terça-feira, 27 de abril de 2010

Com que esquema eu vou?

Belo Horizonte (Ganha quem der o melhor nó) – Agora há pouco eu ouvia, na Itatiaia, o Roberto Abras dar as notícias do Galo. Na verdade, tentando. Por não fazer idéia do time que jogará contra o Santos amanhã – e pela necessidade de se preencher espaço no noticiário esportivo –, ele se perguntava qual será o esquema utilizado neste jogo.

Apesar do “embromation” do repórter, a pergunta até que é válida: 4-4-2 ou 3-5-2? Qual o melhor esquema para enfrentar o Peixe?
O próprio Abras lembrava que o Luxa tem dito que a armação do time é sempre em função do adversário. Prova disso foram os esquemas utilizados contra Sport e Ipatinga, 3-5-2 e 4-4-2 respectivamente. Aí eu fiquei curioso e comecei a divagar sobre as possibilidades do Fexô.

Contra o Santo André, segundo a prancheta do PVC, o Santos jogaria num 4-2-2-2, o que, conforme a escalação do Santos, acabou acontecendo. Considerando que o Dorival manterá a formação (exceção feita ao Neymar, que não deve jogar e deve ser substituído pelo André), já que utilizou este mesmo esquema contra o São Paulo na semi do Paulistão, como é que o Luxa pode armar o time?

Jogar com três zagueiros não é muito do gosto do Luxa, mas ele tem o fez algumas vezes nestes últimos jogos. Na minha modesta opinião, a maior vantagem deste esquema é poder dar liberdade aos alas para apoiarem ao ataque. Contra o Sport, o Júnior fez esta função pelo lado esquerdo e o Carlos Alberto tentou fazer pela direita. O meio-campo teve Zé Luís, Correa e Fabiano, sendo que o genro atuava mais próximo aos atacantes.

No 4-4-2 do Fexô, contra o Ipatinga, por exemplo, o Fabiano jogou mais recuado, deixando Ricardinho e Correa mais livres para avançar. Neste caso, os laterais ficam mais ‘presos’ apoiando à defesa, como fez o Leandro.

Como o Santos joga com dois meias (às vezes três, como disse o PVC) e joga muito pelas laterais, acho que o melhor seria utilizar o 4-4-2. Ele dá mais possibilidades de marcar os meias do Peixe e de resguardar os ataques pelos flancos do time paulista. Neste caso, porém, ao invés de apenas um volante volantão, entraria com os dois brucutus Zé Luís e Jonílson, deixando Ricardinho com seus passes precisos e Fabiano com suas investidas ‘surpresa’.

Assim, pra terminar meu devaneio, pensei neste time: Aranha, Carlos Alberto, Werley, Jairo Campos e Leandro; Zé Luís, Jonílson, Ricardinho e Fabiano; Muriqui e Tardelli.

Alguém se arrisca?

9 comentários:

Jason Urias disse...

Update: Acabei de ver que o Léo não jogará amanhã e que, com isso, o Pará vai pra esquerda, entrando o George Lucas em seu lugar. Lembram dele?

Acho que isso só mudará o apoio pelo lado direito deles. De resto, fica a mesma coisa.

Gus Martins disse...

Não aposto, mas gostaria de ver o Júnior na lateral. Seria o que temos de melhor na frente - com o Junior fazendo o que costuma fazer e o Ricardinho se repetir as últimas atuações - e o que de mais consistente temos atrás.

Jason Urias disse...

Eu acho que o Junior é melhor para o esquema com 3 backs, pq ele é melhor ala que o leandro, que é melhor lateral que o junior.

Tom disse...

Uau! O "nosso" Jason , como diria o Abras - Abracadabra voltou queim,ando carbureto incorporando um pvc explícito.
O Luxa se ver este papel ai, mostrando o esquema, te contrata como lugar tenente.
Vale palpite? 0 x0 torcendo para ser 2x0 prá nóis.
Espero q seja peixe podre e daí iremos para a vila, com que roupa?
Com que roupa eu vou? Ao samba que vc me convidou.

Jason Urias disse...

Ô Tom. Não dizem que, no divã, a gente deve dizer tudo que vem à mente? hehehe

O PVC foi pq, como não assisto a todos os jogos deles, ficaria difícil comentar alguma coisa.

Mas, afinal, a minha 'maionese' está podre ou vc(s) acha(m) que o Luxa vai manter o esquema "Copa do Brasil" (vulgo 3-5-2)?

Tom disse...

Segundo o nosso Abras, na turma do enrola emrola, o time pode ir no 442, no 352 ou até no 4-5-2, isto mesmo! 4-5-2.
Eu não tenho nenhuma dúvida em afirmar que NÃO SEI!
E adoro não saber e ser surpreendido, como fui, nos últimos jogos.
Não obstante, um personagem do David Lynch me sopra que o Marques será fundamental em cima do Guerra nas Estrelas.....
Aforça desta vez "estaarárá" com nóis

Afonso Pena¹³ disse...

4-4-2 nos Dois jogos.

Contra o santos, eu tbm gostaria de ver a Velha Virgem Leci de titular...

acho que é ''O JOGO'' pra ele.

Lembrando que teoricamente, todos os laterais em um esquema de 3-5-2 jogam como alas.

bom, sei lá, a cabeça do Bestial é como um Universo na casca de uma noz, como diria o saudoso Stephen Hawking....

Então, na mesma linha que o Tom, espero ser surpreendido novamente!

Breno Souza disse...

Parafraseando Ivan Lins -
Nada de correr da raia
Nada de morrer na praia
Nada! Nada! Nada de esquecer

Desesperar Jamais. Temos que mostrar que independente da formação tática, tem que se ter tática e não basta só a possuir... será feliz se souber administrar!

Eu preferiria 4-4-2 não sei porque mas esse estilo aqui no minera vai ser mais preciso.

Agora o placar vou esperar o Mãe Dinah aparecer aqui no FEF!

Amplexos,

Gus Martins disse...

o que eu "sei" é que teremos um ataque que não perdoa contra uma defesa que vacila x uma zaga horrível contra um ataque misericordioso.

Será que Muriqui e Tardelli continuarão tendo misericórdia dos zagueiros adversários, errando a pontaria? Será que nossa defesa, volantes, zagueiros e goleiro, continuarão vacilando, levando nas cosstas, batendo cabeça nas bolas aéreas, e etc?