sábado, 1 de agosto de 2009

SFSF: 15ª Rodada

("Não há mais festa, nem carnaval. Acho que eu fui enganado. Me diga as horas, eu vou embora, hoje eu tô atrasado" Camisa de Vênus).

Com um certo atraso, vamos lá especular sobre a rodada que interrompeu nosso carnaval. Além do nosso péssimo resultado, a maioria dos jogos não ajudou.

Coritiba 2 x 2 Botafogo
Dois times muito limitados. Igualdade justa.
Nautico 1 x 2 Santos
Recuperação fora de casa contra cachorro morto.
Internacional 3 x 2 Barueri
Nas últimas voltas do ponteiro, encostou de novo.
Goiás 3 x 0 Atlético PR
Não importa se o cachorro é vivo ou morto...
Cruzeiro 1 x 0 Sport
Futebolzinho ruim, sorte, mas 3 pontos que aliviam.
Palmeiras 1 x 0 Fluminense
Liderança ao soar do gongo.

Santo André 1 x 1 Corinthians
A falta de peças do desmanche está custando caro...
Avaí 4 x 0 Vitória
Subida e queda impressionantes..
São Paulo 2 x 1 Grêmio
Previsível: subida de um, irregularidade de outro.
Flamengo 3 x 1 Atlético MG
"Perder a liderança não é normal" (C.R.)

Dos paulistas: Têm me preocupado bastante. Santos e São Paulo são times que, embora ainda mal na tabela, fazem minha cabeça coçar desde o começo. Passamos bem pelos dois, claro, mas o problema nem está aí. Apesar do mal futebol, os praianos têm uma força a mais de fora que vez por outra dá conta da limitação interna. Os bambis, por sua vez, têm no grupo a sua arma - pouco usada até então - que começa a aparecer. Os do interior só servem pra atrapalhar. (Vide tempos de Ponte Preta e Portuguesa). Mas quando precisamos, entregam no final... aff. Corinthians está deixando de ser um bicho papão, mas temo pelo que conseguirão fazer com a grana que entrou. O Palmeiras é a maior dor de cabeça. Porque têm um time parecido com o nosso: Um destaque aqui, outro ali, mas sem nenhum craque. Várias limitações pontuais, na defesa e em sua cobertura. Porém, tem uma postura em campo que dificilmente muda. Mesmo que não joguem bem, não se abatem (e isso já vem de uns anos). Penso que foi aí - e não nos placares - que perdemos a liderança.

Do sul: A irregularidade do Grêmio já vem do gauchão e libertadores. Vem também do elenco, que não é nenhuma maravilha, mas que, montado pelo Roth ano passado, tinha uma forte composição de grupo. Do Autuori vem o restante da irregularidade. O lado Colorado é pra mim uma incógnita e isso me preocupa. Um time treinado pelo Tite - sempre ameaçado de cair - ao meu ver não tem lá tanta chance assim de ser O campeão. Arrisco dizer que o jeito de jogar ainda guarda resquicios da época do Abelão... Mas têm um bom elenco e, mesmos com os erros de fora, a coisa vai caminhando.

Sobre o que interessa: O Coxa é um time fraco, que joga mal aqui, mais ou menos ali, prede pontos acolá. Mas vez por outra rouba pontos de alguém. Me sinto mais uma vez diante de um jogo contra Botafogo (ah, fantasma dos inferno!) ou Santo André. Mas o time já está desfalcado. Do lado de cá, 'perdemos' o Márcio Araújo. Entre aspas, porque o verdadeiro volante não está jogando. Na lateral tem sido um zero à esquerda (na direita, hehe). Então sua contusão pode até vir pra bem (dependendo da próxima invenção do Roth). Este jogo encerra também a fase de teórica mamata do primeiro turno. Depois vem os três jogos pedreira do final. Supondo que ganharemos do Coritiba e, pensando catastroficamente, perderemos os demais, corremos o risco de fechar a fase om 31 pontos. Podendo ser ultrapassados - salvos os confrontos diretos que têm nesse meio - por um monte de gente e fechar na 6ª ou 7ª posição. Viagem? Os jogos contra Goiás e Flamengo me fazem temer. Eu posso viajar. Quem tem que aterrisar são os jogadores, depois do passeio pelo mundo da lua que fizeram no Maraca.

6 comentários:

Tom disse...

no coments...

Herberth Mendes disse...

O Coxa tá mal e sempre toma taca quando vem aqui. Mas com a inhaca verde num é bom vacilar. Eles só nos ganharam aqui em 2003 e com o Roth. Todo cuidado é pouco. Dos 3 jogos que vão faltar, é fundamental bater o Palmeiras. Dois empates fora tá de bom tamanho, apesar de acreditar que a vitória virá contra o Curíntia.

Gus Martins disse...

Por falar em inhaca verde, o Verdão bateu mais um. Inferno!
Temos que bater os dois. Eles e principalmente os de amanhã!

Gus Martins disse...

Por falar em inhaca verde, o Verdão bateu mais um. Inferno!
Temos que bater os dois. Eles e principalmente os de amanhã!

Herberth Mendes disse...

Ganhou e de novo jogando mal. Murici e sua estrela.

Borusso disse...

É...Fogo segue raçudo. Grêmio fora de casa anda mal. Goiabas meteóricos. S. Paulo mais estável. Flu tem jogado até bem, apesar das derrotas.

Galo insiste em não se reforçar...tá lotado já de fragata colada ni nós prontas pra ultrapassar e torpedear o Iate Bacaninha.