quinta-feira, 5 de maio de 2011

Agora sim, o Clássico

("Toda arrogância será castigada")

Nem sei de quem é a frase, mas não me cansava de ouvi-la, proferida pelo Chico Maia ao pulha Flávio Carvalho, nos tempos em que eu não tinha escolha a não ser assistir a programas desse calibre. Fato é que eu me regozijava, pois via de regra, os fatos acabavam dando razão ao Chico. Vamos ao clássico.

Do lado de lá:

Pra começar, no sul vimos o gre-nada. Dois gaúchos preocupados com o clássico local em nível sul-americano, esqueceram-se dos adversários primeiros e morreram abraçados, tendo que contentar em se degladiar pelo campeonato rural do RS. 
Aqui não deu outra.  As marias, se coçando para pegar o Santos, esqueceram das Caldas (e ontem foi a melhor partida do Renteria pelo Galo). Aí vem o "melhor goleiro do Brasil" dizer que a derrota serve de lição. Ah, se servisse, não estariam nessa de todo ano ser eliminado por um time supostamente inferior quando estavam cheios de si.
Mas como estou pouco me lixando pras marias, vamos ao que interessa.

Do lado de cá:

Pois bem. Nos tempos de Kalil-cheio-da-grana, passamos muita raiva com a tal arrogância. Já mencionei várias vezes a "piadinha de lider", a história de que "agora nós é que passamos elas pra trás", as "melhores contratações do Brasil", e outras bobagens mais que nosso presida adora falar e a massa sai ostentando por aí. No fim das contas, a velha euforia alvinegra (como me disse o Tom), toma contornos de arrogância e o resultado em campo é o mesmo desde...... 72, talvez.
Esse ano, apesar da minha torcida, o primeiro clássico não nos deu o choque de realidade. Mas talvez o desmanche repentino e as surpresas nada surpreendentes podem ter feito alguns cairem na real. Nunca estivemos por cima da carne seca.
Escrevi isso tudo pra dizer que quero acreditar que superamos esta fase. Da arrogância. E podemos contar com a não superação do outro lado para triunfarmos (é claro que este não foi o único motivo da eliminação delas, mas pesou muito!).

Aposto neste fator porque tecnicamente, não acredito na vitória. Apesar do Tsunami de ontem, o time celeste é muito melhor que  o nosso.No papel, o time de Leleu (se o Magnata não voltar), Giovanni e Berola não é  pareo para Henrique, Roger, Montillo.

E tenho outras preocupações.
Este treinamento, que aconteceu dias atrás, e este de hoje, mostram que podemos ou entrar com 3 volantes ou adiantarmos o Serginho. Isto pode ser trágico sob dois pontos de vista. O Galo (vide era Roth) não sabe jogar assim (tanto quanto não sabe jogar com 3 zagueiros). O Serginho estava custando pra entrar nos eixos e parar com aquela de se atirar loucamente pra área oposta. Com ele adiantado, temo que isto volte a acontecer.

Fora de campo, outra velha. Esse cara é mal intencionado e todos sabem. Como já sacaneou os dois de MG, fica ainda mais complicado definir quem ele estará a fim de prejudicar nesse fim de semana. Mas espero que esta seja apenas uma colocação infeliz da minha parte. 

Seja como for, o que interessa é dentro de campo. Daí, tenho mais motivos para torcer diferente do que foi em fevereiro. Uma vitória nossa pode ajudar e muito a moral e o futebol dos meninos (ainda bem que Renanzim tá fora) que o Dorival tem feito crescer e que ainda não estão contaminados pelo jeito kalil-falastrão e massa-iludida de ser.

ADENDO
O Réver disse que agora virou obrigação. Xô corrigir o rapaz. O Campeonato Mineiro "nunca" foi nada além da obrigação. Não é porque perdeu este ou aquele campeonato. O Mineiro é isso aí que já falamos. CAM x CRU. E só.

35 comentários:

Tom disse...

Rapazzzzzzzzz.......

Tom disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tom disse...

