quinta-feira, 6 de maio de 2010

Galo no Divã: Santos 3 x 1 Atlético MG

(“Há um Menino!

Há um Moleque!

Morando sempre no meu coração

Toda vez que o adulto balança

Ele vem prá me dar a mão... Milton e Brant”)


Não vi um espetáculo como foi a partida no Mineirão. Mesmo assim, um jogo agradável de se ver. Principalmente porque do outro lado, um adversário. E que adversário! Todo o país fala sobre isto e seria apenas mais uma redundância repetir aqui os elogios. Mas dar os créditos a quem merece, nunca é demais. E se, como apaixonados pelo Galo, não conseguimos mais uma vez o que almejávamos, isto significa que há muito ainda que melhorar nas Minas Gerais – contra os fanáticos que se contentaram com o título de domingo. Mas, como apaixonados por futebol, me agrada vê-lo novamente, com todos os ingredientes que justificam, neste esporte, a paixão que é. Antes de tudo, parabéns aos alvinegros de lá. Que isto inspire, de alguma forma, os de cá.

Jogaram Futebol. O Resto é bola.


Aranha: Fez defesas muito importantes. Ah, se fosse um goleiraço! Quem sabe cortaria aqueles cruzamentos....

Carlos Alberto: O Guerreiro limitado de sempre.

Werley: Mal.

Jairo Campos: Muito mal.

Júnior: Hoje foi mais virgem do que velha.

(Marques): Não produziu.

Zé Luis: Nervoso, cometeu algumas falhas, mas talvez tenha sido o menos pior do setor defensivo.

Fabiano: Meia boca.

Correa: Enquanto teve pernas, foi bem.

(Evandro): O duro do câncer é isto. Quando você pensa que já acabou, lá vem a quimioterapia de novo.

Ricardinho: Não vou colocá-lo que não. Mas bem longe de ser o mocinho dos últimos jogos.

(Leandro): Ah, já cansei dele. E ele já cansou de jogar bola.

Muriqui: Zanzou pra lá e pra cá, foi bastante interessado, mas nada produziu.

Diego Tardelli: Só a sua inteligência e disposição não bastaram. Ficou isolado.


Luxemburgo: Escalou como era esperado, afinal, vinha dando certo. Quando viu que deu errado, mexeu. Mas mexeu errado. Aí foi sua falha. (e que coletiva chinfrim! e o Galo??)


Primeiro tempo: Pressão santista no começo. Nenhuma novidade. O que surpreendeu e desmotivou foi a enorme dificuldade do nosso meio campo. Os meninos de lá jogam muito, é verdade que não temos porque ignorar. Mas é fato também que um time bem organizado, como foi o Galo na última partida e também o Santo André na final paulista, consegue retardar as ações e causar transtorno à defesa do peixe. Mas não fizemos desta vez. Os volantes num nervosismo além da conta. Zé Luis só não saiu amarelado por sorte. Ricardinho, que nunca foi lá bom de drible, tentou isto várias vezes, sem sucesso. O Velha Júnior deu umas de Virgem, tentando em vão dribles arriscados na saída de bola. Após os 30 minutos, quando já estávamos atrás no marcador, o time resolveu se animar. Aí, os atacantes que pouco participaram, começaram a aparecer. Entretanto, isto não foi suficiente –e muito pelos já falados defeitos do meio campo – e quem voltou a marcar, de maneira bem semelhante ao primeiro gol, foi o Santos. Duas bolas perdidas, dois contra-ataques, cruzamentos rasteiros na área, gol. Se minha feição era das piores, Corrêa, que já tinha arriscado um arremate de fora da área, após cruzamento perigoso, em uma sobra de bola, acertou um chute de primeira, diminuindo o prejuízo.


A etapa final não reservou muitas surpresas. O nível de jogo continuou o mesmo, a modificação do Luxa não surtiu efeito e, como não poderia deixar de ser, a mudança no placar foi da equipe santista. Mais uma falha do setor defensivo associada ao bom posicionamento e a grande qualidade de passes da equipe santista. A coisa estava sintomática: Os erros repetiam-se incessantemente, os sustos da zaga e a inoperância do meio pra frente diminuíam cada vez mais as possibilidades da equipe. Nada ‘melhor’ então, para este estado letárgico, do que colocar em campo o câncer. Minha esperança já tinha acabado. Meu interesse se foi com esta substituição. Nem a entrada do Marques, que eu desejava, foi suficiente para me animar. Tampouco pra animar a equipe. Com a expulsão do Fabiano, era só esperar o apito final.


Pois, o que era esperado veio. O que era desejado não.


(“E me fala de coisas bonitas

Que eu acredito

Que não deixarão de existir

Amizade, palavra, respeito

Caráter, bondade

Alegria e amor...”) E começo a acreditar que o bom futebol não deixará de existir...

10 comentários:

Fredy7L disse...

é foda... mas... perdemos pra time bão, que ganhou na bola e nao jogamos bem. Nosso time tem que melhorar muito, mas sei que faremos boa campanha no brasileiro...

