quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Fechando a Porta


A porta da verdade estava aberta,
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.
Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidiam.


Eu vi o futuro, baby. Ele é passado. Assim dizia o bom baiano Marceleza. Seria nosso futuro apenas repetir o passado? Os mesmos erros, as mesmas frustrações, os mesmos sintomas, a mesma ilusão? Tudo isto a troco de 1 minuto de felicidade (como diria Dostoiévski)?

Há tempos, no ensaio “O futuro de uma ilusão atleticana” lembrei Freud, que criticava a ilusão religiosa. Mas não foi ingênuo e assumiu, questionando-se: “Afinal, nossa ciência também não é uma ilusão?”. Hoje me pergunto (sabendo a resposta) se o comportamento alienado da massa não tem lá a mesma fonte da racionalidade crítica que tentamos sustentar. É fato, a paixão é a mesma, só nos cega de forma diferente. Se não estamos encontrando caminhos para remediar os efeitos da paixão, remediemos a paixão.

Dentre as loucuras que gosto de escrever, uma delas é que a única saída para o Galo é fechar as portas e, já que é pra viver do passado, que fiquemos apenas nisso. Lembremo-nos de uma época (que não vivi) em que o atleticano criou para o time a alcunha de Glorioso. Não vi e não verei. O Galo não fechará as portas, claro. Mas eu posso fechar as minhas portas para o Galo.

Há tempos, Jason e eu vínhamos discutindo sobre nossa “apatia blogal”. Já não temos produzido tanto e, entre nós, meses atrás anunciávamos que o fim teria data marcada. Quatro de dezembro de 2011, último dia do Campeonato Brasileiro. O que não esperava é que, como estopim para a coisa, tivéssemos um episódio tão lamentável digno da maior vergonha alvinegra. Muito maior do que o fatídico 2005. Episódio que não se limita às 4 linhas, todos vocês sabem (dias atrás o Tom protagonizou bela discussão sobre isto no twitter com outras pessoas igualmente interessantes).

Fato é que, a minha “apatia blogal” se alimenta por um sentimento muito diferente daquele que nos fez erguer por quase 4 anos o FEF – continuação das nossas resenhas ao vivo em tempos de faculdade. Se a angústia pode ser – e o é – produtiva, o que se passa agora, não. Não nomearei, mas não há dúvidas de que é destrutivo. Não serei novamente ingênuo de achar que simplesmente a paixão deixará de existir. Freud chamou Eros de eterno, mas não foi à toa que disse ser Tânatos seu inimigo não menos imortal. Pra onde dirigiremos agora nosso mal-estar?

"Veja bem! Nosso caso é uma porta entreaberta..."

Difícil dizer. O fato é que, sendo destrutiva, esta angústia não deve assumir lugar de destaque – principalmente agora que as suspeitas surgem como combustível irresistível à sua coroação.

Entretanto, este episódio (um ótimo resumo está aqui) não é o responsável único por esta angústia. Como já foi dito, a discussão é antiga e este é só mais um fato.

Vocês que têm acompanhado o FEF já perceberam que, desde sua criação, este espaço buscou sempre um viés crítico sobre o Clube Atlético Mineiro. E esta forma menos comum de ver o clube fez com que nós mesmos nos deparássemos com a revisão de alguns conceitos e comportamentos.

Contrariando boa parte da 'massa', não vemos o Galo como um clube grande exatamente por entendermos que, para merecer tal nomeação, o clube precisa engrandecer suas ações frente aos adversários na luta por títulos, reconhecimento maior de grandeza desportiva. E isto, definitivamente, o alvinegro não tem feito. Desde o surgimento do blog o clube sempre esteve distante não somente do conceito de grandeza, mas, principalmente, do seu status.

Muitas ideias que defendemos beiravam o absurdo para a maior parte da torcida. Ela mesma foi sempre muito criticada aqui no FEF justamente por sua paixão incondicional. Ora, não é absurda a noção de que a torcida, parte importante do Sistema (um pouco do conceito foi dito aqui) Clube Atlético Mineiro  seja um dos agentes que prejudicam o Galo? Sim. Porém, sobram exemplos de como a paixão (cujo sinônimo bem que poderia ser 'irracionalidade') exerceu sua má influência sobre o time.

Este prisma pelo qual escolhemos ver o Atlético fez com que a capacidade de acreditar que algo possa ser diferente fique cada vez mais distante. Todas as ideias, tudo que compartilhamos juntos aqui parece ser uma realidade impossível ao clube, demasiadamente ameaçadora ao padrão do modus operandi arraigado aos componentes deste sistema.

Entretanto, o amor às cores do clube é imortal e nunca deixaremos de sentir por elas aquilo que, como foi dito, nos motivou, ao Gus e a mim, a escrever durante todo esse tempo. Fechar as portas, portanto, é apenas mais uma tentativa de remediar a paixão.

