terça-feira, 5 de janeiro de 2010

AK e o Parricídio

O relacionamento de um menino com o pai é, como dizemos, ‘ambivalente’. Além do ódio que procura livrar-se do pai como rival, uma certa medida de ternura por ele também está habitualmente presente. As duas atitudes mentais se combinam para produzir a identificação com o pai; o menino deseja estar no lugar do pai porque o admira e quer ser como ele,e também por desejar colocá-lo fora do caminho” (Sigmund Freud, 1927).

Vez por outra o Presidente está em pauta aqui no FEF. E esta questão também (esqueci em qual post. quando achar, ponho o link). Embora eu quisesse continuar o assunto há algum tempo, resolvi esperar o término do brasileirão para que as impressões não ficassem presas a quaisquer dos momentos por que passamos. Pois, independente dos resultados do time (que comentaremos em outro post), dedicamos aqui o espaço para o presidente.

Reutilizando a foto...

O título mais uma vez é inspirado em um texto de Freud, chamado “Dostoiévski e o Parricídio”. Neste escrito de 1927, são feitas análises em cima de questões fundamentais do escritor russo. São óbvios os motivos pelos quais não devemos pensar que aqui estou comparando as personalidades de Dostoiévski e Kalil-filho. O que podemos extrair de fundamental é a relação com a imagem do pai.

Como não presenciei a época do Elias, contei com a ajuda da Eliana para trazer algumas palavras:

Já vai fazer 30 anos desde que assumiu pela primeira e (infelizmente) única vez a presidência do Galo aquele que é, sem dúvida, o top of mind dos presidentes do Glorioso, que, alías, nunca foi tão glorioso quanto naquela época, apesar de não termos conquistado nenhum título de expressão, um pouco por culpa dos “ratos” da vida.

Kalil, o pai, tinha um espírito mais mineiro que o filho, embora soubesse responder à altura quando necessário. Conta-se que quando comprou o terreno de Vespasiano, foi ironizado pelo então dirigente das Marias, que teria dito que “O Atlético vai assumir a periferia!”, ao que ele respondeu: “Quando o nosso CT estiver pronto, a Toca dele vai tornar-se um barracão”. Hoje, o sonho por ele idealizado, transformou-se em realidade, quis o destino que com a participação do filho.

Depois de tanto tempo passado, as lembranças ficam um pouco esmaecidas, mas não dá para esquecer os gols e jogadas protagonizados por Luizinho, Éder, Cerezzo, Nelinho, Reinaldo, Palhinha… componentes do esquadrão de ouro formado por ele. Foi inegavelmente um homem de visão, à frente de seu tempo. Com Kalil pai, pudemos provar um pouco do gostinho da felicidade.

Estou certo de que não foram poucas as vezes que ouvi de outros grandes atleticanos impressões como esta acerca do antigo presidente. Em seu lugar, antes de tudo, ficou a imagem.

Freud indica que o assassinato do pai de Dostoiévski foi fator de destaque na acentuação de seus sintomas neuróticos, bem como em sua produção literária (Aliás, o assassinato, o crime, a culpa, são preponderantes em Os Irmãos Karamazov e Crime e Castigo). Há algo que prende – na cadeia sintomática; e algo que liberta – na sublimação literária. Freud tratou de observar em Dostoiévski uma de suas construções na psicanálise: “A neurose, afinal de contas, é apenas um indício de que o ego não conseguiu fazer uma síntese e de que, ao tentar fazê-la, perdeu sua unidade” (FREUD, pg.185).

No post a que me referi no início, falamos de um Alexandre que pode estar as voltas com um desejo seu – e da massa – de reviver os tempos do Elias e ao mesmo tempo, com a necessidade de espantar o fantasma. Esta é, pois uma síntese cujo resultado jamais será o que se pode supor como ideal.

O desejo pelo parricídio convive lado a lado com a culpa que é gerada. A culpa por desejar a morte daquele que ao mesmo tempo é um rival e um objeto de amor. Aquele cujo lugar se quer assumir e em cuja imagem se identifica. Não obstante, é precisamente porque o pai está morto que ele se faz mais presente.

