sábado, 12 de fevereiro de 2011

Galo no Divã: Cruzeiro x Atlético

Belo Horizonte ("Ganhamos a partida? Ok, ganhamos. Nada além disso. Nós precisamos melhorar, e muito." Dorival Júnior) - No post anterior o Gus citou uma colocação do Tom. Uma derrota "neste momento mitificatório", dizia ele, poderia ser bom para o contexto geral do time. E aí o Gus lembrou que nestes últimos anos vencer no início do campeonato não tem significado muita coisa.

Verdade verdadeira. Aí o DJ dá essa na entrevista coletiva. Parafraseando o Gus, no MSN, "o homi é PHoda. Boto fé demais nele. Não no time".

O recado geral é: vencer as marias é bom, ótimo, sensacional. Mas, hoje, não significa muita coisa.

Ao jogo.
Que seja o retorno do artilheiro.

O primeiro tempo foi rabiscado aqui. Os mandantes pressionando o Galo, marcação adiantada e nós esperando achar um contra-ataque. O primeiro gol saiu de uma jogada de lateral, que o Léo Silva colocou pra linha de lado uma bola que poderia ter sido chutão. Cobraram, caiu no pé do Montillo, que deu um chute minguado, desviado, que parou no pernadepaulista. Sozinho. Foi só escolher o canto. Estava apresentado um dos erros recorrentes que temos visto: zaga mal posicionada.

Mas aí é preciso observar uma coisa: ao contrário do que vinha acontecendo de forma recorrente, o time não se mostrou muito abalado com o gol, manteve o esquema e foi pra cima. Conseguiu um escanteio e, com ele, um penal, depois de o juíz ter avisado que marcaria. Falando a verdade: esse gol salvou.
 
Pouquíssimo tempo depois do revés, o jogo ficou igual de novo.

Igual mesmo. O Galo buscando contra-ataques e elas pressionado. Aí, como diria meu pai, que foi o melhor goleiro de Futsal que vi jogar, um bom goleiro é meio time. O Renan Ribeiro ratificou o recado que os tempos de Édson, Juninho e Aranha acabaram.

O time, percebendo isso, não se intimidou e o Jackson achou o Tardelli cara-a-cara com o Fábio. Grande goleiro que é, pegou a primeira, mas a sorte hoje era nossa e a bola sobrou na cabeça do nove, que guardou e virou.

Primeiro tempo, portanto, placar nosso, apesar do bom jogo delas.

No retorno do intervalo, pra mim, mais uma falha do meio/zaga. Henrique recebeu entre a zaga e empatou. O Léo Silva demorou quase um dia pra conseguir arrancar na corrida e, de novo, sobrou pro zé tentar acompanhar o meia, já que o Werley estava sabe-se lá onde...

Eu perguntei pro Gus no MSN: "mudança de paradigma? Se não, ao menos de comportamento." Dois minitos após o empate o Tátá fez jogada individual e guarda, virando o jogo e já pensando na música que vai pedir no Fantástico (eu fico com o torcedor entrevistado no bar do Salomão: "maria, mariaaaaaaa" hehe).

De novo, as meninas começaram a querer gostar do jogo. O DJ percebe e coloca o Neto Berola. As caimbras que o atrapalharam muito no ano passado parecem ser coisa do... ano passado. Num passe que só quem entende de bola pode dar, o Ricardinho o deixa na cara do goleiro e ele faz o quarto gol. "Inda bem", pensei.

Ainda bem mesmo. No finalzinho, quando o Galo começava a demonstrar que esperava o apito final, mais uma vez fica evidente um outro problema recorrente da nossa zaga: bola aérea. No post aí abaixo o Gus lembrava disso. O time sentiu, elas se animaram, pressinaram, bola na trave, sufoco, e "haja coração, amigo!"

No final das contas, três pontos pra nós. Nada além disso, como fez questão de frisar o Dorival: "Foi um grande jogo. Não foi uma grande atuação do Atlético".

Que a mística alertada pelo Tom não se infiltre no time, porque o jogo valeu três pontos, e nada mais.

Renan Ribeiro: meio time;
Jackson: além de cumprir sua função defensiva, deu um lindo passe pro Tardelli;
Léo Silva: fora de ritmo, desentrosado;
Werley: perdido em alguns momentos. Bem em outros;
Leandro: uma de suas melhores partidas. Jogou como lateral e fechou o setor;
Zé Luis: o carregador de piano de sempre;
Serginho: razoável
Ricardinho: eu criticava sua lentidão e cadência excessiva no meio-campo. Mas a experiencia fala mais alto e soube bem comandar o setor;
(Diego Souza): Estava descansado e poderia ter participado mais;
Renan Oliveira: ainda precisa mostrar mais futebol;
(Wesley): Idem ao Souza. Estava 'novo' e poderia ter segurado mais a bola;
MagNUM .35 Alves: Enquanto esteve em campo, jogou bem. Mas foi fominha num lance que poderia ter passado pro Tardelli;
(Neto Berola): Como tem sido, entrou e mudou o jogo do Galo.
Diego Tardelli: Centroavante. Artilheiro. Mas um pouco preguiçoso, ainda;

Dorival Junior: Soube armar um time para anular o adversário. Conseguiu fazer com que os seus jogadores entendessem suas funções e, assim, anular o adversário.