Com a entrada do meia cancerígeno me senti tão desesperançoso quanto o gus, mas por um momento o torcedor passional baixou em mim e pensei "o cara sempre joga bem contra o Santos, quem sabe resolve?", aí veio a realidade de sempre, no fim ficamos mais uma vez nas quartas.

Então bola pra frente e vamos começar bem somando 3 pontos no domingo!

Rodrigo disse...

Na coletiva, o Luxa com sua especialidade: desviar o foco. Pelo menos ele não consegue isso com o FEF.

Jason Urias disse...

O Dorival disse que a mudança para 3 atacantes era tática. E foi. Prender os laterais do Galo, evitando que eles criassem jogo pelas laterais do campo junto com os atacantes.

Além disso, como o Gus disse, nosso meio-campo foi muito mal, errando passes demais.

O Santos fez uma partida impecável, foi soberano e mereceu a incontestável vitória.

P.S.: minha esposa perguntou pq eu não comemorei o gol. Eu disse queera porque ele não faria diferença...

Eliana disse...

Assim como a conquista do Mineiro não significou que o time era isso tudo, a saída da Copa do Brasil não significa que é ruim. Pelo menos tivemos de volta um pouco de raça, técnica e tática nos últimos jogos, não ficou a impressão de 'por acaso'. No mais, é esperar a entrada dos reforços que já estão certos e a chegada de mais alguns, principalmente nas laterais.

Daniel Martins disse...

Agora é esquecer a derrota
Tirar o cansaço
Não se contentar com mineiro
E pegar a sério o Brasileirão '10
E torcer para o time não ter essas apagadas gerais durante o campeonato
E reforçarmos nosso elenco(pq Evandro como salvação é... complicado).

Tom disse...

Mesma coisa q afirmei no post abaixo.
Falta vitalidade para encarar uma maratona destas, e qualidade tb.
Vamos ver o q vem por aí.
De toda forma valeu Galo!

Gus Martins disse...

Como disse nosso ex-"craque", Renaldo, eu tava hoje "refrexionando"...

O Luxa armou o time com o que tinha de melhor (e que vinha jogando de melhor). Em campo, a coisa desandou, isto é fato. Tentou uma primeira mexida no intervalo, pela lateral que fora anulada pelo Santos. Como o time - defesa e meio, principalmente, não se aprumaram, será que o Luxa viu que já não tinha mais jeito?

O que quero dizer com isto: Que talvez o Luxa não tenha abandonado o Renanzim. Mas, quem sabe, tenha o poupado de ser queimado em mais um fiasco, uma vez que as chances de que ele (também) não rendesse eram muitas.

Aí, olhou pro Evandro e disse: Se é pra jogar pras cobras, vai você!

(bom... não sei se tem alguma coerência nisto, mas ainda busco uma explicação para a entrada do câncer)

Jason Urias disse...

Hehe! Tomara que ele tenha pensado assim, Gus.

Mas continuo achando que ele tinha melhor opção no banco. Insisto que a entrada do Jonílson teria sido melhor.

O Fabiano já não tinha pernas para dar cobertura ao C.A. e o Correa tava perdido, tentando ajudar na 'armação' e cobrir a lateral do júnior.

Entrando com o Jonílson ele reforçaria a cobertura das laterais e liberaria o correia pra "chegar nos atacantes", como fez contra o Ipatinga. Além disso, liberaria o Fabiano para jogar pelo lado direito do ataque com o Muriqui.

Como os dois, Correa e Fabiano ficaram muito travados por causa da cobertura das laterais, Tardelli e Muriqui ficaram isolados, já que o Ricardinho não foi.

Sei lá. Poderia não ter dado certo, também, mas acho que seria melhor que colocar o câncer.

Afonso Pena¹³ disse...

Pois é, Um Belo balde de água fria, logo após um Belo Título....

Como diria a minha, a sua, a nossa vovózinha....''alegria de pobre dura pouco!''.

Eu estava certo que seria um GRANDE espetáculo, esperava ainda, uma GRANDE atuação da dupla de ataque, principalmente do Muriqui...

Triste Ilusão.

O Atlético NÃO consegiu jogar ontem, Dorival neutralizou muito bem a ligação do meio de campo com o nosso ataque, e MATOU o atlético aonde o mesmo é mais forte, na subida dos volantes.

Endosso o coro de ''parabéns'' ao Santos Futebol Clube, realmente foi SUPERIOR o jogo inteiro e mereceu a classificação.

Agora é CONCENTRAÇÃO total no Brasileiro, não podemos JAMAIS jogar um planejamento promissor como este fora, por causa de mais uma Copa do Brasil perdida...afinal ja são TANTAS eliminações, que me perco na contagem....

FOCO NO VASCO! e bola pro mato que agora é CAMPEONATO.....


Vou poupar o time dos ''encargos contratuais'', visto que não quero ser redundante nas críticas a determinados jogadores, visto que considerei o rendimento de TODOS abaixo do esperado.




Galo, até e depois do Além.


abraço do Avenida.

Afonso Pena¹³ disse...

''(Evandro): O duro do câncer é isto. Quando você pensa que já acabou, lá vem a quimioterapia de novo.''





HAHAHAHAHAHAHAHA.