segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Galo no Divã: Vitória 0 x 1 Atlético MG

Tentaram, mas não conseguiram!
Por várias vezes o trio de arbitragem tentou sacanear o galo. Impedimentos que não existiram, inclusive anulando um gol, faltas dadas prum lado e não pro outro...
Quando o time joga muito mal, não há o que fazer. Mas é só jogarmos bem que a corja do futebol começa a mostrar suas garras.
Mas dessa vez o time fez o que era preciso. Jogar contra os que estão dentro e os que estão fora das quatro linhas!
Comemoração justa para um triunfo merecido. (Foto globo.com)

Juninho: Jogou bem e dá mais segurança à zaga. Calou o chororô do outro.
Sheslon: Tem arriscado mais nas subidas ao ataque, mas ainda sem produção. Defedeu bem.
Leandro Almeida: Bem taticamente. Diferente de outras partidas, não foi (e nem podia) muito ao ataque.
Welton Felipe: Boas participações em roubadas de bola.
César Prates: Não produziu, mas não comprometeu no ataque. Na defesa, tentou roubar o bicho umas 3 vezes. Por sorte não conseguiu.
Nem: Fez o que era preciso. Sem aparecer e sem prejudicar.
Elton: Apareceu um pouco mais, ao estilo Serginho, se metendo às vezes no ataque.
Márcio Araújo: Jogou bem, mas próximo da área insiste nas firulas desnecessárias.
Renan Oliveira: Mais uma vez desempenhou muito bem o papel que se espera do meia.
(Tchô): Em 5 minutos justificou o porquê de eu insistir que ele é o titular no lugar do Márcio Araújo. Exagerou um pouco, tendo em vista que o placar era mínimo. Mas mostrou o que sabe.
Marques: Fez o que pode. Mas o que pode atualmente ainda é pouco.
(Pedro Paulo): Decisivo. Quando está na área é mais útil do que quando se mete na linha de fundo.
Castillo: Demorou, mas parece que está entrosado. E começando a querer por o pé na forma.
(Petkovic): O velho entende de bola mesmo, pena que não suporta mais a pegada. Concordo sempre com sua entrada. Discordo sempre que seja no lugar de um atacante.

Marcelo Oliveira: Teve méritos. Não se intimidou com os contra-ataques e com a possibilidade de sair com uma derrota e acabou mantendo a ofensividade do time, com suas alterações. A ressalva é que ele nunca tira o Mário Araújo. Tudo bem que ontem ele não estava mal. Mas, o Pet deveria entrar no lugar de um meia. Que fosse ele. (já que o Renan vem sendo o grande destaque).

2 x 0. Quando comecei a ver o jogo, me informaram que o placar já deveria ser esse, em nosso favor. E ainda eram 5 minutos do primeiro tempo. Bom sinal. Isso foi verificado até os 25 minutos do primeiro tempo, quando o galo dominava a partida, mas estava com os pés totalmente fora da forma. Daí pra frente, deixamos os baianos acordarem e partirem pra cima. Houve várias subidas perigosas, mas por sorte eles também estavam descalibrados para as finalizações.
No segundo tempo, as coisas voltaram a ficar interessantes. E aos 12, a arbitragem mostrou a que veio. Em uma bela jogada, um lançamento na direita e um belo toque pra entrada da área permitiu ao Castillo, de primeira, mandar para o fundo do gol. Mas o impedimento que não existiu foi assinalado. O que parecia bom, já se tornou duvidoso.
Aí entra o Marcelo Oliveira. Não foi nada conservador, satisfeito com apenas 1 ponto. Fez modificações apenas no ataque, deixando o setor com mais fôlego e técnica. Pedro Paulo e Pet. E foram 2 determinantes para a vitória. O segundo lança para Renan, que, de frente para o goleiro, serve o companheiro ainda mais livre apenas para empurrar pro gol.

Merecida Vitória!

E me pergunto... o que tem sido decisivo, desde o jogo contra o Palmeiras, para que o time deixasse a covardia de lado?

3 comentários:

Jason Urias disse...

A vitória foi realmente merecida, além de necessária. Merecida porque o Galo não foi covarde, apesar do sufoco que os baianos deram. Necessária, por motivos óbvios.

Mas, permita-me discordar em alguns aspectos, Gus. O Leandro Almeida esteve bem taticamente, como você frisou. Mas (deve ser a conviência com o Marcos) abusou das "ligações diretas" com o ataque, o que anulou o Renan, principalmente no primeiro tempo. Este, inclusive, errava muitos passes e se escondeu do jogo. O Marcelo deve ter visto isso no intervalo, pois ele voltou bem melhor na segunda etapa.

O Nem, a meu ver, esteve muito mal, não conseguindo dar proteção à zaga, função primeira de um volante. Esteve perdido em campo, salvo em alguns poucos momentos, quando conseguiu alguns desarmes.

O M.A, apesar da boa movimentação, continua errando passes absurdamente fáceis e, a exemplo do Renan, abusou desse quesito, inclusive "matando" um ótimo contra-ataque nosso. Entretanto, o Renan melhorou no 2º tempo e o M.A., não. Na marcação comprometeu menos.

Me recuso a dizer algo sobre o César Prates. O cara tem tentado descaradamente avacalhar.

O Renan Oliveira fez duas partidas. A segunda muitíssimo melhor que a primera.

O Marques ontem jogou melhor do que vinha jogando. Ontem, quando foi substituído, era o melhor do time em campo. Mas a subs. do M.O. se mostrou bem feita.

O Pet, ao Roberto Abras: "é bom quando as pessoas reconhecem que eu não esqueci de como se joga bola".

Um detalhe do gol (mal)anulado: o lançamento para o Marques foi do Juninho! Seria um gol de 3 toques! hehe

Mas, a meu ver, o time ontem mostrou uma enorme dificuldade defensiva, principalmente dos homens de conteção do meio-campo. As "ligações diretas" também atrapalharam.

Pra deixar a covardia de lado, só coragem. É o único remédio.

Gus Martins disse...

Hehehe... bom... o estado etílico me impediu de ver certos detalhes (inclusive, custei pra descobrir quem era o meio de campo... elton e nem.. hehehe)
REalmente não reparei isso do Leandro Almeida... e é de se estranhar, porque geralmente ele não é disso...
Será que eu confundi o Nem com o Elton?
Bom.. até tentei alivar a do César Prates. Mas ele se esforça muito mesmo pra atrapalhar.. hehehe!
Sobre o Marques, foi mais ou menos o que eu quis dizer... ele fez o que pode... o que sabe... muito bem. Mas infelizmente, hoje não dá mais pra segurar a onda. Aí teve uma hora que precisava mexer mesmo. Não por falhas dele, mas por necessidade.

É duro ouvir um 'velho' de 35 anos dizer isso e ter que assumir que é verdade. Espero que meninos como o Renan, Tchô, Leandro Almeida nos mostrem que não devemos depender dos antigos, que têm técnica de sobra mas não suportam 90 minutos de pegada...
... isso se não os perdermos por uma mixaria pra algum time de fora...

Jason Urias disse...

E isso é o mais preocupante. A falta de tato da diretoria para negociar jogadores.
Esperamos que o Kalil cumpra o que disse e que ponha ordem na casa.

Já estão dizendo que o Real Madrid tá de olho nele. Aquele negócio né?!?! Onde há fumaça...