17 comentários:

Tom disse...

Tá vendo? Vcs são derrotistas demais da conta e usam isto para antecipar futuros dissabores.
Eu havia dito, " O Galo ia meter de quatro nas Marias".
Chupem pessimistas!
Huahuuuuuuuuu....cinismo mode on!

Fredy7L disse...

Bom, depois da vitória de ontem posso dizer que os tempos ruins contra as maris ficaram para trás. Não tõ falando do futebol apresentado, mas a postura do time é outra, e a comemoracao do Tardelli para tripudiar e tirar elas do sério. Se tornou um time que gosta de ganhar do cruzeiro... concordo com o Kalil que deu a limpa naqueles que perderam de 5 a 0 que esses derrotados não voltem nunca mais!!!!!
Aproveitando, poderiam no próximo jogo na arena fazer uma cerimônia para entrega da camisa 1 a Renan Ribeiro das mãos de João Leite - o menino tá garrando muito!

Gus Martins disse...

Os temores, previsões e suspeitas não se confirmaram: Ponto pro Galo.
O pé frio inveterado que vos escreve estava num (raro) festivalzim de rock na cidade e tinha que prestigiar o movimento, portanto não viu e nem ouviu o jogo: Ponto pra mim!

Se "a derrota necessária" poderia ser importante para espantar a soberba e dar atenção aos erros, podemos agora falar de "vitória bem vinda". Sim, é sempre bom ganhar das marias e, como disse o Fredy, ver que aqueles caras que gostavam de tomar de 5 já não estão no elenco. E mais, será que finalmente o matador acordou? Ainda quero aguardar um pouco.

Aliás, o terceiro gol dele foi uma pintura e, depois de fingir o chute, o zagueiro maria tentou parar a bola arrebitando a bundinha... que cena ridícula!

Quanto à soberba, o Jason estava acompanhando a coletiva do DJ e resumiu bem o que podemos esperar do comandante. Que ele continue com essa postura e, trate ele mesmo, sem precisar de derrotas, de cuidar da prepotência que pode tomar conta das cabeças de vento alvinegras a qualquer momento.

O AK disparou a twittada dele ontem. Tripudiou, riu, fez a gente rir também. Hoje é outro dia. Acabou. Hora de guardar a língua dentro da boca e voltar ao trabalho. Sem piadinha de líder.

Afonso Pena¹³ disse...

Meus caros concidadãos...

Acho que assim como todas as coisas desse mundo, o domínio ''azul'' dessas terras está oficialmente em bancarrota.
Foram 20 anos de uma hegemonia quase completa, mas a oposição enfim se deu conta do prejuízo e tem nessas últimas 3 primaveras se esforçado para por fim a esse ''Império da purpurina''.

Salve, Salve Galo!

De retorno as origens e a glória....

Contemplemos essa vitória fantástica e viremos nossa face para o amanhã, pois a conquista é o que ainda falta, logo nos falta tudo! apesar do começo promissor.

O meu (nosso) medo creio, repousava no passado...pois sabemos bem que para o Atlético tudo conspira pra baixo, e bons jogadores nunca foi sinônimo de títulos nem de coisa parecida.

Mas esse time tem algo que o difere...ele tem RAÇA! AMOR! PAIXÃO!
Apesar de ser ainda o embrião de um futuro projeto de valor.

Oremos então!

Afonso Pena¹³ disse...

Renan Ribeiro: Alguns passos de matar a saudade do Diego.

Jackson: Disciplinado.

Léo Silva: Cumpriu bem seu papel, Estou certo que vai se desenvolver rapidamente, e com Réver formar uma dupla de zagueiros que há tempos não tínhamos.

Werley: Fraco, err....todo mundo ja sabe disso, até ele mermo! mestre em deixar lacunas no miolo de zaga....mas pelo menos tem vontade...se não o martelo ia bater mais forte.

Leandro: O Pelé beiçudo que desce pelos flancos.

Zé Luis: Afro-Beckenbauer...ainda continua sendo o MELHOR JOGADOR DO ATLÉTICO pra mim.

Serginho: Tinha que ter se preocupado mais em aplicar seu conhecimento vasto de bola, e deixar a ''raça e vontade'' pros que não tem esse adjetivo.

Ricardinho: Mestre.

(Diego Souza): Nem vi.

Renan Oliveira: Jogou?

(Wesley): Afobadinho afobadinho....ma joga muito viu.

MagNUM .35 Alves: Cneu Pompeu Magno.. O VOVÔ SUB-20 do futebol Brasileiro. quanta competência nessa cabecinha chata!

