domingo, 22 de agosto de 2010

Galo no Divã: Santos 2 x 0 Atlético MG

("Se você está aqui é porque veio. Se você veio até aqui é porque está atrás de alguma coisa. Se você não quer nada, por que não vai embora?" Titãs)

Aliás, meu companheiro FEFiano me poupou de várias palavras e, mais que isso, contribuiu com a preguiça danada que estou hoje. Portanto, fica aqui apenas a 'obrigação'.

As rugas estão pra mostrar que o tempo passa...
Aranha: Uma catada de borboleta, um milagre e nenhuma culpa nos gols.
Diego Macedo: Não jogou.
Werley: Esteve bem a maior parte do jogo, mas não tanto quanto ainda pode ser.
(Rafael Cruz): Pra falar a verdade, nem prestei atenção. Acho que não comprometeu.
Rever: Bastante seguro para quem estava estreando (diferente dos outros nas suas estreias).
Lima: Com vontade (e futebol) o bastante para ser titular.
Ricardinho: Perdido como qualquer jogador que é levado a uma posição absurdamente fora da sua.
Jataí: Dentro dos limites e da inferioridade diante do ataque adversário, fez o que pode.
Serginho: Mal, principalmente no ataque.
(Mendez): Além do cartão amarelo, não fez nada para aparecer.
Diego Souza: Como disse o Jason, melhor fisicamente... mas... o mesmo tatica/tecnicamente.
Neto Berola: Vale também a descrição do Sr. Urias. Às vezes lá, às vezes não. Melhor que o Muriqui, mas muito pior que o Tardelli.
(Obina): Apareceu pouco e não tão bem quanto na partida anterior.
Diego Tardelli: Acompanho o relator. Jogou bem, como há tempos não jogava. Mas, como sempre, pecou muito por estar fora da área.

Luxemburgo: Suas conquistas já caducaram. Ou é ele que está caduco?

No primeiro tempo ficou claro pra mim que poderíamos sim dar mais trabalho. Mas é difícil, com um time que não tem volantes. Aí fica a necessidade de escalar mais zagueiros e, na falta de laterais, o improviso destruiu o meio campo. Pois o que o Santos tentou fazer foi tocar bolas até pegar a zaga com as calças na mão. Felizmente, os três homens de trás seguraram a onda o quanto puderam. Mas não há defesa que resista a um ataque (do próprio time) inoperante. Num lance bobo, de interpretação questionável, pênalti = gol pra eles. Tivemos um lance de roubada de bola do Jataí, ligação do Ricardinho, passe do Tardelli e finalização do Berola (com um pouco mais de qualidade, poderia ser gol). Houve ainda um lance em que, na recuada de bola do zagueiro pro goleiro deles, o Tardelli tirou um pique e quase toma a bola do arqueiro na pequena área. O que chama a atenção destes dois lances foi a semelhança com o estilo que levou o Galo à liderança na passagem do Juarez. Éramos um time que marcava bem a saída de bola e que, nos contra-ataques era mortal. Mas, ter duas jogads deste tipo por jogo, não basta.

O segundo tempo veio pra mostrar que não basta mesmo. Não jogávamos contra qualquer um. O time deles além de muito técnico no ataque, sabe como tocar a bola. Enquanto isto, em uma tradicional perda de bola do Tardelli (onde ele não deveria estar), nasce um contra-ataque, este sim, verdadeiramente mortal. Fechou o placar e meus olhos para a atenção que tinham ao jogo. Fui cuidar de outras coisas e a tv não foi mais do que uma sombra na sala de estar.

O que me parece, neste lenga lenga todo que venho dizendo toda semana é que, além de eu já nem ter tanto controle sobre as palavras e arriscar-me constantemente a falar qualquer bobagem, é que do lado de lá, dentro (e fora) de campo, tem muito 'nego' que ainda não sabe a que veio. Como disse Eliana, esta indefinição é mortal. E seria solução fazer mais UMA?


*** Em tempo. Das derrotas, foi a menos vexatória, porque em alguns momentos o time parecia ter condições de fazer algo diferente e adversário era dos melhores que temos por aqui...

22 comentários:

Anônimo disse...

Taí...
Nos resta refletir: O que fazer? Vai dar pra sair dessa? Vamos reagir?
Como? Com esse time? Cheio de nomes e de nenhum futebol? Pelo menos por enquanto não apareceu o futebol...
E mais grave: só faltam 4 rodadas pra metade do campeonato.
Abraço, Massa.
Guilherme Foureaux

Daniel Martins disse...

só não concordo que o aranha não falhou no segundo gol. A culpa não foi dele, mas um goleiro melhor pelo menos daria rebote pra frente
o chute nem foi forte nem nada.

fora isso, a situação tá critica, como bem disse o Guilherme.

