sexta-feira, 31 de julho de 2009

Galo No Divã: Flamengo 3 x 1 Atlético MG

("Hoje vi que o medo é o fato e eu não quero um pugilato Com seu velho coronel". Noel)

Duas derrotas consecutivas. Em ambos os casos, percebemos que tropeçamos nas próprias pernas. No primeiro, o ataque não foi aquele que vinha sendo. No segundo, a defesa também não. Resta ainda alguma dúvida que não estamos preparados, senão para um grande adversário, mas para um grande campeonato? Se tropeçamos nas próprias pernas, temos também que admitir que do outro lado havia adversários que se prepararam para fazer o que deveríamos ter feito: Neutralizar o oponente naquilo que ele tem de melhor. É assim que um time que deseja ser campeão se apresenta, mesmo quando não triunfa. O placar foi normal se olharmos na história do clássico. Anormal foi o comportamento em campo. Como diria o presidente, antes mesmo de sê-lo, o Time se borrou!

(abra os braços porque foi um Deus nos acuda!)

Aranha: Fez umas boas defesas, mas não parecia muito tranquilo.
Márcio Araújo: Na lateral, quase não ajuda o ataque.
(Pedro Paulo): Entrou na fogueira, mas quando teve oportunidade, deu no que deu.
Welton Felipe: Passou o jogo todo morrendo de medo do Adriano. E muito lento.
Werley: O mais razoável do setor defensivo. Não comprometeu.
Thiago Feltri: De médio pra ruim. Desperdiçou uma chance de reeditar o primeiro gol, ao ser fominha.
Renan: Dessa vez a lerdeza teve consequência. E olha que ele nem vinha tão mal assim.
Jonílson: Mais uma vez ficou com a bomba de pegar os restos do meio. Dessa vez não deu conta.
Serginho: Começou bem, mas depois ficou perdido.
(Marcos Rocha): Muito lento todo tempo. Perdeu feio na corrida no 3º gol.
Júnior: Péssimo. Andando em campo desde o primeiro minuto.
(Evandro): Melhorou um pouco. Mas não o suficiente.
Diego Tardelli: Errou todos os dribles, passes, etc.
Éder Luis: O mais razoável do ataque. Jogou sozinho no primeiro tempo e sofreu no segundo.

Celso Roth: Pedi muito o Marcos Rocha. Fui ingênuo. Ele não deveria ter sido. O rapaz entrou numa lerdeza que me faz entende o porquê da reserva. Mas a falha do Roth talvez tenha sido não mexer no time ainda no primeiro tempo, como fez em outra oportunidade. Era a única coisa que ele poderia fazer. Porque de tudo, ele mesmo disse o quanto ridículo estava o time. Aí, a culpa é mesmo dos jogadores.

Pré jogo de encher o saco. Todo mundo falando do conflito idiota entre as duplas de ataque. Embora alguns, como o Roth e o Renan tenham dito que a preocupação é com o time todo, isso não aconteceu em campo. A defesa tava tão preocupada com o Adriano que esqueceram que, mesmo em mal momento, o melhor jogador do mengo ainda é o Leo Moura. Pois ele acabou com o meio, com a zaga, com o jogo.

Primeiro lance de jogo: A história estava desenhada. Poderíamos ter tomado um gol logo. Mas cheguei até a pensar que seria como no ano passado. O Leo Moura perdendo um gol na cara e em seguida o Galo dando um show. E em seguida veio o gol numa jogada típica do Serginho, com bom posicionamento do Éder. Acabou aí.
A partir dos 20 minutos eu pedia desesperadamente que o juiz encerrasse o primeiro tempo. Em vão, claro. Suplicar aos jogadores não estava adiantado. Pedir aos céus, idem. Apelei pra sorte. Mas ela não veio. No final, veio a lógica e quem já ensaiava os gols fez logo 2 de uma vez.

No segundo tempo, quando eu já nem tinha tanta esperança - não pelo placar, mas pelo que vi no primeiro tempo - as coisas se equilibraram. Mas aí o meio campo do time se mostrou novamente inoperante. Discordei da substituição do Serginho porque, apesar de ser volante, ele tem dado mais perigo pro adversário do que os dois camisas 10 - Júnior e Evandro.

O terceiro gol não foi resultado da mesma exibição - das duas equipes - do primeiro tempo. Foi apenas o golpe de misericórdia. Que jogou na nossa cara a lentidão da defesa. Desesperador pensar que o time que até então vinha se destacando pelo conjunto e harmonia, apresentou-se completamente fragmentado.

