domingo, 31 de janeiro de 2010

Galo no Divã: Atlético MG 3 x 2 Tupi

("Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, a propícia estação
E fecundar o chão" Chico e Milton)

De que vale a pré-temporada? O profexô diz que ainda estamos nela. Não podemos esperar que o time já chegue voando. Além disto, as contratações demoraram a começar e o elenco anda capenga. Assim, as dificuldades são normais.
Pera aí, cara pálida! Estamos falando de campeonato Mineiro! O time deve chegar voando contra quem quer que seja. Só tem time pequeno. Não adianta insistir em dizer o contrário. O time ainda não jogou bem.

Em fim, os primeiros frutos da dupla.

Carini: Menos exigido que o Aranha. Não foi culpado nos gols. No geral deu mais segurança.
Coelho: Não cruza pros atacantes. Cruza pra área. Se colar, colou. Péssimo na defesa.
Werley: Irregular na defesa, importante no ataque.
Jairo Campos: Fazendo o seu dever, não apareceu, nem pra bem, nem pro mal.
Leandro: Não comprometeu mas fez menos do que se espera.
Correa: Bastante discreto. Ainda não chegou nas melhores apresentações.
Fabiano: O Meia mais veloz (!!!!) do time.
(Marques): Há pouco tempo Romário disse - com outras palavras - que continuava jogando porque via que os mais jovens não davam conta e que ele ainda era o melhor. Vale pro Marques.
Ricardinho:Ainda não passou do básico.
Evandro: Ah!
(Renan Oliveira): Movimentou-se bem e ensaiou boas jogadas. Ainda falta força e objetividade.
Muriqui: Jogou bem, correu bastante, fez o dele e perdeu a chance de liquidar antes de sair.
(Júnior): Ficou na dele, melhorando o passe pra evitar outra surpresa desagradável.
Diego Tardelli: Ainda não entrou em 2010.

Vanderlei Luxemburgo: A titularidade do Evandro é inaceitável. Não por o Renanzim é totalmente compreensível. Então, o que fazer? Quem sabe, daqui pra frente o 4-3-3 que ele disse na última semana entre em ação?

Se este era o objetivo, conseguiram. Mas, se não tomaram gol de cara, também não fizeram e ficaram dando bobeira até que o outro time fizesse. Posicionamento ridículo da zaga no primeiro gol do Tupi. Daí, vem a retranca. Mas como todo time pequeno, não deram conta de sustentar e nos deram um pênalti de presente. É, foi mais incompetência do zagueiro do que mérito do nosso câncer. Aí o mínimo da obrigação o Tardelli cumpriu.

"É por isto que estou aqui"... Assim falou Luxemburgo.
Teve de tudo. Menos bom futebol. O time mudou a postura sim, é verdade. Percebeu que ganhar não era mais do que a obrigação. Logo o Coelho, que só errava, acertou uma na gaveta. Mas como nada é 'racional' no time, veio outra bobeira. Não de um ou outro, mas, novamente, do setor defensivo.
Com as alterações o time ganhou certa qualidade. Qualidade esta, porém, que infelizmente não podemos contar com ela sempre. O Marques já não aguenta infernizar os zagueiros - como fez - durante um jogo inteiro. O Renanzim ainda não virou profissional. Valeu pelo momento. E numa das trocas de passes, sobrou pro Werley cruzar pro Muriqui empurrar do jeito que veio. Ele ainda pode fazer outro, se fosse já um grande atacante. Mas resolveu tocar. Aí o placar não mudou mais.
Nem o que temos falado tanto sobre o time.

Ainda temos muito o que fazer nessa terra....

9 comentários:

Breno Souza disse...

Que jogo. Segunda você vai ouvir Dadá enaltecendo o time... pasmem!
Quanto aos primeiros instantes do jogo se via um Atlético esboçando uma ofensividade, CENTRAL, que para os céticos não impressionava nem um pouco, tal fato se explica nas bolas na trave e um súbito apagão... gol do Tupi. Aí vem aquele hino que eu torço para ser banido dos cânticos da torcida, o qual fala que o Galo é o time da virada, o Galo é o time do amor. Que seja, mas precisa ser assim sempre?

No primeiro jogo o Muriqui me chamou bastante atenção e ainda cativa minha admiração pela sua disciplina tática, no que se diz a respeito posicionamento e velocidade. Alguém sabe me dizer para que serve as laterais? E o pior que amanhã a imprensa vai dizer meia merda de Coelho, ele vai acreditar e... F-U-D-E-U! Precisamos de alguém que saiba cruzar e isso é uma novela antiga.

