terça-feira, 28 de abril de 2009

Problema: meio-campo.

Belo Horizonte (será uma cabeça de bode enterrada?) – Vendo o Terreiro do Galo, hoje, deparei-me com uma sugestão para a escalação do time para jogar contra o Vitória, quarta, pela Copa do Brasil (é verdade que agora ela se chama Copa KIA do Brasil?) e ele sugere este time: “Juninho; Elder Granja, Welton Felipe, Leandro Almeida e Thiago Feltri; Renan, Carlos Alberto, Júnior e Yuri; Éder Luís e DieGOL Tardelli”.

Já disse lá no Terreiro que não concordo com tal escalação. Welton Felipe? Acho que esse moço já mostrou que não tem condições técnicas para disputar campeonatos de alto nível, então, pra mim ele não tem mais lugar no time. O mesmo vale para o Renan: ele está totalmente perdido ali na proteção da zaga. E isso é sua função básica! Imaginem então, na secundária, que é dar cobertura para as subidas do Júnior?!

O nosso maior problema, ultimamente, tem sido o setor de meio-campo. Penso que neste momento a melhor escalação para a meia-cancha (meiacancha?) do Galo deveria ser: Rafael Miranda e Márcio Araújo como os primeirões; Carlos Alberto apoiando um pouco pela esquerda e o Júnior Carioca como armador. Isto mesmo! Armador! Acho que só o Leão não percebeu, ainda, que ele NÃO é volante! Até que o Renan Oliveira se recupere, acho que ele tem bom passe e poderia municiar bem o ataque.

Apesar de o Márcio Araújo e o Rafael não estarem em boa forma, eles são os que tem melhores condições de executar a função de proteção à zaga. O M.A., quando começou aqui no galo jogava assim e se saiu muito melhor. O Miranda está fora de ritmo e, apesar de não ser “aquela Brastemp”, já fez o Luxemburgo querer seu futebol no Ipyranga Paulista.

O Vilaça discorda completamente. Ele acha que nem “xodó da vovó”, nem Márcio Araújo e nem o Carlos Alberto merecem a titularidade. Pra ele, o meio deve ser formado por Renan, Fabiano, Serginho (ainda em recuperação), Renan Oliveira.

Eu até acho, mesmo, que o Serginho deve voltar ao time quando tiver recuperado completamente sua condição física e seu futebol. Ele é um Júnior Carioca melhorado (considerando o JC como volante), porque sabe marcar e tem ótimo passe e saída de bola. O Serginho é titular.

Como disse, nosso problema é o meio-campo. Muitos analistas tem dito que é a zaga. Observemos, então: no jogo de domingo, logo nos primeiros minutos, já foi possível perceber que o Júnior não jogaria de lateral (como foi até agora). Alguém deveria dar cobertura para que ele tivesse a desejada liberdade, o que aconteceu, de fato durante todo o primeiro tempo. Rafael Miranda e Carlos Alberto se revezavam por ali para fechar aquele setor.

Esta não é uma representação do esquema tático do galo, mas imaginem que o 8 e o 7 do time de preto são Renan e Márcio Araújo: vejam o que sobra pro Marcos e para o Leandro Almeida...

Enquanto isto, Márcio Araújo cobria o lado direito e trabalhava como cabeça-de-área, ajudando na proteção da zaga. E o Renan, deveria marcar o Kleber. Vocês viram no que deu.

No segundo tempo, com a saída do Márcio Araújo, a casa caiu. A cobertura do lado esquerdo falhou, assim como a da zaga. Não preciso repetir o resultado, não é?

O fato é que os volantes que deveriam dar cobertura à zaga não estão cumprindo esta função e isto obriga os nossos zagueiros a adiantarem a marcação até o setor dos volantes. Está no Galo no Divã do jogo contra o Guará e posso dizer que vi isto acontecer em todos os jogos que vi in loco (Uberaba, Rio Branco e Guará).

Seria bom a diretoria incluir na lista de reforços – além do goleiro, do zagueiro e do lateral – um bom volantão cabeça-de-área, que é pra melhorar o setor. O Brasileirão vem aí e já vimos que, contra time grande, a coisa pode ficar feia.

6 comentários:

Tom disse...

sem sombra de dúvidas e cheio dúvidas na sombra o fato é que o time deu uma desandada boa nos últimos 5 jogos.
o que já não era bom ficou bem pra lá de pior.
parece que as contusões de joelho com as travas redondas impostas pelo Leão cessaram né, resta-nos torcer pela recuperação de um serginho por ex.
acho q a coisa ainda está muito nebulosa
o que não dá é trocar o pneu com o carro andando como está nesta tenebrosa semana.
o que me inquieta é mais a peneira velha que é nossa defesa do que a mediocridade do nosso meio campo.

Jason Urias disse...

Tom, eu ainda acho que muito da peneiragem da nossa defesa velha é pela falta de um help dos volantes.

Claro que isto não significa que Marcos e L.A. estão jogando o fino da bola. Longe disso. Mas que estão sendo mal assessorados, ah, isto estão!

Herberth Mendes disse...

Chegamos a conversar sobre a posição de JC no jogo contra o Rio Branco Jason, também o vejo como armador. Pra mim ele nunca brigaria pela vaga com M.Araujo ou Renan. Com ele ali não adianta, abre um buraco no meio. O negócio dele é ir pra frente brigar com Lopes.
Só pra pensar: essa mesma zaga já foi elogiada em 2007 quando os volantes eram Bilu, Xaves, Rafael Miranda e Gerson. Zaga sem proteção, é caixa.

Gus Martins disse...

Concordo com a opinião e escalação do Jason. Mas com um porém. Só se o Leão der uma chicotada pro carlos alberto ficar quieto lá onde o Jason sugeriu. Porque o que tem acontecido é ele ficar correndo com um louco pelo ataque, principalmente. Lá ele não produz e contribui para a falta de acessoramento da zaga.

Os volantes, ao meu ver, têm prejudicado não só a zaga, pela falta de cobertura, mas também o ataque, pela falta de qualidade no passe do Renan e do Márcio Araújo. Estes são jogadores para roubarem a bola e tocar para o primeiro que estiver perto. E, dentro da formação proposta pelo Jason, estes seriam Carlos Alberto (que conduz melhor que o M.A.) e o Júnior Carioca que passa melhor do que todos os 3.

Jason Urias disse...

inclusive, Beth, eu vi alguém comentando em um blog (que já não me lebmro qual) que sentia que o Germano não deveria ter ido embora. Hoje, segundo o "comentarista", ele tá jogando um bolão no Santos.

Aí eu disse que também achava que o Gérson e o Xáves não deveriam ter sido dispensados. Principalmente este último, que é um volante cabeça-de-área por natureza. Agora estamos aí, sem ninguém pra esta função.

Gus Martins disse...

Os pouquissimos jogos do Santos que vi com atenção, o Germano não arrumou nada. E na primeira semi contra o Palmeiras, quando entrou avacalhou de tudo quanto é jeito.
O que, é óbvio, não diz que ele seja pior que o Renan...