Creio que a técnica ( com exceção dos camisas 10 que definitivamente não temos) não foi a questão pontual da partida. Mais uma vez, a postura do time ficou em xeque. Jogar mal acontece com qualquer um. Mas se apresentar daquela forma preguiçosa, medrosa, covarde, é inadimissível pra quem quer chegar em algum lugar.

13 comentários:

Jason Urias disse...

Espero que o desastre de ontem tenha mostrado duas coisas para o Roth. A primeira: que o Márcio Araújo improvisado como lateral é o maior desfalque que ele pode provocar no time. O M.A. tem sido, de fato, o verdadeiro armador, o cara que apóia o ataque (principalmente pelo lado direito) e que dá velocidade aos nossos temidos contra-ataques. Coincidentemente (será?) foi quando ele estava jogando como lateral, que fizemos nossas piores partidas no campeonato.

Segundo: o Evandro NÃO se encaixa neste time! Ele é lento e, não bastasse isso, lentifica o jogo também! Ele está ‘vivendo’ do gol contra o Santos e parece que o Celso vai “morrer abraçado com ele” (isto lembra algo a vocês?). Lento, pouco objetivo, pouco criativo. O Evandro atrapalha o time e ontem foi isto que ele fez. Apesar de ele não ter responsabilidade alguma no resultado final do jogo.

O Jonílson tomou um baile do Emerson, até que o Roth sacou e mudou a marcação sobre ele, tirando o ‘saci’ (ele num parece o pererê?) da ‘fogueira’.

Júnior: ele andou em campo? Uai! Ele estava em campo?

Destaque – se é que se pode destacar alguma coisa daquela pelada horrorosa – mesmo só faço ao Werley, o menos perdido, e ao Renan, pela vontade.

De resto, além do desastre, o azar pegou em cheio o time. Aranha meia-bomba, Márcio Araújo quando começava a fazer o time jogar, o Éder, que jogou mancando desde os 20’ do 2º tempo.

Domingo, vencer é obrigação, se o time pretende ir longe.

Tom disse...

Acreditava mesmo q ganharíamos este jogo.
Alguns fatôres me ocorremm inicialmente:
Aranha estreou no Maraca e reiterou sua performance de irregularidades.
Andrade tem melhor visão que Roth e qdo percebeu a liberdade do Serginho colocou o Airton colado nele e aí ele murchou.
Não conseguimos por a bola no chão, ela queimava já no primeiro tempo e a partir daí era uma questão de tempo para o urubu devorar a carniça.
Lances mal apitados contribuiram para definir o jogo, e segundo gol do fla e o penalty no Tardelli, mas não evitariam a derrota.
Ainda acho q o MR deveria ter iniciado jogando, levando o MA p o meio e colocando o Serginho de dez, povoando o meio campo e permitindo q hora o MA , hora o Serginho apoiassem os atacantes.
Curiosamente o segundo tempo foi outro filme, será q este time só joga sobre pressão?
Sou mais a morbeza do Renan Oliveira do q o fantasmagórico Evandro .
De positivo: ainda há tempo, e muito tempo., temos time para assegurar uma vagana libertadores e ai sim em 2010 termos uma equipe mais estruturada.
Ganhar do coxa bem ou mal será fundamental.
* Marcos Rocha: ainda aposto nele, o q aconteceu é q no jogo contra as meninas todo time estava ansioso pelas óbvias circunstâncias e ele foi o emergente desta ansiedade, faltou ao Roth a perspicácia de mante-lo no jogo contra o vitória e dar uma moral para ele.
Levanta a crista Galoooooooooooooo!

Gus Martins disse...

Eu também ainda aposto no Marcos Rocha. Mas, depois daquele primeiro tempo horroroso, talvez poupá-lo de mais uma fogueira fosse uma alternativa menos catastrófica...

Tom disse...

Acontece Gus q lá no barradão, longe da torcida e com um trabalho prévio com o garoto a situação poderia ser bem sucedida,.
Me parece evidente q o Roth tem uma resistência muito grande em mudar suas idèias defensivistas e com isto sempre jogar no contra ataque e faltam-lhe estratégias e tino "ofensivistas".
Circulam notícias tb q o MR anda meio deslumbrado com sua ascenção profissional.

carolzinha dalila disse...

O galo perdeu o jogo quando o Roth matou o meio de campo... era muita falta de sorte, o M.A machucar, depois dele ter tirado o Serginho e o Junior!!! não existe time nenhum ganhar jogo sem meio de campo... o Galo só não tomou uns 5 ou 6 gols (o Aranha tava machucado, era só chutar, que era gol), pq o Flamerda é ridiculo!!!!
Mas vao bora, lutar pela liderança e pela Libertadores é bem melhor que lutar pra nao cair...

bju bju
Raça e espora afiada sempre!!!

