quinta-feira, 14 de maio de 2009

E por falar nisso: Menos seis por Menos meia dúzia?

A falta de jogadores de meio campo com qualidade ou em condição física fez com que, neste ano, usássemos a formação com três atacantes. Isto não é novidade e eu também não tenho o que questionar, dadas as circunstâncias.

A outra parte da notícia é que me preocupa. Não a troca em si, pois, comandante novo acaba que quer 'confirmar em campo' as suas percepções de treino. Mas, não é deste tipo de troca que necessitamos. Trocar um ruim por um pior não adianta. Não me envergonho de ter elogiado em alguns momentos a participação dos nossos goleiros em jogos específicos. e nem retiro o que disse nestas ocasiões. Mas isto não é regra, infelizmente. No geral, temos motivos de sobra para achar que a coisa está de mal a pior na meta alvinegra.
E então, de que vale a troca?Desagradável dúvida. (Foto: superesportes)

Há tempos que venho com uma questão que faz barulho em minha cabeça. Gostaria que os amigos me ajudassem a refletir sobre quais times de ponta do brasileirão e quais times até medianos têm um problema tão grave no gol? Um exemplo:Fomos eliminados por um time mediano que, ao meu ver, tem um ótimo goleiro, que me chamou a atenção desde a metade final do ultimo nacional. Por quê diabos, depois da saída de Bruno e Diego, não conseguimos nos recuperar neste setor?

É, aí vem mais uma bomba pra explodir na minha frente.
Não conheço, confesso que assisti a poucos jogos, mas por ter uma certa preguiça com o futebol paulista e uma aversão particular à Ponte Preta, também nunca dei a devida atenção ao aranha. (Será também pela minha aversã/ogeriza/medo deste aracnídeo maldito?).
A bomba a que me refiro é uma parte instigante do texto: "Ele chegaria ao Galo para disputar posição com Juninho e Edson" (Tudo bem que isto está mais ligado ao redator do que ao nosso treinador). De qualquer forma, disputar vaga com dois ruins não é nenhum mérito. Assim como dissemos para o ataque, no gol queremos alguém que realmente agarre com unhas e dentes, tanto a vaga de titular, quanto as investidas adversárias...
,Será que as '8 patas' ajudarão? (foto: globo.com)

5 comentários:

Jason Urias disse...

Ao contrário do que diz o trecho específico do texto, penso que a vinda do Aranha se justificaria justamente se fosse para NÃO brigar por posição, isto é, pra chegar e pegar a 1 logo de cara. Trazê-lo para "disputar posição" seria um erro.

A meu ver, seria melhor lançar o Renan, da seleção sub-20, ou até mesmo o Bruno, 3º reserve de quem se ouve muitos elogios.

Apesar daqueles que dizem que é preciso ter cuidado ao lançar "garotos" - ainda que isto seja uma verdade indiscutível -, acho que o excesso de cuidado pode ser prejudicial, também. Se, por um lado, a precipitação pode prejuddicar a carreira do jogador, por outro, é uma oportunidade de verificar a "personalidade" do atleta e de fazer com que ele demonstre seu potencial.

Há exemplos para os dois casos. O Luís Gustavo, lateral-esquerdo lançado pelo Marcelo Oliveira contra o Botafogo naquele jogo horroroso no Mineirão, lembram? Rafael Miranda, Bruno e cia., que foram lançados no final da "campanha do rebaixamento" são exemplos que deram certo.

Quanto ao problema do Gol, já ouvi comentários relacionando a queda de rendimento nas metas alvinegras à preparação dos goleiros. Vocês se lembrarão que, em 2007, o Juninho fez partidas memoráveis e sua escalação no gol não era questionada.

Penso que a preparação dos goleiros é parte fundamental em seu rendimento. O Fábio, das marias, estava muito mal há algum tempo atrás e a volta do Flávio Tênius, preparador de goleiros, fez com que ele melhorasse muito suas atuações. Mas não sei dizer, ou melhor, não consigo quantificar a importância da preparação versus a qualidade técnica do atleta.

No caso da meta alvinegra, a situação se complica. A dificuldade está em saber o que tem influenciado mais o rendimento dos arqueiros: se a falta de qualidade técnica ou se a falta de qualidade a preparação. Talvez esteja faltando as duas coisas...

Herberth Mendes disse...

O nosso problema é justamente a pindaíba financeira.
Lançamos quase ao mesmo tempo dois dos melhores goleiros brasileiros da atualidade, Bruno e Diego, mas vendemos logo em seguida.
Quanto a queimar o moleque realmente é uma sinuca, Bruno arrebentou desde o início (contra o Inter), já Diego quase foi pro vinagre (Fortaleza).
Eu ainda poupo um pouco o Juninho justamente pelas lembranças de 07. Já ouvi boatos que ele foi dispensado das marias por comer demais, tendência a ficar pesadão. Talvez isso ainda o esteja prejudicando. Agora se for pra trazer goleiro meia boca, prefiro que lancem os meninos.

Tom disse...

Sem dúvida Gus, os times q tem goleiro ruim muitas vêzes azaga e o meio de campo são melhores que o nosso.
Parafrazeando o Falcão ( o cantor pós -brega) " goleiro é goleiro, frangueiro é frangueiro...."
Sobre os 3 atacantes , creio q se o grêmio vier completo e entramos com esta formação será um harakiri baiano, digo gaúcho...

Borusso disse...

Concordo com o Herberth Mendes. O Carijó tá gastando mal o dinheiro.

Bah, amigo Tom! Parece ser esse mesmo o quadro.

Esta tarde surgiu a info d q o Peter Parker de Campinas queria 70 barão/mês pra fechar conosco. Que a Mary Jane lhe dê um puxão de orelha.

Jason, è vero! Mui pontuais as questões que tu levantou nos § 3 e 6!
Nem me lembrava que o CAM tinha o jogd. Luiz Gustavo. Sinal que ele acusou o golpe na Pré-Conmebol do ADC.
Oxalá um dia Vespa receba 9amente o Tênius, ou um Pro do nível dele. Vira e mexe o Artur Moraes e o lingüiceiro citam-no como um dos maiores prep. goleiros do Brasil.

Tom disse...

Ô u Borusso voltÔÔÔ....
e com o linguajar mais hermético que o Hermeto Pascoal...rsrsrsrs.
Bienvenido "gringo".