sábado, 24 de julho de 2010

Galo no Divã: Avaí 0 x 0 Atlético MG

("Até a pouco 'tava tudo bem
Agora me sinto debaixo de um trem

Maldita ressaca" Velhas Virgens)

Com um quê de saudade da nossa 'abandonada' velha virgem, mais uma vez a Ressacada não nos trouxe boas coisas. Empate com sabor de vitória, pela circunstância do jogo, como dizem muitos. Empate com sabor de empate, para a tabela de classificação, como disse o Breno.
No fim acabou que deu pra segurar...

Fábio Costa: Jogou muito.
Diego Macedo: Melhor que no outro, mas não o suficiente.
Jairo Campos: Mal no primeiro tempo. Bem no segundo.
Cáceres: Mal no primeiro tempo. Muito bem no segundo.
Werley: Bateu tanto a cabeça que o Luxa o tirou.
(Neto Berola): Não foi muito objetivo, mas estava bem. Até o cartão.
Fernandinho: Não dá pra esperar muito mais do que fez no primeiro tempo. Mas quando a coisa apertou, se superou e ajudou a segurar as pontas.
João Pedro: Mais tranquilo, seguro e participativo.
Serginho: Ajudou bem a cobrir as falhas do lado direito. Pela função, perdemos sua qualidade ofensiva. Mas valeu o sacrifício.
Diego Souza: Ainda bastante lento e desentrosado. Ficou muito avançado e perdemos a ligação defesa-meio-ataque.
(Ricardinho): Fez o que sabe bem no meio campo. Segurou o jogo, mas pouco ajudou no ataque... até pelas circunstâncias.
Daniel Carvalho: Muito pesado mas mostrou uma técnica que nos falta muito no ataque. Não mereceu a expulsão.
Diego Tardelli: 2009 é passado.
(Fabiano): Mais um que ajudou bem a honrar o hino quando a coisa parecia acabada.

Luxemburgo: De um péssimo treinador para o velho excelente fexô entre as duas etapas de jogo. A 'organização' inicial foi das piores possíveis e a alteração no intervalo fez lembrar o grande treinador que já foi.

Tudo começou na escalação: Três zagueiros e a velha incerteza do que isto pode acarretar no time do Galo. Já dissemos várias vezes. Culpa do esquema? Claro que não. Mas, na cultura alvinegra, este estilo não dá certo. Aí piorou na entrada em campo. O Repórter questiona ao Tardelli se ficou surpreso com a mudança no esquema e, 'gaguejante', responde que sim e sem conseguir articular outras palavras diz apenas que o treinador sempre quer o melhor. Pô, se o próprio time entra em campo sem saber o que vai fazer, o que podemos esperar? Um primeiro tempo como o que tivemos, no mínimo. Pressão do Avaí, nossa zaga na roda, ataque inoperante e a esperança depositada nas mãos do goleiro. Desta vez deu certo e não sofremos gols.

Na etapa seguinte, a mudança que não seria surpreendente se o Luxa tivesse sendo no Galo como foi naquele velho Palmeiras dos anos 90. Sai um zagueiro que só atrapalhou e entra outro atacante. Nesta nova formação, não só a característica ofensiva, mas abriu-se possibilidade de articular o meio com o Diego Souza um pouco mais recuado. Além disto, a zaga voltou a atuar como sabe. Daí os zagueiros deram conta do recado. E mais, o time começou a encurralar o adversário. Mas em um momento de vontade exagerada do Daniel Carvalho e rigor mais que excessivo do árbitro, perdemos um grande jogador. Surpreendentemente, ao contrário de tudo que vem acontecendo com nosso time, continuamos pra cima e melhor que o outro time. Criamos mais e com um pouco mais de precisão poderíamos ter aberto o placar. Desta vez os catarinenses é que estavam acuados. Mas aí, um carrinho desnecessário do Berola levou o árbitro a outro excesso. Dois jogadores a menos seria o fim. (O árbitro seguiu a regra ao pé da letra. Mas: Os outros árbitros não fazem isto no campeonato, ou seja, temos uma tremenda falta de critério; Não me lembro de este próprio árbitro atuar desta maneira. Alguma coisa fica pairando no ar...).