----------------------------------------------

E é isto que o Futebol é Freud está fazendo. Fechando as portas.

Se durante os meses de conversas entendíamos que o dia final era 04 de dezembro, a proximidade dessa data fez com que a balança ficasse cada vez mais difícil de pender para um dos lados.

("Veja bem! É o amor agitando o meu coraçãoHá um lado carente dizendo que sim.E essa vida dá gente gritando que não...")

A data de hoje é meramente simbólica. As urnas mostraram que nada de diferente se passou pela cabeça dos conselheiros. Tampouco pela do reeleito presidente em suas declarações. A massa, em sua crença infinda, manterá sua paixão incondicional. 

Nós não. Mas continuamos torcendo contra o vento, apesar das evidências.

Antes, porém, é preciso dizer que este blog só existiu por todo este tempo porque encontramos aqui pessoas que também não aceitaram o prisma do senso comum para enxergar o Galo. Pessoas que se identificaram com nossas ideias e, principalmente, trouxeram várias outras. O FEF agradece a todos que compartilharam conosco seus pensamentos, suas paixões, seu amor ao Galo. E a todos que, apesar de não se manifestar, estiveram nos acompanhando no silêncio de sua leitura.

Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos.
Era dividida em metades
diferentes uma da outra.
Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era totalmente bela.
E carecia optar. Cada um optou conforme
seu capricho, sua ilusão, sua miopia.
(C.D.A.)

35 comentários:

Breno Souza disse...

Pois no fim é que surge o começo... Ao ler esse último post me veio na cabeça o texto de Platão a qual eu menciono uma parte do trecho e que fique meu último desabafo.

(...) Num primeiro momento, ficaria completamente cego, pois a fogueira na verdade é a luz do sol, e ele ficaria inteiramente ofuscado por ela. Depois, acostumando-se com a claridade, veria os homens que transportam as estatuetas e, prosseguindo no caminho, enxergaria as próprias coisas, descobrindo que, durante toda sua vida, não vira senão sombras de imagens (as sombras das estatuetas projetadas no fundo da caverna) e que somente agora está contemplando a própria realidade.
Libertado e conhecedor do mundo, o priosioneiro regressaria à caverna, ficaria desnorteado pela escuridão, contaria aos outros o que viu e tentaria libertá-los.

Quem tiver a vontade de ler ou reler ou relembrar esse texto sabe o que eu quero dizer parafraseando-o. E é assim, hora de levantar do Divã, pois esses 4 anos de consultas nós tornamos dependentes de uma realidade que não será alcançada diante tal capitalismo selvagem... eles corrompem e se misturam e do lado de cá ficamos nos gladiando sem um propósito definido.

Valeu galera, esse ano não deu para participar tanto quanto queria. Longe as notícias chegam distorcida e confiar no que a mídia diz é como esperar agora o velhinho sacudo com meu presente.

Abraços aos membros fefianos, nos esbarramos do lado de fora dessa caverna e que seja regado a uma boa gelada. Fiquemos cegos por instantes, porém não vão nos convencer que esse time é glorioso, pois isso é apenas mais uma de tantas falácias.

Amplexos,

Borusso disse...

Xii... Fudeu! [:(]

Borusso disse...

Amplexos, Breno.

Tom disse...

Conforme tuitei:
" @JLuizBSM
O futebolehfreud.blogspot.com acabou. A decisão só contribui à mesmice que vive o Galo. Era espaço de resistência. Mais q uma lástima, um equívoco."
Muito teria a dizer, como é uma decisão dos donos do Blog nada resta a fazer. Paciência.
Bom Natal e excelente 2012 à todos.

Jason Urias disse...

Tom, o espaço continua aberto. Se quiser fazer algum comentário, esteja à vontade. Não apagaremos o blog e todo o conteúdo que produzimos juntos aqui.

Então, como sempre fizemos, fale! Tudo que vier à sua mente, sem repressões... hehehe

Tales disse...

Ah que triste...:(
Sempre acompanhei este blog no silêncio de minha leitura...

Este é disparado o Melhor blog sobre o clube atlético mineiro que já acompanhei, aqui não existe aquele amor cego que muitas vezes só atrapalha !!!

Que pena que acabou...
Parabéns á todos os donos do blog e todos que colaboravam aqui no divã, pois sempre eram palavras verdadeiras...e vamo que vamo...

GALOOOOO !!!

Afonso Pena¹³ disse...

D'um lampejo de genialidade para um reflexo de infâmia?

Quando foi que Gus e Jason trocaram a razão pela loucura? [/O CINZENTO, Gandalf]

Não façam isso, ó céus!


