quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Galo no Divã: Atlético MG 2 x 3 Corinthians

("And that's reality.
The dream is over,
What can I say?
The dream is over
Yesterday
I was the dreamweaver,
But now I'm reborn
" John Lennon)

Estava bem eu quieto na pizzaria, contrariando minhas 'obrigações' mas fiel às pulsões, tomando uns chopps e outros quando meu tio americano (não é estrangeiro não, é coelho sofredor mesmo - um dos 3 que conheço) grudado no radinho anuncia o primeiro gol. Curioso. Pouco tempo depois, pênalti para o Galo. Contra as estatísticas, isso já é surpreendente. Converte-lo então, melhor ainda. Sem querer saber se a bola deste jogo era redonda ou quadrada, só vi que o primeiro tempo acabou quando ele desligou o rádio.  Mas eu logo disse: "O América começou assim contra o Botafogo"

Pois, no espaço entre pedir a conta e despedir da família, o Galo conseguiu levar 2 gols. Só cheguei em casa aos 20' e não vi nada de diferente do que já tivesse acompanhado por 17 rodadas. Sabendo que o Réver havia sido expulso e vendo que o Patric contrariava todos os fundamentos do futebol, o 3º gol não tardou a acontecer. Da maneira mais óbvia possível. Minha previsão de última hora só não se concretizou porque ainda deu tempo do Renan defender um pênalti que ele mesmo cometeu.

Mas como eu praticamente não vi o jogo, não tenho mais nada a dizer. Ainda bem. Então isso aqui é só pra abrir o espaço para quem viu/ouviu/sonhou o jogo comenta-lo.
Lamento apenas que não tenha controle sobre os próprios sonhos (ah, Ics!!). Eles não acabaram. Mas também não acredito neles. ("I just believe in me. Yoko Grazi and me")

23 comentários:

Jason Urias disse...

Primeiro tempo muito bom. Como de costume, o curintia veio pra cima pra aproveitar a já mais que sabida fragilidade técnica e emocional do time do galo. Aos 4 minutos já estávamos sofrendo 'perigo de gol'.

Mas o time soube segurar a onda e conter a pressão paulista. Eu comentei no tuiter que "pelo contexto, parece(ia) que o cuca achou no 3-4-3 um esquema que privilegia(va) a defesa e a velocidade".

Lembro de ter ouvido o Mauro César, da ESPN, dizer, uma vez, que esse trem de esquema tático deve ser analisado em duas situações: quando o time ataca e quando o time defende.

Ontem, quando atacava, o Galo jogava no 3-4-3, com Werley cobrindo a lateral-direita, Lima a esquerda, Réver centralizado, Dudu e Soutto pelo meio, Rickão chegando pela esquerda apoiando o Bernard, que estava bem aberto por ali, Patrick tentando apoiar o Magno que abria pela direita e o Bundão centralizado no ataque.

Quando defendia, o esquema transformava-se no 3-5-2, com Rickão e Patrick fechando as laterais e Bernard e Magno fechando o meio pela esquerda e pela direita, respectivamente.

Funcionou bem. O timão tentou muito e não conseguia chegar com toda aquela facilidade que nos acostumamos a ver. E o Galo chegava ao ataque com aquela rapidez que já nos desacostumamos a ver.

Resultado: domínio de boa parte do primeiro tempo e vantagem de 2x0 no placar. Um gol de uma jogada de escanteio (!) que o bandeirinha mandou bem ao não marcar impedimento, num lance que requereu atenção e outro de pênalti cometido pelo Jorge Henrique sobre o Réver. (que fiquei na dúvida. O J Henrique o segura pela cintura, mas não foi nada exagerado, ao contrário da encenação do Réver.) Né piada não. O JH 'marcava' o réver na cobrança de escanteio...

Depois de estabelecida a vantagem, a mudança de comportamento. O time recuou demais e chamou o curintia demais pra perto do Renan. Porém, ainda assim, o Galo conseguiu sair para o intervalo com a vantagem.

Destaque no primeiro tempo para o Bernard e para o Rickão, que fizeram boa partida. E pro bunda, que perdeu uma boa chance de gol e depois ficou 'sentindo' as costas.