Mas não foi o fim. O Luxa mais uma vez mexeu bem, pos o time todo recuado e sabe-se lá como os jogadores enfiaram na cabeça que tinham que jogar por si e mais um. Fizeram isso e suportaram a considerável desvantagem. O Avaí devia ir pro ataque e foi. Mas não causou nenhuma ameaça próxima do que foi o primeiro tempo.

Pois bem. Nada muda a catástrofe que é marcar apenas um ponto, somando 10 em onze jogos e ocupando as últimas posições. Mas, mostra um pouco do que dissemos da última vez: Os jogadores não desaprendem a jogar. O Fexô parece - no intervalo - que também não desaprendeu. Mas o que vem acontecendo para que o time se apresente na maior parte dos jogos - e no primeiro tempo de hoje - com um time pequeno e mal treinado?

Vamos ver o clássico...

17 comentários:

Daniel Martins disse...

O jogo de hoje serviu para:
mostrar que não há nenhuma espécie de boicote ao treinador ou à direção;
e como bem disse o gus, 3-5-2 não rola. O 3º zagueiro estava perdido em campo e acabava atrapalhando os outros.

Fora isso, gostei da atuação do Daniel Carvalho, ficou faltando só mesmo o meio de campo pra ligar defesa-ataque, o que não aconteceu no primeiro tempo.

Quanto ao tardelli, não é o de 2009, mas falta alguém pra jogar com ele como era em 2009. No caos, o primeiro tempo, ele ajudou a 'criar' as boas chances do galo no primeiro tempo, mas moscou naquele chute do D Souza que o goleiro deu rebote...

Borusso disse...

Definição casa direitinho c/ o q penso: «empate com sabor de empate».
A meu ver o Dan Carv foi imprudente, e o árbitro fez certo ao xpulsá-lo.

Aí cabe voltar à pergunta: pra que Diabos o Luxa trouxe consultor de arbitragem? Se após 6 meses da vinda do Wagner Tardelli os atletas mostram ainda não conhecer as regras?

Contudo, o árbitro exagerou ao xpulsar o Neto Berola. Sua entrada foi só p/ amarelo.

O Caio do time deles esculachou nossos beques. +/- como o Reinaldo fazia ao Morais, ao Fernandez ou ao Rijkaard.

Gus Martins disse...

Uai, Daniel, essa de boicote eu não tinha ouvido... a imprensa andou ventilando isto por aí? (Não suporto a imprensa televisiva mineira, então não acompanho nada do que falam...). Mas também estou certo de que não há boicote. Há trabalho mal feito, isso sim.

É, Borusso, essa do W. Tardelli ninguém engoliu na época e a cada desastre desses só confirmamos a suspeita. O Werley só não foi expulso também porque o Luxa o tirou a tempo. Senão, numa daquelas entortadas ia acabar puxando o rodo em alguém e levando o segundo amarelo...

Alguém ouviu a entrevista do Fexô? Fiquei curioso, mas a net daqui não ajuda... e a transmissão da 'rádia' (da cidade que faz parceria com a mais ouvida) acabou logo após o jogo.

Daniel Martins disse...

Não sei se falaram de nada disso não..
Mas os resultados não condiziam com um elenco. Essa é uma ideia que poderia surgir... mas os jogadores, da forma que atuaram no segundo tempo, jogaram fora essa ideia xD

elianA disse...

Proponho entrar com 9 contra as Marias...

Jomar disse...

Posso estar me iludindo, mas em outras ocasiões uma vitória sobre as meninas foi um "turning point" que nos fez deslanchar. Espero que desta vez não seja diferente.
Ainda no calor do anúncio da primeira convocação do Mano uma coisa salta aos olhos. O Galo, na zona de rebaixamento, tem dois jogadores convocados (um inclusive que nem viu o cheiro da camisa). A prova de que falta conjunto ao elenco.

Tom disse...

O pão ainda continua caindo com a manteiga pra baixo, mas o piso ta começando a clarear.

elianA disse...

Além dos 2 da seleção brasileira, ainda tem o Jairo Campos convocado pra seleção do Equador, embora esta não seja lá essas coisas. O problema maior é que não temos tempo pra acertar o time, já estamos em mais da metade do primeiro turno e qto mais demoram os resultados, mais afloram os nervos, aí vira uma roda viva. O time foi montado pra funcionar este ano, não é uma aposta futura, e se as coisas continuarem ruins, vai ser um desastre sem precedentes, porque o investimento foi alto.