Tanta coisa, né não?
E o Gus me disse q não tava inspirado.
Como fui eu q o cobrei tenho agora q pagar .
1- Chico Maia é quem citava a frase enchendo a boca para dizer q era do Nelson Rodrigues. Possívelmente deva ser a única coisa q o "cronista" esportivo saiba sobre o Nelson, se é q esta frase é mesma do Nelson.
2- Sobre a arrogância.
Durante nossos "anos dourados" que se iniciaram em 77, tinhamos de fato o melhor time do País junto com o time do Zico.
Como viví esta grande ilusão in loco, posso dizer q eramos confiantes, eu fóricos, iludidos, não arrogantes.
E tinhamos todos os motivos. Ver "aqueles times " jogarem era um grande prazer.
Kalil não é arrogante, é prepotente...
Há diferença? rs.
Há e muita, exceção à babaquice de ambas.
Espero que Kalil tenha sentido o peso da gritaria da maioria silenciosa.
Mas ainda existe o risco, o espectro do nefasto Carlos Alberto Predador.
3- Os times, o jogo.
São melhores q nós.
Até aí tudo normal.
Nosso time atual é para ficar no máximo em 10º no Brasileirão.
Penso que sairá faísca domingo.
Prevejo catimbas, bate bocas e pancadaria generalizada.
Ou não!
Compartilho o medo deste árbitro que com cara de santo sabe operar milagres.
Torço para que já aos 3' o placar seja aberto, desnorteando o oponente q abrindo a guarda levará mais dois cruzados terminando o round nocauteado em pé.
Torço para que fiquem como o Internacional do técnico Falcão (outro arrogante) após levar o primeiro gol do Penarol.
Torço p q o Fabio confirma sua sina q em muito explica sua não convocação, falhar na hora que não pode.
Torço para o mesmo que o Gus torce.
"Uma vitória nossa pode ajudar e muito a moral e o futebol dos meninos que o Dorival tem feito crescer e que ainda não estão contaminados pelo jeito kalil falastrão e massa-iludida de ser".
Torço pelos meninos.

Gus Martins disse...

É, Tom, também não sei lá muito se tem diferença, assim como na frase do Rever e na que eu coloquei, como adendo no post.
Mas o Houaiss TAMBÉM me diz que sim, então vou seguir aquele que é "meu pai". hehehe.
Arrogância: Ato de atribuir a si direito, poder ou privilegio, ou o seu efeito. Orgulho ostensivo, altivez.
Prepotência: Abuso de poder e autoridade.
Não sei em qual incluir o AK e a massa que segue seu rastro. Mas o açougueiro e as pomponetes azuis estão nos dois substantivos.

Só pra deixar claro, coloquei as reticências antes do "72" porque obviamente não vi tempos áureos como este citado pelo Tom, de 77.

Tom disse...

Pois é Gus, isto é como o gol na visão do Parreira: apenas um detalhe.
Agora , este adendo é grave. Gravibilíssima arrogância.
Prepotência fosse, seria o popular "já ganhou", penso eu.

Tom disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tom disse...

Então vamos no popular mesmo Gus.
Arrogância é coisa de viado e prepotência é copisa de macho.
Esta observação é em homenagem a provável aprovação da "União Homoafetiva" aonde o Supremo tomará uma atitude de macho.

Gus Martins disse...

Hum... vou pensar um pouco mais no assunto.. hehehe!

Anônimo disse...

Posso me adentrar na conversa? Já que parece um papo paralelo.
1o comentário: porra! os caracteres acabaram tanto no post, quanto no comentário do Tom ne?!
Agora o que importa,tanto assunto que eu estou meio zonza...muito me afligi não ter pego os tempos dourados e, ter que me contentar com a raspa do tacho, que infelizmente me parece cada vez mais escassa.
O clássico:o time delas é melhor? é. vão querer mostrar serviço? nada mais que a obrigação. E o que nós temos a mostrar? raça? esse argumento está passado ne?! quero mais! o que eu quero de verdade é ver essa meninada pegando fogo, como foi a melhor fase que eu presenciei do Galo. Concluindo, clássico é clássico, não existe preferido. E já passamos a muito tempo daquela febre dos 5.
Ah, no caso da arrogância/prepotência: menos é mais!Fica a dica querido Presidente.

Gus Martins disse...

Que isso, Carlinha... papo paralelo foi só enquanto os dois à toa de plantão estavam ligados na net. Mas a discussão é para todos!
(Inclusive os omissos daqui de casa que sei que lêem mas nunca postam!)

Tom disse...

Carlinha, mui respeitosamente tenho a dizer q eu nunca faço nada em paralelo com outro homem não, sequer bater papo rsrsrsrsrsrs.

Tom disse...

Carlos Alberto foi contratado. Informações do @Igortep - reporter do Galo e do programa 98FC no meu twitter: @JLuizBSM

Jason Urias disse...

Torço para que a meninada não se deixe iludir pela euforia infame de quase toda a torcida;

Torço para que eles saibam reconhecer a superioridade do time delas para que assim, reconhecendo-se inferiores, abusem da inteligência;

Torço para que o DJ saiba mostrar pra rapaziada como ser inteligente com as moças feridas;

E torço, apesar de todas as evidências, para que o Carlos Alberto não venha pro Galo.

Jason Urias disse...

Esse Giovanni aí não é bobo não. Não é o 'Ganso' que uns chegaram a dizer, mas é bauzim.

