quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Galo no Divã: Atlético MG 2 x 5 Botafogo

Alguém realmente acreditava? Claro que sim... durante muito tempo em nossas vidas acreditamos em cada coisa... Pensando no folclore brasileiro, que é riquíssimo, há tanta história das quais não nos envergonhamos de ter acreditado e até nos orgulhamos de contar para os mais novos. Quem nunca teve medo das traquinagens do Saci Pererê, ou de ser pego pela Cuca? Sim, quando somos crianças acreditamos nisso. Depois de crescidos, trocamos nossas ilusões por outras. Mas sempre temos a possibilidade de amadurecer e mudar um pouco as crenças, ficarmos mais próximos à realidade. Se não estivermos dispostos, pode ser ainda que contemos com a 'sorte' de caírmos do cavalo e desfazer as ilusões ainda que por linhas tortas.
Vi apenas até o 3 x 0. Portanto...
Edson: Não teve culpa. E até parecia mais seguro e entrosado pra saídas de bola (apesar da precisão ainda ser baixíssima).
Mariano: Estava jogando bem, nos primeiros 20 min. conseguiu desarmar bastante. Mas cruzar...
Leandro Almeida: O Marcelo vai ter trabalho para tirar os vícios da convivência com o capitão.
Vinícius: Melhor do que nas últimas. Muito abaixo do esperado em comparação ao começo do campeonato.
Luis Gustavo: Mostrou na primeira metade que Cesar Prates e Feltri nunca mais. Mas ele é menino. Não podemos queimá-lo na fogueira como costumamos fazer. Então, o Calisto fica aí fazendo sombra enquanto o menino é trabalhado.
(Renan): Não sei porque nem pra que entrou. Mas eu já estava caminhando pro sono mesmo...
Denílson: Apagado. Talvez não fosse a hora de entrar como titular.
(Gedeon): Esse sim deveria ser o titular. Mas como já dormia, nem sei como jogou.
Serginho: Não foi bem como na última partida. Parece ter sentido o peso.
Márcio Araújo: O 'bom' e velho M.A. Nem meio campo de várzea corre com cabeça baixa.
Lenílson: Muito pouco criativo pra posição que ocupa.
Pedro Paulo: Disse que queria substituir o Marques a altura. Se for trabalhado, pode até ser. Mas estava afobado demais e se atrapalhava em jogadas que até tinha capacidade para executar.
(Rafael Aguiar): Não vi.
Jael: Precisa aumentar os recursos. Essa de fazer o pivô já não está colando. Tem que fazer algo a mais.

Quando vi as imagens do mineirão, logo pensei: Ôba! Hoje teremos ainda menos que os 3000 pagantes do nosso público recorde. Já me enganei de cara. Até os 20 minutos, o Galo ainda que de maneira desordenada, dominou o jogo. Uma retranca feia do Botafogo (típica de um time ruim que tem a vantagem no placar, como era o caso) atrapalhava ainda mais os planos. Mas houve boas chances, desperdiçadas pelos alvinegros daqui (alvinegros? com aquela camisa ridícula preta e dourada?).
Dos 20 pra frente a coisa desandou. A desatenção da zaga se repetiu de forma crônica e os cariocas que já se acostumaram com nossa fragilidade, não foram bobos nem nada. Partiram pra cima e marcaram logo 2.
Daí em diante, foi só observar os meninos. Como se portariam nessa situação, que os velhos malditos criaram lá em cima, na diretoria. E outros velhos malditos completaram em campo, principalmente aquele da tarja de capitão. Velho maldito!
Mais uma vez o Galo estava ali... com mais meninos da base jogados na fogueira. Diante de uma situação praticamente irreversível e com o 'apoio' de alguns 'torcedores' que vaiaram no final do primeiro tempo. É... a torcida não se emenda. Porque não vaiou o Marcos depois das últimas declarações?
Deixaram pra vaiar o time de jovens que antes mesmo da partida já sabia que seria quase impossível passar pela retranca carioca. Mas que dentro das suas possibilidades - de experiência, técnica e entrosamento, começaram até fazendo um bom papel.
Deu pra ver pontos positivos, principalmente no Luis Gustavo e no Pedro Paulo. Mas é coisa pra ser Trabalhada, Marcelo.. e não jogado no FOGO!

