sábado, 7 de agosto de 2010

Galo no Divã: Botafogo 3 x 0 Atlético MG

("I'm a loser, I'm a loser,
And I'm not what I appear to be
" Lennon e McCartney)

Eles tem dito que tão falando de mais e jogando de menos. Pois bem. Falemos menos. Sem muitas palavras iniciais.
"What have I done to deserve such a fate"???
Fábio Costa: Poderia ter rebatido melhor a bola do primeiro gol, mas não foi o maior responsável no lance. Nem no jogo.
Diego Macedo: Muito preso no primeiro tempo. Soltou um pouco no segundo, mas não foi muito bem.
Werley: Cabeça no lugar e pés também. Melhorou em relação aos últimos jogos.
Cáceres: Cabeça no lugar e  pés ainda pra trás. Continua lento, porém, foi mais atento.
Fernandinho: Mal nos dois tempos e pouco ajudou no apoio.
Zé Luis: Sozinho no setor, começa a arrear as pernas.
Serginho: Muito mal. Ainda acho que a direita não é seu lugar.
(Ricardinho): Deu uma melhorada e se apresentou com mais qualidade em relação aos jogos anteriores.
João Pedro: Pouco participativo no ataque e um tanto quanto perdido na defesa.
Diego Souza: Tentou jogar no primeiro tempo. No segundo, nem isso.
(Jackson): Entrou com o jogo perdido, mas ligado e tentou algumas jogadas.
Obina: Lento e pouco participativo.
(Ricardo Bueno): Movimentou bastante, tentou jogadas, mas foi pouco objetivo.
Diego Tardelli: Só ficou a vontade quando não tinha mais chances. Falta assumir o lugar que adquiriu ano passado.

Luxa: Mesmo de muletas, acho que está tentando subir no telhado.

Com 10 minutos de atraso, chego para ver um time tentando não se submeter ao jogo do adversário. Após mais 10, quando parecia que estávamos conseguindo, veio o domínio botafoguense. Aí não demonstramos reação. Um ataque atrás do outro e o gol (na hora eu disse goleada) era questão de minutos. Completada meia hora de jogo o primeiro veio. Falha geral de marcação. Quando a bola cruza os ares, parece que os defensores são crianças do interior vendo uma nave espacial sobre suas cabeças. Todo mundo esquece o adversário que recebe livre pra fazer o que quiser. Aí, ele fez: Chutou e, no rebote (mal dado), outro apareceu livre só pra empurrar. Como a incompetência anda de mãos dadas com o azar, acontece mais um acidente. Num chute horroroso e sem pretensão, um desvio acidental na mão do Herrera decreta o placar do primeiro tempo. 2 x 0.

No segundo, parecíamos mais organizados. Mas ainda assim, as jogadas de ataque não eram construídas. Péssimas saídas de bola que facilitavam em  muito o que os cariocas queriam: Contra-ataques. Daí, investiram em mais um atacante. Pois parece que os adversários já chegam contra o Galo pensando algo assim - "Ah, é só ficar espreitando que uma hora vão errar a saída de bola". E sempre erramos. E numa dessas, um pênalti. Prum 'Ricardinho da vida' cometer uma infração destas, é porque a coisa está pegando mesmo. 3 x 0, placar final.

Curioso é que, depois da fatura liquidada, os alvinegros das Gerais pareceram mais tranquilos em campo, tentaram desenvolver melhor as jogadas e perderam boas oportunidades. Houve bons lances criados por Ricardinho, Tardelli, Jackson. Ora, será que, liquidada a fatura, baixou também a pressão sobre as cabeças e fez com que ficassem, finalmente, concentrados no jogo? Ou, nada disto. O Botafogo que, além de tirar o pé, tirou também volantes, o que abriu caminho para o Galo fazer alguma coisa? Fato é que se formos contar com uma coisa ou outra (tomar uma surra ou ter a vida facilitada pelo adversário) para poder jogar bola, estaremos definitivamente perdidos. Em campo e fora dele.

(Although I laugh and I act like a clown,
Beneath this mask I am wearing a frown...)

13 comentários:

Tom disse...

Nestas horas sinto falta do Roberto Drumond que um dia com uma crônica , literalmente mesmo, demitiu Nélio Brant.
Ps: Como a gente muda de opinião depois de velho, hehehe.

Marcelo Vargas disse...

