segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Nesse mato tem?

Belo Horizonte (hoje tem mais) - A gente vai escutando um aqui, outro ali, lê uma coisa aqui, outra ali e algumas coisas começam a fazer algum sentido.

Há algum tempo, não me lembro quando nem onde, ouvi o sérvio Petkovic responder alguma coisa a respeito de profissionalismo. Não me lembro bem se o repórter fazia referência aos times do Rio, mas o fato é que o Pet disse que, se tem uma coisa que ele não admite é atraso de salário. Ele disse que faz sua parte se dedicando nos treinos e nos jogos e que o clube tem que fazer a dele, pagando.

Aí comecei a juntar as coisas. O que se tem dito frequentemente é que os salários estão atrasados há dois meses, isto é, desde de agosto. Há quem diga que hoje, dia 20, é a data do aniversário. Outros informam datas parecidas.

A questão que me veio à mente é se o sérvio não estaria fazendo corpo mole, não jogando o clássico e não entrando como titular desde a partida contra o Goiás, empate por 1x1 no Mineirão em 21/08. Depois disto, entrou no lugar do Márcio Araújo contra o Figueirense, empate por 0x0 (27/09) e na vitória contra o Náutico por 2x1, também no Mineirão (20/09), entrando no lugar do Renan Oliveira (pra conferir, dê uma olhada no ótimo O Canto do Galo) . O Felipe já levantou a questão num comentário de um post.

Será que nessa onda também não estaria o César Prates, que diz que joga e depois, na última hora, não joga?

A questão não é, entretanto, se eles fariam ou não falta ao time. Isso é outra conversa. Mas se, hipoteticamente, eles fizeram corpo mole, o que vocês pensam a respeito? Vocês concordam com a afirmativa do senso comum de que “nem relógio trabalha de graça”? Ou acham o (hipotético) comportamento deles repreensível?


Off-post: A internet é algo realmente sensacional. Só o oráculo dos tempos modernos (hein, gus?) pra poder achar isso. Legal.


11 comentários:

Breno Souza disse...

Se existe mesmo essa onda, claro que há um grande reflexo nisso tudo, pois é como o fato que ocorrera com Lenílson e CIA, onde que a insatisfação tomou conta e a irresponsabilidade não era algo contestado. Se hoje tem funcionários cruzando os braços, sendo eles bons ou não, o resto que "joga" fará corpo mole. Gente é notório que o Galo não jogou o futebol disciplinado que mostrou em suas duas últimas partidas. Não estou dizendo que o time poderia ganhar e que sim deveria jogar Bola. Salvo somente Juninho... Até quando isso?

Gus Martins disse...

Falar de certo ou errado a gente voltaria naquela coisa. NO galo, tem nego errando na diretoria, na torcida e no time. Tudo isso por, dentre outras coisas, falta de profissionalismo.

Outra coisa. Pra mim, os fins NÃO justificam os meios.

Mais uma. Todo bom brasileiro (inclusive os servios) acostumou-se a 'corrigir'um erro com outro.

Resumindo. Realmente é um absurdo atraso de salários. Principalmente para os funcionários que recebem menos, que ralam pacas e sequer aparecem.
É legítimo que alguém que tenha um contrato assinado, não queira fazer papel de bobo e trabalhar de graça.
Mas é ridículo e anti-ético fazer da forma como suspeitamos que fazem jogadores, como o Pet. Se o problema é esse, escancara a situação logo no primeiro mês de atraso, diga publicamente (e tem espaço pra isso) que não trabalhará em certas condições, coloque isso no contrato, etc...
Mas fazer por debaixo dos panos, me cheira a conchavo. Me cheira a covardia.
Essa velha covardia que já estamos cansados no galo.. dentro e fora de campo.

Unknown disse...

Petkovic aprendeu a ser funcionário público.

Unknown disse...

Cheira a motim à la Rodrigo Fabri.

Jason Urias disse...

Chifre em cabeça de boi? Pode até ser.

"Sobre o armador Petkovic, que reclamou fadiga no músculo adutor da coxa direita na semana passada, o médico atleticano ressaltou que o jogador estava, do ponto de vista médico, liberado para jogar o clássico contra o Cruzeiro. O meia não foi relacionado pelo técnico Marcelo Oliveira.

“Contra o Flamengo, ao bater uma falta, ele sentiu, mas continuou no jogo. Quando se reapresentou, falou que a dor tinha ficado mais intensa. Pedimos uma ressonância magnética, e o resultado veio completamente normal. Na terça, ele ficou em tratamento e na quarta foi liberado para treinos físicos. À tarde, liberado para o grupo. Ele não foi para o coletivo porque o Marcelo considerou que ele não tinha treinado nos dois dias anteriores. Estava liberado na sexta-feira da mesma maneira. Não foi para o jogo por uma opção do Marcelo, ou pela parte física ou pela técnica. Nada médico. A fisioterapia nem estava mais fazendo acompanhamento com ele”, disse Rodrigo Lasmar."

Mas isso sôa estranho, né não?

Jason Urias disse...

Ah, me esqueci, isso aí em cima foi parte de uma reportagem do Superesportes.

Gus Martins disse...

Estranho? no galo nada mais é estranho.
Mas ainda assim é anti ético...

Jason Urias disse...

Ética...
Parece que as pessoas lá da administração do Galo não têm a menor noção do que significa esta palavra. Não só seu significado conceitual mas também o prático, acima de tudo.
Estas histórias totalmente mal contadas de contratos, percentuais, mandos e desmandos, desrespeitos dos mais variados, isso tudo macula profundamente as relações do e no clube, das profissionais às interpessoais.
E isso causa danos que não são imediatamente aparentes, mas que são extremamente prejudiciais. Tudo que se vive hoje no clube é resultado de erros cometidos em algum ponto do passado. Os que estão sendo cometidos agora certamente requererão pagamento posteriormente. E o preço é cada vez mais alto.
E o boleto chega pra todos. Clube e torcida.

Anônimo disse...

Pô, Rodrigo, comparar com funcionário Público? Se for cargo comissionado, aí sim, pq são um bando de indolentes e se valem da política pra mamar nas tetas do governo. Qto ao Pet, ou qq outro jogador q use tal expediente, pra mim falta caráter. Quando eles ñ estão jogando nd, fazem besteira, ficam mais no DM que em campo, não oferecem pra descontar no salário. Joguem primeiro e cobrem depois.

Gus Martins disse...

Pois é. E até agora o Pet não jogou.
(pelo menos o que deveria jogar).

Apesar de que, todo mundo sabia que ele não renderia mais, com 100 (aiai) anos de idade...

Asssim como vários outros que daqui a pouco vão começar a cobrar também. E (não) conhecendo nosso depto jurídico, pode vir merda...

Jason Urias disse...

Inclusive por que o tal do vasconcellos, o omi que salvou o galo juridicamente, também está afastado.
Num quero ser pessimsita não, gente, mas o prenúncio é de (mais) tempestade...