Como adulto, acabei desacreditando em algumas coisas. Saci Pererê, eu já sei que é folclore. Não sei se acredito em E.T.s, mas também não duvido não. Haha. Desconstruí muita crendice boba nessa vida. Até revi muitos conceitos que julgava importantes de mais e mudei de idéia. Mas uma coisa é certa. Aprendi muito cedo e confirmo isso a cada dia que não se deve jamais confiar e acreditar em certos velhinhos de cabeça branca e barba (ou apenas bigode). Seja o velhinho do saco - que todo mundo sabe que não existe - ou o velhinho que já encheu o meu. No velhinho de cabeça branca que ocupa a cadeira principal em lourdes...
... Alguém acredita?

4 comentários:

Jason Urias disse...

Assisti só até o primeiro gol. Me recusei a continuar assistindo, primeiro porque já sabia o enredo e, segundo, porque estava absurdamente cansado. Mas até os 14' do primeiro tempo, pra ser bem preciso, o time jogou bem. O Mariano, quase irreconhecível, defendeu e atacou bem, roubando muitas bolas, como o gus bem disse.
O Luís Gustavo também jogava bem pela esquerda e o Pedro Paulo mostrava muita disposição. Nem parecia o Galo. Mas aí veio o 15º minuto e percebi algo estranho. Aquela sensação tão comum ultimamente estava começando a se manifestar e, tchanam!, o Botafogo começa a pressionar um tiquim, mas um tiquim mesmo. Pronto: gol(laço, diga-se de passagem) do Lúcio Flávio - que tem me feito lembrar daquele GaloXCRB no independência, lembra gus?, quando a torcida vaiava o LF desde o 1º segundo de jogo e aí ele mete um gol de falta. O que será que passa pela cabeça dele agora?
"O que?", pensei, "vou dormir". E, ao contrário do que acontecia quando anteriormente, quando ia dormir antes do final dos jogos do galo e ficava atormentado na cama imaginando o resultado, dormi feito um bebê. Tranquilo e sereno, certo de que acordaria hoje de cabeça inchada.

Unknown disse...

