domingo, 19 de julho de 2009

Galo no Divã: Vitória 0 x 0 Atlético MG

(Sobrou sorte. Faltou banco de reservas)

Deveria ter seguido os caminhos do Tom. Afinal, tendo as mesmas impressões que ele, deixar as imagens da secadora globo e ficar com a fantasia louca do radinho teria me frustrado menos. Ou pelo menos me emocionado mais...

Jogo garrado. E ninguém foi o dono da bola.

Aranha: Muito inseguro, rebatendo todas. Péssimas lembrançs do ex-goleiro.
Carlos Alberto: Posição errada, jogo errado.
(Serginho): Jogador certo no lugar errado. Não apareceu em campo.
Werley: Atrasado, inseguro, tomou duas canetadas e por pouco não fez algo pior.
Welton Felipe:Salvou a pele do Werley, do Aranha e do Time. Apesar de uns erros, foi fundamental.
Thiago Feltri: Pouco eficiente no ataque, talvez pelo medo de continuar subindo e levando todas nas costas do Apodi.
Renan: Um bocado nervoso, mas não prejudicou.
(Alex Bruno): Ajudou a dar uma boa segurada, em um momento que as ameaças ao gol alvinegro estavam críticas.
Jonílson: Ajudou a barrar o ímpeto ofensivo, sem nenhum brilho, mas também sem falhas.
Márcio Araújo: Quase não apareceu no jogo. Faltou sua presença ofensiva para ajudar o ataque mal servido.
Evandro: Na contra-mão. Quando o time tava mal, ensaiou boas jogadas. Quando a equipe tranquilizou, não fez mais nada o resto do jogo.
Éder Luis: Mostrou mais uma vez que se precisarmos de alguém pra decidir - com gols ou jogadas - ele não é o cara.
Alessandro: Oscilou muito, tendo mais momentos ruins do que bons.
(Kléber): Entrou pra cabecear e só teve bola no chão. Mostrou que aí não é a sua.

Celso Roth: Talvez neste jogo o esquema com três zagueiros fosse mais interessante do que no outro. Com exceção da lateral direita, escalou bem e, no andar da carruagem, não tinha muito o que fazer. Qualquer maior ousadia poderia sair caro demais.

Dez minutos de terror na zaga alvinegra. A coisa assustou nos primeiros segundos, quando, na saída de bola, os baianos vieram pra cima e a única reação foi um chutão pra lateral. Aí vieram falhas da zaga, rebotes do goleiro, péssimas saídas de bola... Como o pior não aconteceu, as esperanças de uma boa exibição voltaram.

Voltaram, mas não vingaram. Daí o jogo ficou feiosamente lá e cá. Apesar dos números que mostraram mais de dez finalizações de cada lado, a parte alvinegra praticamente não ameaçou. Em contra partida, os rebotes do Aranha, a fragilidade do Werley, as bolas nas costas do Feltri fizeram com que nossa grande arma fosse a sorte. A sorte da trave, de um dos maiores finalizadores ter sido o Apodi, de o bandeira ter acertado na anulação do gol (coisa rara), de terem errado um impedimento nos favorecendo...

Acredito que, após 15 minutos do segundo tempo, o Roth viu que para mexer no time: ou seria bastante ousado; ou, a falta de um bom banco não mudaria em nada. Pois, colocando na balança, acertou. O time não vinha tão bem organizado para investir em um atacante a mais ou um meia mais ofensivo e partir pra cima. Dadas as circunstâncias, segurar o empate foi a melhor saída. No fim, nenhum zero saiu do placar.

Mas esta não é e nem pode ser sempre a melhor saída. Hoje, mais uma vez, tivemos um jogo feio. Mais uma vez, não tivemos aquele adversário ultra competente que sonhei há um tempo atrás. Mas tivemos aquele desafio para o qual julgo que não estamos preparados. E com o qual conviveremos ainda muitas vezes ao longo do campeonato. Era a hora de mostrar que, diante de situações como esta, poderíamos nos superar. Isto não houve. Falta um grupo com mais força técnica, entre os 11 e entre os que substituirão na longa jornada de contusões, cartões e partidas.