O que mais chama a atenção na possível formação do Galo, além do que já disse o Gus, é que não adianta jogar retrancado contra elas. Ficar esperando campo para contra-ataques. No último clássico a meiuca alvinegra tinha Zé, Serginho, Renanzim e Ricardinho. (Teoricamente) dois homens de criação. No do final do ano passado, o Diego Souza estava no lugar do Ricardinho. De novo, dois caboclos mais 'ofensivos' no meio-campo.

É para ficar preocupado, mesmo, caso o Serginho tenha que assumir a função de chegar mais à frente justamente pelo que disse o Gus no post. Ele custou pra ('re')achar seu lugar em campo.

Tomara que o DJ não esteja pensando em jogar na defensiva, esperando uma bobeira delas. O sistema defensivo não tem suportado grandes pressões não...

Daniel Martins disse...

Mesmo que fosse contra o verdadeiro barcelona - o que não caiu na real de 4 (2 gols do once caldas = 2 + 11 = 2 + 1 + 1 = 4... é uma sina delas levar de 4 mesmo...) - estaria torcendo contra o galo, prepotência, com certeza. Mas e daí, pra isso que torcedor, em campo, server mesmo. Se nem a torcida acredita, o trem fica feio.
Sendo realista, passada a euforia, veja uma superioridade pequena delas, e o galo mostrou um bom estado de nervos pra resistir a pressão de um gol, mesmo que o sistema defensivo ainda falhe. Me preocupa os três volantes mesmo, mudar o esquema assim tão repentinamente, acho arriscado. A melhor defesa é não deixar o oponente ficar com a bola nos pés, e não evitar que ele chegue na área. Quero ver ataque, contra-ataque, pré-ataque, pós-ataque, meta-ataque e tudo que nos leve para o gol.

Daniel Martins disse...

A propósito, trem interessante: http://is.gd/5uBuJM
Problema é os "cara" ficarem com raivinha da gente e dar merda depois, mas ao meu ver, nada mais que justo.

Jason Urias disse...

O time que treinou esta manhã tem o Bernard no meio-campo, no lugar do Toró.

A meu ver, beeeem melhor.

E Mancini e Magnata devem jogar. Bota bem melhor nisso...

Tom disse...

excelentes notícias Jason.
Daniel , se este trem contra a CBF vingar será algo comparável a Lei Bosman na Europa q acabou com o passe.

Pedro Alberto disse...

Eu estou confiantemas vai ser dureza.
Vai pra cima deles Galooooooo

Anônimo disse...

Está chegando a hora.
Agora é esquecer dos problemas, e manter pensamento positivo.
Quem sabe a gente não tem a sorte do Bueninho fazer três e se mandar também?! Não custa sonhar ne?! rs

Tom disse...

Vejam o Blog da #Carlinha, super descolado. Parabéns.
http://carliinhaaa.blogspot.com/
E eu achando q ela era um fake...huahuuuuu

Anônimo disse...

HAHAHAHA
Brigada, me senti super honrada.
E eu não sou fake, eu sou muito verdadeira até

Borusso disse...

Dei uma olhada rápida no blog e notei que a Carlinha busca uma evolução constante.
E o Flávio Carvalho é isso. Um jornalista que mudou d'água pro vinho. Nos últ. 8 anos ele tem prestado 1 melhor serviço ao Galo q uma série de jornalistas q se dzem carijós.

Qm vai a uma Decisão com Patrick de lateral é pq gosta de perder. Fogo, viu?

Jason Urias disse...

Por falar nisso, Boris, o Abras (alguém postou um coment um tempo atrás dizendo que ele é cruzeirense...) prestou um imenso desserviço ao galo abrindo o noticiário da quinta-feira dizendo que os jogadores do Galo estavam comemorando a desclassificação das meninas.

Nada contra a comemoração, óbvio. Mas, em véspera de clássico, dar uma notícia dessas é, como dizem, armar o adversário. Só se o 'lélé' do Cuca for bobo pra não usar isso na preleção antes do jogo.

E, pra quem acha que isso é bobagem, não se esqueçam do recente capitão nascimento...

Tom disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tom disse...

1) #Carlinha: Jesuis seja louvado!
E viva Deus, viva o povo, viva o Galo e viva a #Carlinha q é real de cabeça , tronco e membros!
Agora conta só cá prá nóis, cumé q ocê discubriu nóis?
2) Borusso também busca uma evolução constante: desmaterializa-se depois materializa-se, desencarna e reencarna....defina-se meu nobre Boris....hehe
3)Jason,. aonde q o Cap Naiscimento entrou nesta? Ele é igual ao Galo e ao Borusso? Nasce e desnasce o tempo todo?
4) E qdo nós achavamos q a saúde finaceira reinava em nosso terreiro, eis q vem esta matéria do Estadão amplamente repercutida. O K. já contra atacou. Publicou de novo o balanço que balança.
O q me incomoda é o seguinte: qdo vc pergunta p um matemático qto é 2+ 2 , ele fala 4. Qdo vc pergunta para um contador qto é 2+ 2 ele te responde com outra pergunta: "Qto vc quer q seja?" É.....
ps: Dormir é para os fracos...uia!rs

Tom disse...