(Neto Berola): Ferveu de novo. é a pimenta de Guiné que ja começa a arder nos sonhos europeus....

Diego Tardelli: Começou no inferno, terminou no paraíso.

Dorival Junior: Melhor professor não há.

elianA disse...

Ver a vitória do Galo sobre as Marias, em outras plagas,em HD 46' não tem preço, principalmente porque estamos observando uma nova postura do time, que conseguiu, depois de 17 jogos, pela segunda vez consecutiva, vencer os azul calcinha, mostrando personalidade, mesmo nos momentos de pressão. Outro alento foi ouvir ao finalzinho do jogo o narrador listar as opções de banco do Galo: Mancini, Diego Souza, Giovani... além do Berola que já havia entrado. Já do outro lado... esse foi um dos muitos fatores que nos levaram ao fracasso em disputas anteriores, e olha que o Rever não jogou. Não entendo muito de técnica e tática mas gostei do Leonardo Silva, acho que bem entrosado com o Rever podemos ter esperança de mais segurança lá atrás, não é nada, não é nada, pelo menos impôe respeito. Falando nisso, se o Oliveira é Renanzim, o Ribeiro merece um superlativo. Eis aí outra diferença, goleiro existe não só pra pegar as bolas, tem que dar aos outros jogadores a segurança pra que possam jogar com desenvoltura, sem a obrigação de fazer por si e pelo goleiro. E pra fechar, valeu também o discurso do DJ, mostrando que empolgação só mesmo pra torcida e pro ferino do Kalil.

Jason Urias disse...

É isso mesmo. A principal diferença do time do galo nestas duas últimas vitórias - muito mais nesta última - foi a calma do vencedor; a confiança em poder reverter a situação, a crença e a segurança de todos no conjunto e a resistência em suportar a pressão. Esta foi a grande mudança.

Ainda assim fico com o 'professor' (que está se mostrando aspirante a mestre): foram só três pontos. Nada mais que isso.

Quanto ao Léo Silva, eu tenho a convicção de que ele e o Réver formarão a defesa titular da temporada. Sábado ele deu mostras disso, mas a óbivia falta de entrosamento, pra mim, foi evidente.

Tom disse...

ôpa! E o nosso "Afo" Pena Fiel, voltou voltando.

Unknown disse...

Bah é um saco ficar sem assistir o jogo..
Morar em outro estado é complicado. Alguém conhece algum site que transmita ao vivo?
Tou cansado da 'rádia' tbm..

Fora isso.. Bom ver que o Tardelli não desaprendeu. Quem sabe isso force o Dorival a fazer um 4-3-3 com 3 veloscistas na frente, que é um dos esquemas que mais me agrada.

Gus Martins disse...

dmbef_, bem vindo ao divã!
tem um www.vertvonline.org que ce costuma conseguir nos canais de futebol. Pelo menos no brasileiro dava a maioria, mas tem que ter boa conexão. No mineiro não testei.

Fredy, pelo menos o encontro já aconteceu né...( http://migre.me/3STpq ) quem sabe o João Leite não passe a camisa mesmo?

Cassia disse...

Depois de tantas decepções é realmente empolgante (e um alívio) ter o Renan Ribeiro no gol, sem falar do DJ, sempre ponderado nas falas (nada de bravatas e abobrinhas como ouvimos tantas vezes). E para quem está fora de Minas (como eu) ou paga pra ver (e sofrer hehe) a vivo e a cores ou fica na dependência da boa vontade de globo, band e por ai vai...

Jason Urias disse...

dmbef_, bem bindo.

Eu tenho o link para um site que sempre assisto aos jogos, mas está nos favoritos do meu pc em casa.

Fique de olho aqui que mais tarde coloco aqui.

Mas, adianto, a imagem não é muito bacana não.

Daniel Martins disse...

Então, dmbef_ sou eu :X a conta desse outro e-mail ficou salva e postei como ele..
detalhes xD
mas valeu pelas boas vindas (único membro do FEF que deve ter ganhado duas) e pelos sites \o\

Tom disse...

Tão falando aí q o Correa pode voltar.....Empréstimo seria de grátis e o Galo "só" pagaria o salário....Será q vale?

Breno Souza disse...

Pode falar Daniel que esse é seu Fake alá Marias... rs
Só para zuar... e por falar em zuar digitem bicha no goolge e esperem aparecer as sugestões... que maldade viu!

No mais Soltem aí textos dessa possível nova zaga de Gigantes... Isso minimizaria as falhas aéreas?

Breno Souza disse...

Tanto não vale, que Dorival não vai querer!

Assim espero!

E por ser empréstimo, não podemos dar ao luxo de pegar um jogador do Luxa e de repente fica 15 jogos no banco recebendo por isso. Joga um, mata a pau e depois é negociado e num ganhamos nada.

Mesmo porque isso não vai acontecer.

Jason Urias disse...

Daniel, demora mas aparece. Este é o link que falei.

http://www.futebolaovivo.net/tvonline.php