quinta-feira, 24 de julho de 2008

Galo no divã: Botafogo 4 x 0 Atlético MG

"Aqui na terra tão jogando futebol. Tem muito samba, muito choro e rock and roll. Uns dias chove, noutros dias bate sol. Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta"(Chico). Meu caro amigo Atleticano. O chico tem razão. A coisa aqui tá muito mais que preta! Era pra estar preta e branca, mas está muito preta mesmo. Ele só errou em uma coisa: Aqui na terra - do galo - NÃO tão jogando futebol.
Não há mais tolerância:
Édson: Poderia ser pior se ele não estivesse bem.
Marcos: Peladeiro. Não sabe marcar nem roubar bola. Só o faz quando tromba.
Vinícius: Está começando a se render à ruindade coletiva. Mas ainda tem crédito.
Mariano: Péssimo.
César Prates: Na minha terra eu chamaria de Marginal. E explicarei o porquê mais tarde.
Serginho: Medíocre.
Márcio Araújo: Alguém me empresta um fuzil AR-15?
Francis: Jogaria bem no time do Venda Nova.
(Yuri): Não fez nada. Aliás, fez merda. e também explicarei mais tarde.
Gedeon: Tentou muito. Onde faltou técnica, sobrou disposição. Mas não adiantou.
Eduardo: Completamente perdido em campo. De ja vu?
(Calisto): Lateral esquerdo entra no lugar de atacante pra ocupar sua vaga que era do lateral direita que foi expulso. Adilson Batista?
Renan Oliveira: Um pouco de qualidade. E só. Sem experiência, sem gana, sem posicionamento.
(Marques): Só tinha experiência. Prefiro a qualidade do Renan.

Medíocre. não só o time. Mas o treinador (que vinha sendo poupado por mim mesmo) e principalmente a famigerada diretoria. Que sequer tem dado as caras. Como é de costume no mundo podre que ajudaram a construir. Medíocre também é o futebol brasileiro que ontem proporcionou um show de horrores no engenhão. Dois times péssimos. Assistir ao torneio de futsal amador na minha cidade teria sido mais emocionante. Medíocre é a imprensa (que está sendo poupada no blog por falta de tempo) e que sempre vê um jogo e um time diferente do que os torcedores lúcidos vêem.

1° Tempo bizarro. Gol logo de cara, em uma jogada ridícula de um time igualmente ridículo. Mas o galo, de tão medíocre, aceitou. E não fizeram mais nada no jogo. Até que aos 40 min. as duas equipes ameaçaram fazer jogadas dignas de uma partida de 2ª divisão (é, antes estava pior). Porém o tempo acabou.
2° Tempo. O Gallo faz alterações que comprometeram ainda mais o time. Houve até tentativas de ir ao ataque, mas a desorganização, ineficiência, ruindade e burrice imperaram. Deu o óbvio. Botafogo 2 x 0. Não satisfeitos com isso, o galo perde(?) dois jogadores (?) e o Botafogo aproveita. Toca de lado, pois não tem muita criatividade e técnica também. E na fragilidade amplia o placar, a derrota e a vergonha do alvinegro mineiro.

No reino da mediocridade destacam-se alguns:
César prates. Conseguiu fazer um pênalti aos 30 segundos de jogo (e eu ainda nem tinha ligado a TV). Mais tarde foi expulso. Afinal, onde estão os comandantes? Na minha terra eu chamaria esse tipo de Marginal, aquele que vai na pelada para intimidar os demais, não pelo futebol, mas pela disposição que têm para atrapalhar o prazer dos colegas. Aquele que bate se for preciso, que toca a bola pro adversário, só pra mostrar que faz o que bem quer. Não foi só a indisciplina que destacou o garoto de 3.6, mas todo o conjunto de passes errados, arrancadas mal feitas, marcação ineficiente, e muita... muita burrice!
Yuri. Quando foi expulso em uma falta desqualificante, um comentarista disse. É jovem, tem 18 anos, ainda tem o que aprender. É jovem, mas está em um TIME PROFISSIONAL. Será que não sabe as regras do jogo? Isso é o mínimo. Carrinho por trás é vermelho mesmo. E onde está a punição?
Tolerância zero sim!

Educação se aprende em casa. Limites se aprende em casa. Referência, trazemos de casa. Toda criança sabe que não faz bem pra saúde fumar. Mas não é raro vermos um garoto de 5 anos enfrentar o pai, dizendo que irá fumar porque este também o faz.
Quem é a diretoria do galo pra punir alguém?
Com quem os jogadores (os da base) irão aprender algo de bom, se não tem referência? (É, Marcelo Oliveira... e te colocaram pra fora outra vez...)
Quem punirá os velhos, experientes e irresponsáveis, marginais, que cometem crimes contra a nação atleticana, se foram contratados por outros que cometem crimes ainda piores?
Quem punirá?
Não tenho resposta, Meus caros amigos. Só sei que os punidos, no fim das contas somos nós. Afinal.. "Muita mutreta pra levar a situação. Que a gente vai levando de teimoso e de pirraça. E a gente vai tomando e também sem a cachaça. Ninguém segura esse rojão".

5 comentários:

Jason Urias disse...

Eu faço só uma ressalva, antes de assinar abaixo de tudo o que você disse: a falta do Yuri não era para cartão vermelho e sim para amarelo.
Não estou defendendo o garoto por ser da base e blá blá. Conconrdo que se está em time profissional é pra ser profissional. Mas a falta em si não era para vermelho. O Francis, outro ridículo (O Luxa ter dispensado esse cara não era um indicativo de algo não?) fez uma falta digna de cartão vermelho. Quase quebrou um pé do adversário! Nessa aí, e somente nessa, o juíz vacilou (o juíz, não o bandeirinha, péssimo).

De resto, foi, realmente, um show de horrores.
Gus, nós subestimamos os candidatos à segundona né? Ou será que superestimamos isso que a gente estava chamando de time? Segundona à vista?

Gus Martins disse...

Esqueci do Francis. Em termos de 'desclassificância', esse foi o pior de todos.
Acho que a do Yuri era pra vermelho sim, porque foi perigosa e por trás. Não pelo efeito... pq vendo o replay, dá pra ver q o cara pula e não acerta nele. Mas se acerta poderia ser igual a do francis...
Tem muito time feio querendo ir pra segundona. O bota é um deles. Não acho que subestimamos os candidatos. Acho que subestimamos o desejo do galo de ser um deles...

Anônimo disse...

Bom... Não sei se hei de concordar com você Jason quanto a expulsão do Yuri Gagaren, porém, todavia, contudo... Fico feliz em ver no sit da globo possível extradição de vossa senhoria o Presidente.. Sim aquele personagem do desenho Pica-Pau!!! A Nação não aguenta mais essa má administração não. Até quando vamos passar por mãos que só querem usar do nome ATLÉTICO para serem reconhecidos em quesitos pessoais? Parem com essa palhaçada, e avisa o Gallo para colocar uma faixa enrolada na cabeça que talvez dê certo... E segurem porque no andar da carruagem o próximo Técnico nosso será o Abelardo Barbosa com direito a troféu ABACAXI!!! PQP PORRA

Unknown disse...

Nada é tão ruim que não possa piorar.

Herberth Mendes disse...

Como dizem os antigos "nada é tão ruim que não possa piorar ainda mais". Deus me livre, ô time feio sô. E ainda chamam a polícia militar pra fazer proteção no desembarque. A PM devia proteger eles na véspera do jogo também, levar prum lugar bem longe pra não ter como eles entrarem em campo.