quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Tomara que funcione!

Belo Horizonte (Hoje é 70% mente, 30% físico) - Se não surtar de novo e entrar com um time diferente do que o que foi "mostrado" durante os treinos da semana, o Vanderlei deve escalar a equipe com uma formação que chama a atenção por uma coisa: a presença de dois volantes de contenção, os chamados 'pegadores'.

A volta do Zé deve aliviar a Zaga.
Zé Luís, que na preliminar de domingo entrou em campo pelo Sub-23, como um teste, deve retornar ao time ao lado do Alê. O meio-campo será completado com o Serginho e o Daniel Carvalho.

Eu acho boa esta alternativa com os dois volantes por três motivos: primeiro, o mais óbvio, é que nossa zaga deverá ser mais bem protegida; segundo, a presença dos volantes facilita a cobertura dos laterais, um grande problema que o time encontrava. O lateral subia ao ataque e um dos zagueiros tinha que sair para dar a cobertura. Com a zaga já fora de sintonia, isso acabava sendo um desastre. Terceiro, porque o Serginho poderá ser mais bem aproveitado. Ele é um volante que sabe cobrir os espaços, sabe marcar, mas não é aquele cara do desarme, da "destruição de jogadas". Sua grande arma é a velocidade para chegar próximo ao gol, como "elemento surpresa", aproveitando os espaços deixados pela marcação dos zagueiros adversários sobre os atacantes. Ano passado ele jogou (e bem) assim.

Ele tem sido o dono da bola no time.
Gosto, também, da presença do Daniel Carvalho como o armador. Armador, na verdade, é apenas nomenclatura porque, na prática, vai revesar no ataque com o Diego Tardelli, que sai muito da área para buscar jogo e pode ajudar na criação das jogadas. 

Com isso, quando no ataque, o Galo deve atuar com Daniel e Diego abrindo pelos lados e o Obina jogando mais centralizado. Na minha modesta opinião, este deve ser o modus operandi desse time, revesando algumas peças como o Daniel - que ainda não consegue jogar bem  os dois tempos - pelo Ricardinho, que tem apresentado ótimo rendimento na função do 'meia avançado' (e também não tem fôlego pra duas etapas), ou até mesmo pelo Diego Souza - quem sabe assim ele não deslanchs? Dependendo das circunstâncias do jogo, pode-se trocar o Méndez pelo Alê, também. 

O fato é que hoje, no Engenhão, o mínimo que espero desta escolha do Fexô é uma zaga mais consistente, mais bem postada, mais segura.  

O resto, seja o que Deus quiser.

5 comentários:

Gus Martins disse...

Esta é, pra mim, a formação mais próxima do 'ideal'. Faço apenas algumas ressalvas:
1 - A zaga pra mim é Rever e Lima (este revezando com o Werley). Os estrangeiros já deram no saco.

2 - Os laterais direitas precisam se emendar. Assim, nenhum dos dois é hoje titular.

3 - Não temos laterais esquerda. Sendo assim, o Eron é minha preferência como aposta. Dos outros já desisti.

4 - O Serginho merece aquele lugar tanto quanto o Ricardinho. Cada um por suas qualidades. Então, revezem entre si (ou o Ricardinho pode entrar, às vezes, no lugar do Daniel que ainda não tá 100% fisicamente).

E que o Diego Souza morra na reserva até desejar jogar futebol!

Jason Urias disse...

A vantagem do Serginho é a condição física. Ele consegue ajudar na cobertura, qdo defendendo.

O Ricardinho tem rendido mais lá na frente, perto dos atacantes. Deixá-lo como volante é arriscado.

Tom disse...

Adicione a tudo isto um fator preponderante: o dinheiro do Carequinha.....aquele que cantava: " O bom menino não faz pipi na cama....."

Afonso Pena¹³ disse...

Positivo o retorno de zé Luis, o ''Afro-Beckenbauer'', porém...

oq pode ser positivo e aspirante num time que não aspira nem o próprio método?


vamos esperar pra ver, não to NEM um pouco otimista....

Jason Urias disse...

Positivo, mesmo, é o retorno do Avenida!