quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Então tá...

Belo Horizonte (A idéia é boa...) - O espanto causado pelo anúncio de um árbitro como auxiliar técnico do Bestial começa a se desfazer. O próprio Wagner Tardelli começou a explicar sua função, ou seja, a de orientar os jogadores exclusivamente para questões da regra do jogo, utilizando para tanto, uma escala desenvolvida por ele mesmo.

O que mais me pareceu interessante nesta novidade toda foi o mesmo que impressionou o Boris. Induzir os atletas desde as primeiras etapas da categoria de base a praticarem o futebol cientes das regras parece, sim, ser uma boa idéia . A sistematização proposta pela proposta (blergh) deve ajudar os boleiros a visualizer melhor os pontos fracos e utilizar melhor a regra a seu favor.

Como disse o Boris, aplicar este conceito à base talvez seja tão importante (senão mais) quanto fazê-lo junto aos profissionais.

A teoria parece sensacional. Vejamos o que acontecerá de fato.

7 comentários:

Tom disse...

BESTIAL!
09/09 - 12:15
Real Madrid contrata árbitro espanhol
Juiz estava afastado dos gramados por ter sido reprovado nos exames físicos e agora vai trabalhar no departamento de relações institucionais do clube

Gazeta Esportiva

Cristiano Ronaldo, Kaká, Benzema, Xabi Alonso. A mais nova contratação do Real Madrid não ganha o mesmo salário ou tem a mesma pompa dos galácticos merengues, mas pode igualmente decidir um jogo. Nesta quarta-feira, o clube espanhol anunciou a contratação do árbitro Carlos Megía Dávilla.

Apesar de ainda constar no quadro de árbitros da Federação Espanhola, Dávilla foi afastado dos gramados por ter sido reprovado nos exames físicos, devido a uma lombalgia. No Real Madrid, seu cargo será de "delegado arbitral", trabalhando no departamento de relações institucionais do clube.

Dávila terá que passar aos jogadores as novas recomendações sobre as regras do futebol, além de fazer a ponte entre o clube e o Colégio de Árbitros, visando manter uma boa relação com a entidade de arbitragem.

Considerado árbitro de 'primeira linha' na Espanha, Dávilla já apitou 220 partidas profissionais e foi o representante espanhol na Copa do Mundo de 2006 e na Eurocopa de 2008.

link:http://esporte.ig.com.br/futebol/2009/09/09/real+madrid+contrata+arbitro+espanhol+8342907.html

Jason Urias disse...

Nem tão novidade, assim, então.

Mas, nas palavras do Tardelli, o "projeto teve início há três anos".

Se a ideia funcionar, já tá de bom tamanho.

Jomar disse...

A essência da coisa é até interessante. Concordo e tal.
Mas pergunto: isto não é função do técnico? O treinamento, seja nas categorias de base, seja no profissional (e neste principalmente dentro dos esquemas táticos) já não deveria incorporar estes fundamentos?

Breno Souza disse...

Jomar,

Bem vindo a era da terceirização.
Ora dá certo, ora não. Vamos ver o que isso vai repercutir em campo.

Seja bem vindo ao Blog!

Tom disse...

Mais um Freubolista?
Bem vindo J.Álace, que seja frequente.

Jason Urias disse...

Jomar,

Breno e Tom já deram as boas vindas. Faço coro a eles: bem vindo ao nosso divã.

Tom disse...

Correção:
Freudbolista!
Ou seria Freudboleiro? haha