Milagre: o site do jornal O Tempo ainda não publicou em letras garrafais :" Atlético Mineiro, o maior devedor do País! ".
Mas não perdemos por esperar.

Fredy7L disse...

Bom, o time do Galo não pode entrar na retranca, tem que jogar como no ultimo clássico, marcando forte as principais jogadas do rival e saindo em velocidade, mas isso sem usar 3 volantes e sim com os dois armadores para termos mais criatividade lá na frente - sabemos que apertando a defesa delas confessa!!!
Quanto ao Abras, se as Marias jogarem com muita raça (raridade) manda prá conta dele!!!
Mas mesmo assim torço para uma grande vitória dos meninos do Galo!

Gus Martins disse...

O Borusso deve tá mais materializado do que nunca, após voltar a erguer a Salva de Prata lá na terra das minhas cervejas prediletas.

Fredy, você ainda tá longe ou estará in loco pro jogo?

Embora eu seja desconfiado dessas coisas de motivação, porque comigo elas não funcionam, estou cada dia mais certo de que no futebol acontece.
Lembro-me de ter ido assistir com minha família de marias ao Cru x Pal no mineirão, acho que em 2009. Antes do jogo, a turma do açougueiro colocou no telão vários vídeos, exaltando principalmente a conquista da copa do Brasil sobre o Verdão. Eu disse: Vocês acabam de perder o jogo. O Luxa vai usar isto em favor deles. Não deu outra (claro que não é o único motivo, mas que ajuda, ajuda).

Gente na imprensa mineira que mais atrapalha do que ajuda, a gente tá cheio. Como diz Manoel de Barros, o que não falta no mundo é gente besta e pau seco.

Jason Urias disse...

Uai, Tom, no 4x3 do Brasileirão do ano passado o Cap. Nasc. teve na preleção do Doriva e botou o 'terror' no pessoal.

Dizem que aquela vitória foi pra conta dele...

Bem que podiam chamar ele de novo. Aí ele virar pro Bueno e dizer: "Pede pra sair, 09! Pede pra sair!"

Borusso disse...

Jason, certamente! O adversário injetará um baita gás nos jogadores deles.
Se qdo eles não estavam motivados, nós custávamos a ganhar, e só ganhávamos apertado... e pq o Tardelli desequilibrava... q dirá nessas circunstâncias?

Tom, ontem coincidiu de eu tb topar c/ a matéria do Estadão, e ela assusta, meu nobre.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110506/not_imp715648,0.php [:o] 3 tabelas com 25 clubs, sob rankings por receita total, endividamento e lucro.
Como disseste, Tom, realmente junta a fase má do CAM à boa do BVB e dá +/- no q o Gus definiu: me animei com a gde campanha nesta Liga, levamos o Hepta e empatamos c/ o Schalke. Eqp entrosadona, Subotic evoluiu pacas como beque.

Haha [:D] lembro bem o jgo citado, Diego Souza soltou um golaço, matou no peito, olhou de kbç erguida, soltou um petardo no canto, curva venenosa.

Café Listrado disse...

Ó,
- essa derrota mariesca da quarta reacendeu o fio de esperança que eu tinha nesse time. Acho que se o Galo ferver pra cima deles e marcar um gol no início, pode ter a partida nas mãos;
- o Dorival é meio doido nas escalações, por a) abrir mão de um meio campo defensivo e jogar todo mundo pro ataque, a exemplo do que fazia no Santos, e b) por sapecar um novato como o Giovani na posição do 10, logo num jogo dessa importância. O cara é ousado, mas eu não faria isso não;
- o Cruzeiro vem com um poderio ofensivo que nos permite afirmar ser impossível não tomarmos gol hoje. Walysson (sei lá como se escreve) joga hoje, e pra mim ele é mais perigoso que Montillo;
- Filipe Soutto é boa promessa, mas não esperem dele outro Gilberto Silva;
- Se Patric jogar mal, perderemos.

Por enquanto é isso. Mais tarde tem texto no Copo Sujo.

Café Listrado disse...

A propósito, meu palpite é Galo 3x2.

Daniel Martins disse...

Vou de galo 4x2 já afinando a espora pros pitacos. Partida de redenção do Renan Ribeiro.

Tom disse...

ai ai ai 1x0 nôsco tá muito bão