Talvez trocar de técnico possa renovar os ares...
há anos o luxa não é mais o luxa, ele está ultrapassado, precisa rever seus conceitos sobre futebol... Mas também não podem colocar um 'tapa-buraco' no lugar dele. Se for pra chamar um outro técnico, que seja um que dê mais garantia...

Gus Martins disse...

É, acho que ele não falhou, mas concordo que um bom goleiro (nem precisa ser o melhor de todos) faria a defesa.... Ô saudade do Diego Alves, que agora poderá usar a amarelinha...

O problema da troca é que infelizmente nada hoje nos dará garantia. Aliás, o Luxa foi pra nós uma garantia certa.... e, meses depois, tá dando nisto...

Tom disse...

Voltei a não conseguir ver jogo do Galo.
TV ligada ao lado, preferi um poker em que perdi $0,70. Isto mesmo setenta cents, um desfalque considerável em minha conta magérrima. Mas, se ganhasse.....
Ai sim, estaria com a cabeça fora do atoleiro.
Continuo atolado.
Mas não estou só.
PS: pra lembrar q o Gus e coisa e tal...."Se você está aqui é porque veio. Se você veio..." É craque.

Daniel Martins disse...

antes, ao assistir outros jogos, e comparando com os nossos, eu pensava: é incrível como todo time tem um goleiro bom! as defesas que eles fazem, os gols que perdemos...
Isso porque comparava o padrão médio de goleiro com algo um pouco melhor que os nossos.
Hoje conclui que não são os outros que tem goleiros ótimos. Eles(no geral) tem apenas goleiros normais, regulares, e só agora(com o fábio costa) voltamos a nos aproximar disso...
Que houve com o Aranha da Ponte...

Jason Urias disse...

Acho que o Rafael Cruz não só não comprometeu como também fez diferença, tomando como base o Ricardinho. Logo após sua entrada, jogadas pelo lado esquerdo apareceram, ainda que timidamente. Pra mim já merece o lugar do Macedo.

O problema do Ricardinho, Gus, é o preparo físico. 'A vida toda' ele jogou por ali, pelo lado esquerdo, muitas vezes até mesmo como ala. Mas o peso da idade não permite mais 'estripulias'.

O Méndez, no primeiro toque na bola, já mostrou que sabe jogar. Bom passe e boa visão de jogo. O que ainda não está bom é o condicionamento físico e o (óbvio) ritmo de jogo.

Guilherme, seja bem vindo ao divã!

Como sair dessa? Com mais vontade por parte dos jogadores e com mais inteligência por parte do treinador. Só assim daria pra tentar responder à segunda pergunta, se "vamos sair dessa".

Daniel, eu tendo a ter uma certa averssão ao troca-troca de técnico há muito vigente no futebol tupiniquim. Claro que em determinados momentos não tem jeito, tem que substituir, acredito que é preciso tempo para que o treinador consiga formar bases sólidas.

(Digo isso mesmo sabendo o que significa pedir paciência pra gente...)

No caso do Luxa (e do Murici no São Paulo, e do Adilson nas Marias...) a pergunta, como já disse o Gus, é: chamar quem? O Ricardo Gomes, deu no que deu. O (lélé da) Cuca ainda está começando, mas...

elianA disse...

Outro problema é que jogadores chave estão fora de forma física: Serginho, D. Souza, Obina, Lima, Mendez... fora os do DM. O jeito torcer pra não cair e ver se o time se acerta no ano que vem, pq se cair, desmantela tudo de novo. Mas já me cansei dessa sina de Pedro Pedreiro.

Afonso Pena¹³ disse...

Desculpas e mais desculpas, argumentos infundados.

É a hora de assumir, ''SIM! Somos incompetentes.''

Vitórias de Pirro ja não saciam mais....

Daniel Martins disse...

eliana, mesmo se não cair
se ficar em 10º pra baixo, não ir bem na sula
vai ser dificil segurar patrocínio, ou conseguir melhores...

Também sou contra o troca-a-troca jason, por isso que digo que acho que deve trocar, mas se for, escolha um treinador firme, não um só pra preencher vaga.
Sei que a culpa não é só do Luxa.. mas esse ano(e alguns atrás também) não tem feito o suficiente pra merecer o salário e tudo que tem no galo.

Tom disse...

Me veio à cabeça uma coisa q aconteceu com o Marcinho qdo disputavamos a serie B , lembram-se?

Gus Martins disse...

É, também não sou favorável ao troca-troca não... e, traríamos o Procópio???
Por isso a referência musical da vez... se tem alguém que não tá a fim lá dentro, este tenha dignidade e saia, antes que prejudique ainda mais (este pode ser jogador, treinador, o diabo que seja...)

Mas é grande verdade que o Luxa não justifica a fortuna que recebe. Pois deu a hora do Kalil dar uma sentada no fexô também, em alto e bom som, como costuma fazer em outras ocasiões. O treinador também é empregado dele e tem que dar satisfação com resultado (não simplesmente no placar, mas em campo, ou seja, com um time organizado e que sabe o que quer). Se o mínimo ele parece não estar fazendo, claro que o placar dificilmente será favorável...