Ricardinho, pouco perceptível no primeiro tempo e totalmente ausente no segundo tempo. E não me venha me dizer que fora porque ele não precisou ser acionado. Precisamos mostrar a que viemos fazer em 2010. Copa do Brasil está recheada de times que buscam reforços e que trazem reforços um tanto quanto notáveis.

Profexô vai ter muita coisa para mudar nesse certame.

Amplexos,

Mamute disse...

Só Freud explica a titularidade do câncer. O jogo não foi de todo mal, mas, sem essa falsidade de respeitar todo e qualquer time, o galo e as meninas tem a obrigação de ganhar os jogos com certa facilidade. Mas vamos esperar, acho que o Galo vai dar uma melhorada boa quando o DT9 voltar das férias.

Tom disse...

TIME LENTO, SEM VITALIDADE, DEFESA FROUXA, MEIO CAMPO INÓCUO, ATAQUE PÍFIO.
AO FINAL GANHEMO, NEM PERDEMO E NEM EMPATEMO, MAS PUDIA VIU...

Jason Urias disse...

Apesar de tudo que foi dito sobre o Renanzim, ainda prefiro ele ao Evandro.

Sou mais Carini.

O Ricardinho tem sido o péssimo dos péssimos.

Achei que o Werley jogou razoavelmente bem. Mas, óbvio, sai com a chegada do Cáceres.

O Leandro ainda não estreou.

O Tardelli está num salto alto que dá raiva. Tá se achando demais.

E esse papinho-clichê que a torcida do galo é maravilhosa já deu no saco. Dizem isso (né Luxa!) ao mesmo tempo que querem nos fazer de bobos. É o que o Gus falou mesmo: time grande não tem que respeitar time pequeno.

Marcelo Vargas disse...

O Luxa tem que perceber, se não percebeu ainda, que o problema da nossa zaga não é exatamente a zaga. Primeiro, a lateral direito está desguarnecida, porque o Coelho nunca foi fã de voltar pra marcar, e nunca será. Leandro é que fez bem este papel, e até por isso tenha aparecido pouco. Segundo, a zaga está desprotegida, porque nosso meio-campo é formado por quatro jogadores que querem subir para o ataque o tempo todo. Por isso o Jonílson é crucial neste esquema (mesmo não jogando bem), porque é ele que amortece o impacto dos contra-ataques para a zaga. Talvez o Zé Luiz entre para cumprir também este papel. Portanto, para acertar o Galo, eu colocaria o Carlos Alberto (sacaria Evandro) para guarnecer o costado da direita (mesmo com Coelho em campo). Trocaria Fabiano por Jonílson ou Zé Luiz. A armação ficaria com Corrêa, recuado, e Ricardinho (depois Renan), encostados na frente. E deixaria o Marques sempre entrar no segundo tempo. Ele ainda vai fazer esse Obina, vocês vão ver.

Gus Martins disse...

Concordo com você, Marcelo. E, acrescentando com o que o Jason havia dito no outro GND, nosso meio campo está infestado de jogadores que até tem qualidade, mas são TODOS lentos demais pra conseguir armar um ataque decente. O único que aguenta o tranco da correria de hoje é o Jonílson, mas este não pode ir pro ataque; porque lá é péssimo e; porque faz falta na cobertura.

Mamute e Jason. Como disse no outro GND, a entrevista do Luxa foi a mais enojante. Tenho muito medo de que eles (e a massa) continuem satisfeitos em achar que jogaram bem contra esses timecos. Aí o exemplo do Breno foi crucial. Quando formos mais uma vez eliminados da Copa do Brasil nas oitavas, veremos (verão) tardiamente o quanto ainda somos pequenos...

eliana disse...

Como sou mais intuição que razão, nunca me liguei muito em tática (acho que é característica da mulher), não vou analisar essa parte, só digo que, sem bem saber explicar como, continuo não enxergando um time, parece uma massa que não dá liga, sujeita a desandar. O time continua sofrível, apresentando um péssimo futebol e, infelizmente, essa imprensa futebolística famigerada esconde isso, parece que tem medo de afastar o torcedor e perder audiência se falar a verdade. Aliás, nunca vi um narrador de futebol da TV dizer que o jogo está uma verdadeira pelada, embora todos estejam vendo isso.

Tom disse...

Eliana, na ESPN eles falam, como foi numa semifinal da Copa da Africa. Trajado disse q foi o pior jogo transmitido na história da Espn Brasil...hehehehe, mas aí é outro papo.

Tom disse...

Trajano em vez de TrajaDo...kkkkk