Mas que pleura!
Quero Abel Braga à frente desse time amanhã!
Olha só:
-O Cruzeiro demitiu Adílson e chamou Cuca durante a Copa. O Cruzeiro tá aí ganhando, ganhou até da gente. E sem a estreia dos reforços gringos.
-O Fluminense também contratou o Muricy nesse período. Hoje é líder do Campeonato.
-O Internacional está há poucos jogos sob a batuta do Celso Roth(!), já se confirmou no Mundial e deve ganahr a Libertadores.
-Luxemburgo está com o time desde janeiro, fez pré-temporada, fez intertemporada, recebeu reforços impensáveis em outros tempos do Galo, e será o lanterna amanhã.
Sem mais.

Tom disse...

“Quem ganha e perde as partidas é a alma” (Nelson Rodrigues).

Tom disse...

Por onde andarão os imprescindíveis Herberth e Afonso ....q Pena q sumiram

Gus Martins disse...

Agora (http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2010/08/luxa-diz-que-ira-cumprir-contrato-com-o-galo-e-descarta-ida-para-o-sao-paulo.html) ta até fácil aquela famosa recisão amigável, sem multa pra lado nenhum...
Sei não, mas quando começam a negar é porque vai acontecer...

elianA disse...

A gente aqui fazendo analogia do bolo e o Luxa diz que falta fome ao time. Quer dizer que a culpa é dos jogadores? Corta o salário e as mordomias, então, quem sabe abre o apetite!

Daniel Martins disse...

Não pareceu falta de fome não.
E sim falta de pensar o ataque.
Como disse Lédio Carmona ontem.. a criação do ataque estava quase todo nas costas do DSouza, o João Pedro subia pouco e o Serginho menos ainda, somando ao nao apoio dos laterais, o jogo do galo ficava centralizado demais, facilitando o trabalho do fogo...

Fora isso, o Atlético está jogando de uma maneira nova. Ano passado os contra ataques eram mortais. Esse ano o galo pensa futebol como bola nos pés, tocar na frente da área do adversário, buscar espaços. Pelo menos foi isso que tentou nos momentos de domínio. Por isso concordo com o Carmona, o Diego Souza é bom, mas sozinho não resolve.(até por isso sou contra aquele número 1...)

elianA disse...

Pra falar a verdade, não estou entendendo mais nada. Se o Galo fosse um paciente, seria aquele que passou por uma bateria de exames, por uma junta médica, e ninguém descobre o problema, embora o paciente insista em apresentar sintomas de doença. Será somatização?

Tom disse...

Muito pior Eliana, muito pior.
É só lembrar do que deu a alavancada definitiva nas convicções do velhinho vienense.

Gus Martins disse...

Pois é... o time tem 2 volantes e 2 laterais com potencial pra atacar, mas ficam presos.
Apenas um meia armador não dá conta do recado...

Por mim, ficava o Zé Luis com o dispensado Jonílson cobrindo a zaga e no meio Diego Souza e Serginho (ou ricardinho) destruindo a zaga de lá, enquanto os laterais se revezavam nas subidas...
(pelo menos no pes2010 dá certo.. heheheh)

Daniel Martins disse...

e como falou o gus... tanto joao pedro como serginho sobem muito bem no ataque... podem muito bem revezas ataque/defesa com os laterais...

mas acho que o que falta pro time é treinamento e entrosamento, principalmente o segundo.

Daniel Martins disse...

não sei bem se falta fome... acho sim que essa já está grande nos jogadores que podem resolver, e acabam tentando sozinhos...
a questão é quando isso mudará e engrenaremos
estamos numa situação que precisamos ganhar 2 jogos, e torcer por outros resultados, pra sairmos da zona de rebaixamento..

Jason Urias disse...

O Serginho está sendo muito mal utilizado, assim como o João Pedro. Qdo. o Jonílson saiu, fiquei sem entender.

O Galo tem tudo para jogar como a Espanha, guardadas as devidas proporções, obviamente.

Tem volantes muito bons, como o Serginho e o João Pedro, assim como meias, também.

O Luxa poderia deixar o Zé de 'brucutu', Serginho e JP mais adiantados, deixando um dos laterais quase como zagueiro (como o era o Capdevilla) e liberar o outro (como foi com o Sérgio Ramos).

Mas como isso exige muita disciplina tática, melhor deixar dois laterais presos, com o Jonílson de 'brucutu'. Pq o problema é que Serginho e JP não são bons em dar coberturas aos laterais, o que obriga os zagueiros a sairem muito da área.

Os flancos do ataque seriam de responsabilidade do Tardelli e do D. Carvalho, com o D. Souza revezando com um desses enquanto o outro 'faz a de centroavante'.

Notem que não foi preciso tirar ninguém do time titular. O que tá faltando, mesmo, é esquema. E isso é com o Luxa.