Pelo gracejo constante, fez-se o melhor d'entre os mais célebres.
Esse blog é a pura e verdadeira razão de ser atleticano com razão!

Covil da lucidez, Liceu da verdade, templo do saber, eterna fonte que alimenta a alma do inconstante e porque não incompreensível ser atleticano.


Parte um raio o céu azul, nessa triste tarde de dezembro..
Que se faça reverberar toda a glória deste antro na esperança dele salvar pelo menos o mundano.

Era uma vez um sonho chamado FEF, ele era tão frágil que só podíamos sussurrar...e ESPERAMOS que sobreviva ao inverno.

Afonso Pena¹³ disse...

Contribuições:

*O Senhor dos Anéis e O Gladiador.


Obrigado!

Gus Martins disse...

Po, Avenida, me senti o Saruman aqui agora... rsrsrs "Against the power of Mordor, there can be no victory".

O Galo nunca me fez bem.
De uns tempos pra cá, estava fazendo mal.
Não há inspiração que aguente...

Tom disse...

GOLPISMO!
Anunciaram a morte do FEF em período em q todos estão desmobilizados para as festas de fim de ano.
Fosse mais prá frente a hist´[oria serioa outra , mas tudo pode mudar, parece que o BMG tá de olho na marca.
Sarney's mode on !

Tom disse...

Fefianos de todo o mundo, uni-vos!

elianA disse...

Pô, logo agora que abiscoitei um troféu? Vai fazer falta, assim como o antigo Galo anda fazendo. Mas, "quem sabe um dia, por descuido ou poesia..."

"Atenção artilheiro
Três salvas de tiros de canhão
Em honra aos mortos da Ilha da Ilusão
Durante a última revolução do coração e da paixão
Apontar a estibordo… Fogo!

Você é a orquídea negra
Que brotou da máquina selvagem
E o anjo do impossível
Plantou como nova paisagem

Você é a dor do dia a dia
Você é a dor da noite à noite
Você é a flor da agonia
A chibata, o chicote e o açoite

Lá fora ecoa a ventania
E os ventos arrastam vendavais
Do que foi, do que seria
Do que nunca volta jamais

Parece até a própria tragédia grega
Da mais profunda melancolia
Parece a bandeira negra
Da loucura e da pirataria..."

Breno Souza disse...

Pois é me lembro daquele escândalo na europa de corrupção dos times Italianos - leia-se Milan e Juventos - que tiveram na segundona. Enquanto aqui o Brasileirão virou meio alá jogo do bicho, Máquina de caça-níquel e outros... Por tal acho que tanto o galo quanto as marias deveriam cair para segundona e assim acabar com essa palhaçada.

Jason Urias disse...

AFO e demais amigos,

como o Gus falou, o Galo vem minando nossa inspiração há bastante tempo. A minha, como vocês perceberam, já se esgotou nem sei mais quando e, não fosse o Gus manter o GnD, e vocês 'Associando Livremente' aqui no divã o boteco já tinha fechado as portas bem antes, por desânimo e descontentamento.

Pra ser muito sincero, eu também torço desesperadamente que o "inverno" acabe logo, mas a 'hipotermia' espanta a vida, o calor da alegria.

Apesar de tudo, a gente fica feliz da vida por ter encontrado em vocês ressonância de ideias, essa forma diferente de ver e viver o Galo.

Ainda há vida e o inverno não matou em nós o amor pelo Clube. Mas, para que a alegria não se esvaia por completo, é preciso que o sol brilhe imediatamente sobre o Galo.

Tom disse...

Palavras , palavras, palavras, em tempo ruim todo mundo também da bom dia.

Tom disse...

Ah isto é do Gonzaguinha.

Jason Urias disse...

É verdade, Tom. Pra nós aqui "cantar nunca foi só de alegria". Aliás, alegria é o que nunca tivemos com esse Galo.

Tom disse...

Jason, a felicidade é infiel....

ESPORÃO disse...

Eu mal cheguei e acabaram com a brincadeira?
Tinha muito a falar sobre meu desempenho no bolão mas desanimei.
Cabe uma repensada nesta decisão a meu humilde ver.
Muito chateado com este desfecho.

Jomar disse...

Meu lamento ao fim ou inverno do "Covil da lucidez" com bem expressou o Avenida. E a lucidez enebria mais que a loucura por isso gostamos deste espeço.

Tom disse...

