quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Galo no divã: Santos 2 x 3 Atlético MG

Futebol medíocre! Estamos padecendo de um mal geral que acomete todos os níves do nosso esporte mais amado. E pensar que abri mão do meu precioso sono para acompanhar mais uma exibição de várzea. Temos um amontoado de jogadores que não pode ser chamado de time. Temos um técnico burro, incompetente e teimoso. Mas o que mais me incomoda no Dunga é seu cinismo e arrogância. Resultado: Acordo às 6 da manhã para ver a dita Seleção Brasileira vencer por 1 a 0 a Bélgica, que no momento do gol estava com um jogador a menos e em seguida perdeu outro. Onde vamos parar com esse futebol brasileiro? Em todos os níveis é isso. E na vila não foi diferente.
Pois então tenho a dizer: Continuo sem esperanças. Mas ontem tive um alívio. E explicarei o porquê.

Edson: O bom e velho Édson. Que falha, não traz segurança e não sabe sair uma bola. Eu estava errado quando tive esperança?
Mariano: Alguém tem esperança que ele vá aprender a cruzar?
Vinícius: Sempre elogiado por mim, estava perdido, sem ritimo e sem confiança (nele e no goleiro).
Leandro Almeida: Sem ritmo, mas me agradou mais no setor defensivo.
César Prates: Tentou de várias formas atrapalhar o time. Com a ajuda do Vinícius, quase conseguiu.
Rafael Miranda: Tem suas limitações, mas veste mesmo a camisa do GALO.
(Renan): Entrou bem, porque entrou em sua função. Deu azar ao não conseguir um gol no fim.
Márcio Araújo: Alguém tem esperança que ele começará a dar passes certos? Ou pelo menos soltar a bola? Mas ontem foi sua partida menos ruim e ainda contribuiu com o gol.
Serginho: Teve atuação apagada. E no primeiro tempo contribuiu com as falhas pela esquerda.
Petkovic: Pela enésima vez: Até quando dependeremos deste que é o único que tem domínio da bola?
Marques: Jogou bem. Mas tá na cara que também não dá pra depender dele. Não aguenta sequer as arrancadas que dava após os dribles.
(Raphael Aguiar): Entrou meio perdido. Prendeu muitas bolas na linha de fundo sem necessidade. Mas com oportunismo conseguiu o gol da vitória. Que fique mais tranquilo daqui pra frente.
Jael: Gol de quem sabe fazer gol. Muita presença no ataque. Mas continua voltando muito para o meio campo, o que deixa o ataque sem ninguem e o faz ficar cansado. Morreu no final do jogo.

E a história começa com o mesmo enredo. Time confuso, sem saída de bola, sem jogadas construídas no meio. A zaga, falhando horrores e tomando bolas nas costas. Para completar o fiasco, o goleiro faz uma daquelas (que é verdade, não vinha fazendo ha muito tempo). Logo no começo, saímos em desvantagem.
A falta de confiança do e no goleiro só resultou em desgraça! Em condições normais, acho que o Vinícios não iria naquela bola cruzada, já que essa é do goleiro. Dado que o goleiro falha, o zagueiro foi na bola. E falhou também. Gol contra.
Por sorte, não pela jogada, mas pelo tempo de reação, o primeiro gol do Galo saiu logo. E em uma boa jogada em que o Jael mostrou que sabe fazer gol (ja tinha mostrado que tem condições pra isso, mas faltava concretizar).
No segundo tempo, a virada foi 'natural'. Porque o Marcelo Oliveira não é bobo nem nada. A primeira coisa que disse quando assumiu a equipe foi que mexeria no posicionamento. E fazendo assim, mudou a história do jogo, consertando os erros e fazendo com que o time dominasse os santistas.
Empate e virada foram questão de tempo. E oportunismo, como no terceiro gol.
Virada histórica? Sim. Heróica? Não.
Mais uma vez batemos em bêbado! A vitória deveria ter acontecido desde o começo. O Santos não ganha de ninguém. Tem apanhado que nem cão sem dono em casa. Por que deveríamos achar que o time é 'consertou' e será como o vidente ZV, melhor que 80% das equipes?
Não. Não há motivos.
O time é muito fraco. Tiro daí o Pet, que o porém da condição física. Tiro também o Rafael Miranda, que apesar das limitações, veste bem a camisa e dá sangue, sem frescura. Tiro ainda o Jael, que chegou agora e em pouco tempo tem mostrado mais do que os antecessores. E me arrisco a tirar o Raphael. Que tem errado muito, mas é menino e sob o olhar do Marcelo, deverá corrigir suas falhas e mostrar qualidade como nos lances finais do jogo.
E, fraco como é, não chegará longe. Não tenho esperanças porque o time é ruim, porque a diretoria falastrona é incompetente e não melhorará o plantel. Não passará disso. Vitórias esporádicas contra times medianos ou ruins.
Mas tive sim um alívio. O Marcelo Oliveira mostrou (muito melhor que o Gallo) que sabe de posicionamento, de como organizar um grupo. Sendo assim, a tendência é que consigamos vencer pelo menos aqueles que todos sabem que são piores que nós. E quem sabe escapemos da degola.

4 comentários:

Anônimo disse...

