domingo, 12 de julho de 2009

Galo no Divã: Cruzeiro 0 x 3 Atlético MG

(13 é Galo. Sequência de 13, só nós!)

Todos já sabiam da teórica vantagem que teríamos, por estarmos diante de marias-reservas. Já sabiam também das pressões e obrigações que tínhamos com a partida e com o manto alvinegro. Porém, também sabemos que não é de hoje que as frutas têm usado o time reserva no brasileirão e, como definiu brilhantemente o Tom, nós também jogamos com time reserva. À parte disto tudo que 'vem de fora', mais um domingo de clássico. Desta vez com campo vazio, pouca torcida e menos futebol ainda.
Levantemos as bandeiras mas não sejamos doidos. Foi obrigação e pagamento de dívida.

Aranha: Pouco Exigido. Só bateu o cartão.
Marcos Rocha: Começou mal, foi melhorando. Poderia ter sido expulso e acertadamente isto foi evitado.
(Alessandro): Entrou bem, dando outra movimentação no ataque. Desejo que tome (ainda que temporariamente) a vaga do Éder.
Werley: Responsável. É assim que se posta em campo.
Welton Felipe: Meio estabanado, como sempre, mas nas circunstâncias, eficiente.
Thiago Feltri: Jogou como deve jogar um lateral. Mas não foi criativo o suficiente para incomodar o adversário.
Renan: Alguém (acho que foi o João Vitor) disse que está guardando o lugar que é do Serginho.
(Serginho): Em contextos como estes, fundamental sua entrada para pegar ritimo e pegar logo seu lugar.
Jonílson: Encarnou no pouco que os meias celestes tentaram fazer. E foi feliz.
Márcio Araújo: Jogou bem pelo meio e melhor ainda pela lateral.
Júnior: Como meia, foi mal, mas como homem gol, teve várias tentativas (no pé ruim) e conseguiu um. Méritos pela insistência e posicionamento para o arremate.
(Evandro): Só acrescentou em velocidade. Mais nada.
Éder Luís: Muito mal no primeiro tempo. Não tinha muito o que fazer no segundo. Mas protagonizou um belo desfecho.
Diego Tardelli:Movimentação de sempre, estando ausente onde não poderia ser assim. Com 2 tentos a frente, começou com 'gracinha' até levar bronca do Roth.

Celso Roth: Armação Correta. Substituição (Marcos Rocha por Alessandro, no primeiro tempo) correta. Atitude no segundo tempo desprezível, permitindo o jogo feio do time.

Poucos segundos antes do jogo, com todos em seus devidos lugares, dentro e fora de campo, o árbitro estava lá com um cartão amarelo na mão anotando algo. Jocosamente, fiz uma piadinha: "Uai, nem começou o jogo e já tá dando cartão?". Pois não é que foi quase isto? Aos 7 (segundos) o ex-cover do Oséas lasca uma cotovelada e volta pra casa sem derramar uma gota de suor. Mas achei exagerada a postura do árbitro. Porque suspeitei, naquele momento, que não teria peito para fazer valer todas as regras ao pé da letra como fez neste lance. Dito e feito. Mas isto não é novidade, sendo quem é. E o Borusso acertou sobre a bandeiragem. Errarm tudo contra nós.

Mesmo em vantagem numérica, o time começou mal. E quase levou um gol naquela jogada que já conhecemos das marias. Passados 15 minutos, as coisas se acertaram e o time foi lá fazer sua obrigação. Depois de tanto tentar, Júnior fez o seu. Bem posicionados, Tardelli cumpriu uma de suas virtudes - saber como servir um companheiro (né, Éder?) e Alessandro deixou sua marca.

Segundo tempo de morte! 30 minutos de monotonia total, com aquele toque de bola horroroso para os lados, para um inofensivo olé dos poucos corajosos que enfrentaram mais um dia medonho na pampulha (medonho pela violência que, aos domingos, aparece mais nas redondezas do futebol). Depois disso, lances isolados, com alguns desperdícios de gols alvinegros até que Éder aproveita uma bobeira do goleiro e zaga para fazer aquilo que deveria fazer sempre. Ter visão de jogo e ser objetivo. Diante do gol vazio, girou e chutou. Fecha a conta e passa a régua.

Vencemos um clássico. Derrotamos o maior rival. Acabamos com um enorme jejum. Bom saldo de gols. Liderança retomada. Tudo isto, excelente! Digno de comemoração.
Mas, continuamos sem vencer um grande time.

11 comentários:

Lucas disse...

Galooo
e isso aqui
vamos ganhando confiança
____
www.atleticocam.com.br
www.radiogalo.com

Gabriel Castro disse...

O mais importante foram os 3 pontos, to cansado de jogar bem e não levar, jogar mal e levar faz parte,
Gostei do meio ao final do primeiro tempo.
O segundo foi ruin sim, mas se o cruzeiro entrou com reservas pq vai pegar o Estudientes, a fatura ja tava fechada pro galo, era hora de pegar mais leve.
Em relação a afirmação do time grande? Qual seria? Inter? Coriinthians? O Santos ( mesmo perdendo de 4 hj ) e o Gremio estão ai com equipes muito mais bem montadas.

Gus Martins disse...

Concordo também, Gabriel!
E, quando estava escrevendo sobre esta do time grande, me passou pela cabeça algo parecido. Que bom que você pos esta questão logo de cara.
Eu fico torcendo para termos logo este embate contra uma grande equipe, para realmente nos testarmos.
Mas ao pensar nisto, fui 'vizualizando' a tabela e percebi que talvez cheguemos ao fim do campeonato sem este confronto. "Mais logo irei propor outra questão"

Gus Martins disse...