Auto-extermínio do FEF: Jus-esperneante.
As recentes modificações do lay out e varias outras propostas jamais indicavam esta decisão inesperada, súbita e fulminante, um
infarto agudo do miocárdio sem aviso ou indício prévio, na mais perfeita tradição das doenças silenciosas.
Está assim se encerrando um território onde a lucidez e o ensandecimento conviviam junto a informação, opinião, bom humor, poesia, música, inteligência e mordacidade, assim metaforizando nossas amarguras, expondo nossa indignação e expressando nossa posição, princípios e convicções.
Um espaço absolutamente único na blogosfera Atleticana que se encerra de forma abrupta.
Lacanismo selvagem? O Belo Monte Atleticano?
O FEF era o único espaço que desafinava o coro dos contentes e até o dos descontentes que na realidade em sua maioria não passam de críticos reprodutivistas; justo agora que começa a ser vislumbrada alguma massa critica através de posições e oposições no ambiente Atleticano.
Daí a inconveniência da hora e do equívoco.
Frente estas e outras questões que sequer resvalei aqui consultei os tambor, as rezadeira, as tia e todas as ‘dentidade’ que foram unânimes em afirmar que se não ressuscitarem o Blog até os meados da Copa do Brasil - que será ganha pelo Glorioso, he he - uma infinidade de males abaterão vocês.
Espinhela caída, barriga d’água, mijacão, pé podre, amarelão, bago mole, bosta rala, tripa seca, ôio fundo e ‘figo’ inchado.
E pior, serão sepultados no Cemitério do Cabloco Mamadô, o mesmo onde Henfil enterrava criaturas do meio artístico, jornalístico e cultural que por atos ou omissões eram coniventes com a ditadura.
Henfil chegou a enterrar a Elis porque ela fez show nas Olimpíadas do Exercito – aqui em BH - e depois a ressuscitou ao ficar sabendo das chantagens e ameaças que a impuseram fazê-lo.
A escolha é toda de ‘suncês’. Brinca com as tia não.
Elas são gente muito boa, mas quando dão pra ser ruim, ai é que elas são mió ainda (Betty Davis incidental – A Malvada).
Yeah!!!!!

Jason Urias disse...

Ameaças seríssimas. Principalmente a da barriga d'água. Se eu pego um trem desse, explodo...

Tom disse...

Na linguagem dos homens chama-se ascite. Então fique esperto siga os conselhos das véia.
Lembro que na quaresma os terreiro não abrem e ai fica dificil de reverter os trabaio.

Gus Martins disse...

Figo inchado eu já tenho.
E não é por causa do álcool. É o Galo mesmo.

Tom disse...

Porra, o Galo virou desculpa pra tudo agora????
rsrsrsrsrs

Gus Martins disse...

DESculpa não...
CULPA mesmo
hehehehehe

João Carlos Tabarez disse...

Leitor silencioso, como disse o autor do blog , só tenho a lamentar o seu fim.
Além de opiniões lúcidas me garantiam boas gargalhadas como as que dei neste epílogo.
Espero que os donos do Blodescansem e reconsiderem esta decisão.

Anônimo disse...

Retorno de merecidas férias e tenho o desprazer de ler sobre o fechamento deste blogg que me acoostumei a acompanhar desde sua descoberta.
Farão muita falta principalmente neste momento que o Atletico vive.
Como disse o colega acima espero que reconsiderem.
Abraços do Miranda.

Afonso Pena¹³ disse...

Jason Urias disse...
Ameaças seríssimas. Principalmente a da barriga d'água. Se eu pego um trem desse, explodo...


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



ô gente, segura a onda! vamo toca esse barco uma vez mais....

CAMila disse...

Também me incluo nos leitores que não postam. Sou assidua e deliro com as postagens e os comentários.
Um pecado acabarem com o Blog.
Revisem esta decisão.

FredGalo disse...

Fico algum tempo sem entrar no blog chateado com o Galo e quando entro tenho mais esta decepção.
Faço coro aos outros reclamantes: não façam isto.
Feliz Ano Novo .

Jomar disse...

Prezados,

Apenas para agradecer ao Gus e ao Jason pela premiação pelos pitacos do ano de 2011 que esta semana chegou a minha casa. Assim que puder lerei o "Futebol dos Imbecis e os Imbecis do Futebol". Espero que o futebol do Galo neste 2012 possa deslocar da imbecilidade e trazer inspiração e alívio ao coração daqueles que fazem este glorioso blog.

Breno Souza disse...

Tem que fechar e excluir o Blog... Olha o terrorismo... Repatriar Danilinho é foda! Desisto Mermo! Como diria os Manauaras.

Afonso Pena¹³ disse...

Olhai senhor, essa Lisboa d'outras eras...♫


Levantai, Levantai hoje de novo, o esplendor do FEF.


São 16:02 Em Belo Horizonte, central das Minas Gerais-da-derrama-e-do-aço.

Próximo compromisso dos Senhores,

DIA 29/01/2012

CalejaGalo x Cene-MS

Que vença o Melhor Anão!

Afonso Pena¹³ disse...

Digo...

CalejaGalo x EL-BOA