Para a tabela, bom resultado. Para minha crença, sempre desconfiada, muito ruim. Estamos na briga. Até quando?

8 comentários:

Tom disse...

Pois é Gus, acabei vendo pela tv com som e tudo. É que a narração exclusiva do jogo do Galo pela CBN estava adiantada as vezes quase 8 segundos.
Assim tive de me submeter ao trio de Maria- onetes da globo-minas, é de amargar viu!
Apenas no finalzinho liguei na rádia novamente,´q que por lá o jogo terminaria mais rápido, rsrsrsr.
Concordo plenamente com a análise do Gus.
Acrescento que a frase do Mourinho que citei outro dia : "Há jogo que é para ganhar e não para jogar" , mes fez lembrar de outra. Esta, pasmem!, é do Parreira : " Tem jogo que é para BRIGAR e não para jogar".
Este foi o caso do jogo de hoje. Num campo pesado foi o que se viu, bico pra tudo que é lado e sem lesco lesco.
Porém até q fizemos uma façanha na Ilha e tb se formos olhar os pontos perdidos ate agora, excetuando o bostafogo, os perdemos para times mesmo que emergentes , surpreendentes .
Agora: queremos reforços!
Souza já!, Zagueiro Já! Meias defensivos e ofensivos Jà! Marquinhos ( encostado no Palmeiras ) Já! E mais um goleiro também já pra quinta, pq o pesadêlo continua, só mudou a roupa de cama.
Mesmo assim num é que nóis é liderrrr.........

Mário disse...

Li e achei que tinha 8 a 0 pro Vitória... A geração internet cansa, tem a necessidade de criticar pra mostrar que entende de futebol...
GAAAAAAAAAALOOOOOOOOOOOO!

Jason Urias disse...

Oito é muito, mas não fosse a ruindade do Vitória, uns 3 ou quarto, quem sabe...

Gus Martins disse...

A propósito, Tom... voltando a uns posts atrás... eu como um bom interiorano nem entendi aquela do 'Amarelão'.. hehe.. falha nossa!

Mário, talvez a sua impressão tenha sido mais ou menos a mesma que tenho quando vejo/ouço comentários, melhores momentos e afins, pela TV ou rádio. Porém em sentido oposto.
Mas aqui no FEF, longe de 'entendermos tudo', as críticas aparecem independente do resultado, se é vitória, derrota ou empate. Vale a análise do jogo (e, em outros posts, dos bastidores). E, porque, como diria Foucault, não temos compromisso com pessoas, mas sim com idéias.
E a idéia é continuarmos trocando...
Bem vindo ao divã!


Sobre o jogo, de tudo, fico com o que o Roth falou: “Somar pontos fora de casa é sempre bom. Vir aqui em Salvador, depois do jogo que fizemos na quinta-feira, contra o São Paulo, no Mineirão, com aquele desgaste todo, conseguir esse resultado é bom, numericamente. Tivemos chances no primeiro tempo, em contragolpes, e não estou satisfeito. Com todo respeito ao adversário, tínhamos que levar os três pontos para Belo Horizonte”

Breno Souza disse...

Uma única coisa a perguntar e assinando todas as outras aqui ditas inclusive a análise. Será que E. Luis vai melhorar?

Borusso disse...

:) Breno, não sei, amigo! Pelo sim, pelo não, faço côro ao brado do Tom pelos reforços!

Gus, inda bem que o Roth declarou essa insatisfação! Pelo menos isso ehehe...com o futbolzinho que os comandados dele apresentaram...

Borusso disse...

Mário, desperdiçamos uns bons 5 ptºs já, uai! Pra qm quer repetir vaga na Pré-Nissan do Ano II(ano q vm), eles vão custar caro né?
Como notou o Jason, podíamos ter levado uns 4. Um Vitória desfalcado (sit. em q tínhamos obrigação d vencer) nos traz tal grau de perigo...q dirá qd vierem um Cth, Int. ou Palm. completos?

Herberth mendes disse...

Lá é sempre difícil, mas concordo com o Roth quanto aos 3 pts. Só que o Vitória foi melhor. Agora é ganhar as duas em casa pra seguir na briga.