permita-me discordar e fazer algumas considerações. Ontem estive presente, in loco! (Mais tarde escreverei um post sobre isso, com fotos e vídeos de meu retorno ao gigante da pampulha.)

Quanto ao Juninho, só me lembro de ter visto um lance em que ele vacilou. Ainda assim devido a um chute muito venenoso. Tive a impressão dele quase não ter participado do jogo.

Werley: ontem, no estádio, eu e o Beth comentávamos que ele é, sim, um bom zagueiro. É, sem sombra de dúvidas, uma grande promessa. Correu demais, marcou demais e apoiou mais do que se espera de um zagueiro improvisado na lateral direita. Claro que o adversário deu condições pra isso...

Welton Felipe: me recuso a comentar.
Marcos: Melhor em campo, arrisco dizer. Marcou muito bem, ganhou quase todas, senão todas as antecipadas e impediu as poucas investidas do adversário ao nosso gol.
Júnior: Minha língua vai cair, se continuar assim. Ele já vem, há algum tempo, jogando com certa regularidade. Ontem teve ótimos momentos na partida, principalmente pelo fôlego demonstrado.
Renan: Perdido, desorganizado.
Márcio Araújo: na minha opinião, esteve mal. Ficou perdido entre ao nosso meio-defensivo e o apoio ao ataque. Resultado: não fez nem um, nem outro. E, se considerarmos que o Leão o tirou do time por achar que ele “estava indo pouco ao ataque”, parece que ele estava certo... O fato é que, sendo o Werley um zagueiro improvisado na lateral, com o Juba dizendo que era pra facilitar a subida do Júnior (assim o Werley se torna zagueiro sempre que o Júnior não é lateral), fica um espaço na ala direita de nosso campo de ataque, região que o mesmo M.A. já se mostrou produtivo. O problema é que ele não anda ocupando aquele espaço, o que nos tira uma boa oportunidade ofensiva.
Tardelli: Nada tranqüilo! Até o primeiro gol dele na partida, estava absurdamente (não há exagera algum aqui) preocupado com o SEU gol. As conseqüências deste desarranjo foram as freqüentes saídas da área, o mau posicionamento dentro da área, impedimentos por afobação, etc. Em alguns momentos, ele se mostrava muito irritado por alguém não ter lhe passado a bola em detrimento de um chute a gol. Quando o Lopes fez seu primeiro gol, além do Juninho e dos dois zagueiros, só o Tardelli não correu com o resto dos jogadores pra comemorar o gol com o Leão. Isto pode não fazer sentido algum, como podem, também, exemplificar sua afobação para conseguir seu gol.
Ele continuava impaciente com os outros jogadores quando estes tentavam chutes a gol ou jogadas que não o envolviam. Daí tiro a constatação mais preocupante: o time jogou (está jogando?) PARA o Tardelli! Aconteceu inúmeras vezes de alguém deixar de tentar o chute a gol, mesmo quando bem posicionado para tal, para passar a bola ao Tardelli mal posicionado! O time estava(á?) “brigando” pela artilharia do Tardelli. Ontem deu certo. Mas em jogos mais difíceis, as coisas podem se complicar. Só depois que ele fez o segundo gol é que parece ter relaxado em campo.

E eu gostaria de parabenizar, aqui, o Uberaba, pois, mesmo perdendo o jogo e sendo amplamente dominado, o time não partiu para a “butinada” nem para o jogo violento. Perdeu por incompetência técnica, mas lutou bravamente, dentro de seus limites.

Ufa! Desculpem o comentário longo. Apesar disso tudo, continuo plenamente certo de que o caminho continua árduo, que falta muito para que tenhamos condições de brigar entre os grandes.

Tom disse...

Concordo em muito com o Gus, e com as observações do Jason.
Sugiro ao Gus q seja mais criterioso em relação aos bares q frequenta.
De toda forma estamos em busca da velha forma.

Gus Martins disse...

Tom, quando você der uma passadinha aqui por Itabira, você verá que critério aqui não adianta muito, infelizmente. Aliás, pela falta de opções ontem quase deixei a partida toda a cargo do radinho... hehehehe! Ô saudade dos bares de BH!

Bom, a visão da arquibancada (ô saudade também) nos permite ver várias coisas que não dá pela TV né. Principalmente em relação à movimentação de Werley e Tardelli. Então, mesmo tendo visto coisa diferente pela TV, tendo a concordar com suas observações in loco, Jason.

Jason Urias disse...

Claro, Gus. A maior parte do que disse foi, realmente, em função da possibilidade de observar o "jogo sem bola" que a arquibancada proporciona. Por isto, não se culpe!

eliana disse...

Não me iludi com o chocolate, muita coisa ainda precisa ser melhorada, contudo, se levarmos em conta que o campeonato mineiro tem muitos cachorros mortos e que nem por isso o Galo andou chutando-os nos últimos tempos, não dá pra negar que houve um avanço.

Tom disse...

Ah Gus então tá justificado.
Eliane concordo inteiramente, aliás o mineiro não é pa râmetro para nada , apenas uma pré temporada tipo falso brilhante e no que ganahmos tirar um sarro das marias.