Perfect Strangers
Can you remember
Remember my name
As I flow through your life
A thousand oceans I have flown
And cold spirits of ice
All my life
I am the echo of your past

I am returning
The echo of a point in time
Distant faces shine
A thousand warriors I have known
And laughing as the spirits appear
All your life
Shadows of another day

And if you hear me talking on the wind
You've got to understand
We must remain
Perfect Strangers
É isso meus caros amigos blogueiros que me senti perante a estapafúrdia apresentação do setor defensivo do Atlético. Vamos inaugurar uma avenida na região noroeste de BH com o nome de Av.: César Prates cruzando com a Av.: Vinícius. Sim estou me sentindo um perfeito estranho. Será que I. Gillan tinha lido a frase mortalizada de R. Drummond? And IF you hear me talking on the Wind... Vocês diretoria precisam nos entender, pois não está fácil ver essa vergonha que como bem retratado Gus, é um bando de jogadores que não podem ser conceituado como TIME. Edson não falhou no jogo, apenas estava lembrando quando ela colecionador de lepidópteras. Mariano tem medo de cobrar falta onde tem que jogar bola para dentro da área... Saudades do coelho... Gente!!! Depender de M. Araújo nós estamos entrevados. Alguém aqui concorda comigo que cabia Gedeon no 2º tempo? Demora que foi aquela para colocar Renan? Bom vamos agora viver de Historiadores ao invés de sermos heróis? Primeiro time que ganhamos que não veio da segunda divisão, mas um time que está indo para lá! A única ressalva que tenho a fazer é que Marcelo O. conseguiu embargar a obra das duas avenidas supracitada aqui ao recompor o setor defensivo esquerdo. Bom e agora José?
Rafael Miranda: Tem suas limitações, mas veste mesmo a camisa do GALO.
(Renan): Entrou bem, porque entrou em sua função. Deu azar ao não conseguir um gol no fim.
Márcio Araújo: Alguém tem esperança que ele começará a dar passes certos? Ou pelo menos soltar a bola? Mas ontem foi sua partida menos ruim e ainda contribuiu com o gol.
Serginho: Teve atuação apagada. E no primeiro tempo contribuiu com as falhas pela esquerda.
Petkovic: Pela enésima vez: Até quando dependeremos deste que é o único que tem domínio da bola?

Jason Urias disse...

Gostaria de dar alguns pitacos na análise e discordar de você em alguns pontos, gus. Eu assisti ao jogo ontem e, pra mim, houve duas partidas e quatro times. O primeiro tempo com o Santos simplesmente esmagando o Galo e o segundo tempo com as situações invertidas. O Galo foi outro time absurdamente diferente na segunda etapa e, pra nossa sorte, melhor do que o do primeiro.
Quanto aos jogadores, O Marques não jogou absolutamente nada, mas nada mesmo. Péssimo ontem. Assim como o Pet, que jogou muitissimo mal no primeiro tempo porque prendeu demais a bola. Chegou a irritar (acho que o mal do MA tá passando pra ele). Mas (e sempre tem um "mas"), como é craque, deu aquele passe pro gol do MA. No segundo tempo, com a falta de fôlego, piorou ainda mais.
Márcio Araújo, péssimo dos péssimos. Cismou que quer ser o Pet. Nem depois da "cólera bubônica"! Chegou a avacalhar. Mas (tô falando), no final do jogo, melhorou um pouco.
Vinícius. Péssimo o jogo todo.
O César Prates, como você disse precisamente, gus, tentou avacalhar com o jogo. Cara, me deu um ódio desse cara! Pq, o Márcio Araújo às vezes tenta detonar o jogo mas é pq é barbantinho, não sabe dar um passe de meio metro e tal. Mas o CP não! Tive a nítida impressão que ele está fazendo isso tudo de pura sacanagem!
Que se exalte o Jael! Claro, guardadas as devidas proporções, CONSIDERANDO-SE O ATUAL ELENCO DO GALO, exalte-se esse jogador. Mostrou raça e, principalmente, que sabe fazer gol. Concordo completamente. E, se ele está voltando demais para buscar a bola, o sistema de armação de jogadas está falho. Precisa de ajustes. Não creio que seja desobediência tática, como fez o CP o jogo inteiro ontem.
No mais, achei perfeito isso: "Vitória histórica sim, heróica, não".
Isso ainda é pouco para o que queremos e esperamos de um time grande.
Mais uma vez é preciso dizer: que nós torcedores não nos iludamos! O time não foi goleado novamente no primeiro tempo porque o Santos foi péssimo.
Melhorou, mas é pouco.

Jason Urias disse...

ô Breno! C tá de sacanagem comigo, né não? O cruzamento de César Prates e Vinícius vai dar o diabo! kralho bicho! KKKKK
Eu até pensei que caberia o Gedeon e fiquei realmente na dúvida se seria melhor colocá-lo no lugar do Pet. Mas aí me lembrei do Renazim. Acho que também seria uma boa opção, pq não perderíamos tanta "força criativa" no meio de campo (claro, a comparação é entre ele e o Gedeon...).
No mais, os méritos têm que ser atribuídos mesmo ao Marcelo Oliveira que, em dois jogos, mostrou que entende de futebol. O trabalho que ele faz com os jogadores da base a diretoria tem que fazer com ele. Tem que lapidálo, cuidar dele com carinho e responsabilidade, pq acho que ele vai ser um técnico de renome. É esperar e torcer!
"Contra o vento, Galo. Contra o vento..."

Gus Martins disse...

Será q resolvi poupar alguns por causa da vitória? Ou o time tem sido tão péssimo que uma apresentação mediana me levou aos elogios?
Revendo as coisas... realmente... o Marques num foi nada bom. Teve uns lampejos. E só.
Quanto ao Pet, mesmo quando joga mal, acaba segurando as pontas. Aliás, tem jogado mal direto... mas acaba sendo ele mesmo que segura... por isso me pergunto.. até quando?

Qto aos peladeiros que ocupam as laterais, vou deixar pra próxima resenha. Falar deles 2 vezes no mesmo post é muito pro meu saco...

Hehe!