O pai não só está morto, como assim sempre esteve. E mais. É preciso ser morto. Não se trata, é claro, do Homem Elias Kalil, mas, da imagem de identificação sobre ele criada. É esta que se impôs cada vez com mais força, desde os anos 80, uma vez que não há pessoa viva que possa encarná-la. E sequer haverá, nem mesmo o Alexandre.

Recordo-me que ao final do fatídico ano de 2005, já afastado da presidência do conselho, AK disse a imprensa “hoje eu morri”. E a cada pergunta, recusava-se a desenvolver uma resposta, dizendo coisas do tipo “morto não fala, morto não pensa”. Hoje, em um ano de presidência, fica pra mim a impressão de que se ergue o Presidente Alexandre, no lugar daquele que era o Filho do Elias.

Embora costumemos não poupar críticas ao jeito AK-47 de ser (e falar, principalmente), creio que o atual presidente traz, em sua maneira de operar, as identificações que construiu com o antigo. O discurso acerca do futebol como carro chefe, da estrutura física do clube, do elenco que deve ser digno, fazem lembrar as palavras de Eliana sobre o Elias. Isto feito com toda a paixão que faz questão de exacerbar, com um know how que parece ter construído muito mais com as pancadas do mundo da bola do que com a repetição do que possa ter aprendido com o pai.

Porém, nunca é demais estar atento a algo que Dostoiévski escreveu: “é sabido que o homem excessivamente envolvido por uma paixão, sobretudo se já está entrando em anos, fica totalmente cego e disposto a suspeitar de esperança onde ela absolutamente inexiste; além disso, perde a razão e age como uma criança tola, mesmo sendo um poço de sabedoria” (trecho de "O Idiota"). Atentemos para que a paixão característica do Alexandre não o conduza para a morte de uma imagem que ainda está por criar para os que virão. E que tampouco nos levem a cegueira esperançosa em que a massa há anos está mergulhada. Acredito que não nos everedaremos por este caminho. Provas disto, temos aos montes aqui. Esta preciosidade do Borusso é a última delas.

*É sempre bom lembrar. Não há aqui pretensão alguma de analisar de forma inadvertida e desautorizada, psicológica ou psicanaliticamente a personalidade de alguém. A questão é trazer para a pauta das discussões do FEF alguma referência de fora do futebol. Afinal, “Futebol é Freud”!

** Final e início de anos conturbados. Falta tempo, energia e memória. Faltam alguns links e referências que postarei depois. O texto do Freud tá no mesmo volume que o Mal-estar na civilização.


5 comentários:

Jason Urias disse...

Perfeito.

Breno Souza disse...

Verdadeiramente alá 'Idiota'...

Você inspirou nas explicações tidas no livro para adentrar ao mundo complexo Pai-Filho!

Tomara que Ak-47(adorei o tracadalho do Karilho) não se deixe levar pelo complexo de Edipo.

Bom texto e nem me atrevo a arguir sobre tal. Nada acrescentar.

See Late!

Tom disse...

Eu só temo pelas repetições.
Aprendí que no labirinto edípico o segredo está no rastro identificatório que sustente esta construção de identidade.
Até por falta de referências, vivemos, torcida e AK, no rastro do velho Elias que era forte e está morto.
ps's:
1- o Velho não só era mais mineiro, mas sobretudo mundano, vislumbrou o horizonte infinito do deserto desde o Saara até Copacabana.
2- suspeito que Eliana e eu somos da mesma geração psi.
3- Gus é craque
4- e Freud, até mal traduzido é de uma simplicidade requintada que lhe rendeu o Prêmio Goeth ...de literatura .

Gus Martins disse...

É, Tom, temo pelas repetições sintomáticas torcendo por aquelas - várias vezes citadas aqui - repetições do Manoel de Barros.

É... aquela tradução Standard é dose... pena que a direta do alemão ainda tá no comecim...

Borusso disse...

[8)]Caracas! Um texto rico, denso, e até um pco assustador. Como sou leigo em Ψ, só posso repetir o Tom: «Gus é craque»!

Nessa tarde de Copa S. Paulo vem a lmbrança d q...nossa últ. conquista foi na gestão do Elias. 1983.