quinta-feira, 14 de maio de 2009

De olho nas bases

Belo Horizonte (Coincidência?) - Nestas minhas andanças internéticas, achei o excelente Olheiros. É um site que trata exclusivamente do futebol de base no Brasil, do qual temos (quando temos) quase nenhuma informação.

O que me fez chegar ao site foi um rancking das melhores categorias de base do país (que, confesso, não sei onde vi). Sei que vocês irão dar uma passada por lá, curiosos que são, mas adianto, aqui, as três primeiras: Internacional, Cruzeiro e São Paulo. Não é coincidência nenhuma que estes tem sido times muito competitivos nos últimos tempos.

(É claro que o sucesso destes times não se resume, simplesmente, à força das categorias de base. Mas é inegável que um bom celeiro rende, certamente, bons frutos aos caixas dos clubes. O Internacional que o diga...)

O Galo aparece na 10ª posição. Ruim, sim. Mas procurem por Botafogo e Palmeiras...

A mim, o trabalho do pessoal do site pareceu ser bastante sério. Acho que vale uma visita cuidadosa.

Ah, e por falar em base, ontem estive no Mineirão pra assistir a Atlético x América pela Copa Integração. Cheguei exatamente quando o juíz tinha terminado a primeira etapa, empatada em 2x2. Saindo do estádio, o Vilaça anunciou: "Ô Geofão! O Galo vacilou demais, sô! Tava ganhando de 2x0." O Galo virou com gol(aço) de falta, mas o jogo estava longe de empolgar.

Alguém aí sabe a quantas anda essa tal Copa Integração?

10 comentários:

Tom disse...

Pois é, que saudade do Seu Zé das Camisas.

Gus Martins disse...

Que saudade de uma época que nem vivi. Aff...

Não é mera coincidência.
Como diria o Muriçoca... "Isto é trabalho, meu filho".

Tem alguém querendo trabalhar lá na Cidade?

Herberth Mendes disse...

No melhor período do Galo, anos 70 e início dos 80, a nossa base era uma das melhores do Brasil.Foi bi da Copa São Paulo 75 e 76, vice em 83.
E o mais importante, revelou os nossos melhores jogadores: Cerezzo e o Rei. Além de vários outros como Paulo Isidoro, Marcelo, Getúlio, João Leite, etc.
Saudades mesmo.

Tom disse...

Gus isto é uma das características do pós - modernismo: " saudade dos tempos nãovividos".
Qto ao Seu Zé sempre ouví falar dele com extremo carinho pela boca de pessoas como Reinaldo, Cerezo e outras cobras criadas por ele.
Penso que deveria ser o nome do CT da base ,da mesma forma q a sala de imprensa na Cidade deveria se chamar Kafunga e não Roberto Abras, de imensos serviços prestados às diretorias Atleticans que nos colocaram neste patamar que nos encontramos hoje.

Jason Urias disse...

Ak, tô boiando...

Quem é o tal Seu Zé?

Tom disse...

Seu Zé das Camisas foi durante um longuíssimo tempo o grande descobridor de talentos no Galo. Foi o responsável pela safra dos meados dos anos 70 e até hoje é reverenciado por todos que passaram pelo seu crivo.

Jason Urias disse...

Valeu, Tom.

Borusso disse...

Excelente pesquisa, Jason! Às vzes a gnt topa na cmm do Mauro Beting com alguns colunistas do sítio Olheiros(os gdes Dassler, Ergos e Mozart Maragno). Os caras tão entre os que mais acompanham Ktg Base no país!
Criativo o desenho da matéria ahah[8)]a!
Me surpreendi com o Galo em 10º. Ando por fora da Copa Integração.

Sensacional a idea que o Tom deu de nomear o CT em Vespa![8)]! Cirúrgica a descrição do Abras.

Tom disse...

Boris o Kafunga foi o precurssor da militância dos boleiros na "crônica esportiva" aqui nas Minas Geriátricas.
Porém o Abras ...digamos que tem a vo mais potente e os ouvidos mais coniventes...bem deixa pra lá.

Borusso disse...

Legal saber que ele abriu essa trilha!
Agora deu um pco da saudade pós-modernista que o Gus relatou.