No segundo tempo, nos primeiros segundos de jogo já dava pra ver que as coisas seriam diferentes. O Tite tirou o latera-direito Alessandro que tava 'pegando rabo' com o Rickão e o Bernard e colocou o Emerson "sheik".

Os paulistas voltaram dominando o jogo com toques de bola muito rápidos, movimentando-se bastante e envolvendo a defesa do Galo.

A marcação sobre o Bernard mudou e o Galo não conseguia sair da defesa.

O resultado da pressão, claro, foi o gol, do Sheik, num lance de escanteio.

Sem mudança, o Galo continuou pressionado e, num vacilo geral do sistema defensivo, o sheik foi lançado no mano-a-mano com o Réver - que tinha uma certa vantagem, mas foi ultrapassado pelo sheik como uma Red Bull passa uma Hispania.

Sem fôlego, sem pernas e sem inteligência, o réver deu um rápa no Sheik dentro da área e, corretamente, o juizão rancou o vermelhão do bolso e 'sameou no meio da fuça' beque atleticano.

Tuitei meu "boa noite a todos" e fui dormir.

Tom disse...

A corrida do Rever atrás do Sheik foi algo desmoralizante.

elianA disse...

Cadáver insepulto; morreu e esqueceu de cair, mas de dezembro não passa. Alguém aí contou quantos penais o Galo teve contra si neste campeonato?

valdirene disse...

É minha primeira vez no divã, pessoal grande abraço.Ontem me comportei igual a você, só fiquei sabendo dos gols pelo fato da gritaria do meu marido que assistia na sala, fiquei fazendo de conta que não estava nem aí, ajeitando uma coisa aqui, outra ali, mas no fundo estava satisfeitíssima com a vantagem de 2xo no primeiro tempo.Fui dormir, mas minha filha estava eufórica com a vitória parcial do nosso time e ficava me perguntando: mãe, será que vai dar certo? o galo vai ganhar? e eu repondia: Que DEUS nos ajude filha! Vamos dormir, logo? Afinal eu queria que ela dormisse antes que a coisa desandasse... não deu outra: ouvíamos do quarto um, dois, três: gollll do corinthians... ela ficou arrasada e passou para o quarto dela e foi dormir( não sei quanto tempo ela demorou para pegar no sono, visto que estava nervosa (detalhe , ela só tem 10 anos, completados agora em julho) e já sofre assim, como eu pelo galo.
Hoje pela manhã, antes de me levantar e dar um bom dia ao meu marido perguntei: o galo perdeu? ele respondeu de 4x2.Depois ligamos a tv e vimos que o Renan defendeu o penalti.
Quanta tristeza!
Pronto desabafei.

Valdirene.

Tom disse...

DESESPERO.
Eu acho q o Kalil deveria tirar o time do campeonato e colocar a PF em cima.
Sinceramente creio q se o prejuízo é inevitável deve colocar o time de junior em campo enxertado por aqueles que tem dignidade para vestir a camisa do Galo.

Jason Urias disse...

Bem vinda, Valdirene!

Eu tô começando a achar que nem o divã do velho Freud pode dar jeito nesse time do Galo...

Eliana,

eu não sei qtos. Só que foram vários e que isso é indício de desorganização defensiva.

Tom,

Tomara que o Carlinhos Neves dê jeito na parte física desse time pra ver se isso ajuda a melhorar as coisas um pouco.

No mais, acho que o esquema tático deve ser esse, assim como o time tb, só trocando patrick por Serginho. E, durmam com essa: Lima e Werley de titulares.

Gus Martins disse...

Isso aí, bem vinda, Valdirene!

Jason, eu também estava com essa na cabeça. A zaga titular é a que você falou e pronto. E, se precisarmos de um 3-5-2, eu me perguntei. A resposta está em outra pergunta: Quando volta o Sidimar?

Estava matutando também sobre o tric tric, dentro daquele velho argumento que o Julio maria mermão sempre fala. Ce não pode ter um jogador péssimo no elenco senão acaba pondo ele pra jogar. Quer exemplo mais elucidativo? O melhor remédio é a saída mesmo.
E não é que ele se foi?
Mas não consigo entender o critério. O Cuca ficou estressadinho com a postura do cara. Por este ponto de vista, outros tantos já não deveriam ter ido?
E, se ele disser que a questão técnica influenciou. Ora, não vê campeonato, camarada? Precisou de 3 jogos pra ver a ruindade do cara? E os outros pernas-de-pau que devem sair sem nem ter jogado com ele... como avaliou o critério técnico.
E não adianta dar a desculpa de que vê no treinamento. Será que na Cidade do Galo o Patric jogava bem?
Ah, deu no saco esses caras viu.