Estive no Mineirão este dia e teria muito o que falar. Não sei se cabe aqui neste comentário.
É muito fácil fazer gol no Galo. E como que eu posso culpar o Ziza, se ele nem entrou em campo? Tudo bem, foi ele que montou este time ridículo. Mas monta um time bom, às pressas, com o dinheiro que o Galo tem. Nem em joguinhos como Football Manager, se você tentar jogar com o Galo, você consegue (Ps.: por isso eu jogava com a Juventus e era campeão da Champeons League quase toda temporada).
Pra mim, o grande erro do Ziza foi prometer títulos no ano do centenário. Se ele tivesse falado algo do tipo: "Olha, estamos sem dinheiro e vamos montar um time pra não cair e, quem sabe, conseguir uma vaga na sul-americana." Assim sobraria dinheiro pra montar uma base boa pra daqui a uns 5 anos, quem sabe, ganhar alguma porcaria. E teria tempo pra garimpar jogadores, como as meninas fizeram com o Ramires. Este tema é muito polêmico, então vou parar por aqui.
Agora vou falar sobre a torcida. Sou muito a favor da torcida zero, porque tem que ir pro Mineirão quem está disposto a vaiar só no fim do jogo. Vaiar jogador durante a partida é, no mínimo, oligofrenia. O tal do Luís Gustavo entrou morrendo de medo do jogo, claro, era o único lateral esquerdo inscrito na sul-americana. (Ps.: quando aconteceu a inscrição ele nem tinha estreiado pelo Galo ainda, alguém consegue explicar isto?) Com seus 18 anos pesou o fardo de ser o titular. Normal. Tava jogando muito mal, errando passe pra cacete e os dois gols foram culpa dele. Num dá pra crucificar o garoto, porque ele foi jogado na fogueira, mas que foi culpa dele, foi. Aí, a torcida começa a vaiar o coitado. Na hora pensei: "Ah, parabéns torcida do Galo, agora com esta vaia ele vai melhorar." Lógico que não, cambada de imbecil. O menino treme mais ainda e faz mais cagada e é mais queimado ainda. Então repito, se você não está disposto a ser putinha, ou melhor, vagabunda do galo (porque putinha pelo menos recebe algum em troca), não vá ao mineirão. Fica em casa, vê pela TV ou escute rádio. Depois de algum momento começou a rolar porrada entre os "putinhas" do Galo e as "meninas" fantasiadas de homem na cadeira cativa.
Agora, vamos ao jogo.
1. Édson - tá na hora de dar lugar pra outro. Apesar de não ter sido culpado por nenhum dos cinco gols, vale a tentativa, pelo menos por superstição.
2. Mariano - coloca ele pra treinar cruzamento duas horas por dia e ele vira o melhor lateral dos últimos tempos.
3. Vinícius - fraco, não quero falar mais nada.
4. Leandro Almeida - cabeça fraca, tem que trabalhar o cara, mas nem acho ele tão ruim assim.
5. Luís Gustavo - novo demais, mandar ele pra um psicólogo fazer um trabalho nele faria bem. Entrou o Renan que não mudou muita coisa.
6. Denílson - tremeu nas bases e num jogou nada. Demorou demais a ser substituído e deu lugar pro Gedeon (cabeça de bagre, pega na bola e chuta).
7. Márcio Araújo - Apesar dos lampejos de ruindade total, gosto dele.
8. Serginho - um dos melhores jogadores do Galo nos últimos jogos, tem sido uma surpresa boa.
9. Lenílson - lento, mas com a cabeça no lugar. Se tivesse um pouco mais de velocidade seria titular absoluto.
10. Pedro Paulo - muita vontade, pouca tranquilidade. Valeu o esforço, mas tem que passar num psicólogo também. Deu lugar pro Rafael Aguiar que não teve tempo pra mostrar muita coisa.
11. Jael - tá jogando no lugar errado, num adianta fazer trabalho de pivô se num tem alguém pra finalizar.
12. O pior de todos, Marcelo Oliveira. No fim do 1o tempo, 2 a 0 pro botafogo, precisando de fazer 5 gols, com 2 jogadores nervosos que só estavam fazendo cagada (Denílson e Pedro Paulo). Volta com uma substituição. Colocou o Renan no meio, passou o Mariano pra esquerda e o Márcio Araújo na direita. Puta que pariu! Precisava de fazer 5 e não tentar não tomar mais. Aí ele tirou um atacante e colocou outro. Puta que pariu de novo! Pra finalizar, quando ele tira um cara de marcação, coloca outro cabeça de bagre. Cadê o Tchô? Porque não colocou o time todo no ataque? Perdido por dois, perdido por mil. Se é pra tomar goleada, então que tome goleada indo pra cima. E como que um time que joga 20 minutos bem, não consegue manter isto o jogo todo? Isto é falta de liderança, de organização, de cabeça no lugar. E isto começa do banco.
Cansei de escrever, agora quem tá precisando de análise sou eu. Mas num gosto muito do Freud não, prefiro seu discípulo, Lacan. (É ou não é influência da patroa).
Abração a todos.

Gus Martins disse...

Boa! notas de quem esteve no campo são boas, sempre tem algo que não vimos na TV. (Ainda assim prefiro continuar longe do mineirão por um tempo... hehehehe).
Não queria admitir isso, mas acho que o Marcelo está sentindo a pressão.
E como já discutimos outra época, eu e Jason, pode ser outra tragédia anunciada. Sempre desejamos o Marcelo no comando da equipe, mas pairava a suspeita de que isso aconteceria em hora inadequada. Como foi. Em um péssimo momento do time e das relações entre Atlético e torcida.
Haja repetição...

Jason Urias disse...

Felipe, valeu pela descrição.

Na verdade, essa era praticamente a única restrição que tínhamos com relação ao marcelo. Restrição do momento. A outra era a pouca experiência de técnico profissional mesmo.
Não tem jeito. Esse tal e ano do centenário é uma merda. Nenhum time centenário até agora escapou dessa maldição. TODOS, com certeza, pelo mesmo problema: planejamento mequetrefe e pés longe do chão.
O maior mal do galo ultimamente...