Sobre os goleiros... é, acho que aqui temos uns 2 e olhe lá... o das marias e o Vítor. O nosso último foi o Diego. Os outros, foram de medíocres a médios (neste caso, o Fábio Costa). E, boa pergunta, Daniel...o Aranha da Ponte enchia os olhos.... aqui já encheu o saco!

Tom disse...

Cá pra nôsco: O Kalil deve tá pagando todos os seus pecados heim?

Gus Martins disse...

Boiei nesta do Marcinho, Tom.
Por falar nisto, também fiquei meio no ar com sua sugestão...fale mais sobre isto [2]

Realmente, a falta de tempo e criatividade andam deixando um hiato maior do que o que desejávamos entre um GnD e outro...

Gus Martins disse...

Avenida, Incompetência é apelido... nem sei como nomear mais esse time/clube/torcida.... (é, a gente entra no pacote tb!)

Tom disse...

E, ó!
Zaga deste time é Lima e Rever.
Lima por sinal é partícipe do espírito Atleticano, tal qual Marques.
Batê na real pros broders aqui, este Rorje Campos é uma rôia viu!
O Caceres já aposentou e o Werley é o Werley, pode-se esperar tudo.
Rafael Cruz na direita, pelo menos dar a chance.
Meicampo tá dificil na cabeça de área.
Enfim tá um time sem identidade! Tática e principalmente clubística.
Gus, a sugesta é a seguinte.
Apenas um post com o nome : Bola no Papo....tipo palavra livre.
Intermediando posts mais significativos e ao mesmo tempo propiciando uma maior velocidade e possibilidade de expressão livre - sem estar vinculada a um assunto pré determinado.
Não sei se me expliquei ou não.
Só sei q não vou corrigir o q esvreví não, vai do jeito q ficou.

Tom disse...

Sobre o que lembrei do Marcinho.E nem foi pelos motivos q hoje dizem existir nas plagas da Cidae do Galo.
Fala-se de jogadores na balada, saindo carregado de boate e tal.
Elementar meu caro Gus, profissionalismo tratado com profissionalismo .

Fredy7L disse...

Ainda acho que esse time vai acertar... pelo menos no ultimo jogo, tirando a catada de borboleta do aranha a zaga me fez sentir tranquilo no jogo aereo - o Rever e o Lima cortaram tudo de cabeça!!!! -
agora precisamos de gente pra carregar o piano ainda, deve ter volante por ai que quebre o galho, afinal até na serie B dá prá arrumar um brucutu pra dar porrada na cabeça de área - ou então se sobrou grana do BMG trazer o Gilberto Silva!!

Jason Urias disse...

(Ôpa! Por falar em corrigir, averSão!)

Sobre a sentada no Fexô, Gus, de acordo. Também quanto a relação custo x benefício dele, que até agora não se justificou. Só não sei se a 'catracada' deva ser em "alto e bom som". No momento, talvez até piore as coisas.

Melhor seria sentar o Luxa no colo lá na sala da presidência. Não sei se é boa idéia fazer isso com os funcionários aos olhos de todos.

A Eliana disse há algum tempo que o 'homi' deveria ter usado o Camp. Mineiro pra colocar o R.R. pra jogar no gol. Agora, que fique o F.C., ao menos por enquanto.

Tom, dizem que o Tatá estátá na gandaia de novo. Será influência do Diego Souza? Ao menos isso explicaria sua má vontade em campo...

Daniel Martins disse...

poisé fredy, ou arruma esse volante ou treina o terceiro zagueiro como um...
a primeira opção é melhor, pois chega de improvisos.

Então Gus, até um goleiro médio já ajuda e muito
como muitos ajudaram na meta adversária...

E tá na hora do luxa assumir seu lugar, ele é treinador, não diretor de futebol, não dono do clube. Ele pode dar dicas, pedir alguns, pedir pela saída de outros... mas parece que ele tinha carta branca, daí ferrou.

Jason Urias disse...

Se a 'sentada' no Fexô é diária e confidencial, a dos jogadores também deveria ser...


http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2010/08/24/noticia_atletico_mg,163734/kalil-vai-cobrar-explicacoes-eu-quero-saber-o-que-esta-acontecendo.shtml

Daniel Martins disse...

Com certeza, jason.
Pisou na bola o Kalil.

E se essa for a primeira sentada neles, errou de novo...

Jason Urias disse...

E tem mais uma coisa, Daniel: será que o Kalil imagina que marcar a 'reunião' pela imprensa ajudaria a melhorar o clima?

Quer dizer que, se você quer chamar a atenção de um funcionário seu você o 'convoca' através do jornalzinho da empresa?

Eu hein...