Jason Urias disse...

O Beth pode dar notícias quentes sobre o M.R. direto de seven lake city!

Tom, o problema do MR é que ele tem entrado ansioso em todos os jogos. Ontem, em uma de suas primeiras divididas, já levou um amarelo.
É evidente que a falta do MA no meio campo prejudica muito a estrutura do time e parece que só o Roth não viu isso. Ainda mais depois da entrada do Serginho que, como você disse, também apóia os atacantes. Desta forma, seria o MA apoiando pelo lado direito e o Serginho pelo esquerdo. Mas, va entender a cabeça do Celso.

Carolzinha, ontem o Júnior não esteve no Maracanã.

Jason Urias disse...

Sobre o Evandro/Renan Oliveira, no Futepoca: "Renan Oliveira jogou meio tempo contra o Botafogo e foi mal, nunca mais entrou. Evandro joga mal todas as vezes que entra e continua... Vai entender. Deve se muito bonzinho ou arrebentar nos treinos (na melhor das hipóteses."

kalapalo disse...

Copiando vocês passei a incluir no Canto do Galo minha avaliação das atuações de nossos atletas e incluo outras avaliações. Dessa fez não inclui a da FF pq saiu com atraso, mas gostaria que conhecessem a minha (não deturpem. hehe)

ARANHA - estava em noite de Édson e mostra não ser confiável - Nota: 0
MÁRCIO ARAÚJO - na lateral tem sua força anulada, melhorou quando foi para o meio mas contundiu-se logo - Nota: 0
PEDRO PAULO - mesmo perdendo gol feito, foi o melhor atacante do Galo no jogo - Nota: 1
WERLEY - o mais inexperiente da zaga e o único a mostrar algum futebol - Nota: 1
WELTON FELIPE - era gato borralheiro, virou abóbora - Nota: 0
THIAGO FELTRI - foi ao Rio ver o mar - Nota: 0
RENAN - lutador - Nota: 1
JONÍLSON - o melhor do time - Nota: 2
SERGINHO BORGES - um leão em casa e uma dama na rua - Nota: 0
MARCOS ROCHA - teve seu grande momento roubado por Celso Roth, foi ao Rio apenas para conhecer o Maracanã - Nota: 0
JÚNIOR - não teve respeito com o seu passado, foi ao Rio apenas para pedir camisa para o Adriano Imperador e ganhou - Nota: 0
EVANDRO - para a Tombense já! - Nota: 0
DIEGO TARDELLI - é flamenguista safado ou tremeu apenas com a convocação - Nota: 0
ÉDER LUIS - melhorou depois que machucou - Nota: 1
CELSO ROTH - indignou-se como o torcedor e fez as substituições corretas - Nota: 3
COMENTÁRIO: O Atlético comportou-se como um cavalo paraguaio "Made in China", uma porcaria muito grossa. Yes, We don't CAM!

Parabéns pelo Futebol é Freud!

Vilaça disse...

Volto a insistir temos uma zaga que na hora do vamos ver não inspira nenhuma confiança assim fica difícil pensarmos em título que pra mim não estar tão difícil pois os adversários estão se desfazendo nossa diretoria tem que arriscar um pouco mais num zagueiro pra se impor diante dos adversários e da tranqüilidade ao resto do time.

Tom disse...

Óia só, para quem há coisa de 5 à 6 anos não tinha nada, hoje pelo menos temos esperança, que como lembra Fernando Brant é um sorvete exposto ao sol...

Tom disse...

OS NÚMEROS NÃO MENTEM JAMAIS!
384 passes errados ao longo das 15 rodadas do campeonato.
temos o melhor índice, seguidos pelo goiás 391 e vitória 415.
é o q informa a estatística do globoesporte .com
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Futebol/Estatisticas/0,,EIS358-9841,00.html
Estamos reclamando de que?
Eu só reclamo de uma coisa:acontece que os nossos passses errados são mais errados do que os dos outros.

Tom disse...

Imagino que tenha ficado claro q temos o melhor índice de todos os times, o pior é o coritiba com mais de 500.

Borusso disse...

É bacana saber, apesar das recentes paraguaiadas, que o Atlético é o time que menos erra passes na Liga.

A Traffic deve estar em cima do Galo, pro Evandro jogar com tamanha freqüência! Né possível...