Lucas, é sua primeira vez? Se for, seja muito bem vindo. Se não, desculpe minha desatenção! hehe!

Tom disse...

E o que podia ser marcha fúnebre, se não chegou a samba, pelo menos terminou em marchinha de bloco caricato, com sua batida mono ritmada...neste caso prefiro o congado.
Mas como valeu, porque nosso pior adversário neste jogo era o espectro de um passado recente que foi muito bem explorado pelo técnico alheio.
Este jogo, na verdade teve o sabor e o pavor de uma estréia.
Nossas limitações continuam evidentes e espero que o Emir se sensibilize.
Bom ver o Jonilson mostrando um serviço silencioso porém eficaz (por pouco o comparo ao Gilberto Silva no Arsenal, quando era chamado de Invisible Wall, mas também não é para tanto, hehehe).
Jonilson: esta figura peculiar com sua história de vida que é a mais que perfeita tradução de uma das muitas tragédias cotidianas brasileira.
Gus: análive e comentários do jogo foram primorosos.

Jason Urias disse...

Quem disse sobre guardar a vaga do sergnho foi o Lélio Gustavo, no que concordo (e acho que é de concordância geral).

Não vi o jogo, mas pelo rádio também fiquei com a sensação de o galo ter 'tirado o pé' no segundo tempo, assim como tive a impressão de uma total desordem no primeiro tempo, logo após a expulsão. Como disse ao gus ontem, parece que o time custou para entender que tinha um homem a menos no ataque para exercer marcação e que isto poderia dar mais tranquilidade.

Mas não foi o que aconteceu e, durante algum tempo na primeira etapa, quem não soubesse da expulsão histórica não diria que elas tinham uma menina a menos em campo.

Gabriel, também tenho a impressão que falta um teste mais apurado pra nós. Quero dizer que falta vencer algum time que tem se mostrado consistente, forte, para que este fantasma do 'cavalo paraguaio' desapareça. Hoje, os times que tem apresentado estas características são, principalmente, Corínthians e Inter. Mas não retiro da lista as meninas - o time titular, óbvio - o Grêmio (de quem já ganhamos) e, um pouco mais distante destes, Flamengo e São Paulo.

Entretanto, esta avaliação de consistência e força é absolutamente circunstancial e pode mudar de acordo com 'andar da carruagem'. Exemplo disto é o Vitória, time que não é considerado 'grande' mas que tem se mostrado extremamente consistente.

De fato, como já disse em alguns posts e comentários aqui pelo FEF, penso que esta sensação irritante de 'cavalice paraguaia' que circunda o Galo só vai acabar quando realmente voltarmos a sermos grandes. Time grande. Combativo, vencedor, brioso.

Torço muito, mas muito mesmo, para que este momento seja o início da retomada deste posto. O de Galo Forte e Vingador!

Herberth Mendes disse...

Valeu pelo fim do tabu e pela retomada da liderança.
Olhei a tabela do campeonato pensando nesse provável adversário consistente. Teoricamente teríamos alguns pesos pesados (pela tradição)na segunda metade do turno como adversários: Sampa (C), Flu (C), Fla, Curíntia, Inter e Parmeras (C). Sampa, Flu e Fla estão em um momento pior, mas isso é sempre enganoso e perigoso, vide o empate do Galo com o lanterna Botafogo.
Tem também Vitória, Góias (C) e Coxa (C). O Vitória vem um bom momento, o Goiás é sempre perigoso e o Coxa é freguês.
Curíntia e Inter, na minha opinião são os mais perigosos pelo elenco, tradição e por jogarem em casa. E o Parmeira sempre que vem aqui apronta.
Agora, bicho papão ou cachorro morto, não tem nenhum.

Eliana disse...

Não tenho nenhuma convicção a respeito dos bons resultados do galo, que se restrigem ao placar a favor, mas se considerarmos que neste campeonato não tem ninguém jogando o fino da bola... pior seria se estivéssemos como antes, não jogando nada e perdendo. Acho que ainda vai levar muito tempo pra esse time se firmar, vamos ter que ter paciência de Jó. Por enquanto é: não quero nem saber se o pato é macho, eu quero é ovo.

Tom disse...

Gus disse:"Márcio Araújo: Jogou bem pelo meio e melhor ainda pela lateral".
Sempre gostei do MA na "LATERALA".
Faltou ao MA o que o Cafu teve, um Tele.

Gus Martins disse...

Eu odiava o MA na lateral porque não acertava um passe... muito menos cruzamento. Mas, do meio pra trás eu gostava. Como ele hoje ainda é Estatisticamente o melhor passador do campeonato, tendo a gostar mais.

Não da pra esperar que o Roth seja um Telê, mas apesar das loucuras, acredito que ele fará algo de bom para uns e outros (Marcio Araújo, Feltri, Rocha, WF...)

Assino em baixo para a questão de ordem prática. Os 3 pontos valem muito. E o Roth msmo disse isso em mais uma boa tirada às perguntas cretinas. "Quem pensa assim, só olha para o pé. Eu olho para a frente e sei que essa vitória é importante para o que estamos planejando no Campeonato Brasileiro"

E.. primorosos mesmo são os comentários da galera, que a cada coisa que (sempre) deixamos escapar, trazem logo novos 'refrexonamentos'.

Borusso disse...

Só vi os melh. momnt. Faço das palavras da Eliana as minhas.