Tom, uma das minhas previsões mirabolantes que não sei onde passa por aí mesmo. Falei por aí que o time não cairia com o técnico que fosse. E no final quem iria nos salvar era a base. Espere outubro pra ver.

Tom disse...

Deus te ouça Gus, que isto seja acertadfo como foi a previsão da era Roth.

Gus Martins disse...

Jason, lembra daquele jogo que eu disse que o Leo Silva não aguentava correr atrás duma criança de 6 meses? Vi o lance... pode colocar o Réver na lista...

Tom disse...

Cara eu já me sentí muito mal com o Galo como em 85 e outras várias decepções.
Esta atual tá senso a pior de todas, acho q estou ficando mesmo velho.
Não consigo ver saída como já ví em outras ocasiões.
Me pego recorrendo a varios arguentos outrora corretos e que não me convencem mais.
Estou no limiar do ateísmo digamos assim.
O que me resta é garar com a previsão do Gus, que reponsa heim craque?

Tom disse...

Dei uma cochilada e também sonhei.

Cuca aceitou minha sugestão de escalar o refugo do Galo para o jogo de volta na Ex Xulamericana.
Ele escalou o seguinte esquadrão:
Geovani é gol no gol .
Serginho na direita pra treinar.
Rever pra se expor ao Brasil inteiro
Leo Silva se puder jogar para selar a parceria.
Guilhermino Santos pra abstinencia.
Gilberto pra mandar embora.
Dudu Sera pra trabalhar.
E o Grande Daniel Carvalho.
Mancine e Cambalhota prá sepultar.
Vai daí que deu zebra.
Este junta apçlicou um sonoro 4x0 no Bosta e a gente cRassificou.
Aí eu cai da cadeira.
Acho q foi a posição que eu dormi assentado.

Gus Martins disse...

Uai, Tom, essa escalação foi tão inovadora que o Beludo adotaria o esquema 4-3-2 (!!!)

Tom disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tom disse...

Bota a bunda do Guilherme então.

Gus Martins disse...

Ah, num sei quantos penaltis foram até agora não.... Mas é o seguinte.
Alguns deles não foram legítimos- pela regra, mas foram - pela burrice dos que tentaram cometer.
Não sabem se antecipar, marcar, desarmar. Aí sempre vão na sede de fazer uma falta. Os juizes que já não são lá essas coisas, não perdem tempo e marcam tudo...

Jason Urias disse...

Gus, a criança num era de 6 meses não. Era de 4.

Tom, se vc acertar esta escalação, vai casar com a dinorah. E, ainda por cima, vai ser o novo técnico do galo com um contrato de 10 anos, porque seria indício de que o pessoal do Galo tá lendo o FEF e adotando as suas sugestãs...

Tom pra técnico!!!!

Gus,

sem dormir até domingo que vem, blz?

elianA disse...

Achei:Nisso está em primeiro lugar; foram 9, dos quais,7 convertidos. Já a favor, apenas 2.

Afonso Pena¹³ disse...

Bem vinda ao Grã-Divã Valdirene

Tom disse...

Alô Alô! Cadê o pré jogo rapêizez ?
Faz logo um duplo pramnhã e pra terça.

Tom disse...

Ô Afo, conta pra nós o que vóxcelência está pensando sobre esta M toda!

Tom disse...

EM TEMPO:
Valdirene é assim q se forja a alma. Hoje ela chora ,"todos chora", mas ainda em algum tempo seremos felizes de fato.

Borusso disse...

Cadáver insepulto. Gostei dessa, Parte I.
Grã-Divã. Gostei dessa, Parte II.

Bem-vinda Valdirene.

É mesmo Jason, no Botafogo o Cuca usava direto 3 na linha dfnsiva.

Réver deu manota das brabas.

Afonso Pena¹³ disse...

Tom....


To achando q ta fedendo muito