Tom disse...

Coisas q só acontecem com o Galo: antews tinhamos estádio e não tinhamos time, hoje temos time e não temos estádio.
É o planejamento, mas qual seria a outra saída?

Gus Martins disse...

Temos também o Cáceres que esteve na copa... e se o Paraguai fizer amistoso, provavelmente irá também...

Quem já foi da seleção, a quarta colocada no mundial, mas obviamente não foi à copa, acaba de sair da cidade do Galo também. Carini que chegou sob aplausos sai sem fazer a menor diferença...

Jomar disse...

A partir do comentário do Tom faço uma pergunta de quem não mora mais em BH: a quantas anda a reconstrução do Independência? Digo reconstrução porque no fim do ano passado vi umas fotos que mostravam que não havia nada do estádio antigo. Existe um horizonte mais próximo para inauguração que o de 2014?

Borusso disse...

Ué Tom, todo club monta maus times eventualmente. Logo, ñ vejo pq só aconteça ao Galo. O esquadrão de '48 jogava no Estádio de Lourdes. Anyway, ñ sossego enqt ñ tivermos ambos.

Qto à saída do uruguaio, é bem a cara do Bestial mesmo! [:x]O arrozador de manicures não aceita brilhar menos que ng.

-- FORA LUXA!

Foi assim na SEP, qdo se desfez do Valdivia...e no CAM o padrão se repete.
Ñ q o Carini ultimamente catasse feito 1 Júlio César...porém, c/ o Luxa é batata! É ele saber q a torcida se afeiçoa a um jogd. platino, e voilà: ele sucateia.

Gus Martins disse...

Sei não, Borusso. O Luxa é assim mesmo, mas não acho que seja o caso do Carini. Com o uruguaio, até a torcida já estava 'por aqui' com ele.

O que não entendo, até hoje, é por que diabos trouxeram o Marcelo. E, se era pra dispensar, este vinha antes do Carini...
Paciência...

Sei não viu Jomar... apesar de eu ficar lá e cá (BH e Itabira), não tenho ido por aquelas bandas e nem ouvido nada a respeito...

Borusso disse...

Jomar, amigos americanos dizem que em Março do Ano III ele tá de volta.

É mesmo, Gus. Ele estava mto em baixa. Uma fase que podia virar naturalmente, c/ alg. oportunidades. Nesse ínterim, que escalasse o Fábio Costa ou o Aranha, sei lá. Fosse como fosse, haveria lugar pro charrua.
-- ¡VUELVE CARINI!

C/ ctzª o trapalhão ex-Bahia vinha antes!
-- FORA MARCELO!

Se o Manager pudesse ele demitia o Kalil, só p/ ser o mais exaltado pela Massa.

Jason Urias disse...

Jomar,

há pouco tempo vi um vídeo no Superesportes que mostrava o andamento das obras no mineirão e no Independência. Parece que as coisas por lá estão adiantadas...

Teoricamente, a reforma do Independência era para abrigar os jogos dos três daqui. Mas...

'Por aqui' estou é com a contratação do Marcelo, Gus. Também não consegui entender por que diabos o Luxa cismou de trazer esse 'encosto'. Pô!, o cara era reserva no Bahia, na 3ª divisão! Veio pra jogar meia dúzia de jogos e agora tá aí 'come-e-dorme'. Arfff...

É bom o bestial deixar seu discurso besta de lado e pôr esse time pra jogar bola logo.

Breno Souza disse...

Bom... Acho que essa liberada no uruguaio só vem reforça aquilo que está como especulação... Trazer um equatoriano, e como não justifica ter um plantel com números de estrangeiros maior do que o permitido ser escalado, manda o Bode embora...

Eu também não entendo a do Marcelo até hoje, assim como Fábio Costa... Enquanto isso Outros Renans vão para seleção... ACORDA BESTIAL!!

Breno Souza disse...

Eis a resposta do Mequinha Arena:

http://www.uai.com.br/htmls/page/299/capa_videos.shtml#video_89966